A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD),...Leia mais
Robinson Faria lidera em pesquisa espontânea para deputado federal a nominata da Federação União Brasil-PP no RN
O deputado federal Robinson Faria aparece em primeiro lugar entre os candidatos da Federação União Brasil-PP na pesquisa eleitoral divulgada nesta quarta (13) pela Rádio 98 FM, com 0,7% das intenções de voto. O levantamento, realizado pelo instituto Metadata em parceria com o Grupo Dial, mede a intenção de voto espontânea para deputado federal no Rio Grande do Norte, modalidade em que o entrevistado declara livremente seu candidato sem que nenhum nome seja sugerido pelo entrevistador, o que torna o resultado um retrato fiel do reconhecimento real do parlamentar junto ao eleitorado. A pesquisa entrevistou 1.550 eleitores entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, em 54 municípios das quatro mesorregiões do Rio Grande do Norte, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob os protocolos RN-03354/2026 e BR-04727/2026.
Allyson reage a preconceito de Rogério Marinho com chapéu nordestino “esquisito é ser inimigo do trabalhador”
O pré-candidato ao Governo, Allyson Bezerra, respondeu ao senador Rogério Marinho, que chamou seu chapéu de couro de “esquisito”. Em vídeo, Allyson chamou Marinho de “ingrato”, lembrando que o senador elogiou o mesmo chapéu em 2022 para ganhar votos em Mossoró . “O senhor é um grande preconceituoso. Tem gosto de preconceito e cheiro de arrogância”, disparou Allyson, reforçando que o couro é o símbolo de quem trabalha no sol, coisa que o senador “nunca teve que fazer na vida”.Allyson foi direto ao ponto: “esquisito é ser inimigo do trabalhador”, criticando Marinho por atuar contra os direitos do povo trabalhador e defender a escala 6×1. O vídeo de Allyson já viralizou e a resposta repercute em todas as cidades do Rio Grande do Norte. Veja a baixo👇 https://www.instagram.com/reel/DYSTBS0gH6T/?igsh=MXhzY3RudmdxMWg0Yw==
Terezinha Maia destaca rede de proteção à mulher e pede delegacia em Extremoz
Durante pronunciamento na sessão plenária desta quarta-feira (13), a deputada Terezinha Maia (PL) destacou o fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Rio Grande do Norte e cobrou a ampliação da rede de proteção. A parlamentar ressaltou a realização do II Encontro das Procuradorias da Mulher, promovido pela Assembleia Legislativa do RN. “É mais um equipamento de proteção à mulher, um espaço de diálogo e troca de experiências para fortalecer esse trabalho nos municípios”, afirmou. Terezinha também apresentou requerimento solicitando a instalação de uma Delegacia da Mulher no município de Extremoz. Segundo ela, o crescimento da cidade e o aumento dos casos de violência justificam a medida. Em aparte, o deputado Adjuto Dias (PL) reforçou a demanda e criticou a ausência de estrutura adequada para atendimento especializado, além da falta de convocação de aprovados em concursos da segurança pública.
PL para capacitação de educadores em primeiros socorros avança em Comissão
Projetos de lei voltados para a capacitação de servidores e para o ensino de música nas escolas da rede pública do município foram aprovados nesta terça-feira (12), durante reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Câmara Municipal de Natal. O colegiado analisou outras 21 matérias e distribuiu 26 projetos para a análise pelos seus membros, os quais deverão voltar à pauta nas próximas reuniões. Entre os destaques está o projeto de lei 129/2025, de autoria do vereador Daniell Rendall (Republicanos), o qual institui a obrigatoriedade de cursos de primeiros socorros para a equipe educacional das escolas da rede pública de ensino municipal de Natal. De acordo com a matéria, o objetivo é capacitar os servidores, estagiários e pessoal de apoio para agir de maneira rápida na prestação de socorro em casos de emergência de saúde envolvendo alunos e demais trabalhadores das escolas. O projeto prevê, ainda, a gratuidade nos cursos de capacitação em primeiros socorros, em palestras e em materiais didáticos, realizados em parceria pelas secretarias municipais de Educação e Saúde. Além disso, a matéria estabelece os pontos sobre os quais a formação deverá ocorrer: técnicas de atendimento em casos de parada cardiorrespiratória (PCR); manejo adequado de ferimentos, fraturas e queimaduras; reconhecimento e primeiros cuidados em casos de desmaios e convulsões; procedimentos em situações de engasgamento; e cuidados em situações de emergência pediátrica. “A gente quer, com esse projeto de lei, que todos os educadores da nossa cidade tenham a ciência da importância de ter conhecimento em primeiros socorros. Ninguém precisa ser enfermeiro, mas pelo menos saber realizar aqueles primeiros atendimentos, aqueles primeiros socorros, para que quando chegar o SAMU, o atendimento especializado, aí sim a criança ou o adulto já tenham tido o primeiro atendimento”, explicou Daniell Rendall. O colegiado também emitiu parecer favorável para o projeto de lei 774/2025, proposto pelo vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que traz diretrizes para a implantação do “Programa Música na Escola”, voltado para o incentivo de aulas de música, formação de bandas, com foco na interação social das crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal. Segundo a matéria, o “Programa Música na Escola” irá abarcar ações como aulas de música ministradas por professores habilitados, integrando-as à grade curricular ou em atividades complementares; oficinas de criação musical; estímulo à formação de bandas e o “Intervalo Musical”, realizado em horários previamente definidos, no qual os alunos poderão se apresentar, compartilhar repertórios e interagir por meio da música, em substituição ao uso predominante de aparelhos eletrônicos. A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação emitiu parecer favorável, também, ao projeto de lei 804/2025, de autoria do vereador Preto Aquino (Podemos), o qual estabelece o caranguejo como mascote e guardião oficial do bairro das Quintas, na capital Potiguar. Segundo o projeto, o animal é “símbolo cultural e identitário que representa a história, a tradição, a resistência e os valores da comunidade quintense”. Participaram da reunião da Comissão de Educação o presidente, vereador Daniell Rendall (Republicanos), e os vereadores Pedro Henrique (PP), Preto Aquino (Podemos) e a vereadora Samanda Alves (PT) como membros. Texto: Cleber FeminaFotos: Jair Júnior
Vereadora Jeska Fernandes apresenta dois requerimentos para melhorias no esporte e na saúde em João Câmara
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Câmara/RN, a vereadora Jeska Fernandes apresentou dois importantes requerimentos voltados ao fortalecimento do esporte e à ampliação dos serviços de saúde no município, beneficiando diretamente comunidades rurais. No primeiro requerimento, a parlamentar solicitou que seja encaminhado à Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente, Pecuária e Recursos Hídricos, o pedido de reparo e manutenção do campo de futebol localizado no Assentamento Chico Santana. Na justificativa, Jeska destacou que o campo é um espaço comunitário de grande relevância, utilizado não apenas para a prática esportiva, mas também como ponto de encontro, lazer e integração social, contribuindo para o fortalecimento dos vínculos entre jovens e adultos da comunidade. Já no segundo requerimento, a vereadora solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a ampliação do número de atendimentos médicos, com a disponibilização de mais fichas na Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Assunção, de forma a atender também as comunidades vizinhas. Segundo a parlamentar, a UBS da Assunção é referência para diversas localidades rurais, sendo essencial para consultas médicas, acompanhamento de saúde e acesso a medicamentos básicos. No entanto, a quantidade atual de fichas tem sido insuficiente diante da crescente demanda, gerando longas filas e dificultando o acesso da população aos serviços. Jeska Fernandes reforçou a importância das ações solicitadas, destacando que os dois requerimentos visam garantir mais qualidade de vida, acesso ao esporte e melhorias no atendimento à saúde para os moradores das comunidades beneficiadas. Foto: Moisés Araújo
Vereador Henio Silva protocola dois requerimentos solicitando pavimentação de ruas no bairro Planalto
Durante sessão ordinária na Câmara Municipal de João Câmara/RN, o vereador Henio Silva protocolou dois importantes requerimentos voltados à melhoria da infraestrutura urbana, especialmente no bairro Planalto. No primeiro requerimento, o parlamentar solicita à Excelentíssima prefeita Aize Bezerra e à Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo a pavimentação em paralelepípedo da Rua Epitácio Vilar. A proposta atende a uma antiga reivindicação dos moradores, que enfrentam dificuldades de tráfego, principalmente em períodos chuvosos, quando a via se torna praticamente intransitável devido à lama e aos buracos. Já em períodos de estiagem, a poeira excessiva tem causado transtornos à população, afetando diretamente a saúde e o bem-estar dos residentes. Henio Silva destacou que a pavimentação da via trará melhorias significativas na mobilidade urbana, além de garantir mais segurança para pedestres e condutores, valorização dos imóveis e melhor qualidade de vida para os moradores. No segundo requerimento, o vereador solicita a pavimentação em paralelepípedo das Ruas José Xavier e Travessa José Xavier, também localizadas no bairro Planalto. Segundo ele, os moradores dessas localidades enfrentam problemas semelhantes, com dificuldades de deslocamento em períodos de chuva e excesso de poeira durante a seca. O parlamentar reforçou que a execução dessas obras é essencial para promover mais dignidade, segurança e bem-estar à população, e pediu atenção especial do Poder Executivo para o atendimento dessas demandas consideradas urgentes pela comunidade local. Foto: Moisés Araújo
