O jogador profissional Dalberto, filho da cidade de Bento...Leia mais
O jogador profissional Dalberto, filho da cidade de Bento...Leia mais
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte...Leia mais
O fortalecimento da cultura popular e os impactos econômicos...Leia mais
A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) vem ampliando sua...Leia mais
Ao apresentar a vereadora Samanda Alves como pré-candidata ao...Leia mais
O deputado estadual Tomba Farias defendeu que a Comissão...Leia mais
Ritinha lembra direitinho daquela sala de aula. Era à...Leia mais
O vereador Igor Brito, do município de Touros/RN, participou...Leia mais
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)...Leia mais
Nesta segunda-feira (22), os gestores da Assembleia Legislativa do...Leia mais

Nesta segunda-feira (08), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu continuidade a agenda de visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde da capital potiguar. Dessa vez, o encontro foi na UPA de Cidade da Esperança, zona Oeste. A vereadora Camila Araújo (União Brasil) e os vereadores Luciano Nascimento (PSD) e João Batista Torres (DC) participaram da visita.
A visita aconteceu uma semana depois do início do novo contrato para as escalas médicas das unidades de saúde do município. Na ocasião, os parlamentares viram de perto o andamento dos atendimentos e avaliaram a primeira semana em vigor do contrato de terceirização implementado pela Prefeitura.
“Desde 1º de setembro, a unidade recebeu novos profissionais médicos das empresas Justiz (clínicos gerais) e Proseg (pediatras). O atendimento tem fluído normalmente, e o movimento da unidade diminuiu. Aconteceram alguns problemas iniciais no primeiro dia com a desistência de médicos, mas foram contornados internamente. O número de médicos e plantões aumentou: um plantão noturno que encerrava à meia-noite foi estendido para 12 horas, e foi adicionado um plantão de seis horas para suporte. Atualmente, há 10 médicos atendendo durante o dia e 8 à noite, com todas as salas e setores cobertos”, avaliou a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Camila Araújo.
“Vi que os atendimentos estão sendo feitos com dignidade, com mais rapidez, principalmente pacientes que chegam com dor e que precisam tomar imediatamente uma medicação, o que é muito positivo. Conversei com alguns pacientes na recepção que me disseram que em 30 minutos já passaram pelo médico, tomaram medicação e estão aguardando baixar a pressão para voltar ao médico e ir para casa. Ou seja, foi algo que em 5 anos eu ainda não tinha escutado das população que usa o SUS”, completou.
De acordo com o diretor da UPA Cidade da Esperança, Ricardo Pinto, a equipe médica foi reestruturada, recebendo profissionais clínicos da empresa Justiz e pediatras da empresa Proseg. Ele relatou que o atendimento tem fluído normalmente e o movimento da unidade diminuiu.
“Houve um aumento na cobertura dos plantões: o antigo plantão “Cinderela”, que terminava à meia-noite, foi expandido, e um plantão adicional foi criado para suporte. A equipe médica foi reforçada, garantindo a cobertura de todos os setores. Outra boa notícia é que a pressão nesta UPA reduziu, possivelmente devido à atuação das unidades básicas de saúde”.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Junior

Compartilhe:
Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.


Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados