O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais...Leia mais
Mandato da vereadora Jeska Fernandes é atendido mais uma vez com Ação de Conscientização contra o assédio durante o São João
O mandato da vereadora Jeska Fernandes (PT) conquistou mais um importante resultado com o atendimento de um requerimento voltado à promoção da segurança e do respeito às mulheres durante os festejos juninos em João Câmara. A iniciativa reforça a campanha “Não é Não”, que busca conscientizar a população sobre o combate ao assédio e a importância do respeito ao direito de escolha das mulheres. A ação levou uma mensagem direta à população, especialmente às mulheres que participam das festividades: “Sua voz tem poder, sua recusa tem força. Não se cale!” O objetivo é garantir que todas possam aproveitar o São João com tranquilidade, segurança e liberdade. Para a vereadora Jeska Fernandes, a campanha representa um compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com o enfrentamento à violência de gênero. “Neste São João, o recado é para você, mulher de João Câmara: você tem o direito de se divertir sem medo. A campanha ‘Não é Não’ existe para proteger a nossa liberdade de dizer até onde o outro pode ir. Se você recusou qualquer aproximação e a pessoa insistiu, saiba que isso constitui assédio. Você não precisa tolerar ‘brincadeiras’ que te deixem desconfortável”, destacou a parlamentar. Jeska Fernandes ressaltou que a conscientização é uma ferramenta essencial para prevenir situações de assédio e fortalecer uma cultura de respeito, reforçando que toda mulher tem o direito de dizer “não” e ter sua decisão respeitada. A parlamentar comemorou o atendimento de mais esse requerimento, reafirmando seu compromisso com políticas públicas que promovam a proteção, a dignidade e o bem-estar das mulheres do município.
Projeto de Carla Dickson quer acabar com taxas arrecadatórias sobre corridas de rua e incentivar esporte que mais cresce no Brasil
A deputada federal Carla Dickson (PL-RN) apresentou o Projeto de Lei nº 190/2026, que proíbe a cobrança, por órgãos públicos, de taxas com finalidade exclusivamente arrecadatória para a realização de corridas de rua. A proposta busca reduzir a burocracia e os custos enfrentados pelos organizadores de provas, incentivando a expansão de uma modalidade que vive um dos maiores ciclos de crescimento da história no Brasil. Pelo texto, o poder público continuará responsável por oferecer o suporte necessário para a segurança, organização do trânsito e demais serviços essenciais durante os eventos. No entanto, só poderá haver cobrança de taxas quando houver a prestação de um serviço público específico, devidamente comprovado e com custo justificado, impedindo a criação de cobranças meramente arrecadatórias. Para Carla Dickson, a prática da corrida de rua representa um importante instrumento de promoção da saúde, da qualidade de vida e da inclusão social, razão pela qual o Estado deve atuar como parceiro e não como obstáculo para a realização dos eventos. “Nosso objetivo é estimular a prática esportiva e facilitar a realização de corridas de rua, que promovem saúde, integração social e ainda movimentam a economia das cidades. Não faz sentido criar taxas que apenas aumentam os custos dos organizadores e acabam sendo repassadas aos atletas”, afirma a parlamentar. O projeto chega em um momento de forte expansão da modalidade. Levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO) aponta que o número de corridas oficiais no país saltou de 2.827, em 2024, para 5.241 em 2025, um crescimento de 85%. O Brasil reúne atualmente cerca de 15 milhões de corredores, e o setor movimenta aproximadamente R$ 1 bilhão por ano, entre inscrições, turismo esportivo, assessorias e toda a cadeia econômica ligada ao esporte. Além de incentivar hábitos saudáveis, as corridas de rua também geram impacto positivo na economia local, impulsionando hotéis, restaurantes, comércio e serviços nas cidades que recebem as provas. A expectativa é que, com a redução de custos para os organizadores, haja maior oferta de eventos, inscrições mais acessíveis e ampliação do acesso da população à prática esportiva. O Projeto de Lei nº 190/2026 seguirá agora para análise nas comissões temáticas da Câmara dos Deputados antes de ser apreciado pelo Senado.
Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino; trabalhos retornam em 1º de julho
Câmara Municipal de João Câmara está em recesso junino; trabalhos retornam em 1º de julho A Câmara Municipal de João Câmara está em recesso parlamentar junino no período de 20 de junho a 1º de julho de 2026. Durante esse intervalo, as sessões ordinárias ficam suspensas, enquanto os serviços administrativos essenciais continuam funcionando conforme a necessidade. As atividades legislativas serão retomadas em 1º de julho, e a próxima sessão ordinária está marcada para o dia 6 de julho (segunda-feira), às 14h, no horário regimental. A Câmara aproveitou para desejar à população um período de celebração das tradições juninas com alegria, cultura e responsabilidade.
Vereadora Rosiane Soares solicita regularização do atendimento odontológico na zona rural e construção de praça com Academia da Terceira Idade no Assentamento Marajó
Durante sessão legislativa, a vereadora Rosiane Soares apresentou dois importantes requerimentos voltados à melhoria da qualidade de vida da população, reforçando seu compromisso com as demandas das comunidades rurais e com o fortalecimento da infraestrutura pública do município. No primeiro requerimento, a parlamentar solicita que seja encaminhado à senhora prefeita municipal o pedido para que determine ao órgão competente do governo a regularização, em regime de urgência, do atendimento odontológico nas comunidades rurais. A iniciativa busca garantir que os moradores dessas localidades tenham acesso contínuo aos serviços de saúde bucal, assegurando um atendimento digno e de qualidade. Já no segundo requerimento, Rosiane Soares pede que o Poder Executivo realize a construção de uma praça pública equipada com uma Academia da Terceira Idade (ATI) no Assentamento Marajó. A proposta visa oferecer um espaço de lazer, convivência social e incentivo à prática de atividades físicas, beneficiando crianças, jovens, adultos e, principalmente, os idosos da comunidade. A vereadora destacou que as duas proposituras atendem reivindicações da população e representam investimentos importantes tanto na área da saúde quanto na promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos moradores. Os requerimentos seguem para apreciação do Poder Executivo, com a expectativa de que as solicitações sejam analisadas e atendidas, levando mais serviços e infraestrutura às comunidades do município. Foto: Moisés Araújo
Jaques é 1ª “demissão” de Lula no Congresso e expõe articulação frágil
A saída de Jaques Wagner (PT-BA) da liderança do governo no Senado foi a primeira baixa de um líder do atual mandato de Lula, no Congresso, provocada por uma crise política, e não por um rearranjo ministerial. O movimento difere, por exemplo, da saída de José Guimarães (PT-CE) da liderança do governo na Câmara, que deixou o posto para assumir a Secretaria de Relações Institucionais. No caso de Jaques, a saída foi tratada nos bastidores como uma espécie de “demissão” política, ainda que tenha sido anunciada publicamente pelo parlamentar como uma decisão em “comum acordo”. O risco avaliado no Planalto era que a permanência de Jaques na liderança poderia contaminar a campanha de reeleição de Lula, que começa oficialmente em agosto. O senador foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que apura suspeitas envolvendo o Banco Master, de Daniel Vorcaro. Em publicação nas redes sociais, Jaques negou irregularidades e afirmou que sua prioridade, agora, será provar a própria inocência e se dedicar à campanha de Lula, de Jerônimo Rodrigues (PT) ao governo da Bahia, e de sua reeleição ao Senado. A saída também expõe uma articulação já fragilizada no Congresso. Jaques era um dos nomes mais fortes do governo no Senado, mas a relação do Planalto com a Casa acumula derrotas, como a rejeição de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF), por 42 votos contrários e 34 favoráveis, e reveses em votações sensíveis. Dentro do PT, uma ala defendia a saída do senador para reduzir o desgaste eleitoral. Outra avaliava que a troca poderia soar como admissão de culpa e enfraquecer ainda mais a bancada governista. Do Metrópoles
“Samanda, estou com você. Você é porreta”: Janja sela apoio a Samanda no RN e destaca escola política de Fátima
O ato “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta quinta (25) em Natal, marcou um momento político expressivo para a pré-candidatura de Samanda Alves ao Senado Federal. A primeira-dama da República, Janja Lula da Silva, declarou publicamente seu apoio à vereadora de Natal durante o evento, em um gesto que reforça o respaldo nacional ao projeto governista no Rio Grande do Norte. “Boa sorte, Samanda. Eu estou com você. Eu vi que você é porreta, aprendeu na escola da professora Fátima”, afirmou Janja, em referência à governadora Fátima Bezerra. O palanque reuniu nomes de peso do campo progressista, como a deputada federal Natália Bonavides, a deputada estadual Divaneide Basílio, o pré-candidato ao governo do estado, Cadu Xavier, e demais lideranças políticas do estado, consolidando uma frente política unida em torno das candidaturas do time de Lula no Rio Grande do Norte.


