O vereador Hênio Silva apresentou duas importantes indicações durante...Leia mais
ALRN promove encontro das procuradorias e lança Observatório da Mulher
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte abriu, na manhã desta terça-feira (12), o II Encontro das Procuradorias da Mulher do Legislativo Potiguar, com foco no fortalecimento da rede de proteção às mulheres. Durante a solenidade, também foi lançado o Observatório da Mulher, iniciativa voltada à produção e organização de dados sobre violência de gênero no Estado. O evento reúne vereadoras, gestoras públicas, especialistas e representantes de instituições que atuam na defesa dos direitos das mulheres. A programação segue ao longo do dia com painéis sobre políticas públicas, violência de gênero, participação feminina na política e estratégias de atuação das procuradorias municipais. Na abertura, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), destacou o caráter simbólico do encontro e o lançamento do observatório. “Há dias em que uma instituição apenas realiza atos administrativos. E há dias em que escreve uma página na história. Hoje é um desses dias”, afirmou. Sobre a nova ferramenta, completou: “Representa a decisão de transformar dados em ação, informação em proteção e conhecimento em cidadania”. A deputada Cristiane Dantas (PSDB), procuradora especial da Mulher na Casa, ressaltou a importância da iniciativa para fortalecer a atuação integrada no Estado. “Estamos ampliando esta edição porque entendemos a importância de fortalecer essa rede que salva vidas. Nossa intenção é sair daqui ainda mais unidos, com estratégias eficazes”, disse. A coordenadora-geral da Procuradoria da Mulher, Sâmya Bastos, enfatizou o crescimento da estrutura no RN. “O segundo encontro vem para consolidar o nosso trabalho. Já são 58 procuradorias criadas em todas as regiões do Estado”, afirmou. Sobre o observatório, destacou: “É uma ferramenta importantíssima no controle e combate da violência e também para fortalecer a representatividade das mulheres na política”. Presidente da Frente Parlamentar da Mulher, a deputada Divaneide Basílio (PT) chamou atenção para o avanço da participação feminina no Legislativo. “Somos a maior bancada da história, mas não vamos nos contentar com isso”, declarou. A mesa de abertura contou ainda com a presença de deputadas estaduais, representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Executivo estadual e municipal. Com expectativa de reunir cerca de 500 participantes, o encontro se consolida como espaço de articulação institucional e construção de políticas públicas. O Observatório da Mulher, aprovado pela Assembleia em março deste ano, passa a funcionar como ferramenta estratégica para reunir dados, orientar decisões e apoiar ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte.
Câmara aprova “Cartão Recomeçar” para mulheres vítimas de violência doméstica
A Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (07), um projeto de lei para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade. O programa “Cartão Recomeçar” tem como objetivo fornecer condições para que essas mulheres recuperem sua dignidade e voltem a exercer sua cidadania. Com autoria do ex-vereador Chagas Catarino e subscrito pela vereadora Nina Souza (PL), o projeto de lei 112/2023 propõe que o “Cartão Recomeçar” abarque ações como o fornecimento de linha de crédito, vagas em cursos de capacitação e em encaminhamento para empregos formais, e direito a auxílio aluguel, para que a vítima possa se manter distante do agressor. O plenário aprovou, também em segunda discussão, o PL 321/2025, proposto pelo vereador Daniell Rendall (Republicanos), o qual inclui o “Programa Educação Cidadã”, voltado para a inclusão de conteúdos introdutórios sobre Inteligência Artificial (IA), nas escolas da rede pública municipal de Natal. “Esse projeto estabelece diretrizes para um programa que visa incluir, de forma gradual, as fases introdutórias do ensino sobre inteligência artificial. Esse conteúdo não será incluído de imediato, mas aos poucos, para que alunos e professores em toda rede de ensino não a usem de maneira desleixada. O conteúdo irá entrar no ensino fundamental 1, passando para o ensino fundamental 2 e, após, no ensino médio”, explicou Daniell Rendall. Os parlamentares aprovaram, ainda, o projeto de lei 270/2022, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual estabelece a obrigatoriedade de as empresas prestadoras de serviços por aplicativos terem uma central de atendimento ao cliente por canal telefônico. De acordo com o propositor, o crescente aumento da utilização dessas plataformas pelos consumidores exige que sejam estabelecidas formas de contato e de atendimento que beneficiem a população, hoje atendida de forma automática por programas e chats textuais. “O contato é sempre de forma robotizada ou via chat do próprio aplicativo da empresa, não havendo um canal direto de diálogo, de discussão, de ligação, que a pessoa possa efetivamente ter uma posição concreta a respeito do seu pedido. Por exemplo, uma refeição que deveria chegar ao meio-dia, às vezes atrasa mais de duas horas e a pessoa fica aguardando, sem conseguir contato com o fornecedor. Então, esse projeto prevê a facilitação desse contato direto, dando mais transparência nessa relação fornecedor – consumidor” afirmou o parlamentar. Texto: Cleber FeminaFotos: Francisco de Assis
Vereador Daniel Enfermeiro solicita, Campo de areia no Anacletão e uma rotatória na junção da Rua Alexandre Câmara com a Avenida Artur Ferreira
Durante sessão ordinária realizada nesta segunda-feira (11), na Câmara Municipal de João Câmara/RN, o vereador Daniel Enfermeiro apresentou dois importantes requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura e ao incentivo ao esporte no município. O primeiro requerimento solicita que seja encaminhado à prefeita municipal o pedido para que, por meio da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, seja realizada a construção de um campo de areia em uma área localizada dentro do Estádio Municipal “Anacletão”. A proposta tem como objetivo ampliar os espaços de lazer e prática esportiva, beneficiando principalmente os jovens e atletas da cidade. Já o segundo requerimento apresentado pelo parlamentar pede a construção de uma rotatória na junção da Rua Alexandre Câmara com a Avenida Artur Ferreira da Soledade. A iniciativa visa melhorar a organização do trânsito no local, proporcionando mais segurança para motoristas e pedestres que trafegam pela região. As propostas agora seguem para análise do Poder Executivo Municipal, que deverá avaliar a viabilidade e possível execução das demandas apresentadas. Foto: Moisés Araújo
Comunicador José Patrício Neto lança 2ª edição da Revista Essência e fortalece plataforma editorial de autoridade, negócios e posicionamento no Brasil
Nova edição amplia presença da Revista Essência com foco em informação qualificada, branding estratégico, Amazon e circulação física em cinco estados. Em meio à crescente demanda por comunicação estratégica, autoridade de marca e conteúdo qualificado, o comunicador potiguar José Patrício Neto lança a segunda edição da Revista Essência, consolidando a publicação como uma plataforma editorial voltada à informação, negócios, branding e posicionamento estratégico. Após uma estreia de grande repercussão, a Revista Essência retorna mais robusta e plural, ampliando sua atuação como vitrine qualificada para empresários, especialistas, profissionais liberais, comunicadores, empreendedores, artistas e marcas que buscam relevância e fortalecimento de imagem. Idealizada por José Patrício Neto, a publicação evolui para uma plataforma estratégica de autoridade e negócios, reunindo conteúdo de alto valor, networking qualificado e construção de marca em múltiplos segmentos. Nesta nova fase, a revista amplia editorias nas áreas de saúde, empreendedorismo, comunicação, negócios, comportamento e estratégia empresarial, fortalecendo sua proposta como ferramenta de branding, reputação e expansão mercadológica. Além da circulação física estratégica, a Revista Essência mantém presença no catálogo online da Amazon, ampliando seu alcance nacional e internacional. Em sua nova fase de expansão, a publicação também terá circulação física em cinco estados brasileiros, que serão anunciados em breve. Segundo José Patrício Neto, a evolução da revista acompanha uma transformação real do mercado. “A Revista Essência nasceu para mostrar que grandes trajetórias são construídas com estratégia, autenticidade e propósito. Nesta segunda edição, fortalecemos esse conceito como uma plataforma sólida de informação, negócios, branding e autoridade”, destaca. Com projeto gráfico sofisticado, presença multiplataforma e distribuição direcionada, a Revista Essência fortalece sua proposta como instrumento contemporâneo de posicionamento, relacionamento e expansão de imagem. A segunda edição contará com duas capas especiais. A primeira reúne a empresária e psicóloga Candice Galvão, Alliny Correia, consultora empresarial, Mariana Cedraz, analista empresarial, e Graziele Quaresma, empresária e proprietária da Anaar Perfumes. A segunda capa destaca a Dra. Daniela Maia, dermatologista e empresária. O pré-lançamento ocorreu em 7 de maio, na Petisqueria Natal, sob liderança das empresárias Cecilia Madruga, Emanuele Belchior e Sanylle Faraj, reunindo convidados, empresários e parceiros estratégicos em uma noite de conexões institucionais. O lançamento oficial será realizado em 27 de maio, na Livraria Nobel, no Praia Shopping, em Natal, com apoio estratégico de Karla Veruska. Para mais informações, conteúdos e novidades, siga o perfil no Instagram: @revistaessenciaoficial Sobre José Patrício Neto José Patrício Neto é comunicador, assessor de comunicação e estrategista de posicionamento com atuação local, nacional e internacional. Colunista da coluna “Comunicação & Empreendedorismo”, no Diário do RN, fundador do Blog José Patrício e diretor editorial da Revista Essência, possui mais de sete anos de experiência no fortalecimento de marcas, profissionais e empresas por meio da comunicação estratégica, autoridade e posicionamento de mercado. Já assessorou mais de 100 clientes no Brasil e exterior.
Proteção à infância será tema de seminário com palestrante de destaque nacional
Um momento de conscientização, diálogo e fortalecimento da rede de proteção às crianças e adolescentes. O Seminário Faça Bonito será realizado na próxima quinta-feira, a partir das 19h, na Assembleia de Deus de Lagoa Seca, reunindo representantes de diversos segmentos envolvidos na defesa da infância. O evento contará com a participação da cientista social Anna Luiza Calixto, fundadora do projeto Bem Me Quer e escritora infantojuvenil premiada nacionalmente pelo trabalho desenvolvido na proteção de crianças e adolescentes. Promovido pela vereadora Camila Araújo — que tem trajetória marcada pela atuação como conselheira tutelar — o seminário reunirá conselheiros tutelares, líderes cristãos, educadores e representantes da sociedade civil organizada para discutir estratégias de prevenção, conscientização e fortalecimento das políticas de proteção à infância. Um dos grandes destaques da programação será justamente a palestra de Anna Luiza Calixto, reconhecida nacionalmente pela atuação na defesa dos direitos das crianças. Ela é vencedora do Prêmio Neide Castanha e do Prêmio Prioridade Absoluta, importantes reconhecimentos voltados a iniciativas de combate à violência e promoção da proteção infantojuvenil. A proposta do seminário é ampliar o debate sobre o cuidado com crianças e adolescentes, reforçando a importância do envolvimento da sociedade na construção de ambientes mais seguros, acolhedores e protetivos para a infância.


