Novidade no cenário político de João Câmara para as eleições deste ano. Samara Câmara, filha do ex-vereador Luiz Antônio (in memorian) decidiu junto a família lançar seu nome para concorrer uma vaga na Câmara Municipal para dar continuidade ao trabalho realizado pelo seu saudoso pai.
“Samara Câmara, filha do saudoso vereador Luiz Antônio, está se juntando a nós no PP para fortalecer nossa missão de tornar nossa cidade cada vez melhor. Filiada ao Partido Progressita, ela confirma que está pré-candidata a vereadora da nossa cidade. No nosso encontro, Zé Roberto, Deca e Maurício também participaram da chegada dessa jovem que nos enche ânimo e determinação para continuar trabalhando incansavelmente por nossa cidade. Trabalhar lado a lado com pessoas tão comprometidas como ela nos motiva a continuar avançando em nosso projeto por João Câmara. Vamos em frente!”, escreveu em suas redes sociais o prefeito Manoel Bernardo.
Projeto Possibilidades terá o potiguar José Neto Barbosa como ministrante. Artista, produtor e gestor cultural possui uma trajetória de 22 anos de atuação
O Projeto Possibilidades – Laboratório de Produção Cultural está com inscrições abertas para sua formação em produção cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do formulário disponível no site (https://forms.gle/4QHnBPPwcU6JADGU9). A formação, ministrada por José Neto Barbosa, artista, produtor e gestor cultural com uma trajetória de 22 anos de atuação, oferecerá no mínimo 20 horas de aulas teóricas e práticas.
O laboratório é uma realização da S.E.M. Cia. de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento), em parceria com Poss Comunicação, Gestão e Cultura. Sendo incentivada pela Lei Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Capitania das Artes, Prefeitura do Natal, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A formação ocorrerá de 31 de janeiro a 06 de fevereiro, das 09h às 13h. “Os temas abordados incluem os principais aspectos da produção cultural, das possibilidades de financiamentos e captação de recursos, até a elaboração detalhada de projetos para editais. Além disso, serão exploradas estratégias de acessibilidade, inclusão social, comunicação e marketing para produções culturais”, explica José Neto Barbosa.
Diferencial do Laboratório
Os participantes selecionados terão a oportunidade de serem indicados e contratados em empresas, coletivos e projetos artísticos ou produtoras. As inscrições serão submetidas a uma avaliação coletiva pelos realizadores do projeto e seus parceiros.
“Pessoas em situação de baixa renda ou em vulnerabilidade social poderão concorrer a uma bolsa como ajuda de custos. Essa é uma iniciativa importante para garantir mais participações com inclusão. Esperamos descobrir novos profissionais na área da gestão e da produção cultural”, complementa o ministrante das aulas.
Para mais informações, dúvidas ou dificuldades no preenchimento do formulário, entre em contato pelo e-mail posscultura@gmail.com ou pelo WhatsApp (84) 99192-1699.
Sobre José Neto Barbosa
José Neto Barbosa é atualmente o Gestor de Possibilidades em Cultura da empresa Poss Comunicação, Gestão e Cultura. Com 22 anos de experiência profissional na área artística, integrou mais de 60 comissões de julgamento de editais, participando como parecerista em governos e prefeituras de diversas regiões do Brasil, tais como Bahia, Santa Catarina, Paraíba, São Paulo, Paraná, Ceará, Rio Grande do Norte, entre outros estados. Chegou a coordenar as políticas culturais do Teatro e da Ópera do Governo de Pernambuco de 2017 a 2022, trabalhando também na implantação da Lei Aldir Blanc. Com uma vasta trajetória na gestão cultural, o ator potiguar é reconhecido por sua contribuição em importantes iniciativas culturais pelo país, além de ser prestigiado e premiado pelo seu trabalho no teatro brasileiro.
O Programa de Incentivo à Geração de Emprego e Renda – PROINGER criado pela prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi, que tem como gestor o prefeito Pacelli Souto, que através da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e da Casa do Empreendedor, que tem a frente o secretário Edmilson Lima, oportunizou o funcionamento da primeira Oficina de costura no município, e neste dia 12 de janeiro foi concluído a etapa prática do curso de corte e costura, com entregas de certificados de conclusão, ação realizada em parceria com Instituto Potiguar e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
A empresa beneficiada recebe o incentivo do pagamento do aluguel do prédio, graças à lei municipal 1.114/2023, impactando positivamente mais de 12 famílias capacitadas para desenvolver suas habilidades.
Em 2024, o programa avança, com a empresa instalando novas máquinas e equipamentos para aprimorar ainda mais o trabalho das profissionais. O sucesso do programa é evidente, não apenas ao atrair novas empresas para o município, mas, principalmente, ao cumprir nosso principal objetivo: gerar emprego e renda para a amada população potengiense.