
A fim de discutir o São João de Natal 2025, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta quarta-feira (26) uma audiência pública que contou com a participação de representantes da Prefeitura de Natal, de associações comerciais e entidades de quadrilhas juninas, lideranças comunitárias, artistas populares e integrantes de movimentos sociais organizados. Os vereadores Herbert Sena (PV), Leo Souza (Republicanos), Irapoã Nóbrega (Republicanos) e Daniel Santiago (PP), a vereadora Thabatta Pimenta (PSOL), o deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) e o vice-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Flávio Henrique de Oliveira, também estiveram presentes na audiência.
Durante o debate, os participantes ressaltaram que os festejos juninos na capital potiguar constituem uma manifestação cultural importante e com grande potencial para se transformar em um produto turístico, como já é o carnaval. Discutiram amplamente, ainda, a necessidade de mais investimentos e de uma política específica para o movimento junino natalense.
O propositor da audiência, vereador Herbert Sena, pontuou que a abordagem antecipada dos preparativos para as festas juninas é fundamental, pois a cidade tem uma rica tradição cultural e a discussão permite que organizadores, artistas e comunidade se mobilizem para garantir que os eventos sejam bem planejados, atraiam turistas e movimentem a economia.
“Acredito que o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado é crucial para o fortalecimento das quadrilhas juninas e do São João como um todo. Aproveito, inclusive, para lamentar a ausência da Secretaria de Cultura do Estado neste encontro. O sucesso do Carnaval serve como um incentivo para que todos os envolvidos se unam também em prol das festas juninas. Esse diálogo prévio gera expectativas positivas na população e no setor cultural, além de permitir que os recursos sejam alocados de maneira mais eficaz”, avaliou o vereador.
De acordo com a secretária de Cultura de Natal, Iracy Azevedo, até a segunda quinzena de abril os editais do São João de Natal serão lançados. “O processo vai ser bastante rígido e com fiscalização criteriosa. Já adianto que discutiremos cada ponto do planejamento com os grupos juninos do município, que os valores das premiações continuarão os mesmos e a ajuda de custo será exclusiva para as quadrilhas natalenses, apesar do Festival de Quadrilhas Juninas de Natal ser aberto para a participação de grupos juninos de outras cidades e estados. Em tempo: temos dificuldades com captação de recursos, então precisamos trabalhar com muita responsabilidade, buscando sempre conscientizar os nossos parceiros da iniciativa privada sobre a importância de investir na cultura”.
Na sequência, o secretário de Turismo de Natal, Sanclair Solon, informou que as duas pastas estão atuando juntas. “O São João tem potencial para incrementar o turismo da capital. O planejamento antecipado realmente faz toda a diferença, não só para os agentes de viagem, mas também para os turistas que querem se programar com antecedência. Ao informar sobre as atrações nacionais e a programação dos eventos, a cidade pode se destacar como um destino turístico atrativo, especialmente para aqueles que buscam experiências culturais autênticas. Além disso, integrar as atividades culturais com a promoção do turismo é uma estratégia excelente. Isso não só ajuda na captação de novos visitantes, mas também valoriza a cultura local e fortalece a identidade da cidade”.
Camila Nóbrega, diretora de Programas Sociais do SESC-RN, disse que é necessário garantir que as festas juninas não só celebrem as tradições culturais, mas também promovam o desenvolvimento econômico do município. Segundo ela, isso significa preparar o comércio local para receber turistas e fomentar o envolvimento da comunidade nas festividades. “A participação da Fecomércio é um ótimo exemplo de como o setor privado pode se integrar nesse processo. Ao promover o ‘São João do Comércio’, a instituição ajuda a valorizar os comerciantes natalenses e a criar um ambiente festivo que atrai tanto moradores quanto visitantes. As atrações em locais estratégicos, como a Praça Gentil Ferreira e o centro da cidade, são essenciais para dar visibilidade ao evento e incentivar a participação ativa da população”.
O presidente da Liga de Quadrilhas do RN, Akalilson Bezerril, parabenizou a Câmara Municipal pela iniciativa. “Esse debate no Legislativo é realmente crucial para o futuro dos festejos juninos em Natal. A presença de figuras importantes como o vereador Herbert Sena e Iracy Azevedo demonstra um comprometimento das autoridades competentes no planejamento das atividades. Isso é fundamental, pois traz à tona a necessidade de colaboração entre o poder público e a comunidade, garantindo que as vozes dos envolvidos no movimento junino sejam ouvidas”, concluiu.
Texto: Junior Martins

Compartilhe: