Projeto Ventos da ASA BRANCA inicia atividades na cidade de Parazinho/RN

Nesta última segunda-feira (3) foram iniciadas as atividades do projeto Ventos de Asa Branca, na cidade de Parazinho, interior do Rio Grande do Norte. Cerca de 120 jovens estão sendo beneficiados com acesso gratuito a arte, cultura, educação ambiental e esporte, com a parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As atividades ocorrem três vezes na semana, nos turnos da manhã e da tarde. O projeto é da ContourGlobal e conta com o apoio do BNDES. No RN, a iniciativa é realizada pela ONG AMJUS – Associação de Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social, com objetivo contribuir com o desenvolvimento humano e social das comunidades mais carentes no interior do Rio Grande do Norte.

Atualmente cerca de 360 alunos são beneficiados com as ações do projeto Ventos da Asa Branca, que também é desenvolvido na cidade de João Câmara totalizando 360 alunos beneficiados. Em cada pólo, os jovens participam gratuitamente de atividades esportivas, aulas de música e aulas de Arte Sustentável, com apoio de monitores da própria região. Os responsáveis dos alunos receberam orientações sobre as atividades oferecidas e funcionamento das ações durante todo o ano.

Sobre a ONG AMJUS

A AMJUS – Associação do Meio Ambiente, Cultura e Justiça Social é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, nascida do sentimento de um grupo de jovens estudantes e profissionais da comunidade de São Miguel do Gostoso que, já vivendo o compromisso social através de outras ações e projetos, quis se engajar socialmente fundando a ONG em janeiro de 2009, inclusive como instituição de pesquisa. Atualmente, a ONG desenvolve atividades nos municípios de São Miguel do Gostoso, Parazinho e João Câmara.

Fonte: ONG ANJUS

Aprovado projeto que antecipa feriados para segunda-feira

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou nesta terça-feira, 4, uma proposta que antecipa para segunda-feira os feriados que caírem nos demais dias da semana, com exceção dos que ocorrem nos sábados e domingos e de algumas datas especiais.

O texto segue diretamente para a Câmara e, se confirmado pelos deputados, entra em vigor três meses após virar lei. Pela proposta, pelo menos três feriados seriam antecipados para segunda: Tiradentes (21 de abril), Finados (2 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Região Agreste recebe caravana do Plano Plurianual para consulta pública

A cidade de Canguaretama, distante 75 km da Capital, foi a primeira parada do ônibus cidadão com a equipe do Plano Plurianual (PPA), planejamento estratégico para a aplicação do orçamento estadual, que promoveu o Encontro Territorial de Consulta Popular “Agreste Litoral Sul”. “Governo popular se faz assim, com o pé na estrada, com a participação popular”, disse a governadora Fátima Bezerra ao participar da abertura do evento, primeiro de uma série de dez consultas com participação de gestores municipais, sociedade civil organizada e da população de um modo geral.

“O que me dá mais alegria é o nosso compromisso com o povo. Da mesma forma que construímos nosso programa de governo, assim estamos construindo o planejamento do melhor uso dos recursos”, apontou Fátima. Ela destacou que tem consciência de que Saúde é uma das áreas mais problemáticas, como também a Segurança, “mas juntos tenho certeza que iremos encontrar o caminho certo para definirmos as prioridades”, afirmou. O cidadão de qualquer lugar pode participar da construção das políticas públicas da gestão estadual pelos próximos quatro anos. Para isso, basta clicar AQUI e definir a prioridade para sua região.

O secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (Segai), Fernando Mineiro, cuja pasta coordena o PPA, agradeceu ao público presente e confirmou a determinação da governadora de que o planejamento seja realizado com a participação das pessoas. “Vocês devem apontar conosco os rumos que este estado deve seguir. O nosso mote é planejamento, transparência e integração”, destacou.

O território de Canguaretama, denominado Agreste Litoral Sul, compreende 24 municípios e é situado em uma região estratégica com vocação natural para o turismo, para a produção sucroalcooleira e para o transporte de cargas. O secretário estadual do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, destacou essas e outras particularidades, além do fato de a localidade estar às margens de uma das mais importantes rodovias do Brasil, a única duplicada no RN, que é a BR 101.

“Levando em conta que estamos perto de três aeroportos e de alguns importantes portos, como o de Suape, temos muito a contribuir sobre os direcionamentos para esta região”, apontou. A prefeita de Canguaretama, Fátima Marinho, declarou se sentir honrada por sua cidade ser o polo de um dos territórios. “Precisamos de várias ações na segmento de turismo, saúde e infraestrutura. Estamos presentes aqui com gestores de várias secretarias e esperamos sinceramente que este plano nos contemple”, alegou.

O Território Agreste Litoral sul é composto pelos municípios: Arês, Baía Formosa, Lagoa D’Anta, Brejinho, Canguaretama, Espírito Santo, Goianinha, Jundiá, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Montanhas, Monte Alegre, Nísia Floresta, Nova Cruz, Passagem, Pedro Velho, Santo Antônio, São José de Mipibu, Senador Georgino Avelino, Serrinha, Tibau do Sul, Várzea, Vera Cruz e Vila Flor.

ASSECOM-RN