Polícia Civil prende suspeito por estupro de vulnerável em Caiçara do Norte/RN

Policiais civis da Delegacia Municipal de São Bento do Norte/RN deram cumprimento, nesta segunda-feira (24), a um mandado de prisão temporária em desfavor de um homem de 56 anos, pela suspeita da prática do crime de estupro de vulnerável, praticado contra sua filha de 4 anos de idade.

O suspeito, que é usuário de drogas, foi preso no município de Caiçara do Norte. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN

Crônicas de Walter Medeiros: NO TEMPO DA MARICOTA

NO TEMPO DA MARICOTA
(Crônicas de Walter Medeiros)

Muito antes da tecnologia digital ofercer equipamentos e serviços que criam facilidades inimagináveis há algumas décadas, o trabalho de repórter nas emissoras de rádio para levar a informação ao público com rapidez dependia de muita criatividade improvisações que tornavam a atuação dos radialistas mais fascinante. Até os anos oitenta do século passado, os equipamentos disponíveis para o trabalho de produção dos noticiários, que na rádio Cabugi se chamava de jornais falados, eram o gravador com fita magnética k-7 e o telefone, um meio de comunicação ainda escasso, pois uma linha telefônica tinha quase o valor de um automóvel.

Em 1973 a Rádio Cabugi adquiriu para o trabalho de jornalismo um gravador Telefunken, que ficou sob minha responsabilidade. Sua estreia foi inesquecível. Uma entrevista com o presidente do Clube de Diretores Lojistas – CDL, Luiz Cavalcanti, no escritório que ficava no primeiro andar da Casa das Máquinas, situada na rua Ulisses Caldas. A entrevista durou uns dez minutos. Naquele tempo, repórter de rádio, na maioria das vezes, andava a pé ou de ônibus. Assim fazíamos eu, José Ayrton (Risadinha), Antônio Sales e outros. Na calçada da Casa das Máquinas, antes de seguir para a Ribeira percebi que havia um problema: o gravador novo não soltara a fita para gravar. Tive de voltar e, por sorte, reencontrar o paciente diretor do CDL, que concordou em repetir todas as respostas.

Colocar no ar entrevistas feitas com esses gravadores dependiam de um imenso malabarismo dos operadores, que á época chamávamos de controlistas, e que tinham uma perícia sensacional. Era um time inesquecível: Luth Lopes, Pedro Dias, Decaia, Viana, Paulo Andrade, que soltavam discos de vinil e fitas k-7 conforme o script chegado da redação. E em momentos de maior movimentação, como jornadas esportivas, e grandes coberturas – eleições, carnaval, etc, formava-se uma imensa geringonça.

Mas em meio a tudo aquilo, tão modeno para a época e rudimentar nos dias de hoje, existia um equipamento composto por algumas peças eletônicas – condensador, resistência e plug, que garantia ao jornalismo algumas façanhas, como entrevistar alguém por telefone, ou gravar a participação do repórter ou comentarista, a fim de passar no noticiário. Acoplávamos aquele dispositivo ao gravador e telefone, conseguindo, então, entrevistas memoráveis ou informações em primeira mão e com exclusividade.

Aquele dispositivo, que na rádio era feito pela equipe do grande radiotécnico Ailson Bonifácio, chamava-se MARICOTA. Graças a ela muitas informações importantes puderam chegar ao público com maior rapidez e qualidade. Apesar de estarmos diante das incontáveis funções dos smartfones, lembramos com saudade aquele pequeno instrumento, que teve seu tempo glorioso. Obrigado, Maricota.

Vídeo mostra assassinato de suboficial da Marinha ao tentar evitar briga na Grande Natal; veja

Um vídeo gravado pelo serviço de vigilância eletrônica mostra o momento em que o suboficial da reserva da Marinha, Maurício da Silva Gomes, de 63 anos, foi morto a tiros em um posto de combustíveis no domingo 23 em Parnamirim.

Segundo informações da Polícia Militar, ele tentava separar uma briga quando, por descuido, deixou cair a própria arma – um revólver calibre 38. Foi quando um dos envolvidos na confusão conseguiu pegar o armamento.

De acordo com o vídeo, o homem — entre 20 e 25 anos — e o suboficial entram em luta corporal pela disputa da arma. No entanto, o jovem conseguiu segurar o revólver e disparou seis vezes contra o suboficial. Maurício da Silva Gomes morreu ainda no chão do posto de combustíveis.

Após o crime, mostra ainda o vídeo, o autor dos disparos ainda tenta fugir, mas acaba alcançado pelas pessoas que testemunharam o crime. O homem foi bastante agredido.

Uma guarnição da Polícia Militar ainda o levou para o Hospital Deoclécio Marques, Parnamirim. O autor dos disparos morreu ainda na noite do domingo. Ele não resistiu aos ferimentos sofridos na tentativa de linchamento.

Os corpos de Maurício da Silva Gomes e do assassino, que não teve a identidade confirmada, aguardam liberação do Instituto Técnico-Cientifico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep) para sepultamento.

AgoraRN

Governo do RN lança Programa Turismo Cidadão para fomentar o setor com diárias em pousadas e hotéis

A governadora Fátima Bezerra lançou nesta segunda-feira (24), no auditório da Governadoria, no Centro Administrativo, em Natal, o Programa Turismo Cidadão, uma parceria firmada entre a Emprotur e as Secretarias de Tributação e de Turismo do RN.

A iniciativa vai disponibilizar aos usuários do programa de cidadania fiscal Nota Potiguar a troca de pontos acumulados por serviços turísticos oferecidos em empreendimentos que têm o selo Turismo + Protegido, como diárias em hotéis e passeios de buggy. Em uma segunda etapa haverá a ampliação dos prêmios para outros serviços como de lazer e de alimentação.

“Esta ação apoia o segmento do turismo, um dos mais afetados pela pandemia. E também beneficia o cidadão potiguar que participa do Nota Potiguar com mais essa opção de premiação”, explica a governadora Fátima Bezerra.

A iniciativa faz parte das estratégias de interiorização do turismo. “Esse é um movimento pioneiro. Ao estimularmos o turismo do povo potiguar dentro do nosso Estado estamos gerando mais receita para o RN, com a segurança sanitária do selo Turismo + Protegido”, acrescentou a titular da pasta de Turismo, Aninha Costa.

O secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, destaca que “o programa Turismo Cidadão vai fortalecer o Nota Potiguar nos municípios do interior do Estado, contribuindo tanto para o aumento da arrecadação estadual, impactando positivamente para a economia do Rio Grande do Norte”.

Criado pelo Governo do RN, o selo Turismo+Protegido garante a realização de protocolos sanitários de biossegurança nos estabelecimentos turísticos, em uma iniciativa conjunta da Setur, Emprotur, Fecomércio RN, Senac RN, Sebrae RN e entidades do turismo.

Acesse: www.turismoprotegido.rn.gov.br

João Câmara/RN: O tiro que deu errado, Goreteiros não acompanham Gorete Leite no apoio a Aize Bezerra

Fotos das redes sociais

Goreteiros históricos fecham as portas para Aize e declaram apoio a Rafael Targino, mesmo após Gorete Leite publicar que está apoiando Aize Bezerra. Ocorre que a ex-prefeita Gorete Leite esqueceu de combinar com seus eleitores o apoio à Pré-candidatura de Aize. 

Em resposta, ícones das campanhas de oposição como Juraci Ferreira, Canindé da Serraria e tantos outros declararam que não acompanharão a então líder da oposição, Gorete. O erro pode custar caríssimo para os representantes de Fátima Bezerra em João Câmara/RN e, definitivamente, ajudou muito o nome do advogado Rafael Targino.

Blog do Montoril

Nesta segunda 24, Receita abre consulta a quarto lote de restituição do IR

A Receita Federal abre hoje (24), às 9h, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário para 4.479.172 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões.

Desse total, R$ 248, 63 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: 6.633 idosos acima de 80 anos, 36.155 entre 60 e 79 anos, 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 17.787 cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Foram contemplados ainda 4.414.289 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet.

Suboficial da reserva da Marinha é morto a tiros com a própria arma ao tentar separar briga em Parnamirim

Um suboficial da reserva da Marinha foi assassinado a tiros com a própria arma neste domingo (23), após uma confusão em um posto de combustíveis às margens da RN-313, no bairro de Cajupiranga, em Parnamirim, na Grande Natal. Ele levou 6 tiros e morreu no local, antes da chegada do socorro.

De acordo com a Polícia Militar, o suboficial da reserva da Marinha, Maurício da Silva Gomes, de 63 anos, estava no carro com a esposa vindo de uma chácara de amigos quando parou para abastecer por volta das 16h30.

Segundo a PM, ele percebeu que estava acontecendo uma discussão entre o filho de uma frentista e outro homem, que segundo a Polícia, estava sob efeito de entorpecentes. O Suboficial saiu de dentro do veículo para tentar impedir a briga.

Ainda segundo a PM, no momento da confusão, a arma que estava com o suboficial caiu ao chão. O homem que se encontrava visivelmente drogado, pegou a arma e efetuou seis disparos à queima- roupa contra Maurício, que morreu no local.

O autor dos disparos foi contido e em seguida, agredido por populares até a chegada da Polícia Militar. O criminoso foi levado ao hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim e em seguida a central de flagrantes da Zona Sul de Natal. Maurício da Silva Gomes deixa esposa e dois filhos.

G1RN