Apesar da liberação, Igreja católica não vai retomar celebrações em julho no RN
O dia 29 de julho, data definida para retomada de atividades em templos religiosos no Rio Grande do Norte, não terá o retorno das atividades presenciais na igreja católica no território potiguar. A decisão foi confirmada nesta quinta-feira (23), pelo vigário geral da Arquidiocese de Natal, Padre Paulo Henrique da Silva.
Anteriormente, antes do anúncio do Governo do Estado sobre a liberação para presença de até 100 fiéis nos templos, respeitando limites mínimos para distanciamento, a Igreja Católica no Rio Grande do Norte já havia informado que só programava o retorno das atividades em agosto. O mês está mantido, mas a data exata ainda será definida.
“Diante do anúncio da autorização do Governo, a arquidiocese de Natal, em sintonia com as dioceses de Mossoró e Caicó, decidiu que fica de pé a determinação de que as igrejas só poderão ser abertas a partir do mês de agosto. Os bispos vão se reunir e vão decidir em que dia de agosto será feita essa abertura, de forma que as igrejas das três dioceses poderão retomar as atividades. Faremos isso de acordo com as normas de segurança, com todos os cuidados, para que a saúde dos fiéis seja preservada”, explicou o vigário geral.
Atualmente, somente as orações individuais nos templos religiosos do Rio Grande do Norte estão autorizadas, mas a Igreja Católica tem focado na transmissão das celebrações online e evitando o contato entre fiéis e párocos. Antes mesmo da confirmação do vigário geral, já havia a informação de que algumas paróquias iriam manter as celebrações de maneira online.
TN