Vereador Fernando Guilherme solicita revitalização do calçadão do Vila Verde após danos causados pelas chuvas
Durante sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de João Câmara/RN, o vereador Fernando Guilherme protocolou mais uma indicação voltada à melhoria da infraestrutura urbana do município. Na proposição, o parlamentar solicita que o pedido seja encaminhado ao gabinete da prefeita, bem como à Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, requerendo a recuperação e revitalização do calçadão localizado na rotatória central do bairro Vila Verde. Segundo o vereador, o espaço público foi fortemente afetado pelas recentes pancadas de chuva, o que provocou intensa deterioração da estrutura. A situação tem comprometido a utilização do local, especialmente por moradores que realizam atividades físicas diariamente no calçadão. Fernando Guilherme destacou que a revitalização é necessária para garantir mais segurança e melhores condições de uso para a população, além de preservar um importante ponto de convivência e promoção da saúde no bairro. A indicação agora segue para análise do Poder Executivo Municipal. Foto: Moisés Araújo
América lança promoção em venda de ingressos para duelo com o Laguna na Série D
O América lançou uma promoção especial de ingressos para o próximo compromisso pela Série D do Campeonato Brasileiro. No domingo (17), o time alvirrubro enfrenta o Laguna, às 16h, na Arena das Dunas, pela sétima rodada da primeira fase da competição. Para o Setor Leste, os bilhetes estão sendo comercializados com valores promocionais a partir de R$ 10. O público feminino conta com um lote especial de mil ingressos a R$ 10, válido até às 23h59 de sábado (16), ou enquanto durar a carga promocional. Além disso, o Setor Leste também terá ingressos promocionais nos valores de R$ 20 inteira e R$ 10 meia até às 12h de quinta-feira (14). Após esse período, os bilhetes passam a custar R$ 40 inteira e R$ 20 meia. No Setor Premium, os valores são R$ 100 inteira e R$ 50 meia. As entradas para os dois setores podem ser adquiridas pelo site https://www.ingresse.com/america-rn-x-clube-laguna-saf-campeonato-brasileiro-serie-d/. Sócios e sócias das categorias Orgulho do RN, Vermelho e Alvirrubra têm entrada garantida mediante check-in. Já o Sócio Branco conta com 75% de desconto na compra do ingresso, enquanto integrantes da categoria Gente Americana têm 50% de desconto. Portal 98 FM
Perícia analisa causa do incêndio que destruiu estrutura do Circo do Tirú em Natal
A Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCIRN) realizou, nesta segunda-feira (11), a perícia no local do incêndio que atingiu, na madrugada do mesmo dia, a estrutura do Circo do Tirú, instalado na área externa da Arena das Dunas, em Natal. A equipe esteve no local para realizar os levantamentos técnicos necessários, com o objetivo de identificar a dinâmica do incêndio e reunir elementos que possam contribuir para o esclarecimento das circunstâncias do ocorrido. O prazo inicial é de dez dias para a conclusão do laudo, podendo ser prorrogado por igual período, antes de ser encaminhado às autoridades competentes. Caso haja indícios de ação criminosa, a investigação será conduzida pela Polícia Civil. A Polícia Científica informou que a causa do incêndio somente poderá ser apontada após a conclusão dos exames periciais e da análise técnica de todos os vestígios encontrados no local. Durante a atuação, os profissionais realizaram registros fotográficos, análise da área atingida e coleta de informações técnicas e vestígios que irão subsidiar a elaboração do laudo pericial. As chamas consumiram rapidamente a lona e toda a estrutura do picadeiro, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros Militar do RN. Do colorido do picadeiro restou apenas a bandeira com letras garrafais: “Circo do Tirú”. O fogo destruiu completamente a lona e toda a estrutura utilizada nas apresentações circenses. Já as áreas de recepção e os espaços onde vivem os funcionários permaneceram intactos. Conforme o Corpo de Bombeiros, o chamado foi registrado às 4h36 e, em menos de cinco minutos, a primeira equipe chegou ao local. Em cerca de uma hora, o incêndio já havia sido controlado. Equipes permaneceram na área durante o restante da madrugada para evitar que novos focos surgissem. TN


