
Na manhã desta sexta-feira (14), na Sala de Reuniões Ver. Miguel Vicente da Câmara Municipal de João Câmara, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização realizou sua primeira reunião para analisar o Projeto de Lei n° 002/2025, que “Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, cria o programa municipal de publicização e a comissão municipal de publicização, e dá outras providências”. Este evento consolida um marco histórico na política local, inaugurando uma nova fase de efetividade e transparência no Poder Legislativo.
Estiveram presentes o Vereador Professor Silvano Carlos – UB, presidente da Comissão, e o Vereador Flávio Sami-PP, relator do projeto. Além deles, os vereadores Mestre Raimundo e Daniel Enfermeiro, mesmo não sendo membros da comissão, participaram deste momento significativo para a história política do município.
Em seu discurso, o Vereador Professor Silvano Carlos destacou a importância do trabalho legislativo: “O parlamento é isso: temos uma missão. A política não se resume ao momento presente, mas à vida das pessoas, que é constante. Os desafios existem, e estamos aqui para cumprir nosso papel. Espero que este dia histórico sirva de exemplo para que outras comissões também se fortaleçam. O processo legislativo é democrático e permite a construção de leis de forma participativa. Agora, as comissões precisam assumir o que lhes é de direito”.
Já o Vereador Flávio Sami-PP, relator da Comissão, enfatizou o caráter inédito da reunião: “Pela primeira vez na história da Câmara Municipal de João Câmara, uma comissão cumpre plenamente seu papel, exercendo as competências que são inerentes ao vereador: fiscalizar, propor projetos de lei, estudar o orçamento municipal e, agora, analisar projetos em comissões. Esta iniciativa inaugura uma nova frente de trabalho, e espero que sirva de modelo para as demais comissões. É uma honra fazer parte deste momento histórico, que marca o início do funcionamento efetivo da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização”.
A reunião foi transmitida pelas redes sociais do Vereador Professor Silvano Carlos. O mesmo afirmou que irá solicitar da Mesa Diretora transmissão pelos canais oficiais da Câmara Municipal.
Esse marco legislativo, simboliza um avanço na atuação do Legislativo, reforçando o compromisso com a transparência, a fiscalização e a elaboração de políticas públicas que atendam aos interesses da população. Este é um passo importante para fortalecer a democracia e a participação cidadã em João Câmara.

Compartilhe: