O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais...Leia mais
O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais...Leia mais
A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) apresentou o Projeto...Leia mais
Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino;...Leia mais
Durante sessão legislativa, a vereadora Rosiane Soares apresentou dois...Leia mais
A saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do...Leia mais
O ato “Mulheres do Time de Lula pelo Fim...Leia mais
O Parlamento Jovem de Jandaíra/RN tem se consolidado como...Leia mais
O vereador Mestre Raimundo apresentou duas importantes indicações voltadas...Leia mais
O Japão será o próximo adversário da seleção brasileira...Leia mais
O MDB de Jardim de Angicos inicia uma nova...Leia mais

O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais um importante resultado com o atendimento de um requerimento voltado à promoção da segurança e do respeito às mulheres durante os festejos juninos em João Câmara. A iniciativa reforça a campanha “Não é Não”, que busca conscientizar a população sobre o combate ao assédio e a importância do respeito ao direito de escolha das mulheres.

A ação levou uma mensagem direta à população, especialmente às mulheres que participam das festividades: “Sua voz tem poder, sua recusa tem força. Não se cale!” O objetivo é garantir que todas possam aproveitar o São João com tranquilidade, segurança e liberdade.

Para a vereadora Jeska Fernandes, a campanha representa um compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento à violência de gênero.
“Neste São João, o recado é para você, mulher de João Câmara: você tem o direito de se divertir sem medo. A campanha ‘Não é Não’ existe para proteger a nossa liberdade de dizer até onde o outro pode ir. Se você recusou qualquer aproximação e a pessoa insistiu, saiba que isso constitui assédio. Você não precisa tolerar ‘brincadeiras’ que te deixem desconfortável”, destacou a parlamentar.
Jeska Fernandes ressaltou que a conscientização é uma ferramenta essencial para prevenir situações de assédio e fortalecer uma cultura de respeito, reforçando que toda mulher tem o direito de dizer “não” e ter sua decisão respeitada. A parlamentar comemorou o atendimento de mais esse requerimento, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que promovam a proteção, a dignidade e o bem-estar das mulheres do município.


A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) apresentou o Projeto de Lei nº 190/2026, que proíbe a cobrança, por órgãos públicos, de taxas com finalidade exclusivamente arrecadatória para a realização de corridas de rua. A proposta busca reduzir a burocracia e os custos enfrentados pelos organizadores de provas, incentivando a expansão de uma modalidade que vive um dos maiores ciclos de crescimento da história no Brasil.
Pelo texto, o poder público continuará responsável por oferecer o suporte necessário para a segurança, organização do trânsito e demais serviços essenciais durante os eventos. No entanto, só poderá haver cobrança de taxas quando houver a prestação de um serviço público específico, devidamente comprovado e com custo justificado, impedindo a criação de cobranças meramente arrecadatórias.
Para Carla Dickson, a prática da corrida de rua representa um importante instrumento de promoção da saúde, da qualidade de vida e da inclusão social, razão pela qual o Estado deve atuar como parceiro e não como obstáculo para a realização dos eventos.
“Nosso objetivo é estimular a prática esportiva e facilitar a realização de corridas de rua, que promovem saúde, integração social e ainda movimentam a economia das cidades. Não faz sentido criar taxas que apenas aumentam os custos dos organizadores e acabam sendo repassadas aos atletas”, afirma a parlamentar.
O projeto chega em um momento de forte expansão da modalidade. Levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) aponta que o número de corridas oficiais no país saltou de 2.827, em 2024, para 5.241 em 2025, um crescimento de 85%. O Brasil reúne atualmente cerca de 15 milhões de corredores, e o setor movimenta aproximadamente R$ 1 bilhão por ano, entre inscrições, turismo esportivo, assessorias e toda a cadeia econômica ligada ao esporte.
Além de incentivar hábitos saudáveis, as corridas de rua também geram impacto positivo na economia local, impulsionando hotéis, restaurantes, comércio e serviços nas cidades que recebem as provas. A expectativa é que, com a redução de custos para os organizadores, haja maior oferta de eventos, inscrições mais acessíveis e ampliação do acesso da população à prática esportiva.
O Projeto de Lei nº 190/2026 seguirá agora para análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de ser apreciado pelo Senado.


Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino; trabalhos retornam em 1º de julho
A Câmara Municipal de João Câmara está em recesso parlamentar junino no período de 20 de junho a 1º de julho de 2026. Durante esse intervalo, as sessões ordinárias ficam suspensas, enquanto os serviços administrativos essenciais continuam funcionando conforme a necessidade.
As atividades legislativas serão retomadas em 1º de julho, e a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 6 de julho (segunda-feira), às 14h, no horário regimental. A Câmara aproveitou para desejar à população um período de celebração das tradições juninas com alegria, cultura e responsabilidade.


Durante sessão legislativa, a vereadora Rosiane Soares apresentou dois importantes requerimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população, reforçando seu compromisso com as demandas das comunidades rurais e com o fortalecimento da infraestrutura pública do município.
No primeiro requerimento, a parlamentar solicita que seja encaminhado à senhora prefeita municipal o pedido para que determine ao órgão competente do governo a regularização, em regime de urgência, do atendimento odontológico nas comunidades rurais. A iniciativa busca garantir que os moradores dessas localidades tenham acesso contínuo aos serviços de saúde bucal, assegurando um atendimento digno e de qualidade.
Já no segundo requerimento, Rosiane Soares pede que o Poder Executivo realize a construção de uma praça pública equipada com uma Academia da Terceira Idade (ATI) no Assentamento Marajó. A proposta visa oferecer um espaço de lazer, convivência social e incentivo à prática de atividades físicas, beneficiando crianças, jovens, adultos e, principalmente, os idosos da comunidade.
A vereadora destacou que as duas proposituras atendem reivindicações da população e representam investimentos importantes tanto na área da saúde quanto na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos moradores.
Os requerimentos seguem para apreciação do Poder Executivo, com a expectativa de que as solicitações sejam analisadas e atendidas, levando mais serviços e infraestrutura às comunidades do município.
Foto: Moisés Araújo


A saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado foi a primeira baixa de um líder do atual mandato de Lula, no Congresso, provocada por uma crise política, e não por um rearranjo ministerial.
O movimento difere, por exemplo, da saída de José Guimarães (PT-CE) da liderança do governo na Câmara, que deixou o posto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais.
No caso de Jaques, a saída foi tratada nos bastidores como uma espécie de “demissão” política, ainda que tenha sido anunciada publicamente pelo parlamentar como uma decisão em “comum acordo”.
O risco avaliado no Planalto era que a permanência de Jaques na liderança poderia contaminar a campanha de reeleição de Lula, que começa oficialmente em agosto. O senador foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro.
Em publicação nas redes sociais, Jaques negou irregularidades e afirmou que sua prioridade, agora, será provar a própria inocência e se dedicar à campanha de Lula, de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, e de sua reeleição ao Senado.
A saída também expõe uma articulação já fragilizada no Congresso. Jaques era um dos nomes mais fortes do governo no Senado, mas a relação do Planalto com a Casa acumula derrotas, como a rejeição de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), por 42 votos contrários e 34 favoráveis, e reveses em votações sensíveis.
Dentro do PT, uma ala defendia a saída do senador para reduzir o desgaste eleitoral. Outra avaliava que a troca poderia soar como admissão de culpa e enfraquecer ainda mais a bancada governista.
Do Metrópoles


O ato “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta quinta (25) em Natal, marcou um momento político expressivo para a pré-candidatura de Samanda Alves ao Senado Federal. A primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, declarou publicamente seu apoio à vereadora de Natal durante o evento, em um gesto que reforça o respaldo nacional ao projeto governista no Rio Grande do Norte.

“Boa sorte, Samanda. Eu estou com você. Eu vi que você é porreta, aprendeu na escola da professora Fátima”, afirmou Janja, em referência à governadora Fátima Bezerra. O palanque reuniu nomes de peso do campo progressista, como a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Divaneide Basílio, o pré-candidato ao governo do estado, Cadu Xavier, e demais lideranças políticas do estado, consolidando uma frente política unida em torno das candidaturas do time de Lula no Rio Grande do Norte.


O Parlamento Jovem de Jandaíra/RN tem se consolidado como um importante espaço de participação cidadã e formação política, contando com a atuação dos jovens parlamentares e a presença constante dos vereadores do município, que prestigiam as sessões e incentivam o protagonismo da juventude.

Durante os encontros, os parlamentares jovens apresentam indicações, requerimentos e sugestões que têm contribuído com os trabalhos do Poder Legislativo e também servido de apoio ao Poder Executivo na busca por soluções e melhorias para o desenvolvimento da cidade.

O presidente da Câmara Municipal, Severino Matias, tem destacado frequentemente a importância da participação da população nas sessões legislativas. Segundo ele, a presença dos cidadãos fortalece a democracia, aproxima a comunidade do Poder Legislativo e permite que novas demandas sejam apresentadas pelos moradores, contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficientes.

Em recente sessão ordinária, o presidente também ressaltou a reforma realizada no prédio da Câmara Municipal. De acordo com Severino Matias, as melhorias proporcionaram mais conforto, acessibilidade e melhores condições tanto para a população que acompanha os trabalhos legislativos quanto para os servidores que atuam diariamente no funcionamento da Casa.

A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal de Jandaíra com a transparência, a participação popular e o incentivo à formação de novos líderes, mostrando que o Parlamento Jovem vem desempenhando um papel relevante na construção de uma cidade cada vez mais participativa e comprometida com o desenvolvimento coletivo.



O vereador Mestre Raimundo apresentou duas importantes indicações voltadas à melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população. As propostas solicitam que a Prefeitura Municipal, por meio da secretaria competente, realize estudos técnicos para viabilizar a abertura de uma via de mão dupla interligando os bairros Barroso e Vila Verde, além da implantação e ampliação do sistema de saneamento básico no Bairro Vila Verde.
Na primeira indicação, o parlamentar destaca a necessidade de um estudo técnico para analisar a viabilidade da abertura de uma via de mão dupla entre os bairros Barroso e Vila Verde. Segundo o vereador, a iniciativa busca atender uma reivindicação dos moradores, que enfrentam dificuldades de deslocamento devido às limitações de acesso existentes entre as duas comunidades.
De acordo com a justificativa apresentada, o estudo permitirá avaliar aspectos como condições de tráfego, segurança viária, impacto na mobilidade urbana e demais fatores necessários para a possível implantação da nova via. A expectativa é que a medida proporcione maior fluidez no trânsito, reduza o tempo de deslocamento e fortaleça a integração entre os bairros, além de facilitar o acesso aos serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento da região.

Já na segunda indicação, Mestre Raimundo solicita a realização de um estudo técnico para implantação e melhoria do sistema de saneamento básico no Bairro Vila Verde. O vereador ressalta que a comunidade enfrenta dificuldades em razão da ausência ou insuficiência da infraestrutura de saneamento, situação que pode comprometer a saúde pública, a qualidade de vida da população e o meio ambiente.
Na justificativa, o parlamentar enfatiza que o estudo técnico será fundamental para identificar as necessidades do bairro, avaliar a viabilidade das intervenções e elaborar um planejamento que possibilite a implantação ou ampliação da rede de saneamento, garantindo mais saúde, higiene, dignidade e melhores condições de vida para os moradores.

Com as duas indicações, o vereador Mestre Raimundo reforça seu compromisso com o desenvolvimento urbano e a busca por soluções que atendam às demandas da população, contribuindo para uma cidade mais estruturada, acessível e com melhores condições de infraestrutura para todos.
Foto: Moisés Araújo


O Japão será o próximo adversário da seleção brasileira na segunda-feira (29) na Copa do Mundo. Nesta quinta-feira, aos japoneses empataram em 1 a 1 com a Suécia, em Dallas, e terminaram na vice-liderança do Grupo F, com cinco pontos. Ficaram atrás da Holanda, que bateu a Tunísia por 3 a 1 no outro jogo da chave e encerrou a fase de grupos com sete. Maeda fez o gol do time asiático, no primeiro tempo, e Elanga empatou para a Suécia, que ficou em terceiro lugar e também se classificou para segunda fase, ainda sem adversário definido.
Do ge | Foto: Foto: REUTERS


O MDB de Jardim de Angicos inicia uma nova fase com a chegada da Dra. Juliana Alves à presidência do partido no município. Reconhecida por sua dedicação às causas sociais, seriedade e compromisso com a população, Dra. Juliana Alves assume a missão de fortalecer o partido e ampliar o diálogo com a comunidade.
Sua liderança representa um importante passo para a construção de um projeto político cada vez mais participativo, voltado para o desenvolvimento de Jardim de Angicos e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao lado do Sargento Félix, Dra. Juliana Alves também reafirma apoio à pré-candidatura de Walter Alves a deputado estadual, fortalecendo uma parceria baseada no trabalho, na responsabilidade e no compromisso de continuar desenvolvendo ações sociais em benefício do povo.
A chegada de Dra. Juliana Alves à presidência do MDB reforça a união de lideranças comprometidas com o futuro do município, consolidando um projeto que tem como prioridade ouvir as pessoas, trabalhar pelas comunidades e buscar avanços para Jardim de Angicos e para o Rio Grande do Norte.
“Assumimos essa missão com responsabilidade, diálogo e compromisso com o povo de Jardim de Angicos.”


O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, cumpriu agenda no Distrito Industrial de Natal, na Região Metropolitana, onde visitou as instalações das empresas SterBom e Sadio Condimentos. Na ocasião, Cadu foi recebido pelos empresários Antônio Leite Jales, da SterBom, e Sandro Peixoto, da Sadio Alimentos, que apresentaram toda a linha de produção e os projetos de expansão dos seus empreendimentos.
O encontro fortalece o diálogo aberto com o objetivo de fortalecer um modelo de desenvolvimento que une produtividade industrial e bem-estar social. Só a SterBom gera cerca de 1.200 empregos, com a Sadio contribuindo também com mais de 200 postos de trabalho no Rio Grande do Norte.
A expansão econômica que vive o RN tem uma considerável contribuição de ações de desenvolvimento adotada pelo Estado, trabalho que passou também pelas mãos de Cadu, quando ocupou espaço na administração pública gerindo as finanças estaduais. Sob a gestão dele na Sefaz, o Rio Grande do Norte modernizou a política de incentivos fiscais com o Proedi, que entrega segurança jurídica para as indústrias e amplia a isenção de tributos até 95%.
Além das conquistas já alcançadas, Cadu também discutiu, com os anfitriões, ideias e projetos para o futuro da economia local, especialmente no que diz respeito à integração com o desenvolvimento social, garantindo não apenas trabalho, mas também dignidade para o povo potiguar.


A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, o edifício Deputado Moacyr Torres Duarte, localizado na Cidade Alta. A nova estrutura abrigará a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Controladoria da Casa, oferecendo um ambiente moderno e integrado para otimizar a prestação de serviços e o fluxo de trabalho dos servidores.
O imóvel, onde funcionava anteriormente o Banco do Nordeste (BNB), foi escolhido como parte de um planejamento estratégico voltado à revitalização do Centro Histórico de Natal. Com mais de 1.600 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o espaço contará com estúdios amplos, salas de reunião e uma redação integrada. A nova sede das emissoras legislativas terá cinco ilhas de edição, estúdios de rádio e televisão, além de quatro switches e salas de produção para o monitoramento de conteúdo em tempo real.
A área tecnológica do Parlamento também ganhará novas instalações para o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o e-Legis e o Legis Plenário. Um dos destaques do projeto é a preservação do antigo cofre do banco, que foi transformado em um moderno data center. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia, Pedro Cascudo, a mudança gerará economia direta. “A inauguração do novo espaço vai colaborar para que outros imóveis alugados pelo Poder Legislativo sejam desocupados”, detalha o gestor.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destaca que a iniciativa consolida a modernização institucional e o compromisso social da Casa. “A entrega deste edifício é um passo significativo para o fortalecimento da nossa comunicação e tecnologia, permitindo um serviço mais ágil e transparente ao cidadão. Além disso, ao ocuparmos este espaço no Centro Histórico, reafirmamos nossa contribuição para a revitalização de uma área fundamental para a memória de Natal, unindo eficiência administrativa e valorização do nosso patrimônio”, ressalta o presidente.
A reforma do edifício seguiu rigorosamente as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mantendo a arquitetura original da fachada externa e incorporando normas de acessibilidade e sustentabilidade. Além do novo prédio, a ALRN ‘adota’ também a Praça João Maria, no entorno do edifício, em compromisso assumido junto ao município de Natal. A iniciativa reflete o compromisso do Legislativo Potiguar com a conservação do patrimônio arquitetônico e com a promoção de atividades culturais no coração da cidade.
Além da nova sede, a Assembleia prevê a construção de um anexo na Avenida Câmara Cascudo e a restauração de um sobrado antigo para o atendimento ao público. O conjunto será integrado ao Memorial do Legislativo Potiguar, reforçando a ocupação da região. Outra ação prevista é a gestão do Museu Café Filho, que passará para a responsabilidade da Casa mediante acordo com o Executivo, consolidando o Parlamento como um dos principais promotores da valorização da memória e da história local.


A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão desta quinta-feira (25), o projeto de lei de autoria da vereadora Camila Araújo que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia no âmbito do município. A proposta tem como objetivo facilitar a identificação das pessoas diagnosticadas com a síndrome e ampliar o acesso aos direitos e atendimentos prioritários já assegurados pela legislação.
Pelo texto aprovado, a emissão da carteira ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal da Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência (SEMIDH). O documento poderá ser emitido em formato digital, terá validade de cinco anos e dependerá da apresentação de laudo médico com indicação do respectivo Código Internacional de Doenças (CID).
A iniciativa busca reduzir constrangimentos enfrentados diariamente por pessoas com fibromialgia, uma condição crônica caracterizada por dores generalizadas, fadiga e outras limitações que, muitas vezes, não são perceptíveis visualmente, dificultando o reconhecimento da necessidade de atendimento prioritário.
Para a vereadora Camila Araújo, a aprovação representa um importante avanço na promoção da inclusão e do respeito às pessoas que convivem com a síndrome.
“A fibromialgia impõe desafios diários que nem sempre são visíveis. Essa carteira dará mais segurança, dignidade e facilitará o acesso aos direitos já garantidos a essas pessoas, reduzindo situações de constrangimento e promovendo mais respeito”, destacou a parlamentar.
Após a aprovação no Legislativo, o projeto segue para sanção do prefeito Paulinho Freire.


A Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (25), o Projeto de Lei de autoria do vereador Daniel Santiago que cria a Carteira de Identificação da Mãe Atípica (CIMA). A iniciativa representa mais um avanço na construção de políticas públicas voltadas às famílias atípicas da capital potiguar, garantindo reconhecimento, visibilidade e mais facilidade no acesso aos serviços públicos municipais.
A CIMA será destinada às mães que exercem de forma predominante o cuidado de filhos com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças raras e outras condições que demandam acompanhamento permanente. A carteira servirá como instrumento oficial de identificação, facilitando o acesso a programas, benefícios e atendimentos prioritários já previstos na legislação municipal.
Para o vereador Daniel Santiago, a aprovação do projeto é uma conquista importante para milhares de mulheres que enfrentam diariamente os desafios da maternidade atípica. “Natal dá hoje mais um passo importante na inclusão e no respeito às famílias atípicas. As mães atípicas carregam uma rotina intensa de dedicação, amor e responsabilidade. Muitas vezes elas precisam comprovar repetidamente sua condição para acessar serviços e direitos. A CIMA chega para dar mais dignidade, reconhecimento e praticidade a essas mulheres”, destacou o parlamentar.
O projeto também fortalece o acesso a políticas públicas nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de contribuir para a construção de uma rede de apoio mais eficiente e humanizada para quem dedica a vida ao cuidado. Com a aprovação em plenário, a matéria segue agora para sanção do Poder Executivo Municipal. “Nosso mandato tem compromisso com a inclusão e com quem mais precisa do poder público. Seguiremos trabalhando para transformar demandas históricas das famílias atípicas em ações concretas que façam diferença na vida das pessoas”, concluiu Daniel.

Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.
Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados