Auren Energia inicia ampliação do parque eólico de Cajuína, no Rio Grande do Norte, com aporte de R$ 750 milhões

Projeto Cajuína 3 adicionará 112 MW ao complexo e impulsionará a economia local com a geração de até 500 empregos diretos durante obras

A Auren Energia deu início à construção do Projeto Cajuína 3, um novo empreendimento que irá expandir em 112 MW a capacidade instalada do Complexo Eólico de Cajuína, no Rio Grande do Norte, em operação desde 2024. Com a implementação de mais 19 aerogeradores, o complexo, somado às gerações de Cajuína 1 e 2, totalizará 800 MW de capacidade instalada. Com investimento de R$ 750 milhões na etapa de implantação, o projeto impulsionará a economia local, com a geração de até 500 empregos diretos e indiretos no pico das obras.

“O Cajuína 3 foi concebido a partir de uma combinação estratégica de fatores que otimizam nosso investimento e a eficiência operacional ao aproveitarmos uma infraestrutura de transmissão já existente. Além disso, o elevado fator de capacidade da região, impulsionado pelo excelente desempenho dos ventos locais, garante uma geração de energia eficiente, sustentável e competitiva. Com essa ampliação, reforçamos nosso compromisso em acelerar a transição energética do Brasil, sempre com foco em sustentabilidade e valor compartilhado”, destaca Daniel Marrocos, Vice-presidente de Geração da Auren Energia.

A empresa Dois A, contratada pela Auren, será a responsável pela execução das obras civis e implantação da rede de média tensão. A Nordex fornecerá os 19 aerogeradores que serão implantados no Projeto. A infraestrutura de transmissão contará com 22,8 km de circuito aéreo, 1,6 km de circuito enterrado e aproximadamente 160 km de cabos condutores, garantindo a interligação dos circuitos à Subestação Castanha. O cronograma do projeto teve início com as atividades de sondagem e topografia em fevereiro de 2025, consolidando os dados do Projeto Executivo, enquanto a mobilização começou em março. A entrada em operação segue prevista para dezembro de 2026.

Vagas de emprego – A Auren tem o compromisso de fomentar o progresso das comunidades onde atua com iniciativas que promovam o desenvolvimento econômico local. Por isso, uma das suas premissas é a contratação de mão de obra local para seus empreendimentos. Para a construção de Cajuína 3, estão abertas oportunidades em diversas funções de nível fundamental, técnico e ensino superior. Para saber sobre as vagas de emprego disponíveis, os interessados podem acessar o site https://doisa.jobs.recrut.ai e cadastrar o seu currículo para participar do processo seletivo.

Sobre a Auren Energia
A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país, com produção de energia 100% renovável, e a líder em comercialização de energia no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos com uma capacidade instalada total de 8.800 MW, distribuídos entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A Companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados admiráveis e um legado positivo para a sociedade. Para conhecer mais sobre a companhia, acesse: www.aurenenergia.com.br

Compartilhe: