Mais uma tentativa frustrada de adversários de Ricardo Brito.
A ação de investigação judicial eleitoral movida para questionar a legalidade de sua eleição e tentar retirar seu mandato foi rejeitada pela Justiça. O processo, que envolvia questões relacionadas à sua campanha, não teve êxito e não representa ameaça alguma à sua administração.
Ricardo Brito segue com seu trabalho à frente da prefeitura de Pureza, mais forte do que nunca, com a justiça reconhecendo a legitimidade de sua eleição e a vontade do povo.
Esse feito foi possível, graças ao empenho da equipe de profissionais no projeto de preparação dos estudantes da 3ª série para a realização do ENEM 2024, que contava com aulas de reforço, estudo dos editais e incentivo às inscrições.
Este ano a escola continuará com o projeto que será ampliado aos estudantes da 2ª série, que terão a oportunidade de participar como “treineiros” e compreender melhor os processos de seleção.
A Gestão Escolar Estadual Antônio Gomes em João Câmara/RN, parabeniza todos os profissionais e estudantes pelo êxito nas aprovações.
Vereador Daniel – Foto: Arquivo Blog do Moisés Araújo
Em seu pronunciamento na Câmara Municipal durante a sessão ordinária desta segunda-feira (10) de fevereiro o vereador Daniel Enfermeiro (União Brasil) solicitou através de requerimento nº 14/2025 a construção de pórtico na comunidade de Morada Nova na entrada de acesso á rodovia RN-120.
Na oportunidade Daniel solicitou a aquisição de um caminhão guindaste, tipo Munck, para atender a secretaria de obras.
Os requerimentos do vereador Daniel Enfermeiro foram aprovados por unanimidade e será encaminhado ao poder executivo.
De 12 a 15 de fevereiro, Natal recebe o Método CIS Global, o maior treinamento de inteligência emocional da América Latina. Com uma programação intensiva de mais de 60 horas de imersão, o método já impactou mais de 10 milhões de pessoas em mais de 83 países, transformando mais de 1 milhão de famílias. O evento promete uma experiência transformadora, ajudando participantes a desbloquearem seu potencial, superarem crenças limitantes e alcançarem alta performance em áreas como carreira, finanças, saúde e relacionamentos.
A empreendedora Rafaela Sales, é a responsável por trazer o Método CIS para a cidade. Com uma trajetória marcada por autoconhecimento e propósito, Rafaela utiliza a metodologia para auxiliar líderes e empresários a reconectarem-se com sua essência, transformarem suas mentalidades e construírem negócios que refletem seus valores.
Baseado no livro “O Poder da Autorresponsabilidade”, de Paulo Vieira, o Método CIS trabalha pilares como gestão emocional, reprogramação de crenças e construção de uma mentalidade de sucesso. “Eu vejo o empreendedorismo como uma plataforma para ajudar pessoas a encontrarem o que realmente importa”, explica Rafa Sales.
Além de Mentorias e Treinamentos, Rafaela também promove eventos como o “Empreenda-se”, que têm como objetivo inspirar empreendedores a alcançarem crescimento sustentável sem abrir mão da realização pessoal.
Serviço: Método CIS Global em Natal – 12 a 15 de fevereiro.
Informações e inscrições pelo o Instagram: @rafaelasalessim | https://www.instagram.com/rafaelasalessim
Sobre Rafaela Sales: Rafa Sales é empreendedora, mentora e especialista em desenvolvimento humano. Com uma trajetória que passou por áreas como Fonoaudiologia, varejo e educação, ela encontrou no empreendedorismo uma forma de ajudar pessoas a se reconectarem com seus propósitos e construírem negócios com significado.
A Câmara Municipal de Jandaíra/RN segue firme no compromisso com a população! Na última sessão, importantes projetos foram apresentados e discutidos, incluindo:
✅ Reajuste do Piso dos Professores e Auxiliares ✅ Criação do Banco de Materiais Ortopédicos ✅ Programa Municipal PROPET – Controle de Natalidade de Cães e Gatos ✅ Reajuste da Remuneração dos Conselheiros Tutelares ✅ Reestruturação Administrativa da Prefeitura ✅ Contratação Temporária de Servidores para Necessidades Urgentes ✅ Moção de Aplausos ao Pastor Damião Bento de Lima
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da Promotoria de Justiça de Portalegre, recomendou à Câmara Municipal de Riacho da Cruz a realização de nova eleição para a presidência da Casa Legislativa. A recomendação aponta irregularidade na reeleição do atual presidente, que está exercendo seu terceiro mandato consecutivo na chefia do Legislativo municipal.
Em Riacho da Cruz, o atual presidente foi eleito Presidente da Câmara Municipal em 2021, reeleito em 2023 e novamente eleito em 2025. Diante disso, o MPRN recomendou que ele adote os meios legais para regularizar a situação, no prazo de 10 dias úteis, promovendo nova eleição para a mesa diretora da Câmara Municipal de Riacho da Cruz.
No documento, o MPRN reforçou o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a reeleição para o mesmo cargo da mesa diretora de assembleias legislativas estaduais só é permitida uma vez, mesmo que os mandatos consecutivos se refiram a diferentes legislaturas.
Ainda de acordo com o STF, a vedação à reeleição se aplica somente para o mesmo cargo da mesa diretora. Ou seja, um membro da mesa anterior pode se manter no órgão de direção, desde que em cargo distinto.Com isso, a formação da Mesa da Legislativa deve considerar, para fins de inelegibilidade, apenas as composições do biênio 2021-2022 e posteriores.
O não acatamento da recomendação do MPRN implicará na adoção das medidas legais necessárias para assegurar a sua implementação, inclusive com possível ajuizamento de Ação Civil Pública.
O técnico Jorge Jesus abriu o jogo sobre a curta e conturbada passagem de Neymar pelo Al-Hilal. Em entrevista ao Canal 11, de Portugal, o treinador destacou a qualidade técnica do jogador, mas também lamentou que a experiência do craque brasileiro no clube saudita tenha sido marcada por lesões e dificuldades de adaptação.
Neymar foi contratado pelo Al-Hilal em agosto de 2023, vindo do Paris Saint-Germain. A expectativa era de que o atacante se tornasse o grande nome da equipe, mas em outubro do mesmo ano, durante um jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo, ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo. O exame apontou o rompimento do ligamento cruzado anterior, e o jogador precisou passar por cirurgia no mês seguinte, afastando-se dos gramados por um longo período.
A recuperação foi demorada, e Neymar só voltou a atuar pelo Al-Hilal em outubro de 2024. No entanto, a retomada foi breve. Logo em seu segundo jogo após o retorno, ele sofreu uma nova lesão, dessa vez uma ruptura no tendão da coxa esquerda, o que novamente o tirou de ação.
Jorge Jesus ressaltou que, apesar dos problemas físicos, Neymar demonstrou profissionalismo e uma postura simples no vestiário, sem atitudes de estrelismo. O treinador revelou ainda que sente frustração por não ter conseguido fazer com que a passagem do craque pelo clube fosse bem-sucedida. Além disso, destacou que o atacante deixou o Al-Hilal com uma sensação de tristeza, mas que, na sua visão, o Brasil será o melhor destino para Neymar continuar sua carreira e ajudar a Seleção na busca por um novo título mundial.
Setores relevantes do governo Lula relataram à CNN que o melhor caminho para lidar a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de sobretaxar o aço é partir para uma negociação tal qual foi feita durante os governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL).
Esse caminho eliminaria duas outras possibilidades.
A primeira, seria recorrer a uma esvaziada Organização Mundial do Comércio (OMC), que seria uma medida na prática inócua, além de ser um gesto que demonstraria interesse em gerar um contencioso com Trump.
A segunda, seria retaliar impondo sobretaxas a produtos americanos. Essa medida, segundo relatos de integrantes do governo, não resolveria a questão dos exportadores de aço brasileiro e também sinalizaria uma disposição para o confronto. Algo considerado negativo, tendo em vista que Trump acaba de assumir.
Logo, o terceiro caminho vem sendo o mais defendido por setores do governo. E há um histórico bem-sucedido pelo Brasil com o mesmo Donald Trump.
A primeira vez que Trump taxou o aço brasileiro foi em 8 de março de 2018, no governo Michel Temer. O Brasil decidiu na ocasião negociar para que seu produto não fosse alvo. A negociação caminhou até o dia 31 de maio de 2018, quando houve uma nova decisão de Trump sobretaxando o alumínio.
O Brasil seguiu negociando e chegou a soltar nota neste sentido, dizendo que tais “medidas são de responsabilidade exclusiva do governo dos Estados Unidos e serão por ele administradas“ e que “o governo brasileiro considera que a aplicação das restrições sobre as exportações brasileiras não se justifica e segue aberto a construir soluções que melhor atendam às expectativas e necessidades de ambos os setores de aço e alumínio no Brasil e nos Estados Unidos, reservando seus direitos no âmbito bilateral e multilateral“.
O primeiro efeito acabou ocorrendo em 29 de agosto de 2018, quando Trump flexibilizou as restrições ao aço. Em dezembro de 2019, incomodado com o que considerava um movimento de intensa desvalorização do real, Trump anunciou que a taxa do aço voltaria. Mas o governo Bolsonaro negociou e no dia 20 de dezembro o próprio presidente brasileiro informou que ele havia desistido da medida.
Esse histórico circulou por pelo menos parte das autoridades do governo Lula na segunda-feira (10) quando Brasília aguardava a oficialização da medida anunciada no domingo (9) por Trump sem saber ao certo como reagir.
A aposta é que o caminho da negociação deve prevalecer, mas com pelo menos duas dificuldades no novo cenário: o fato de o presidente Lula ter declarado apoio Kamala Harris dias antes da eleição americana e o da primeira-dama, Janja da Silva, ter xingado Elon Musk, homem forte da administração Trump.
A Orquestra de Flautas Doce Irmã Terezinha Galles, originária da comunidade indígena do Assentamento Santa Tarezinha em João Câmara/RN, poderá ser reconhecida oficialmente como Patrimônio Cultural e Imaterial do município. A iniciativa, que surgiu em 2013 no Assentamento Santa Teresinha, tornou-se símbolo de resistência cultural e integração comunitária, unindo tradições indígenas, música e educação. O Vereador Professor Silvano Carlos – UNIÃO BRASIL, apresentou o Projeto de Lei n°002/2025 que Reconhece a Orquestra de Flautas Doce Irmã Terezinha Galles como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município de João Câmara/RN e estabelece diretrizes para sua preservação.
A orquestra foi fundada com o objetivo de fortalecer a identidade do povo Mendonça/Potiguara, utilizando a flauta doce como ferramenta de expressão artística e preservação da memória coletiva. Suas apresentações em eventos como a 28ª FIART (Feira Internacional do Artesanato) em Natal destacaram-se pela fusão de repertório erudito e elementos folclóricos, atraindo reconhecimento além das fronteiras do Rio Grande do Norte. João Paulo, músico indígena da comunidade e integrante da orquestra há mais de uma década, ressalta: “A música nos conecta às nossas raízes e é uma forma de lutar pelo respeito aos nossos direitos”.
A elevação da Orquestra Irmã Terezinha Galles a patrimônio é um passo vital para honrar a herança indígena e inspirar futuras gerações. Como afirma João Paulo: “Cada nota que tocamos é um grito de existência”. Com planejamento e engajamento, João Câmara consolida-se como exemplo de como a cultura pode ser alicerce para o desenvolvimento social e ambiental.