O Japão será o próximo adversário da seleção brasileira...Leia mais
O Japão será o próximo adversário da seleção brasileira...Leia mais
O MDB de Jardim de Angicos inicia uma nova...Leia mais
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte,...Leia mais
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura,...Leia mais
A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão desta...Leia mais
A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária...Leia mais
O presidente do MDB-RN, Walter Alves, foi nesta quarta-feira...Leia mais
O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta esteve em...Leia mais
O deputado estadual Kleber Rodrigues (PP) afirmou, em entrevista...Leia mais
O vereador Hênio Silva apresentou mais um importante requerimento...Leia mais
A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão desta quinta-feira (25), o projeto de lei de autoria da vereadora Camila Araújo que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia no âmbito do município. A proposta tem como objetivo facilitar a identificação das pessoas diagnosticadas com a síndrome e ampliar o acesso aos direitos e atendimentos prioritários já assegurados pela legislação.
Pelo texto aprovado, a emissão da carteira ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH). O documento poderá ser emitido em formato digital, terá validade de cinco anos e dependerá da apresentação de laudo médico com indicação do respectivo Código Internacional de Doenças (CID).
A iniciativa busca reduzir constrangimentos enfrentados diariamente por pessoas com fibromialgia, uma condição crônica caracterizada por dores generalizadas, fadiga e outras limitações que, muitas vezes, não são perceptíveis visualmente, dificultando o reconhecimento da necessidade de atendimento prioritário.
Para a vereadora Camila Araújo, a aprovação representa um importante avanço na promoção da inclusão e do respeito às pessoas que convivem com a síndrome.
“A fibromialgia impõe desafios diários que nem sempre são visíveis. Essa carteira dará mais segurança, dignidade e facilitará o acesso aos direitos já garantidos a essas pessoas, reduzindo situações de constrangimento e promovendo mais respeito”, destacou a parlamentar.
Após a aprovação no Legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito Paulinho Freire.

Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.

Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados