Escola Municipal Professora Ivanise Lacerda Pimenta promove lançamento do Livro Alma de Criança

A Escola Municipal de Tempo Integral Profª. Ivanise Lacerda Pimenta, localizada na cidade de João Câmara – RN, se tornou palco para contemplação do nascimento de 24 novos autores. O Professor Márcio Barreto, primando pelo desenvolvimento da autonomia e do protagonismo de seus alunos, inspirado pelo livro “Casa das Estrelas: O universo pelo olhar das crianças” – do autor colombiano Javier Naranjo, desenvolveu ao longo de oito meses o Projeto “Alma de criança” no componente curricular de Ensino Religioso.

No decurso desse período, com o intuito conhecer as percepções dos pequenos acerca de uma série de conceitos, tais como: herói, céu, inferno, escuro, felicidade, dentre outros. Para tanto, o Professor fez questionamentos que revelaram, para além do significado das palavras, uma fração das histórias de vida dos estudantes.

Com um olhar sensível e lançando mão dos registros de suas aulas, o professor organizou um livro, ilustrado por sua esposa Poliana Soares, com o mesmo nome do Projeto. Os caminhos para a publicação do livro não fáceis, sem apoio financeiro e com um sonho, o Professor buscou arrecadar o dinheiro necessário para a impressão da obra com seus amigos e, com o apoio de pessoas de vários lugares do país, conseguiu.
Com o suporte logístico e todo o apoio da gestão e coordenação da escola, nas pessoas da professora Valquira Pereira, Lucas Cavalcante, Fátima Braz e Francisca Costa e toda a equipe de professores e apoio escolar, a culminância do Projeto “Alma de criança” se deu no dia sete de dezembro de 2022, com a festa de lançamento do livro. Esse dia de júbilo foi celebrado na escola e contou com a presença dos pequenos autores, seus familiares, toda a equipe e os representantes da Secretaria Municipal de Educação de João Câmara. Na emocionante ocasião, os autores leram trechos do livro e realizaram uma linda apresentação de dança com a música “Bola de meia, bola de gude” do Milton Nascimento. Para além de toda emoção vivenciada pela luz que emanava dos rostinhos, esse foi um dia para celebrar o ensino público de qualidade e enfatizar que professores fazem a diferença.

Compartilhe:

Este post tem um comentário

  1. Maria Eduarda da Silva Santana

    Oi meu nome é Maria Eduarda sou participante do livro alma de criança eu sou aquela de máscara azul claro com a mão na cintura sou a mais criativa ficam me pedindo pra desenhar para eles estou no 6 ano eu amo matemática geografia e história.

Deixe um comentário