O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)...Leia mais
MPRN participa de oficina sobre planos decenais de educação em João Câmara
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) participou nesta quarta-feira (17) de mais uma Oficinas dos Planos Decenais de Educação. O evento ocorreu na 16ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (Direc). O MPRN é representado pela Coordenação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias da Cidadania (Caop Cidadania). A reunião contou com representantes dos municípios de Bento Fernandes, João Câmara, Parazinho, Pedra Grande, Pedra Preta, Poço Branco, Pureza, Taipu e Jardim de Angicos. O objetivo do encontro é prestar apoio e debater os planejamentos voltados para a construção dos novos planos decenais de educação dessas localidades. O Caop Cidadania vai acompanhar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação através do projeto Segue o Plano. Esse acompanhamento visa atender às exigências e aos prazos estabelecidos pelo novo plano nacional de educação, conforme a Lei 15.388/2026. Mais oficinas A rede de cooperação para os planos decenais de educação do Rio Grande do Norte está realizando oficinas em oito polos regionais. Essas atividades servem para auxiliar os municípios no planejamento e na construção dos novos Planos Decenais de Educação. A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração entre Estado e municípios através de formação, análise de dados e planejamento estratégico para a educação pública. As oficinas reúnem representantes das Secretarias Municipais de Educação, Conselhos e Fóruns Municipais para a realização desse trabalho colaborativo. A promotora de Justiça e coordenadora do Caop Cidadania Marcella Nóbrega afirmou que “a participação do MPRN nesta construção é importante para acompanhar a elaboração dos planos estaduais e municipais de educação, garantindo a atenção às exigências e aos prazos da Lei 15.388/2026”.
ALRN promove nova etapa do Programa Assembleia em Movimento para gestores da Casa
Nesta segunda-feira (22), os gestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram de uma nova etapa do Programa Assembleia em Movimento – Encontro de Líderes. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), é voltada ao fortalecimento das práticas de liderança e ao desenvolvimento de competências fundamentais para a excelência na gestão pública potiguar. O treinamento vem sendo conduzido pela especialista em desenvolvimento humano, Katarina Alcântara, que apresentou conteúdos focados nos avanços institucionais e no legado administrativo construído pelo Parlamento desde 2015. A proposta central do encontro é garantir que a Casa esteja cada vez mais preparada para responder às demandas da população, atuando com eficiência, transparência e inovação tecnológica. Durante a atividade, o diretor de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez, pontuou que o programa representa uma oportunidade de “crescimento coletivo”. Ele relembrou a evolução da Assembleia em diversas frentes, citando a implementação do planejamento estratégico, a modernização de processos eletrônicos e a conquista de prêmios nacionais. Para o diretor, cada gestor e servidor desempenha um papel essencial na “construção de uma nova Assembleia”, sob a liderança incentivadora do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira. Cortez também enfatizou a valorização do quadro funcional como um dos pilares da gestão. “Foi onde gastamos mais energia”, afirmou, referindo-se à realização de concurso público, à estruturação de um sólido plano de cargos e carreiras e à ampliação de benefícios. Segundo ele, o objetivo é consolidar um ambiente de trabalho pautado pela escuta ativa e pela comunicação eficaz, aprimorando o serviço prestado à sociedade. Complementando a visão institucional, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho Junior, destacou que a liderança deve ter o ser humano como “valor absoluto”. Ele defendeu o conceito de “esperançar” — uma esperança ativa e operante — como motor para as transformações necessárias no serviço público. Para Marinho, o verdadeiro líder tem o compromisso de formar “novos líderes” e de atuar como um empreendedor social, superando limitações para entregar o melhor resultado ao cidadão. O evento reforça o compromisso do Legislativo potiguar com a capacitação contínua e a modernização administrativa. Ao investir no aperfeiçoamento de suas lideranças, a instituição reafirma sua missão de servir ao Rio Grande do Norte com foco na inovação e na valorização das pessoas.


