Justiça do Trabalho do RN inicia retomada de atividades presenciais nesta segunda (17)

Após cinco meses cumprindo o distanciamento social e com atuação remota como forma de prevenção ao novo coronavírus, parte dos magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) voltará às atividades presenciais a partir desta segunda-feira (17).

O retorno das atividades presenciais na Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte será gradativa como definiu a administração do Tribunal em seu Plano de Ação de Retomada das Atividades Presenciais, publicado no início deste mês.

Elaborado por uma comissão formada por magistrados e servidores, o Plano considerou a opinião de autoridades internacionais e locais de saúde. Parte delas esteve reunida com o presidente do TRT-RN, desembargador Bento Herculano Duarte Neto, no mês de julho, para avaliação de cenário e entendimento sobre medidas.

A comissão considerou ainda diretrizes do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de ouvir a opinião do Ministério Público do Trabalho (MPT), da OAB-RN, de entidades de classe e do sindicato dos servidores.

Dessa forma, por questões de segurança e saúde pública, ficou definido que a retomada deve acontecer em três fases, iniciando com até 30% da força de trabalho, seguindo para até 60% e chegando finalmente a até 100% na última etapa.

Para possibilitar o retorno presencial, a administração do Tribunal adotou medidas para as Varas do Trabalho de Natal e do interior do Rio Grande do Norte, como mudança do leiaute das estações de trabalho, barreiras de acrílico, reforço da limpeza das superfícies, controle de acessos e obrigatoriedade do uso de máscaras.

Jaime Calado volta para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

A governadora Fátima Bezerra renomeou Jaime Calado como o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), ele tinha pedido exoneração no começo de agosto pela obrigatoriedade de desincompatibilização de cargos, caso ele disputasse algum cargo eletivo nas eleições 2020. A renomeação foi publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Norte (DOERN) neste sábado (15).

Na saída de Jaime Caldo no começo do mês, a governadora afirmou que se sente honrada e agradecida pela contribuição do médico sanitarista Jaime Calado, nesses 17 meses, em prol do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte. “Gestor competente, Jaime tem desempenhado um importante papel no nosso Governo, com sua capacidade de diálogo, compromisso e espírito público. Continuaremos parceiros em prol da cidadania e do desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destacou Fátima Bezerra.

Agora RN

No Brasil, sinos de igrejas tocam em homenagem a mortos por covid-19

Em memória aos mais de 105 mil mortos pela covid-19 no país, os sinos de igrejas brasileiras tocaram ao meio dia deste sábado (15). A homenagem é uma reverência também a seus familiares e ao trabalho dos profissionais da área de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus no Brasil. A ação é parte da programação do Dia de Oração pela Vida e pelo Brasil, organizado pela Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB).

Segundo a CNBB, houve relatos de sinos tocando em diversas partes do país, após uma articulação realizada com os bispos para que a ação chegasse ao máximo de igrejas possíveis. Os sinos tocaram na Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, maior templo católico do Brasil localizado no interior paulista; na Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA); em igrejas no interior de minas, entre outras.

Ao longo do sábado, até as 21h, a CNBB organizou momentos de oração – incluindo missas, celebrações e lives – que podem ser acompanhados pelas redes sociais da entidade e pelos canais de TV de inspiração católicas do país. No site, lançado especialmente para o dia, é possível acompanhar a programação.

Enquanto alguns trocam cargo por apoio politico, Messias Araújo solicita pela 2ª vez e prefeito Manoel atende, exonerando sua esposa Celiane

Em 14 de fevereiro 2020, o radialista Messias Araújo afirmou durante uma entrevista  a Imprensa local, que estava deixando o sistema do ex-prefeito Maurício Caetano, e daquele dia em diante seria livre politicamente falando.

Após ser questionado sobre o cargo que sua esposa ocupava na prefeitura, Messias afirmou que a mesma havia pedido exoneração, mas não foi atendida pelo governo municipal.

Neste sábado 15 de agosto, tivemos acesso a um documento que comprova o que foi dito por Messias naquele dia, comprovando o pedido de exoneração da sua esposa no mesmo dia da entrevista. 

Diferente da pratica de alguns políticos, que trocam apoio por cargos, a esposa de Messias reiterou seu pedido de exoneração ao prefeito Manoel no dia 13/08/2020, e dessa vez foi atendida, conforme publicado na edição do diário oficial do dia 14 de agosto de 2020.

Portanto Maria Celiane Vicente da Silva Araújo foi exonerada do cargo que ocupava e não trabalha mais na prefeitura de João Câmara.

Do Blog do Jasão

Agentes públicos estão proibidos de fazer publicidade a partir deste sábado (15)

A partir deste sábado (15), agentes públicos de todo o país estão proibidos de fazer publicidade, propaganda ou pronunciamento em rádio e televisão. As restrições são parte de diversas condutas vedadas no período que antecede às eleições municipais, cujo primeiro turno ocorre no dia 15 de novembro. O objetivo, segundo a lei, é garantir que todos os candidatos tenham igualdade de oportunidades no pleito.

No entanto, de acordo com Emenda Constitucional Nº. 107, aprovada em julho, há uma exceção para as eleições deste ano: publicidade e divulgação de ações de enfrentamento e orientação à população em torno da pandemia estão permitidas.

De acordo com a Lei nº 9.504, conhecida como Lei da Eleições, os agentes públicos (inclusos aqui os prefeitos, vereadores, parlamentares e outros) não podem praticar uma série de condutas que lhes dê vantagem na corrida eleitoral contra outros candidatos.

Diário do Poder

Agripino afirma que decisão de ser ou não candidata do DEM em Mossoró é de Cláudia Regina

Fotos: Mariana Di Pietro

O líder estadual do Democratas, ex-senador José Agripino Maia, disse ao portal Gazeta, que a decisão de ser ou não candidata a Prefeitura de Mossoró caberá a ex-prefeita Cláudia Regina(DEM).

Na semana passada, em tempo hábil, a ex-prefeita do Democratas se desincompatibilizou de um cargo que ocupa, como concursada, na Secretaria Estadual de Saúde. Desse modo, colocou seu nome à disposição como possível candidata majoritária em Mossoró.

“A decisão de ser ou não ser candidata é dela. Se decidir por ser, contará com o apoio do Partido”, disse o ex-senador José Agripino hoje pela manhã a Gazeta, ao ser indagado sobre o assunto.

O elastecimento dos prazos eleitorais em função da pandemia do coronavírus acabou dando mais segurança jurídica a Claudia Regina sobre o cumprimento do período de oito anos que se tornou inelegível, após ser cassada do cargo de prefeita de Mossoró. Com isso, a ex-prefeita que sempre vinha tendo seu nome lembrando, se apressou em tentar viabilizá-lo.

Ela tem conversado com partidos de oposição buscando entendimento para formação de uma chapa competitiva ao confronto com a prefeita Rosalba Ciarlini(PP). As especulações nesse sentido foram ampliadas quando Cláudia gravou um vídeo comunicando que estava pedindo a desincompatibilização do cargo do Estado, ao mesmo tempo em que assegurou estar no jogo.

Por Gilberto de Sousa

Poço Branco/RN: Depois de alguns ajustes internos dentro do partido, Mano Gás continua pré-candidato à prefeito

O Pré-candidato a  prefeito pelo PSC, o empresário Mano Gás,  depois de quase ter desistido de participar do pleito de 2020, retoma a sua pré-candidatura após alguns ajustes internos no partido, onde depois de conversar com o grupo continua  firme na luta e agora em busca de um vice que  some, que agregue  e  que seja mais do que tudo um líder e que caminhem juntos.

O pré-candidato, tinha como seu líder maior no município, o pastor Josué Macário, presidente do PSC, que faleceu recentemente vítima da  Covid-19, Mano Gás, assume a presidência do PSC no município e marcha junto com o grupo de pré-candidatos a vereador  rumo a eleição de 15 de novembro de 2020.

Blog do Rocha

João Câmara/RN: Por qual motivo só em véspera de eleição governadora do PT faz nomeação?

É isso que tem deixado o eleitorado da cidade de João Câmara/RN “cabreiro”, com a nomeação que a governadora Fátima Bezerra do PT, fez nesta última sexta-feira (14), nomeando a filha da ex-prefeita Gorete Leite.

Agora vem uma pergunta, quem a ex-prefeita irá apoiar, o pré-candidato a prefeito do PT Zé Teixeira (da cozinha da governadora) ou Aize do PSB?.

Dolorosa interrogação!.

Lembrei agora do Wattsap pra senadora Zenaide Maia, que a ex-prefeita enviou.

Parazinho/RN: Eleições municipais de 2020 começam a ganhar evidência entre políticos

Vice-prefeito Marquinhos

Dando início à série de reportagens sobre políticos que pleiteiam a disputa pelo executivo na região, o nosso Blog andou dando uma pesquisada sobre o ex-prefeito e atual vice-prefeito de Parazinho, Marquinhos. Sempre presente na disputa eleitoral, o cara mais uma vez começou a se movimentar nos bastidores da política. Pelo visto, Marquinhos vai continuar sendo decisivo nas eleições municipais.

Apesar de ter sido escanteado pelo atual prefeito de Parazinho, de ter ficado uma parte do seu tempo internado, entre a vida e a morte, o atual vice-prefeito (Marquinhos) segue firme e forte na política, porém não anunciou aliança nenhuma com o grupo político do ex-prefeito Genival Martins, atualmente oposição. 

Segundo informações, Marquinhos continua aceso. Até mais do que muitos pensam. Ele tem uma história brilhante na política de Parazinho, que, para o povo, não pode ser apagada. 

Para muitos – está de volta o orgulho, o amigo, a bravura, o cara humilde e a fera da política.

Marquinho é o político dos mais humildes, segundo populares

Por André Correia