Poço Branco/RN: Secretário de infraestrura faz exposição da frota sucateada deixada pela gestão passada

Por conta dos questionamentos da população sobre a não utilização de todos os veículos públicos, o secretário de infraestrutura Maurício Menezes, tomou uma decisão inusitada. Ele expôs em frente a praça do município, todos os veículos sucateados da frota que estavam abandonados no pátio da secretaria de Assistência Social.  Entre os veículos estão ambulâncias, ônibus,  tratores, e veículos utilitários  que deveriam atender a uma população de quase 16 mil habitantes.

De acordo com o secretário, a intenção é mostrar a população a atual situação de parte dos veículos e justificar por meio da exposição a dificuldade enfrentada pela administração municipal do prefeito Edinho Oliveira para prestar  alguns serviços que depende dos veículos. 

“Essa situação é uma herança da gestão passada que reflete a falta de compromisso com os bens públicos que pertence ao povo e é mantido com o dinheiro do erário “, defendeu Maurício Menezes.

Assessoria de comunicação da PMPB

Lei de Ezequiel prioriza atendimento aos portadores de diabetes no RN

Agora é lei. Foi sancionado o Projeto de Lei do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que assegura atendimento prioritário aos portadores de diabetes em toda a rede de saúde pública ou privada do Estado do Rio Grande do Norte. “Para obter o benefício previsto nesta Lei, o usuário do serviço de saúde deverá comprovar a condição de portador de diabetes mediante a apresentação de documento médico (laudo) que ateste a patologia. Os estabelecimentos, no momento do atendimento, devem identificar as pessoas portadoras de diabetes para que assim possa ser dada a prioridade e a celeridade ao atendimento”, explica o deputado. A lei foi sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e já publicada no Diário Oficial do Estado.

Com a sanção da governadora do Estado ficam os hospitais, unidades de saúde, clínicas, laboratórios e similares, que integram a Rede de Saúde Pública ou Privada do Estado do Rio Grande do Norte, a partir da vigência desta Lei, obrigados a oferecer as pessoas portadoras de Diabetes Tipo 1 e Tipo 2, atendimento prioritário na realização de exames laboratoriais, por imagens, endoscópicos ou congêneres, que necessitem ser executados em jejum. A prioridade mencionada na lei equipara-se à prevista para os idosos, deficientes e gestantes.

“Para a realização desses exames periódicos, essas pessoas necessitam, para tanto, realizar jejum, o qual não deve ocorrer em períodos prolongados, sob pena de serem acometidas por eventos de hipoglicemia, que, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), podem desencadear o aparecimento de tremores, tontura, taquicardia, visão turva, desorientação, perda de consciência, convulsões, entre outros problemas”, justificou o deputado.

O percentual de homens do Município do Natal que apresentaram diagnóstico médico de diabetes mais que dobrou (106,8%) entre os anos de 2006 e 2017. No Rio Grande do Norte a situação é preocupante, isso porque a quantidade de internações em razão da diabetes aumentou 26,6%, saindo de 2.577 casos em 2010 para 3.264 em 2016, segundo noticia o Ministério da Saúde. A diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose no sangue. Devido à necessidade do controle permanente dos índices de açúcar no sangue e a uma série de complicações que o excesso causa ao corpo humano, os exames médicos, laboratoriais e clínicos, são uma rotina para essas pessoas portadores da diabetes.

SBT vence disputa com a Globo e encaminha acordo para transmitir Campeonato Carioca em 2021

O SBT venceu o Grupo Globo na corrida pelos direitos do Campeonato Carioca 2021 e encaminhou o acerto para transmitir a competição. O LANCE! apurou que poucos detalhes separam a assinatura do contrato e o anúncio oficial.

Conforme relatado na última semana, as duas emissoras eram as favoritas na disputa pelos direitos da competição. Entretanto, o SBT avançou na negociação nos últimos dias. A proposta, considerada mais flexível, animou os clubes pelas oportunidades que o negócio proporciona e a abertura de novos horizontes.

A proposta da emissora de Silvio Santos se baseia em transmissões no SBT, na plataforma do Youtube e na criação de um canal de pay-per-view, nos moldes que a Conmebol criou no Brasil. Clubes se animaram com a ideia de expor a marca de diferentes formas, saindo do padrão oferecido pelo Grupo Globo.

Desde que passou a investir na programação esportiva, o Campeonato Carioca tornou-se uma prioridade no SBT para fortalecer seu catálogo de direitos, que já conta com a Copa Libertadores. Depois da experiência de transmitir o segundo jogo da final do Campeonato Carioca do ano passado, o retorno massivo de audiência animou o grupo de comunicação.

Os direitos do Campeonato Carioca pertenciam ao Grupo Globo até 2020, quando um imbróglio, causado pela MP 984, permitiu que o Flamengo quebrasse a cláusula de exclusividade da competição e transmitisse seus jogos outra plataforma. As consequências desagradaram aos executivos da Globo, que avaliaram os custos e optaram pela rescisão contratual.

Meia Hora

Governadora Fátima divulga calendário de pagamentos do 13º salário de 2018

Dia 29 de janeiro vamos pagar o 13º integral de quem ganha até R$3500 líquido – estamos antecipando 1 dia no calendário anunciado no início do ano – e iremos quitar o restante nos meses de maio e novembro.

Repito. O pagamento do restante do 13° salário de 2018 para ativos e inativos, dívidas oriundas da gestão anterior, será feito nos meses de maio e novembro, sem parcelamento, de acordo com diálogo junto ao Fórum dos Servidores e mediante disponibilidade orçamentária.

Na reunião, que terminou há pouco, firmamos ainda o compromisso do Governo do RN para que continuemos em diálogo com o Comitê de Negociação Coletiva Permanente, formado pelos representantes do Governo e dos Sindicatos.

Escreveu a governadora nas redes sociais

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

O governo federal vai pagar, nesta quinta-feira (28), mais de R$ 248 milhões de auxílio emergencial para 196 mil pessoas. A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada no último dia 26 no Diário Oficial da União, após análise das contestações e revisões decorrentes de atualizações de dados governamentais.

O grupo de beneficiários inclui cerca de 191 mil pessoas que contestaram a suspensão do benefício no site da Dataprev, entre 7 e 16 de novembro e entre 13 e 31 de dezembro de 2020, além de 5 mil pessoas que tiveram os pagamentos reavaliados em janeiro de 2021. Elas receberão de uma só vez todas as parcelas a que têm direito.

De acordo com o ministério, entre as 196 mil pessoas, há 8,3 mil que receberão a segunda, a terceira, a quarta e a quinta parcelas do auxílio emergencial. Outras 40,9 mil pessoas receberão as três últimas parcelas. Uma terceira faixa, de quase 68,1 mil cidadãos, receberá a quarta e a quinta parcelas. Por último, 78,3 mil vão embolsar somente a quinta parcela.

Os recursos serão depositados na poupança social digital da Caixa e já estarão disponíveis no dia 28, tanto para movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem, quanto para saques e transferências para outros bancos.

EBC