O jogador profissional Dalberto, filho da cidade de Bento...Leia mais
Vítima de espancamento em elevador em Natal mostra rosto após passar por cirurgia
A mulher agredida com 61 socos em um elevador na zona sul de Natal revelou uma imagem de seu rosto, uma semana após passar por um procedimento cirúrgico de reconstrução facial. Juliana Soares foi vítima das agressões dentro de um elevador em um condomínio no bairro de Ponta Negra, na zona Sul de Natal, em 28 de julho. A publicação foi realizada em suas redes sociais. Ela já havia recebido alta hospitalar no início da noite desta segunda-feira (4). O procedimento foi realizado no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). De acordo com o hospital, o procedimento cirúrgico foi realizado com sucesso, e a paciente seguirá em casa sob orientação da equipe multidisciplinar que acompanha o caso. O retorno para a próxima avaliação pós-operatória está previsto ainda para este mês. Em nota, o Huol reafirmou seu compromisso com a “assistência qualificada, a defesa da vida e a promoção dos direitos humanos no Sistema Único de Saúde (SUS)”. Compartilhe:
Agora é lei: projeto de Kleber Rodrigues de combate ao bullying é sancionado pelo governo
O deputado Kleber Rodrigues (PSDB) é o autor do projeto que estabelece diretrizes para a prevenção e combate do bullying e o cyberbullying nas escolas públicas e privads do RN, além de clubes e agremiações recreativas. A lei foi sancionada nesta sexta-feira (8) pela governadora Fátima Bezerra e já está em vigor. “O RN não pode se manter alheio a essa realidade. É fundamental a implementação de diretrizes que promovam a prevenção, o combate e a resolução de conflitos relacionados ao bullying e cyberbullying, garantindo ambientes seguros e respeitosos para nossas crianças e adolescentes”, afirmou Kleber Rodrigues. Para o deputado, dados recentes demonstram a urgência desse tema ser abordado. Segundo levantamento realizado pelos cartórios de notas do RN, mais de 500 atos relacionados a bullying e cyberbullying foram registrados em 2023. “Esses registros indicam não apenas o crescimento das denúncias, mas também a necessidade de criar um norte normativo que apoie tanto as instituições quanto as famílias na prevenção e na resolução dessas situações”, afirmou. Compartilhe:
Prefeitura de João Câmara sanciona Lei que cria Academia Camarense de Artes e Cultura, projeto do Vereador Professor Silvano Carlos
Em uma vitória para a cultura local, o executivo municipal sancionou nesta quarta-feira (06) a Lei Municipal nº 952/2025, que cria a Academia Camarense de Artes e Cultura (ACAC). O projeto, de autoria do Vereador Professor Silvano Carlos (União Brasil), visa fomentar e preservar as manifestações artísticas do município, além de valorizar os talentos locais. Uma conquista para a cultura camarense. A nova Lei representa um marco para artistas, produtores culturais e fazedores de arte de João Câmara. A ACAC terá como objetivos:• Incentivar a arte camarense em nível municipal, regional e nacional;• Preservar o patrimônio cultural material e imaterial;• Promover estudos e pesquisas para o desenvolvimento artístico local;• Fortalecer a inclusão e a sustentabilidade na cultura, com atenção especial às comunidades periféricas, indígenas e camponesas. O Vereador Professor Silvano Carlos, autor do projeto, destacou a importância da iniciativa: “Esta Lei é um sonho que se concretiza. A ACAC será um espaço de reconhecimento, valorização e difusão da nossa cultura, garantindo que as futuras gerações conheçam e preservem nossas raízes artísticas.” Como funcionará a Academia?A ACAC será composta por 25 membros efetivos (com possibilidade de ampliação para 30), selecionados por suas contribuições nas áreas de artes cênicas, visuais, literatura, música, dança, audiovisual e cultura popular. Os primeiros acadêmicos terão seus nomes eternizados, com equilíbrio de gênero e um patrono escolhido entre artistas potiguares ou camarenses de destaque. Além disso, a Lei prevê:• Formação de uma Comissão Especial para estruturar a Academia;• Criação de uma versão infanto-juvenil da ACAC, com mentoria dos membros;• Recursos financeiros via orçamento municipal, leis de incentivo e parcerias público-privadas. Próximos passosNos próximos 90 dias, os membros iniciais se reunirão para elaborar o estatuto e o regimento interno da ACAC. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, garantirá suporte técnico e pedagógico para o pleno funcionamento da instituição. Reconhecimento e legadoA sanção desta Lei consolida João Câmara como um polo cultural no Rio Grande do Norte, reforçando a identidade artística local e abrindo portas para novos talentos. Para o Vereador Silvano Carlos, a medida é “um passo fundamental para democratizar o acesso à cultura e eternizar nossa história através da arte.” A ACAC começa a tomar forma, e a expectativa é que, em breve, suas atividades inspirem toda a comunidade camarense. Compartilhe:
UPA Cidade da Esperança recebe visita da Comissão de Saúde da CMN
Nesta segunda-feira (08), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal deu continuidade a agenda de visitas fiscalizatórias aos equipamentos de saúde da capital potiguar. Dessa vez, o encontro foi na UPA de Cidade da Esperança, zona Oeste. A vereadora Camila Araújo (União Brasil) e os vereadores Luciano Nascimento (PSD) e João Batista Torres (DC) participaram da visita. A visita aconteceu uma semana depois do início do novo contrato para as escalas médicas das unidades de saúde do município. Na ocasião, os parlamentares viram de perto o andamento dos atendimentos e avaliaram a primeira semana em vigor do contrato de terceirização implementado pela Prefeitura. “Desde 1º de setembro, a unidade recebeu novos profissionais médicos das empresas Justiz (clínicos gerais) e Proseg (pediatras). O atendimento tem fluído normalmente, e o movimento da unidade diminuiu. Aconteceram alguns problemas iniciais no primeiro dia com a desistência de médicos, mas foram contornados internamente. O número de médicos e plantões aumentou: um plantão noturno que encerrava à meia-noite foi estendido para 12 horas, e foi adicionado um plantão de seis horas para suporte. Atualmente, há 10 médicos atendendo durante o dia e 8 à noite, com todas as salas e setores cobertos”, avaliou a presidente da Comissão de Saúde, vereadora Camila Araújo. “Vi que os atendimentos estão sendo feitos com dignidade, com mais rapidez, principalmente pacientes que chegam com dor e que precisam tomar imediatamente uma medicação, o que é muito positivo. Conversei com alguns pacientes na recepção que me disseram que em 30 minutos já passaram pelo médico, tomaram medicação e estão aguardando baixar a pressão para voltar ao médico e ir para casa. Ou seja, foi algo que em 5 anos eu ainda não tinha escutado das população que usa o SUS”, completou. De acordo com o diretor da UPA Cidade da Esperança, Ricardo Pinto, a equipe médica foi reestruturada, recebendo profissionais clínicos da empresa Justiz e pediatras da empresa Proseg. Ele relatou que o atendimento tem fluído normalmente e o movimento da unidade diminuiu. “Houve um aumento na cobertura dos plantões: o antigo plantão “Cinderela”, que terminava à meia-noite, foi expandido, e um plantão adicional foi criado para suporte. A equipe médica foi reforçada, garantindo a cobertura de todos os setores. Outra boa notícia é que a pressão nesta UPA reduziu, possivelmente devido à atuação das unidades básicas de saúde”. Texto: Junior MartinsFotos: Elpídio Junior Compartilhe:
Vereador Fernando Guilherme propõe plano de carreira para músicos da Filarmônica; projeto é aprovado por unanimidade
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara/RN desta segunda-feira (4 de agosto de 2025), o vereador Fernando Guilherme apresentou a Indicação nº 205/25, aprovada por unanimidade pelos parlamentares. A proposta solicita à prefeita Aíze Bezerra e à Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças um estudo de viabilidade para implantar o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores da Filarmônica Manoel Rafael de Freitas, patrimônio cultural do município. A medida, agora encaminhada oficialmente ao Executivo, visa garantir estruturação profissional para músicos e técnicos da centenária filarmônica. Em seu discurso, Fernando Guilherme destacou: “É urgente valorizar quem mantém viva nossa cultura. Um plano de carreira digno atrai talentos e preserva a história de João Câmara”. PRÓXIMOS PASSOS: Compartilhe:
Vereador Hênio propõem e a prefeita Aize sanciona, a lei que institui o Programa Jovem Aprendiz em João Câmara/RN
A prefeita Aize Bezerra sancionou nesta quarta-feira (6) a Lei Municipal n° 950/2025, que cria o Programa Jovem Aprendiz Municipal em João Câmara. De autoria do vereador Hênio Silva (PV), a iniciativa busca oferecer qualificação profissional e oportunidades de primeiro emprego para jovens entre 14 e 24 anos, com prioridade para os mais vulneráveis. A lei também obriga empresas locais a contratarem aprendizes e cria o selo “Empresa Parceira do Jovem Aprendiz Municipal” para reconhecer aquelas que ampliarem essa participação. A proposta prevê ainda parcerias com instituições educacionais e assistenciais, respeitando a legislação federal. Compartilhe:
LUTO NO SAMBA: Arlindo Cruz morre aos 66 anos
O cantor e compositor Arlindo Cruz morreu nesta sexta-feira (8) aos 66 anos. A informação foi confirmada pela Record. O artista era considerado um dos nomes mais influentes no mundo do samba. Em 2017, o sambista sofreu um AVC (Acidente vascular cerebral) hemorrágico e passou 15 meses internado. Fora dos palcos, ele se recuperava das sequelas desde então. Ainda não informações sobre o velório e o sepultamento do corpo do cantor. Carreira Arlindo Cruz teve o primeiro contato com a música ainda criança, quando o pai Arlindão deu a ele um cavaquinho. Na adolescência, passou a fazer aulas de violão clássico e solfejo, e começou a trabalhar como músico profissional. Foi aí que conheceu Candeia, com quem gravou os primeiros discos. Aos 15 anos, os rumos do cantor mudaram: ele foi estudar aeronáutica na escola preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena, Minas Gerais. Apesar da correria do dia a dia, não deixou a música de lado: nas horas vagas, compunha canções, e até chegou a ganhar festivais na cidade e em Poços de Caldas, também em Minas. A escola chegou ao fim, mas a música continuava firme e forte no dia a dia do artista: passou a frequentar a roda de samba do Cacique de Ramos, onde conheceu ídolos do samba como Jorge Aragão e Beth Carvalho, e principiantes geniais como Zeca Pagodinho. No primeiro ano como participante da roda, já tinha 12 músicas gravadas por artistas renomados. Em 1981, entrou no grupo Fundo de Quintal, onde estourou com clássicos como Bagaço da Laranja e Só Pra Contrariar. Após 12 anos no grupo, decidiu seguir em dupla com o artista Sombrinha. Arlindo Cruz seguia em carreira solo, e participou de shows ao lado do filho, Arlindinho. Ao longo da carreira, Arlindo registrou 773 obras musicais e 1828 gravações cadastradas. No dia 17 de março de 2017, Arlindo se preparava para viajar a São Paulo, onde faria um show na cidade de Osasco, com seu filho, no projeto 2 Arlindos. A viagem, no entanto, precisou ser cancelada quando o músico começou a se sentir mal e acabou por sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico, e o deixou em coma induzido por duas semanas. Arlindo nunca mais subiu em um palco, teve o lado esquerdo do corpo paralisado e perdeu cerca de 30 kg. Desde então, o músico lutava para se recuperar das sequelas causadas pelo problema de saúde. O músico deixa a mulher, Babi Cruz, e dois filhos, Arlindinho e Flora Cruz. R7 Compartilhe:


