A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD),...Leia mais
A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD),...Leia mais
NOTA DE ESCLARECIMENTO Natal, 26 de junho de 2026...Leia mais
A passagem de Janja por Natal, nesta sexta-feira (26),...Leia mais
O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira...Leia mais
O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula,...Leia mais
O vereador Mestre Raimundo apresentou dois importantes requerimentos durante...Leia mais
O vereador Hênio Silva apresentou duas importantes indicações durante...Leia mais
O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais...Leia mais
A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) apresentou o Projeto...Leia mais
Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino;...Leia mais

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), sofreu um acidente de trânsito na noite desta sexta-feira (26), na BR-101, na altura do município de Rio do Fogo, durante o retorno de um evento realizado em Touros. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Segundo informações divulgadas pela equipe da prefeita, o veículo em que ela estava colidiu com uma vaca que estava na pista, causando danos materiais.
Além de Marianna Almeida, estavam no carro o motorista; o amigo e advogado da prefeita, Victor; a secretária municipal da Mulher, Lunária; e a assessora de comunicação, Nadja.
O grupo retornava do evento “Todos por Elas”, promovido pelo PSD Mulher, em Touros. Após o acidente, os ocupantes seguiram para avaliação médica e, posteriormente, foram para o hotel onde estavam hospedados. De acordo com a assessoria, todos passam bem.
TN


NOTA DE ESCLARECIMENTO
Natal, 26 de junho de 2026 – A deputada estadual Divaneide Basílio esclarece que o episódio ocorrido ao final do Ato das Mulheres, nesta quinta-feira (25), aconteceu durante a intensa movimentação de saída do evento, quando houve grande aglomeração de pessoas.
Nesse contexto, a deputada Divaneide, que estava identificada e acompanhada de uma criança, foi atingida quando uma porta foi fechada de forma brusca em meio ao empurra-empurra. Felizmente, não houve ferimentos graves.
A primeira-dama Janja da Silva manifestou solidariedade à deputada, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, prestou apoio e acompanhou pessoalmente a situação. A deputada agradece a atenção e a solidariedade da ministra, bem como as inúmeras manifestações de apoio, carinho e acolhimento recebidas de mulheres de todas as regiões do Rio Grande do Norte.
O episódio foi esclarecido entre os envolvidos e está superado. Também foi reafirmado o compromisso com o fortalecimento dos protocolos de cuidado e organização em atividades institucionais e atos públicos, para que situações como essa não voltem a ocorrer.
A deputada Divaneide, integrante da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, reafirma seu compromisso com o enfrentamento à violência contra as mulheres, uma das principais bandeiras de seu mandato. Episódios como este demonstram que o machismo ainda se manifesta nos mais diversos espaços da sociedade, reforçando a necessidade de fortalecer políticas públicas, instituições e mandatos comprometidos com a promoção da igualdade, do respeito e da garantia dos direitos das mulheres.


A passagem de Janja por Natal, nesta sexta-feira (26), terminou com um episódio constrangedor. Durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado na Arena das Dunas, a deputada estadual Divaneide Basílio teria sido agredida por um segurança da primeira-dama. A informação foi divulgada pelo jornalista Dinarte Assunção, no Jornal das 6.
Após o incidente, Divaneide precisou ser atendida pela equipe de pronto-atendimento da Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração.
O caso chama atenção também pelo silêncio. Até o momento, Divaneide não se pronunciou publicamente. A bancada do PT no Rio Grande do Norte também não. Quando a agressão acontece dentro do próprio PT, parece que a indignação desaparece.
Outro detalhe curioso é a nota enviada pelo setorial de direitos humanos, em grupos de WhatsApp do PT. O texto manifesta solidariedade à deputada, mas evita dizer que, segundo o relato, o responsável pela agressão seria um segurança de Janja. A nota se refere apenas a “a segurança”, sem identificar a quem ele estaria vinculado.
Também não há informação sobre eventual registro de boletim de ocorrência. O espaço permanece aberto para manifestação da deputada.
Leia a nota na íntegra:
“O Setorial de Direitos Humanos manifesta a sua solidariedade à deputada estadual Divaneide Basílio diante da violência sofrida durante o evento das Mulheres com Janja, realizado na Arena das Dunas, em Natal.
É inadmissível que, em um espaço construído para fortalecer a participação política das mulheres, a democracia e a organização popular, uma parlamentar seja tratada com truculência pela segurança.
A segurança de qualquer atividade pública deve existir para proteger as pessoas, garantir o bom funcionamento do ambiente e preservar a integridade de quem participa, jamais ser instrumento de intimidação, agressividade, constrangimento ou abuso de poder.”
Por Gustavo Negreiros


O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.
Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.


O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.
A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.
“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.
O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.


O vereador Mestre Raimundo apresentou dois importantes requerimentos durante os trabalhos da Câmara Municipal de João Câmara, reforçando seu compromisso com a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população.
No primeiro requerimento, o parlamentar solicita à prefeita Aíze Bezerra que determine à Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo a viabilização da instalação de uma placa de identificação e sinalização na entrada da comunidade de Serrote de São Bento, localizada às margens da BR-406.

De acordo com o vereador, a sinalização facilitará o acesso de moradores e visitantes, além de contribuir para a valorização da comunidade, oferecendo mais segurança e melhor orientação para quem trafega pela rodovia.
Já no segundo requerimento, Mestre Raimundo solicita que a Prefeitura realize, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, a limpeza, roçagem e remoção de entulhos do antigo terreno da ACDB.
Segundo o parlamentar, a medida é necessária para garantir melhores condições de limpeza urbana, evitando o acúmulo de lixo, a proliferação de insetos e animais peçonhentos, além de proporcionar mais segurança e bem-estar à população que reside nas proximidades.

Mestre Raimundo destacou que os dois requerimentos atendem a demandas apresentadas pelos moradores e demonstram a importância da atuação do Poder Legislativo na busca por melhorias para as comunidades do município. O vereador afirmou que continuará acompanhando as necessidades da população e apresentando propostas que contribuam para o desenvolvimento de João Câmara e para uma melhor qualidade de vida dos seus cidadãos.
Foto: Moisés Araújo


O vereador Hênio Silva apresentou duas importantes indicações durante os trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Câmara, voltadas ao fortalecimento das finanças públicas e à melhoria da qualidade de vida da população.
A primeira indicação solicita à prefeita Aíze Bezerra e ao setor competente da Administração Municipal o encaminhamento de um Projeto de Lei à Câmara instituindo o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS Municipal). A proposta é destinada aos contribuintes que possuem débitos de IPTU em atraso há até cinco anos, oferecendo condições facilitadas para a regularização das dívidas, com possibilidade de descontos em juros e multas, conforme critérios definidos pelo Poder Executivo.

Segundo o parlamentar, a iniciativa beneficia tanto os cidadãos, que terão uma oportunidade de colocar suas obrigações em dia, quanto o município, que poderá aumentar a arrecadação e investir ainda mais em áreas essenciais, como saúde, educação, infraestrutura e serviços públicos.
Já a segunda indicação é direcionada à prefeita Aíze Bezerra e à Secretaria Municipal de Obras, Transportes e Urbanismo, solicitando a realização, em caráter de urgência, da limpeza das ruas do Conjunto Jardim das Margaridas, na zona urbana de João Câmara.

Entre os serviços solicitados estão a remoção de mato e entulhos acumulados nas vias, a pintura dos meios-fios e a instalação de lixeiras. Conforme Hênio Silva, a reivindicação atende aos pedidos dos moradores, que buscam um ambiente mais limpo, organizado e seguro.
O vereador ressaltou que a execução desses serviços contribuirá diretamente para a melhoria da infraestrutura urbana, da saúde pública, da segurança e da qualidade de vida da população, reforçando a importância de um atendimento célere por parte da administração municipal.
Com as duas indicações, Hênio Silva reafirma seu compromisso em apresentar propostas que favoreçam tanto o desenvolvimento do município quanto o bem-estar dos camarenses, atuando de forma constante na busca por soluções para as demandas da população.
Foto: Moisés Araújo


O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais um importante resultado com o atendimento de um requerimento voltado à promoção da segurança e do respeito às mulheres durante os festejos juninos em João Câmara. A iniciativa reforça a campanha “Não é Não”, que busca conscientizar a população sobre o combate ao assédio e a importância do respeito ao direito de escolha das mulheres.

A ação levou uma mensagem direta à população, especialmente às mulheres que participam das festividades: “Sua voz tem poder, sua recusa tem força. Não se cale!” O objetivo é garantir que todas possam aproveitar o São João com tranquilidade, segurança e liberdade.

Para a vereadora Jeska Fernandes, a campanha representa um compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento à violência de gênero.
“Neste São João, o recado é para você, mulher de João Câmara: você tem o direito de se divertir sem medo. A campanha ‘Não é Não’ existe para proteger a nossa liberdade de dizer até onde o outro pode ir. Se você recusou qualquer aproximação e a pessoa insistiu, saiba que isso constitui assédio. Você não precisa tolerar ‘brincadeiras’ que te deixem desconfortável”, destacou a parlamentar.
Jeska Fernandes ressaltou que a conscientização é uma ferramenta essencial para prevenir situações de assédio e fortalecer uma cultura de respeito, reforçando que toda mulher tem o direito de dizer “não” e ter sua decisão respeitada. A parlamentar comemorou o atendimento de mais esse requerimento, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que promovam a proteção, a dignidade e o bem-estar das mulheres do município.


A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) apresentou o Projeto de Lei nº 190/2026, que proíbe a cobrança, por órgãos públicos, de taxas com finalidade exclusivamente arrecadatória para a realização de corridas de rua. A proposta busca reduzir a burocracia e os custos enfrentados pelos organizadores de provas, incentivando a expansão de uma modalidade que vive um dos maiores ciclos de crescimento da história no Brasil.
Pelo texto, o poder público continuará responsável por oferecer o suporte necessário para a segurança, organização do trânsito e demais serviços essenciais durante os eventos. No entanto, só poderá haver cobrança de taxas quando houver a prestação de um serviço público específico, devidamente comprovado e com custo justificado, impedindo a criação de cobranças meramente arrecadatórias.
Para Carla Dickson, a prática da corrida de rua representa um importante instrumento de promoção da saúde, da qualidade de vida e da inclusão social, razão pela qual o Estado deve atuar como parceiro e não como obstáculo para a realização dos eventos.
“Nosso objetivo é estimular a prática esportiva e facilitar a realização de corridas de rua, que promovem saúde, integração social e ainda movimentam a economia das cidades. Não faz sentido criar taxas que apenas aumentam os custos dos organizadores e acabam sendo repassadas aos atletas”, afirma a parlamentar.
O projeto chega em um momento de forte expansão da modalidade. Levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) aponta que o número de corridas oficiais no país saltou de 2.827, em 2024, para 5.241 em 2025, um crescimento de 85%. O Brasil reúne atualmente cerca de 15 milhões de corredores, e o setor movimenta aproximadamente R$ 1 bilhão por ano, entre inscrições, turismo esportivo, assessorias e toda a cadeia econômica ligada ao esporte.
Além de incentivar hábitos saudáveis, as corridas de rua também geram impacto positivo na economia local, impulsionando hotéis, restaurantes, comércio e serviços nas cidades que recebem as provas. A expectativa é que, com a redução de custos para os organizadores, haja maior oferta de eventos, inscrições mais acessíveis e ampliação do acesso da população à prática esportiva.
O Projeto de Lei nº 190/2026 seguirá agora para análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de ser apreciado pelo Senado.


Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino; trabalhos retornam em 1º de julho
A Câmara Municipal de João Câmara está em recesso parlamentar junino no período de 20 de junho a 1º de julho de 2026. Durante esse intervalo, as sessões ordinárias ficam suspensas, enquanto os serviços administrativos essenciais continuam funcionando conforme a necessidade.
As atividades legislativas serão retomadas em 1º de julho, e a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 6 de julho (segunda-feira), às 14h, no horário regimental. A Câmara aproveitou para desejar à população um período de celebração das tradições juninas com alegria, cultura e responsabilidade.


Durante sessão legislativa, a vereadora Rosiane Soares apresentou dois importantes requerimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população, reforçando seu compromisso com as demandas das comunidades rurais e com o fortalecimento da infraestrutura pública do município.
No primeiro requerimento, a parlamentar solicita que seja encaminhado à senhora prefeita municipal o pedido para que determine ao órgão competente do governo a regularização, em regime de urgência, do atendimento odontológico nas comunidades rurais. A iniciativa busca garantir que os moradores dessas localidades tenham acesso contínuo aos serviços de saúde bucal, assegurando um atendimento digno e de qualidade.
Já no segundo requerimento, Rosiane Soares pede que o Poder Executivo realize a construção de uma praça pública equipada com uma Academia da Terceira Idade (ATI) no Assentamento Marajó. A proposta visa oferecer um espaço de lazer, convivência social e incentivo à prática de atividades físicas, beneficiando crianças, jovens, adultos e, principalmente, os idosos da comunidade.
A vereadora destacou que as duas proposituras atendem reivindicações da população e representam investimentos importantes tanto na área da saúde quanto na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos moradores.
Os requerimentos seguem para apreciação do Poder Executivo, com a expectativa de que as solicitações sejam analisadas e atendidas, levando mais serviços e infraestrutura às comunidades do município.
Foto: Moisés Araújo


A saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado foi a primeira baixa de um líder do atual mandato de Lula, no Congresso, provocada por uma crise política, e não por um rearranjo ministerial.
O movimento difere, por exemplo, da saída de José Guimarães (PT-CE) da liderança do governo na Câmara, que deixou o posto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.
No caso de Jaques, a saída foi tratada nos bastidores como uma espécie de “demissão” política, ainda que tenha sido anunciada publicamente pelo parlamentar como uma decisão em “comum acordo”.
O risco avaliado no Planalto era que a permanência de Jaques na liderança poderia contaminar a campanha de reeleição de Lula, que começa oficialmente em agosto. O senador foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.
Em publicação nas redes sociais, Jaques negou irregularidades e afirmou que sua prioridade, agora, será provar a própria inocência e se dedicar à campanha de Lula, de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, e de sua reeleição ao Senado.
A saída também expõe uma articulação já fragilizada no Congresso. Jaques era um dos nomes mais fortes do governo no Senado, mas a relação do Planalto com a Casa acumula derrotas, como a rejeição de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), por 42 votos contrários e 34 favoráveis, e reveses em votações sensíveis.
Dentro do PT, uma ala defendia a saída do senador para reduzir o desgaste eleitoral. Outra avaliava que a troca poderia soar como admissão de culpa e enfraquecer ainda mais a bancada governista.
Do Metrópoles


O ato “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta quinta (25) em Natal, marcou um momento político expressivo para a pré-candidatura de Samanda Alves ao Senado Federal. A primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, declarou publicamente seu apoio à vereadora de Natal durante o evento, em um gesto que reforça o respaldo nacional ao projeto governista no Rio Grande do Norte.

“Boa sorte, Samanda. Eu estou com você. Eu vi que você é porreta, aprendeu na escola da professora Fátima”, afirmou Janja, em referência à governadora Fátima Bezerra. O palanque reuniu nomes de peso do campo progressista, como a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Divaneide Basílio, o pré-candidato ao governo do estado, Cadu Xavier, e demais lideranças políticas do estado, consolidando uma frente política unida em torno das candidaturas do time de Lula no Rio Grande do Norte.


O Parlamento Jovem de Jandaíra/RN tem se consolidado como um importante espaço de participação cidadã e formação política, contando com a atuação dos jovens parlamentares e a presença constante dos vereadores do município, que prestigiam as sessões e incentivam o protagonismo da juventude.

Durante os encontros, os parlamentares jovens apresentam indicações, requerimentos e sugestões que têm contribuído com os trabalhos do Poder Legislativo e também servido de apoio ao Poder Executivo na busca por soluções e melhorias para o desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Severino Matias, tem destacado frequentemente a importância da participação da população nas sessões legislativas. Segundo ele, a presença dos cidadãos fortalece a democracia, aproxima a comunidade do Poder Legislativo e permite que novas demandas sejam apresentadas pelos moradores, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficientes.

Em recente sessão ordinária, o presidente também ressaltou a reforma realizada no prédio da Câmara Municipal. De acordo com Severino Matias, as melhorias proporcionaram mais conforto, acessibilidade e melhores condições tanto para a população que acompanha os trabalhos legislativos quanto para os servidores que atuam diariamente no funcionamento da Casa.

A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Jandaíra com a transparência, a participação popular e o incentivo à formação de novos líderes, mostrando que o Parlamento Jovem vem desempenhando um papel relevante na construção de uma cidade cada vez mais participativa e comprometida com o desenvolvimento coletivo.


Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.
Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados