O Rio Grande do Norte receberá mais quatro parques eólicos na região do município de Touros. Com investimentos de R$ 350 milhões e 21 km de extensão de linhas de transmissão, o projeto do Complexo Eólico Gameleira, da CPFL Renováveis, foi apresentado nesta última quinta-feira (16) à equipe do Governo do RN. As obras devem ser iniciadas entre o final deste ano e o início de 2020.
Além do Complexo Gameleira, os diretores da CPFL anunciaram também dez parques que estão em fase de obtenção de licença prévia para comercialização em 2019, com perspectiva de 300 MW instalados nos municípios de Pedra Grande, Parazinho e João Câmara.
“Estamos discutindo sobre algo fundamental para a atividade econômica do nosso Estado. Mas, ao mesmo tempo em que temos o compromisso de desenvolver o RN, também devemos zelar pelo meio ambiente promovendo o crescimento de forma sustentável”, destacou a governadora Fátima Bezerra durante a reunião com dirigentes da CPFL.
Ficou faltando a prova para a vaga de auditor fiscal do Concurso Público de Lajes que havia sido cancelada através de uma ação na justiça manifestada pela entidade que representa a categoria onde foi cobrado no edital alguns pontos que seria necessário para poder garantir direitos e deveres ao profissional.
A prova acontece neste domingo, 19 de maio, das 08h00min às 12h00min na Escola Municipal Dr. Eloy de Souza.
Pelo menos 55 pessoas estão inscritas para fazer a prova. A Prefeitura de Lajes disponibilizou duas vagas para o cargo.
A Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Apodi faça a demolição imediata de uma praça e uma quadra de esportes construídas em local não permitido, no distrito de Melancias, na zona rural de Apodi. A decisão é do juiz federal Orlando Donato Rocha, titular da 8º Vara Federal do Rio Grande do Norte.
De acordo com a determinação, os equipamentos públicos foram construídos em área pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), às margens da BR-405.
O processo corria na justiça desde o ano de 2014 e, apesar dos esforços da assessoria jurídica do município na gestão atual e anterior, a decisão foi favorável ao DNIT, autor da ação. O prefeito do município Alan Silveira agora tem 30 dias para realizar a demolição, caso contrário será multado em R$ 5 mil.
Alan destacou que não tem como mais recorrer e irá cumprir a decisão à risca, mas para que os moradores não sejam prejudicados serão instalados um parque infantil e uma academia ao ar livre no distrito até o final do ano.
“Sabemos que uma praça é muito importante em uma comunidade, por isso iremos tentar ao máximo compensar os moradores com uma nova estrutura para convívio familiar e a prática de exercícios físicos”, disse Alan.
Conforme documentos da Prefeitura, a praça foi construída e inaugurada em 2008, no final da gestão do ex-prefeito Pinheiro Bezerra.
A meio-campista Luana, que atua no KSPO Women Football Team (Coreia do Sul), está convocada para a Copa do Mundo da França 2019. A jogadora substituirá a também meio-campista Adriana, do Corinthians, desconvocada por motivo de lesão.
A jogadora se apresentará diretamente em Portugal para iniciar a preparação para a Copa do Mundo com o restante do grupo. A delegação desembarca em Portimão, onde realizará a última etapa de treinamentos, no dia 22 de maio.
Luana fará parte do grupo composto por oito atletas que irão disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo. Em 2012, pela Seleção Feminina Sub-20, a meia disputou o Mundial da categoria no Japão. A estreia na equipe principal aconteceu no mesmo ano, em dezembro, em um jogo amistoso diante da Dinamarca.
A meia Adriana foi desconvocada após a constatação de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo, que impossibilitaria defender a camisa do Brasil no Mundial. O Corinthians, através de seu Departamento Médico, confirmou a lesão da atleta após exames clínicos e de imagem, e comunicou à CBF.
A CBF e a comissão técnica da Seleção Brasileira Feminina lamentam a lesão de Adriana, e ressaltam a importância da jogadora no processo de preparação para a Copa do Mundo da França. Desejamos uma pronta e segura recuperação.
“No decorrer de 2019 e ao longo de 2020, os investimentos do Estado estarão restritos praticamente ao financiamento do Banco Mundial”.
A informação é da governadora Fátima Bezerra e consta na mensagem que apresenta o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa esta semana e determina os parâmetros para que o Orçamento seja composto.
De acordo com Fátima Bezerra, caso nada seja feito, a situação ficará pior. “Em 2021, porém, nosso volume de investimentos cai consideravelmente, comprometendo seriamente nossa infraestrutura”.
Esse alerta é um dos argumentos que ela mantém para que o Orçamento 2020 siga as diretrizes estabelecidas pela LDO encaminhada à Assembleia Legislativa.
“É muito importante que seja recomposta, até lá, nossa capacidade de gerar superávit primário para financiar parte dos investimentos necessários e para retomar nossa capacidade de endividamento”, disse a governadora.
Segundo ela, se tudo seguir como o planejado, o estado “vai transitar de uma situação de desequilíbrio fiscal estrutural, que vinha sendo mascarada nas peças orçamentárias anteriores, para um quadro de equilíbrio fiscal nos próximos anos”.