Natal/RN: Bandido armado assalta loja dentro da Ceasa e foge com dinheiro do caixa

Um bandido armado assaltou, na manhã desta quinta-feira (29), uma loja de frutas e verduras da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), em Natal. A vigilância tentou parar o ladrão com disparos de arma de fogo, mas ele escapou de moto, na contramão da Avenida Capitão-mor Gouveia, em Natal.

O criminoso chegou na loja usando uma bolsa de entregador de aplicativo. Em seguida, rendeu um funcionário e a proprietária do estabelecimento, roubou o dinheiro do caixa e a carteira de um cliente.

“Há 11 anos temos essa loja, e isso nunca aconteceu com a gente. Estou nervosa até porque ele poderia ter atirado”, disse a empresária que preferiu não se identificar.

O presidente do Sindicato dos Permissionários da Ceasa, Veridiano Leocádio, reclamou que assaltos estão sendo frequentes no local. “A diferença é que nesse houve os disparos de arma de fogo da vigilância para tentar impedir o ladrão de fugir, mas toda semana tem algum assalto aqui”, afirmou.

A Inter TV Cabugi procurou a administração da Ceasa que, em nota, afirmou que a equipe de vigilância estava de prontidão no momento da ação, e agiu conforme o necessário para garantir a segurança dos clientes e colaboradores. “A Ceasa está trabalhando em outras medidas como a terceirização das portarias e do estacionamento, além do projeto para instalação de câmeras de vigilância 24h. Essas melhorias, quando implantadas, irão coibir a entrada de veículos sem documentação e monitorar o fluxo diário de entrada e saída de mercadorias, como de pessoas dentro das dependências do órgão, garantindo mais segurança para os nossos usuários”, conclui.

Pesquisa Consult confirma eleição definida no 1º turno em Natal/RN

Mais do que os números da Consult divulgados nesta quinta-feira (29), a pesquisa mostra uma tendência de definição da eleição em Natal no primeiro turno.

Tal e qual a pesquisa Ibope divulgada na última segunda-feira, 26, a  liderança do prefeito Álvaro Dias (PSDB) com 45,2% sobre a soma dos demais candidatos mostra diferença acima de quatorze pontos no Ibope, enquanto a Consult mostra diferença superior a 20 pontos.

Além do crescimento constante do prefeito Álvaro Dias nas últimas amostragens, outro ponto que os dois institutos coincide é sobre a mudança na segunda posição.

Há um deslocamento claro do Delegado Sérgio Leocádio (PSL)  para segunda posição na casa dos 7%, sendo que o Ibope deu empate rigoroso com o candidato Kelps Lima (SDD) e a Consult já coloca o Delegado na frente de Lima quase um ponto de diferença.

TL

Aprovado pelo TSE pedidos de força federal nas eleições para quatro estados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, hoje (29), pedidos dos estados de Alagoas, Amazonas, Mato Grosso e Tocantins para que as Forças Armadas auxiliem as forças de segurança locais a garantir, em diferentes cidades, o primeiro turno das eleições municipais no dia 15 de novembro. A relação dos municípios que receberão os militares ainda não foi divulgada. 

Apresentados pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as solicitações de apoio das forças federais visam a “garantir o livre exercício do voto, bem como a normalidade da votação e da apuração dos resultados das eleições”.

Segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, as localidades que receberão apoio federal para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma ordeira e tranquila “apresentam histórico de conflitos em pleitos anteriores ou de conflitos entre facções criminosas, além de reduzido efetivo policial local e difícil acesso às algumas das localidades”.

Governadora Fátima sanciona Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas no RN

A governadora Fátima Bezerra (PT) sancionou nesta quinta-feira (29) a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte. O projeto de autoria do Poder Executivo havia sido aprovado no último dia 21 na Assembleia Legislativa e tem a expectativa de impactar 200 mil negócios no estado.

“Essa lei vem no sentido de criar políticas de desenvolvimento e incentivos, simplificar e fortalecer o setor com compras governamentais, estimulando o crédito e a inovação”, disse Fátima Bezerra (PT) ao sancionar a lei em ato solene no auditório do Sebrae-RN.

“Criar esse ambiente é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável dos pequenos negócios, principalmente agora, quando este setor está tão fragilizado”.

Segundo a governadora, a lei é moderna e vai impactar o setor que mais gera emprego no estado. “Após 13 anos, o RN tem sua legislação para um setor que reúne mais de 200 mil empresas, e é quem mais emprega. A nossa lei é a mais moderna do Brasil, pois incorpora a economia solidária e as compras governamentais”.

Esse impacto é reforçado pelo superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo. “Quem mantém empregos no estado são as micro e pequenas empresas, aquelas com menos de 20 empregados, e, entre elas, principalmente aquelas com até quatro empregados”.

Para o diretor-técnico do Sebrae nacional, Bruno Quick, a conquista é simbólica. “Esta lei é um marco que pode e deve ser melhorada, assim como foi a lei nacional, sempre buscando o aperfeiçoamento. O RN é um exemplo para difundirmos para o país”, disse.

O relator do projeto de lei na AL e presidente da Frente Parlamentar de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, deputado Kléber Rodrigues (PL), disse que a sanção representa um compromisso com o setor empresarial.

“O setor se beneficia por que passa a ter agilidade e flexibilidade para operar e, em consequência, vamos gerar mais empregos e riqueza em nosso estado”.

Já o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio-RN), Marcelo Queiroz, disse acreditar que o estado será mais empreendedor após essa lei.

“Uma luta antiga das pequenas empresas que são as mais próximas da população e dão o primeiro emprego. Temos certeza que a partir de hoje o RN será muito mais empreendedor”.

TCE/RN decide que aumento de prefeitos e vereadores só pode ser pago em 2022

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu que o aumento de subsídios de prefeitos e vereadores só pode ser implementado a partir de 2022, em razão da Lei Complementar 173/2020, que proibiu reajustes até dezembro de 2021 para combater os efeitos financeiros da pandemia do coronavírus.

O entendimento foi fixado durante sessões da Primeira Câmara. Segundo voto do conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes (Processo 3276/2020), relativo ao subsídio de prefeito e vereadores de Marcelino Vieira, “assiste razão ao Corpo Técnico quanto aos vícios de legalidade que comprometem a aplicação imediata das normas municipais editadas em 30.06.2020, ou seja, já no contexto da pandemia da Covid-19 com decretação da calamidade pública”.

O aumento, no caso do município de Marcelino Vieira, foi suspenso cautelarmente. A atuação da Diretoria de Despesas com Pessoal, levou à abertura de processos relativos a 64 municípios, no âmbito da Corte de Contas, para fiscalizar o aumento dos subsídios de prefeitos e vereadores durante a pandemia do coronavírus. Os processos relativos aos demais municípios serão levados à julgamento em seguida.

A equipe técnica da Diretoria de Despesas com Pessoal realizou uma busca ativa nos diários oficiais dos municípios potiguares e também entrou em contato com os gestores de prefeituras e câmaras municipais. A fiscalização acerca do cumprimento da legislação que visa ordenar o combate à pandemia do coronavírus terá novas fases, segundo a equipe técnica da DDP.

Segundo os termos da Lei Complementar 173/2020, “ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de conceder, a qualquer título, vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração a membros de Poder ou de órgão, servidores e empregados públicos e militares, exceto quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública”.

Justiça Potiguar