A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal se...Leia mais
A pré-candidatura de Pedro Filho a deputado federal se...Leia mais
O jogador profissional Dalberto, filho da cidade de Bento...Leia mais
O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte...Leia mais
O fortalecimento da cultura popular e os impactos econômicos...Leia mais
A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) vem ampliando sua...Leia mais
Ao apresentar a vereadora Samanda Alves como pré-candidata ao...Leia mais
O deputado estadual Tomba Farias defendeu que a Comissão...Leia mais
Ritinha lembra direitinho daquela sala de aula. Era à...Leia mais
O vereador Igor Brito, do município de Touros/RN, participou...Leia mais
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN)...Leia mais

A vereadora Jeska Fernandes (PT) apresentou na Câmara Municipal de João Câmara um importante Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Descarte
Sustentável de Medicamentos, Materiais Hospitalares e Resíduos Farmacêuticos. A proposta, protocolada no dia 21 de julho de 2025, busca garantir saúde pública, preservação ambiental e responsabilidade compartilhada no descarte de resíduos perigosos no município.
A nova política determina que farmácias, hospitais, clínicas, drogarias e postos de saúde devem instalar pontos seguros de coleta para medicamentos vencidos, deteriorados ou sem uso, além de insumos hospitalares descartáveis. Também será obrigatória a contratação de empresas licenciadas para a coleta, transporte e destinação correta desses resíduos.
Além disso, o projeto prevê campanhas educativas, baseadas na logística reversa, sem gerar custos ao Poder Público municipal. A fiscalização será realizada pelos órgãos já existentes no município, sem necessidade de novas estruturas.
“Esta medida busca proteger o nosso ecossistema e evitar riscos à saúde coletiva, como contaminação do solo, da água e o aumento da resistência microbiana”, justificou a vereadora.
A proposta está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal n° 12.305/2010) e com normas da ANVISA, do CONAMA e da Constituição Federal. Entre os objetivos principais estão:
Incentivar o descarte consciente por parte da população.
Evitar que medicamentos sejam jogados no lixo comum ou em redes de esgoto.
Tornar fabricantes, distribuidores e comerciantes corresponsáveis pelo ciclo dos produtos.
A proposta de Jeska Fernandes representa um passo firme em direção à sustentabilidade e ao compromisso com a saúde pública local. A expectativa é de que o projeto seja aprovado com o apoio dos demais vereadores e colocado em prática ainda este ano.

Compartilhe:
Estudante de Serviço Social, Reporter Fotográfico, Radialista e Jornalista com DRT-RN 711. Fui funcionário das Rádio Baixa Verde-AM, 101 FM, 89 FM e Líder Gospel, tendo iniciado no rádio em 1992. Entrei no mundo virtual e idealizei o Blog do Moisés Araújo, hoje uma das referências de informação entre os internautas da Região do Mato Grande e do estado do Rio Grande do Norte.

Moisés Araújo © 2026 – Todos os Direitos Reservados