Entre em Contato!

Posts Populares

  • All Post
  • Abaixo-assinado
  • Academia
  • Ação Social
  • Acari
  • Acessibilidade Digital
  • Acidente
  • Adepol RN
  • Administração
  • Agente Secreto
  • Água
  • Alimentos
  • Alto do Rodrigues
  • Alto Folia
  • Aniversariante
  • Apodi
  • Aposentadoria
  • Apreensão
  • Artesanato
  • Assembleia Legislativa
  • Assinatura
  • Assu
  • Atendimento Humanizado
  • Atriz
  • Audiência Pública
  • Autismo
  • BBB
  • Bolsa Atleta
  • Bolsa Família
  • Bolsonaro
  • Brasil
  • Brasília
  • Cachê
  • Cadu
  • Caern
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caicó
  • Caixa Econômica
  • Câmara de Natal
  • Câmara Municipal
  • Camila Araújo
  • Campeonato Potiguar
  • Canguaretama
  • Capelania
  • Carga Horária
  • Carnaval
  • Caso Master
  • Cassação
  • Caverna
  • Celebridades
  • Cessar-fogo
  • Chuva
  • Ciguatera
  • Cirurgia
  • Clínica
  • CNH
  • Cobrança
  • Coluna
  • Comissão
  • Comunicado
  • Concurso
  • Condenação
  • Congresso
  • Conselho Tutelar
  • Conservadora
  • Copa do Mundo
  • Copa do Nordeste
  • CRIA
  • Crime
  • Crítica
  • Culto
  • Cultura
  • Curso
  • Daiana Valentim
  • Daniel Santiago
  • Decisão
  • Demissão
  • Denúncia
  • Deputada
  • Desenvoltura
  • Destaque
  • Dia das Mães
  • Dia do Trabalhador
  • Dia Internacional da Mulher
  • Digital
  • Dom Jaime
  • Dore
  • ECAD
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2026
  • Eliza Samudio
  • Eloi de Souza
  • Emenda
  • Emenda Parlamentar
  • Emprego
  • Encontro
  • Enem
  • Entrevista
  • Esporte
  • Evento
  • Exercito
  • Feira Livre
  • Feminicídio
  • Festival Cultural
  • Ficha Limpa
  • Filiação
  • FPM
  • Frente Parlamentar
  • Fundação Índigo
  • Fundo Municipal
  • Futebol
  • Futsal
  • Gás do Povo
  • Giro de Notícias
  • Gol
  • Greve
  • Guerra
  • História
  • Homenagem
  • Hospital
  • Hospital Regional
  • IA
  • IFRN
  • Imagem
  • Imersão
  • Imersão Burger
  • Imóveis
  • Inauguração
  • Inclusão
  • Indicação
  • Inteligência Artificial
  • Investigação
  • Isabel Veloso
  • Isenção
  • Jaçanã/RN
  • Jandaira
  • Janela Partidária
  • Jardim de Angicos
  • João Câmara
  • Juíza
  • Julgamento
  • Justiça
  • Kleber Rodrigues
  • Lagoa de Pedras
  • Lançamento
  • Lei
  • Lei Orçamentária
  • Leilão
  • Leitura
  • LOA
  • Lotomania
  • Lula
  • Luto
  • Maduro
  • Manifestação
  • Marcha
  • Mato Grande
  • MDB
  • Medida Protetiva
  • Mega da Virada
  • Mega Sena
  • Mensagem
  • Ministro
  • Montanhas
  • Morte
  • Mossoró
  • MPRN
  • Mulher
  • Municípios
  • Música
  • Natal
  • Nina
  • Nota
  • OAB
  • Obras
  • Odon Júnior
  • Olimpíadas de Inverno
  • Orador
  • PAC
  • Padre
  • Pagamento
  • Pais
  • Paixão de Cristo
  • Palestra
  • Papa Leão XIV
  • Paralização
  • Parazinho
  • Parelhas
  • Parlamento Jovem
  • Parnamirim
  • Passa e Fica
  • Pavimentação
  • Pedra Grande/RN
  • Pedro Filho
  • Pedro Henrique
  • Peixe
  • Pena
  • Perícia
  • Pescadores
  • Pesquisa
  • Piso Nacional
  • PIX
  • PL
  • Poço Branco
  • Polícia Militar
  • Política
  • Posse
  • Pousada
  • Povos Indígenas
  • Pré-candidatura
  • PRF
  • Prisão
  • Projeto
  • Projeto de Indicação
  • Pronunciamento
  • Proposituras
  • Punição
  • Pureza
  • Quina da Mega
  • Rádio
  • Raio
  • Ratinho
  • Reajuste
  • Recadastramento
  • Receita Federal
  • Rede Sociais
  • Remoção
  • Renda
  • Requerimento
  • Resgate
  • Reunião
  • Revitalização
  • RN
  • Rotary Club de Natal
  • Salário Mínimo
  • Salários
  • Samu
  • Santa Cruz
  • São João
  • São José de Campestre
  • São José de Mipibu
  • Saudade
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seguro Safra
  • Seleção Brasileira
  • Selo FNAS
  • Selo Ouro
  • Sem categoria
  • Seminário
  • Série
  • Sessão Solene
  • Sítio Novo
  • Solidariedade
  • STF
  • STJ
  • Suicídio
  • Taipu/RN
  • Título de Cidadão
  • TJDRN
  • Touros
  • Trabalhadores Rurais
  • Tráfico
  • Trânsito
  • Trem
  • Tremor de Terra
  • Turismo
  • UFRN
  • UNP
  • Veículo
  • Verão
  • Verão da Gente
  • Verão SL
  • Veto
  • Viagens
  • Voto
  • Walter Alves
  • Wilma de Faria
    •   Back
    • Política

Categorias

Edit Template

COLUNA: REFLEXÕES DO MATO GRANDE; Vergonha de Voltar? Medos que Mantêm Adultos Longe da Escola

Ritinha lembra direitinho daquela sala de aula. Era à noite, depois de um dia inteiro de trabalho. Ela chegava cansada, mas decidida a terminar os estudos. Enquanto o professor explicava algum conteúdo, alguns colegas aproveitavam para contar, em voz alta, “as coisas absurdas” que faziam com meninas nos fins de semana. Riso fácil, detalhes desnecessários, uma naturalidade que cortava o ar. Ritinha era a única evangélica da turma. Virou alvo de piada. Zombavam da sua fé, da forma como se vestia, do fato de não participar das mesmas festas.

No começo, ela tentava fingir que não ouvia. Depois, o corpo começou a sentir: dor de cabeça, enjoo, vontade de chorar no caminho de casa. Um dia, sem aguentar mais, criou coragem e foi até o diretor: “Seu fulano, eu queria mudar de sala. Não estou bem ali dentro”. O pedido era simples, humano, razoável. A resposta foi dura, burocrática, fria: “Não posso fazer isso”. Naquele dia, Ritinha entendeu que a escola que deveria protegê-la tinha escolhido olhar para o lado. Pouco tempo depois, ela desistiu e foi trabalhar em casa de família. Hoje, aos 43 anos, ela diz: “Fiquei muito triste com o diretor… mais, se Deus quiser, vou voltar pra terminar”.

A história de Ritinha não é exceção. É espelho. Em muitas salas de aula do Mato Grande, adultos que decidiram recomeçar nos estudos carregam medos difíceis de confessar. Não é só a canseira depois do trabalho, a falta de transporte ou a necessidade de cuidar dos filhos. É também a sensação de não pertencer mais àquele espaço. Tem gente que teme a própria letra, por achar que é “feia demais” para um caderno de escola. Gente que tem pavor de ler em voz alta e errar na frente dos outros. Gente que tem vergonha de sentar numa carteira apertada, ouvindo cochichos nas primeiras fileiras. Gente que evita matrícula para não correr o risco de encontrar antigos colegas que seguiram estudando, enquanto ela ficou para trás.

Há mulheres que carregam marcas de bullying de outros tempos: apelidos cruéis, professores que ridicularizaram, colegas que riram de um erro de leitura como se fosse piada. Há homens que abandonaram a escola para trabalhar na roça, na obra, no comércio, e hoje, ao pensar em voltar, sentem-se “burros”, “atrasados”, “fora de lugar”. Há quem tema ser julgado na própria igreja: “Vão dizer que agora, velho, eu quero estudar?”. Há quem tema o contrário: ser julgado na escola por causa da fé, como aconteceu com Ritinha. Esses medos se misturam e, muitas vezes, se tornam mais fortes do que o desejo de aprender.

É preciso dizer com todas as letras: a vergonha não está em quem quer voltar a estudar. Vergonha é uma escola que tolera humilhação dentro da sala. Vergonha é um diretor que se omite diante de um pedido de ajuda. Vergonha é uma comunidade que finge não ver quando alguém é ridicularizado por ser mais velho, por ser evangélico, por ter a pele negra, por estar acima do peso, por não saber ler uma frase inteira. Quando a escola vira lugar de riso fácil em cima da dor do outro, ela trai a sua vocação. A sala de aula deveria ser espaço de proteção, não de exposição; de respeito, não de chacota; de acolhimento, não de prova de resistência.

Há perguntas que precisamos fazer com honestidade: que tipo de escola permite que um grupo transforme a aula em palco de violência simbólica? Que tipo de gestão trata um pedido de mudança de sala como “complicação” e não como cuidado? Quantas “Ritinhas” já passaram pelos corredores das nossas escolas, saíram caladas e nunca mais voltaram? Quando a EJA é organizada de qualquer jeito, com turmas improvisadas, horários mal pensados e pouco diálogo com a realidade dos estudantes, ela corre o risco de repetir os mesmos erros da escola regular que já afastou tanta gente.

Se quisermos que a EJA seja, de fato, um caminho de recomeço, precisamos levar a sério os medos de quem pensa em voltar. Isso passa por decisões concretas. Turmas específicas de Educação de Jovens e Adultos, com horários pensados para quem trabalha, ajudam. Acordos de respeito em sala de aula, construídos com os próprios estudantes, ajudam. Professores que escutam, que intervêm quando alguém é desrespeitado, que não tratam bullying como “brincadeira”, ajudam. Quando possível, apoio psicológico, rodas de conversa, momentos de partilha sobre as feridas que a escola já causou, ajudam. Nenhuma dessas ações resolve tudo, mas todas elas comunicam algo fundamental: “Aqui ninguém será humilhado por querer aprender”.

As comunidades de fé também têm um papel precioso. Pastores, padres, lideranças de igrejas e grupos religiosos podem ser ponte entre o medo e a coragem. Em vez de olhar a escola com desconfiança ou distanciamento, podem abraçá-la como aliada. Podem dizer, do púlpito ou do microfone: “Voltar a estudar é honra, não vergonha. Deus se alegra com cada recomeço”. Podem organizar mutirões para matrícula, ajudar com transporte solidário, acompanhar quem está desanimando. Podem oferecer oração, sim, mas também companhia nos primeiros dias de aula, incentivo concreto, escuta atenta.

Se você, que lê este texto, já abandonou a escola por vergonha, violência, humilhação ou falta de acolhimento, eu queria falar diretamente com você. Você não é o problema. O problema foi o ambiente que não te acolheu como deveria. Você não é “burro”, não é “atrasado”, não é “sem jeito”. Você é alguém que, em algum momento da vida, foi ferido justamente num lugar que deveria cuidar de você. E isso dói. Mas essa dor não precisa ser a última palavra. A vontade que ainda existe no seu coração — esse “se Deus quiser, eu volto” — é sinal de que o sonho não morreu.

Talvez você tenha medo de entrar de novo por um portão de escola. Talvez carregue lembranças de risadas, de portas fechadas, de pedidos ignorados. Talvez se pergunte se vai aguentar conciliar tudo: casa, trabalho, filhos, saúde. Eu não vou dizer que é fácil. Não é. Mas também não é impossível. E, mais importante: você não precisa fazer isso sozinho. Converse com alguém de confiança, procure a escola mais próxima, pergunte sobre turmas de EJA, leve com você essa certeza: a vergonha não está em tentar outra vez. A vergonha está em uma sociedade que não valoriza quem decide recomeçar.

O Mato Grande precisa das histórias, das vozes e da experiência de cada adulto e idoso que decide voltar para a sala de aula. Porque, no fim das contas, cada retorno à EJA é mais do que uma matrícula: é um ato silencioso de coragem contra tudo o que já deu errado. Quando uma Ritinha qualquer atravessa o portão e se senta de novo diante de um caderno, ela está dizendo ao mundo, e a si mesma, que a sua história não acaba na humilhação — ela continua na dignidade.

Sobre o autor

Gilberto Cipriano do Nascimento é professor, pesquisador e escritor. Licenciado em História, atua na educação básica e desenvolve reflexões sobre educação, EJA, cultura, fé e sociedade, com foco na realidade do Rio Grande do Norte.

Vereador Igor Brito participa de encontro dos amigos de Nina Souza e reforça compromisso com as demandas da população

O vereador Igor Brito, do município de Touros/RN, participou nesta última segunda-feira (22) do Encontro dos Amigos de Nina Souza, Mato Grande/Litoral Norte, realizado na capital do estado.

O evento reuniu representantes de diversos municípios da região em apoio à pré-candidatura de Nina Souza à Câmara dos Deputados, fortalecendo o diálogo entre lideranças políticas e comunitárias em torno de pautas voltadas ao desenvolvimento dos municípios potiguares.

Em Touros, Igor Brito tem se destacado pela atuação parlamentar pautada na defesa dos interesses da população, apresentando diversas proposituras e discutindo constantemente os anseios do povo nas sessões legislativas e junto às comunidades do município.

A participação do vereador no encontro reforça seu compromisso em buscar parcerias e fortalecer o diálogo político em benefício da população, contribuindo para que as demandas da região tenham maior representatividade e visibilidade.

Durante o evento, Nina Souza destacou a importância da união entre as lideranças e da construção de um projeto político baseado na escuta e na presença junto aos municípios.

“Seguimos ouvindo, somando forças e caminhando ao lado de quem conhece de perto a realidade dos municípios. Esse é o caminho: união, trabalho e presença”, afirmou Nina Souza.

O encontro foi marcado pela troca de experiências, fortalecimento de alianças e pela defesa de ações que contribuam para o crescimento e desenvolvimento do Mato Grande e do Litoral Norte do Rio Grande do Norte.

MPRN participa de oficina sobre planos decenais de educação em João Câmara

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou nesta quarta-feira (17) de mais uma Oficinas dos Planos Decenais de Educação. O evento ocorreu na 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Direc). O MPRN é representado pela Coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania (Caop Cidadania).

A reunião contou com representantes dos municípios de Bento Fernandes, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Poço Branco, Pureza, Taipu e Jardim de Angicos. O objetivo do encontro é prestar apoio e debater os planejamentos voltados para a construção dos novos planos decenais de educação dessas localidades.

O Caop Cidadania vai acompanhar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação através do projeto Segue o Plano. Esse acompanhamento visa atender às exigências e aos prazos estabelecidos pelo novo plano nacional de educação, conforme a Lei 15.388/2026.

Mais oficinas

A rede de cooperação para os planos decenais de educação do Rio Grande do Norte está realizando oficinas em oito polos regionais. Essas atividades servem para auxiliar os municípios no planejamento e na construção dos novos Planos Decenais de Educação.

A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios através de formação, análise de dados e planejamento estratégico para a educação pública. As oficinas reúnem representantes das Secretarias Municipais de Educação, Conselhos e Fóruns Municipais para a realização desse trabalho colaborativo.

A promotora de Justiça e coordenadora do Caop Cidadania Marcella Nóbrega afirmou que “a participação do MPRN nesta construção é importante para acompanhar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação, garantindo a atenção às exigências e aos prazos da Lei 15.388/2026”.

ALRN promove nova etapa do Programa Assembleia em Movimento para gestores da Casa

Nesta segunda-feira (22), os gestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram de uma nova etapa do Programa Assembleia em Movimento – Encontro de Líderes. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), é voltada ao fortalecimento das práticas de liderança e ao desenvolvimento de competências fundamentais para a excelência na gestão pública potiguar.

O treinamento vem sendo conduzido pela especialista em desenvolvimento humano, Katarina Alcântara, que apresentou conteúdos focados nos avanços institucionais e no legado administrativo construído pelo Parlamento desde 2015. A proposta central do encontro é garantir que a Casa esteja cada vez mais preparada para responder às demandas da população, atuando com eficiência, transparência e inovação tecnológica.

Durante a atividade, o diretor de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez, pontuou que o programa representa uma oportunidade de “crescimento coletivo”. Ele relembrou a evolução da Assembleia em diversas frentes, citando a implementação do planejamento estratégico, a modernização de processos eletrônicos e a conquista de prêmios nacionais. Para o diretor, cada gestor e servidor desempenha um papel essencial na “construção de uma nova Assembleia”, sob a liderança incentivadora do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira.

Cortez também enfatizou a valorização do quadro funcional como um dos pilares da gestão. “Foi onde gastamos mais energia”, afirmou, referindo-se à realização de concurso público, à estruturação de um sólido plano de cargos e carreiras e à ampliação de benefícios. Segundo ele, o objetivo é consolidar um ambiente de trabalho pautado pela escuta ativa e pela comunicação eficaz, aprimorando o serviço prestado à sociedade.

Complementando a visão institucional, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho Junior, destacou que a liderança deve ter o ser humano como “valor absoluto”. Ele defendeu o conceito de “esperançar” — uma esperança ativa e operante — como motor para as transformações necessárias no serviço público. Para Marinho, o verdadeiro líder tem o compromisso de formar “novos líderes” e de atuar como um empreendedor social, superando limitações para entregar o melhor resultado ao cidadão.

O evento reforça o compromisso do Legislativo potiguar com a capacitação contínua e a modernização administrativa. Ao investir no aperfeiçoamento de suas lideranças, a instituição reafirma sua missão de servir ao Rio Grande do Norte com foco na inovação e na valorização das pessoas.

Blog do Moisés Araújo parabeniza a Assistente Social Fabiana Varela pelo seu aniversário

Nesta segunda-feira, 22 de junho, o Blog do Moisés Araújo dedica uma homenagem especial à assistente social Fabiana Varela, que celebra mais um ano de vida.

Neste dia tão importante, desejamos que Deus continue derramando bênçãos, saúde, paz, sabedoria e muitas conquistas sobre sua caminhada, fortalecendo cada vez mais sua missão de servir ao próximo com dedicação e amor.

Fabiana Varela é mãe da nossa colaboradora Lara Fabiany, que desenvolve um excelente trabalho em nosso Blog, contribuindo diariamente com responsabilidade, comprometimento e profissionalismo.

Toda a equipe do Blog do Moisés Araújo deseja à aniversariante um feliz aniversário, repleto de alegrias, momentos especiais e muitas realizações ao lado de familiares e amigos.

Parabéns, Fabiana Varela! Que Deus continue iluminando seus caminhos e concedendo muitos anos de vida, saúde e felicidade.

Samanda Alves defende aproveitamento das riquezas do RN e critica subutilização da bancada no Senado

A pré-candidata ao Senado Samanda Alves concedeu entrevista nesta segunda-feira ao programa Cidade Notícias, da Rádio 94 FM, com os apresentadores Semio Timeni e Jean Rocha. Na ocasião, Samanda defendeu que o Rio Grande do Norte vive um momento estratégico para o desenvolvimento econômico, impulsionado por riquezas como terras raras, energia solar e eólica, e que o estado precisa de representantes no Senado que saibam aproveitar esse potencial.

A pré-candidata criticou o aproveitamento atual da bancada potiguar no Senado e afirmou que o estado não pode continuar exportando suas riquezas sem processamento, sem agregar valor localmente. “Temos o sonho de fazer o RN ser grande no Senado Federal. Estamos em um momento estratégico e não podemos desperdiçar essa oportunidade. Os senadores do RN subutilizam essa bancada”, afirmou Samanda.

Nova diretoria do Sinte-RN Regional de João Câmara toma posse para o quadriênio 2026/2030

Na manhã de quinta-feira, 18 de junho, foi realizada no salão do Sinte-RN Regional de João Câmara a solenidade de posse da nova diretoria da entidade, eleita no último dia 9 de junho. Os dirigentes empossados assumem a condução do sindicato para o quadriênio 2026/2030.

A cerimônia de posse foi conduzida pela presidente da Comissão Eleitoral, professora Fernanda Thais, que oficializou a investidura dos novos representantes da categoria.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e representantes de instituições da região, entre eles o presidente do Sindicato Rural, Renda; a diretora da 16ª DIREC, Romeika Priscila; o assessor do deputado estadual Francisco do PT, Amauri; e o secretário municipal de Educação de João Câmara, Wesley Viana.

Após a posse, os novos dirigentes fizeram pronunciamentos destacando o compromisso com a defesa dos direitos dos trabalhadores da educação e reafirmando a continuidade da luta sindical em favor da categoria.

Encerrando a programação em clima de confraternização, os participantes celebraram o aniversário do motorista da entidade, Allyson Bruno, marcando o momento com homenagens e votos de felicidades.

A solenidade simbolizou o início de um novo ciclo para o Sinte-RN Regional de João Câmara, reforçando o compromisso da diretoria com o fortalecimento da representação sindical e a valorização dos profissionais da educação.

Caminhão carregado de milho tomba na BR-406 entre Taipu/RN e Poço Branco e carga é saqueada por populares

Um acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (22) na rodovia BR-406, entre os municípios de Taipu e Poço Branco, na região Agreste do Rio Grande do Norte. Um caminhão carregado de milho tombou às margens da pista, chamando a atenção de motoristas e moradores que passavam pelo local.

Após o tombamento, parte da carga foi saqueada por populares antes da chegada das autoridades. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram pessoas recolhendo sacos de milho espalhados na área do acidente.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local para controlar o trânsito, garantir a segurança da via e realizar os procedimentos necessários para o registro da ocorrência.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre o estado de saúde do motorista nem sobre as causas que provocaram o tombamento do veículo.

O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias do acidente.

Fonte: @noticiandorn / cedida

Cadu de Lula é recebido com carinho pelo povo de Assú durante o tradicional Almoço de São João Batista

O pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, participou neste domingo (21) do tradicional Almoço de São João Batista, em Assú, celebração que marca os 300 anos da festividade, reconhecida como o São João mais antigo do Brasil. O pré-candidato foi recebido pelo prefeito Lula Soares, pela vice-prefeita Isabela Morais, pelo ex-prefeito e pré-candidato a deputado Gustavo Soares, além de outras lideranças e famílias assuenses. “Estamos mais uma vez aqui em Assú celebrando os 300 anos de São João Batista. Chego aqui feliz de ver que temos muita entrega do governo Fátima, do presidente Lula e da parceria com a prefeitura através do prefeito Lula e do ex-prefeito Gustavo Soares”, afirmou Cadu.

A passagem por Assú encerrou uma agenda intensa de pré-campanha pelo interior do estado, que neste fim de semana percorreu a região do Seridó antes de chegar ao Vale do Açu. Nos últimos dias, Cadu esteve em São João do Sabugi, Caicó, Jucurutu, Florânia, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, ouvindo demandas das bases políticas e participando das celebrações juninas pelo interior potiguar.

Vereadora Camila homenageia Polícia Militar do RN e entrega título de cidadão a Coronel Hélio

A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta quarta-feira (17), uma sessão solene marcada por três importantes homenagens propostas pela vereadora Camila Araújo (PL): a celebração dos 192 anos da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, a primeira entrega da Comenda Sargento F. Silva e a concessão do Título de Cidadão Natalense ao coronel Hélio Oliveira.

A solenidade reuniu autoridades civis e militares, parlamentares e representantes da segurança pública em um momento de reconhecimento à história, ao legado e aos relevantes serviços prestados pela Polícia Militar à sociedade potiguar. A vereadora Camila Araújo destacou a importância da corporação na preservação da ordem pública e na proteção da população ao longo de mais de um século de atuação no estado.

Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a primeira entrega da Comenda Sargento F. Silva, honraria criada por iniciativa da parlamentar para reconhecer policiais militares que se destacam pelos serviços prestados à corporação e à sociedade. A comenda leva o nome do saudoso sargento Francisco Edmilson da Silva, referência de dedicação, coragem e compromisso com a segurança pública. A homenagem passa a integrar o calendário oficial de honrarias da Câmara Municipal, sendo concedida anualmente em alusão ao aniversário da Polícia Militar do RN.

A sessão também foi marcada pela entrega do Título de Cidadão Natalense ao coronel Hélio Oliveira, em reconhecimento à sua trajetória de serviços prestados à capital potiguar. Ao longo de sua carreira, o oficial construiu uma história de contribuição para a segurança pública e para o fortalecimento das instituições, tornando-se uma referência respeitada dentro e fora da corporação.

Para Camila Araújo, a solenidade representou um ato de gratidão e valorização daqueles que dedicam suas vidas à proteção da sociedade. “Reconhecer homens e mulheres que servem com honra à nossa cidade e ao nosso estado é uma forma de reafirmar a importância da segurança pública e valorizar aqueles que fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou a vereadora.

A cerimônia encerrou-se em clima de emoção e reconhecimento, reforçando o compromisso do Legislativo natalense com a valorização das forças de segurança e de personalidades que contribuem para o desenvolvimento de Natal.

Solenidade homenageia Redecon pelos 20 anos e destaca contribuição para RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta quinta-feira (18), uma sessão solene em homenagem aos 20 anos da Redecon – Rede de Materiais de Construção do Rio Grande do Norte. A iniciativa foi proposta pela deputada estadual Cristiane Dantas (PSDB) e reuniu empresários, colaboradores, parceiros e representantes da entidade, que se consolidou como uma das principais referências do associativismo empresarial no estado.

Ao longo de duas décadas, a Redecon ampliou sua presença no mercado e fortaleceu a atuação de empresas do segmento de materiais de construção, contribuindo para a geração de empregos, movimentação da cadeia produtiva e estímulo à economia regional. A entidade também se tornou referência em cooperação empresarial, incentivando ações conjuntas de capacitação, negociação e fortalecimento dos negócios associados.

Durante a solenidade, a parlamentar destacou a trajetória de crescimento da Redecon, que surgiu a partir da união de empresários do setor de materiais de construção e se transformou em uma importante força econômica potiguar. Atualmente, a rede reúne 32 associados e 56 lojas distribuídas por diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Em seu discurso, a deputada Cristiane Dantas justificou a homenagem ressaltando o papel importante e de destaque que entidade vem cumprindo no fortalecimento da economia do Rio Grande do Norte.

“Hoje celebramos não apenas uma trajetória de sucesso, mas também uma história construída com trabalho, cooperação e visão de futuro. A Redecon nasceu da iniciativa de empresários que compreenderam que a união de esforços seria o caminho para enfrentar desafios, ampliar oportunidades e fortalecer o setor de materiais de construção no Rio Grande do Norte”, afirmou.

A deputada também destacou a relevância do associativismo para o desenvolvimento econômico dos municípios potiguares. “Cada loja associada representa uma fonte de emprego, renda e desenvolvimento local. Cada empresário que acreditou nesse projeto ajudou a escrever uma história de perseverança e compromisso com o crescimento do nosso estado”, disse.

Durante a sessão, empresários, fundadores, ex-presidentes, parceiros institucionais e colaboradores que contribuíram para a construção da história da Redecon receberam homenagens em reconhecimento aos serviços prestados à entidade e ao desenvolvimento do setor no Rio Grande do Norte. Para a atual presidente do grupo, Rosa Dantas, a entidade tem um legado que vem sendo honrado e espalhando boas práticas no Rio Grande do Norte.

“Os valores que nos trouxeram foram união, confiança, ética, compromisso e cooperação. Como presidente, tenho a honra de agradecer a todos que ajudaram a construir essa trajetória de sucesso ao longo desses anos, assim como contribuímos para transformar sonhos em lares, empresas e empreendimentos por todo Rio Grande do Norte. Seguimos fortalecendo um legado de união, confiança e cooperação que atravessa gerações. Que a história construída até aqui continue inspirando”, disse Rosa Dantas, falando em nome dos homenageados.

Ao encerrar a solenidade, Cristiane Dantas parabenizou todos os integrantes da Redecon pela trajetória construída ao longo dos últimos 20 anos e ressaltou que o exemplo da instituição demonstra a importância da cooperação e do empreendedorismo como instrumentos de desenvolvimento social e econômico para o Rio Grande do Norte.

Divaneide Basílio homenageia o regente Padre Pedro Ferreira pelos 90 anos

A deputada estadual Divaneide Basílio promoveu, nesta sexta-feira (19), no Plenário da Assembleia Legislativa, Sessão Solene para homenagear os 90 anos de vida do Monsenhor Pedro Ferreira da Costa, considerado ‘uma das personalidades mais extraordinárias da história cultural, educacional, religiosa e musical do Rio Grande do Norte’. A sessão foi aberta com a exibição de vídeos com homenagens de pessoas que foram relevantes na vida do Monsenhor, e uma apresentação do Coral da Schola Cantarum Domenico Bartolucci, regida pelo homenageado.

“Celebrar os 90 anos de Monsenhor Pedro é reconhecer uma trajetória que transcende o tempo e deixa marcas profundas em gerações de potiguares. É homenagear um homem cuja vida foi inteiramente dedicada à fé, ao conhecimento, à arte e ao serviço ao próximo”, disse a parlamentar em seu discurso, sobre o católico nascido em Taipu, no dia 9 de novembro de 1935, e que ainda pequeno se mudou para Natal, onde depois de uma longa trajetória, atua hoje como regente do Coral Schola Cantorum Bartolucci. 

“Cidade que se tornaria o palco principal de sua extraordinária missão de vida”, disse a deputada, que fez entrega de placas a 10 homenageados.

Receberam a distinção o Monsenhor Pedro Ferreira da Costa; o Coral Schola Cantorum Domenico Bartolucci; Camerata de Vozes do RN; Madrigal da UFRN; Coral da Assembleia Legislativa do RN; Coral Lourdes Guilherme do IFRN; Coral da Petrobras; Coral Canto do Povo; Banda Sinfônica da Cidade de Natal; e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. 

E foi o representante da Sinfônica, Paulo Henrique Albino de Lima, que falou em nome dos homenageados, lembrando que conheceu Padre Pedro Ferreira nos anos 80. “Comecei minha trajetória musical sempre inspirado no Padre Pedro”, disse o músico, há 38 anos na Orquestra. “O senhor é o nosso presente; em nome da Orquestra Sinfônica agradecemos sua presença entre nós”, concluiu Paulo Henrique.

“Estou me sentindo uma criança, numa casa nova que me acolhe como se fosse uma criança”, disse Padre Pedro relatando sua trajetória, distinguindo a homenagem como um ‘momento sublimado de afeição e reconhecimento’. Quero agradecer à deputada Divaneide e aos regentes e maestros presentes. E eu continuo me sentindo  um recém-nascido, numa casa nova, com parentes próximos, mais novos ainda”, concluiu emocionado o homenageado. E a sessão contou ainda com a apresentação conjunta de representantes de todos os corais presentes.

A deputada Divaneide Basílio encerrou a sessão anunciando que protocolou na Casa um projeto de lei que cria o Dia Estadual dos Corais, a ser celebrado no dia do nascimento do Padre Pedro. “No ano que vem, no dia 9 de novembro, vamos fazer uma Sessão Solene com mais homenagens, agora sim, como uma ação permanente, e não uma sessão excepcional. “Vamos homenagear a todos que dão continuidade a essa arte”, encerrou a parlamentar propositora da Sessão Solene.

Cadu de Lula fortalece laços com Iogo Queiroz em Jucurutu

Em um encontro marcado por muito entusiasmo na cidade de Jucurutu, o pré-candidato ao governo do estado, Cadu de Lula, foi recebido pelo prefeito Iogo Queiroz e por lideranças da região. Durante a reunião, Cadu relembrou demandas históricas da população local, como a construção do anel viário para retirar o tráfego pesado do centro da cidade, e celebrou o impacto positivo do Proedi nas indústrias de laticínios, panificação e confecções que geram emprego e renda no município.

O pré-candidato destacou que os avanços do Rio Grande do Norte são visíveis em todas as áreas, e disse que o futuro do estado deve ser projetado com base em resultados concretos e na superação do passado de dificuldades, desafiando adversários para um debate qualificado sobre projetos de desenvolvimento que realmente alcancem o povo.

Ao definir a essência de sua missão política, Cadu foi enfático sobre a prioridade de combater a pobreza: “não interessa projeto de desenvolvimento se não houver inclusão social, se a gente não reduzir as desigualdades sociais”.

O prefeito de Jucurutu, Iogo Queiroz, expressou seu apoio ao projeto liderado por Cadu. “Aqui em Jucurutu, nós vamos fazer um trabalho como se fosse a minha campanha. Nós vamos andar de porta em porta, de casa em casa, justificando o motivo de a gente confiar em Cadu para ser o próximo governador do RN”, destacou Iogo.

[PESQUISA SETA] Samanda aumenta protagonismo, dispara pro Senado e assume 3º lugar na disputa

A nova rodada da pesquisa Seta, divulgada neste sábado (20), aponta a vereadora de Natal, Samanda, como o principal destaque de crescimento na corrida para o Senado Federal. O levantamento confirma que a pré-candidata saltou dos cerca de 5% registrados em maio para os atuais 12% das intenções de voto, superando nomes nomes como Rafael Motta e o Coronel Hélio.

O salto nas intenções de voto expõe o peso político de Samanda, que tem o carimbo da governadora Fátima e do time de Lula no RN. Samanda é uma das vereadoras mais atuantes do PT na Câmara de Natal e tem histórico de votação expressiva quando candidata a deputada federal.

A pesquisa Seta foi realizada entre os dias 15 e 17 de julho ouvindo 1.500 eleitores. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob os números RN-01712/2026 e BR-00738/2026.

Blog

Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.

Publicidade

Posts Recentes

  • All Post
  • Abaixo-assinado
  • Academia
  • Ação Social
  • Acari
  • Acessibilidade Digital
  • Acidente
  • Adepol RN
  • Administração
  • Agente Secreto
  • Água
  • Alimentos
  • Alto do Rodrigues
  • Alto Folia
  • Aniversariante
  • Apodi
  • Aposentadoria
  • Apreensão
  • Artesanato
  • Assembleia Legislativa
  • Assinatura
  • Assu
  • Atendimento Humanizado
  • Atriz
  • Audiência Pública
  • Autismo
  • BBB
  • Bolsa Atleta
  • Bolsa Família
  • Bolsonaro
  • Brasil
  • Brasília
  • Cachê
  • Cadu
  • Caern
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caicó
  • Caixa Econômica
  • Câmara de Natal
  • Câmara Municipal
  • Camila Araújo
  • Campeonato Potiguar
  • Canguaretama
  • Capelania
  • Carga Horária
  • Carnaval
  • Caso Master
  • Cassação
  • Caverna
  • Celebridades
  • Cessar-fogo
  • Chuva
  • Ciguatera
  • Cirurgia
  • Clínica
  • CNH
  • Cobrança
  • Coluna
  • Comissão
  • Comunicado
  • Concurso
  • Condenação
  • Congresso
  • Conselho Tutelar
  • Conservadora
  • Copa do Mundo
  • Copa do Nordeste
  • CRIA
  • Crime
  • Crítica
  • Culto
  • Cultura
  • Curso
  • Daiana Valentim
  • Daniel Santiago
  • Decisão
  • Demissão
  • Denúncia
  • Deputada
  • Desenvoltura
  • Destaque
  • Dia das Mães
  • Dia do Trabalhador
  • Dia Internacional da Mulher
  • Digital
  • Dom Jaime
  • Dore
  • ECAD
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2026
  • Eliza Samudio
  • Eloi de Souza
  • Emenda
  • Emenda Parlamentar
  • Emprego
  • Encontro
  • Enem
  • Entrevista
  • Esporte
  • Evento
  • Exercito
  • Feira Livre
  • Feminicídio
  • Festival Cultural
  • Ficha Limpa
  • Filiação
  • FPM
  • Frente Parlamentar
  • Fundação Índigo
  • Fundo Municipal
  • Futebol
  • Futsal
  • Gás do Povo
  • Giro de Notícias
  • Gol
  • Greve
  • Guerra
  • História
  • Homenagem
  • Hospital
  • Hospital Regional
  • IA
  • IFRN
  • Imagem
  • Imersão
  • Imersão Burger
  • Imóveis
  • Inauguração
  • Inclusão
  • Indicação
  • Inteligência Artificial
  • Investigação
  • Isabel Veloso
  • Isenção
  • Jaçanã/RN
  • Jandaira
  • Janela Partidária
  • Jardim de Angicos
  • João Câmara
  • Juíza
  • Julgamento
  • Justiça
  • Kleber Rodrigues
  • Lagoa de Pedras
  • Lançamento
  • Lei
  • Lei Orçamentária
  • Leilão
  • Leitura
  • LOA
  • Lotomania
  • Lula
  • Luto
  • Maduro
  • Manifestação
  • Marcha
  • Mato Grande
  • MDB
  • Medida Protetiva
  • Mega da Virada
  • Mega Sena
  • Mensagem
  • Ministro
  • Montanhas
  • Morte
  • Mossoró
  • MPRN
  • Mulher
  • Municípios
  • Música
  • Natal
  • Nina
  • Nota
  • OAB
  • Obras
  • Odon Júnior
  • Olimpíadas de Inverno
  • Orador
  • PAC
  • Padre
  • Pagamento
  • Pais
  • Paixão de Cristo
  • Palestra
  • Papa Leão XIV
  • Paralização
  • Parazinho
  • Parelhas
  • Parlamento Jovem
  • Parnamirim
  • Passa e Fica
  • Pavimentação
  • Pedra Grande/RN
  • Pedro Filho
  • Pedro Henrique
  • Peixe
  • Pena
  • Perícia
  • Pescadores
  • Pesquisa
  • Piso Nacional
  • PIX
  • PL
  • Poço Branco
  • Polícia Militar
  • Política
  • Posse
  • Pousada
  • Povos Indígenas
  • Pré-candidatura
  • PRF
  • Prisão
  • Projeto
  • Projeto de Indicação
  • Pronunciamento
  • Proposituras
  • Punição
  • Pureza
  • Quina da Mega
  • Rádio
  • Raio
  • Ratinho
  • Reajuste
  • Recadastramento
  • Receita Federal
  • Rede Sociais
  • Remoção
  • Renda
  • Requerimento
  • Resgate
  • Reunião
  • Revitalização
  • RN
  • Rotary Club de Natal
  • Salário Mínimo
  • Salários
  • Samu
  • Santa Cruz
  • São João
  • São José de Campestre
  • São José de Mipibu
  • Saudade
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seguro Safra
  • Seleção Brasileira
  • Selo FNAS
  • Selo Ouro
  • Sem categoria
  • Seminário
  • Série
  • Sessão Solene
  • Sítio Novo
  • Solidariedade
  • STF
  • STJ
  • Suicídio
  • Taipu/RN
  • Título de Cidadão
  • TJDRN
  • Touros
  • Trabalhadores Rurais
  • Tráfico
  • Trânsito
  • Trem
  • Tremor de Terra
  • Turismo
  • UFRN
  • UNP
  • Veículo
  • Verão
  • Verão da Gente
  • Verão SL
  • Veto
  • Viagens
  • Voto
  • Walter Alves
  • Wilma de Faria
    •   Back
    • Política

Categorias

Edit Template

Posts Recentes

  • All Post
  • Abaixo-assinado
  • Academia
  • Ação Social
  • Acari
  • Acessibilidade Digital
  • Acidente
  • Adepol RN
  • Administração
  • Agente Secreto
  • Água
  • Alimentos
  • Alto do Rodrigues
  • Alto Folia
  • Aniversariante
  • Apodi
  • Aposentadoria
  • Apreensão
  • Artesanato
  • Assembleia Legislativa
  • Assinatura
  • Assu
  • Atendimento Humanizado
  • Atriz
  • Audiência Pública
  • Autismo
  • BBB
  • Bolsa Atleta
  • Bolsa Família
  • Bolsonaro
  • Brasil
  • Brasília
  • Cachê
  • Cadu
  • Caern
  • Caiçara do Rio do Vento
  • Caicó
  • Caixa Econômica
  • Câmara de Natal
  • Câmara Municipal
  • Camila Araújo
  • Campeonato Potiguar
  • Canguaretama
  • Capelania
  • Carga Horária
  • Carnaval
  • Caso Master
  • Cassação
  • Caverna
  • Celebridades
  • Cessar-fogo
  • Chuva
  • Ciguatera
  • Cirurgia
  • Clínica
  • CNH
  • Cobrança
  • Coluna
  • Comissão
  • Comunicado
  • Concurso
  • Condenação
  • Congresso
  • Conselho Tutelar
  • Conservadora
  • Copa do Mundo
  • Copa do Nordeste
  • CRIA
  • Crime
  • Crítica
  • Culto
  • Cultura
  • Curso
  • Daiana Valentim
  • Daniel Santiago
  • Decisão
  • Demissão
  • Denúncia
  • Deputada
  • Desenvoltura
  • Destaque
  • Dia das Mães
  • Dia do Trabalhador
  • Dia Internacional da Mulher
  • Digital
  • Dom Jaime
  • Dore
  • ECAD
  • Economia
  • Educação
  • Eleições 2026
  • Eliza Samudio
  • Eloi de Souza
  • Emenda
  • Emenda Parlamentar
  • Emprego
  • Encontro
  • Enem
  • Entrevista
  • Esporte
  • Evento
  • Exercito
  • Feira Livre
  • Feminicídio
  • Festival Cultural
  • Ficha Limpa
  • Filiação
  • FPM
  • Frente Parlamentar
  • Fundação Índigo
  • Fundo Municipal
  • Futebol
  • Futsal
  • Gás do Povo
  • Giro de Notícias
  • Gol
  • Greve
  • Guerra
  • História
  • Homenagem
  • Hospital
  • Hospital Regional
  • IA
  • IFRN
  • Imagem
  • Imersão
  • Imersão Burger
  • Imóveis
  • Inauguração
  • Inclusão
  • Indicação
  • Inteligência Artificial
  • Investigação
  • Isabel Veloso
  • Isenção
  • Jaçanã/RN
  • Jandaira
  • Janela Partidária
  • Jardim de Angicos
  • João Câmara
  • Juíza
  • Julgamento
  • Justiça
  • Kleber Rodrigues
  • Lagoa de Pedras
  • Lançamento
  • Lei
  • Lei Orçamentária
  • Leilão
  • Leitura
  • LOA
  • Lotomania
  • Lula
  • Luto
  • Maduro
  • Manifestação
  • Marcha
  • Mato Grande
  • MDB
  • Medida Protetiva
  • Mega da Virada
  • Mega Sena
  • Mensagem
  • Ministro
  • Montanhas
  • Morte
  • Mossoró
  • MPRN
  • Mulher
  • Municípios
  • Música
  • Natal
  • Nina
  • Nota
  • OAB
  • Obras
  • Odon Júnior
  • Olimpíadas de Inverno
  • Orador
  • PAC
  • Padre
  • Pagamento
  • Pais
  • Paixão de Cristo
  • Palestra
  • Papa Leão XIV
  • Paralização
  • Parazinho
  • Parelhas
  • Parlamento Jovem
  • Parnamirim
  • Passa e Fica
  • Pavimentação
  • Pedra Grande/RN
  • Pedro Filho
  • Pedro Henrique
  • Peixe
  • Pena
  • Perícia
  • Pescadores
  • Pesquisa
  • Piso Nacional
  • PIX
  • PL
  • Poço Branco
  • Polícia Militar
  • Política
  • Posse
  • Pousada
  • Povos Indígenas
  • Pré-candidatura
  • PRF
  • Prisão
  • Projeto
  • Projeto de Indicação
  • Pronunciamento
  • Proposituras
  • Punição
  • Pureza
  • Quina da Mega
  • Rádio
  • Raio
  • Ratinho
  • Reajuste
  • Recadastramento
  • Receita Federal
  • Rede Sociais
  • Remoção
  • Renda
  • Requerimento
  • Resgate
  • Reunião
  • Revitalização
  • RN
  • Rotary Club de Natal
  • Salário Mínimo
  • Salários
  • Samu
  • Santa Cruz
  • São João
  • São José de Campestre
  • São José de Mipibu
  • Saudade
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Seguro Safra
  • Seleção Brasileira
  • Selo FNAS
  • Selo Ouro
  • Sem categoria
  • Seminário
  • Série
  • Sessão Solene
  • Sítio Novo
  • Solidariedade
  • STF
  • STJ
  • Suicídio
  • Taipu/RN
  • Título de Cidadão
  • TJDRN
  • Touros
  • Trabalhadores Rurais
  • Tráfico
  • Trânsito
  • Trem
  • Tremor de Terra
  • Turismo
  • UFRN
  • UNP
  • Veículo
  • Verão
  • Verão da Gente
  • Verão SL
  • Veto
  • Viagens
  • Voto
  • Walter Alves
  • Wilma de Faria
    •   Back
    • Política

Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados