Uma operação do Ministério Público do estado e da Coordenadoria de Segurança e Inteligência prendeu, na manhã desta terça-feira (3), os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. Eles foram presos em casa, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Além deles, outras três pessoas são alvo da operação: Sérgio dos Santos Barcelos, Ângelo Alvarenga Cardoso Gomes e Gabriela Trindade Quintanilha.
Os pedidos foram feitos em função de investigações sobre superfaturamento em contratos celebrados entre a Prefeitura de Campos e a construtora Odebrecht, para a construção de casas populares dos programas “Morar Feliz I” e “Morar Feliz II” durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita (2009/2016).
Em nota divulgada à imprensa, o MPRJ informou que dois executivos da Odebrecht divulgaram as irregularidades nos contratos em declarações prestadas ao Ministério Público Federal. Leandro Andrade Azevedo e Benedicto Barbosa da Silva Junior afirmaram que a construtora foi favorecida nas licitações superfaturadas avaliadas em R$ 1 bilhão para construção de cerca de 10 mil moradias e forneceram as informações por meio de um acordo de colaboração, firmado no âmbito da operação Lava Jato.
De acordo com o MPRJ, o superfaturamento nos contratos foi da ordem de R$ 50 milhões. Com as prisões desta terça-feira, são quatro os ex-governadores do Rio presos: Rosinha, Garotinho, Pezão e Cabral.
O Prefeito Manoel Bernardo recebeu nesta segunda-feira (02), uma nota de agradecimento, em reconhecimento à parceria e incentivo de sua gestão, ao Projeto de reordenamento da cadeia produtiva do sisal, na Região do Mato Grande. A nota, assinada pelo representante técnico da Embrapa Algodão (PB), Waltemilton Vieira Cartxo traduz o sentimento dos demais parceiros dessa iniciativa dentre os quais destacam-se: a Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Norte; SISALTEC; Equipe Técnica BNB; Emparn; Ematern; STTR e Câmara Municipal de João Câmara, além de agricultores líderes, que irão compor a rede de apoio para a inovação tecnológica da cadeia produtiva.
Nos dias 28 e 29 de agosto, o município sediou no Assentamento Boa Sorte, um evento com a presença de diversos parceiros visando o andamento das demais etapas do Projeto.
Em sua nota Waltemilton destaca o apoio irrestrito do prefeito Manoel e sua equipe; fundamental para que o Projeto alcance o objetivo final, que é a geração de emprego e renda para os agricultores familiares do município de João Câmara e Região.
O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) participou nesta segunda-feira de audiência em Brasília com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). O encontro, que foi articulado pelo ex-senador José Agripino, presidente do Democratas no Rio Grande do Norte, contou também com a participação do prefeito de Natal, Álvaro Dias (MDB), que também foi em busca de liberação de recursos para a capital potiguar.
Na ocasião, Tomba Farias apresentou pleitos de Santa Cruz para liberação de recursos de obras estruturantes na cidade.
O presidente do Senado garantiu que batalhará pelo pagamento das obras para Santa Cruz, fruto de emendas de autoria de José Agripino que, segundo Davi Alcolumbre, é um grande companheiro de vida pública e merece atenção sempre em seus pleitos.
Os recursos servirão para a pavimentação asfáltica das ruas Caminha Fiuza, Antônio Ferreira de Souza (rua da Residência Universitária) e Major João Pinheiro Bezerra Cavalcanti (principal rua do bairro de Maracujá). Há também recursos destinados para obra de recuperação do mercado público, além da recuperação das estradas vicinais na zona rural de Santa Cruz.
Com os recursos assegurados em Brasília, onde permanece até a próxima quarta-feira, o parlamentar garante a execução de obras que foram prometidas por ele e o prefeito Ivanildinho durante campanha eleitoral. “A nossa ação parlamentar mais uma vez consolida o nosso trabalho em favor de Santa cruz, e mostra o compromisso do meu mandato com a população santa-cruzense”, enfatiza Tomba Farias.