Governo vai propor aumento de 30% nas cotas raciais em concursos

O primeiro escalão do governo Lula vai propor aumento de 20% para 30% no percentual de vagas de concursos públicos destinadas a candidatos pretos ou pardos. A medida, formulada em formato de projeto de lei, será enviada ao Congresso Nacional nas próximas semanas.

Em abril, o Grupo de Trabalho instituído por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, informou que a lei de cotas seria aperfeiçoada. O objetivo da pasta é dar “continuidade às políticas públicas de representatividade de negros e pardos no serviço público”.

Elaborado pelos ministérios da Igualdade Racial, da Gestão e Inovação e da Justiça, o texto aguarda aval da Casa Civil para seguir ao Congresso. A informação é do jornal O Globo.

Mesmo com o lançamento do próximo edital em dezembro de 2023, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) espera que o projeto seja aprovado no início do próximo ano, uma vez que a vigência da lei atual de cotas segue até junho de 2024.

Metrópoles

Compartilhe:

Priscilla Queiroz é pioneira em Designer de marcas no Nordeste

Em um mundo de constantes mudanças, a renomada arquiteta Priscilla Queiroz inova e retoma suas atividades no ramo da moda e do design para empresas.

O sonho de cursar moda esteve desde a sua juventude. Mas, devido às circunstâncias, optou por cursar Engenharia Têxtil na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Entretanto, durante o período de atividades práticas, percebeu que não era aquilo que queria seguir e trancou o curso. Foi quando mudou para o estado do Ceará e ingressou no curso de Design de Moda pela Faculdade Católica do Ceará. Estar em uma cidade polo proporcionaram grandes aprendizados, vivendo na prática tudo aquilo que era visto no curso.

Sua dedicação era tamanha e logo foi convidada pra trabalhar em uma empresa nacional, como estilista no setor de estilo e franquias, atendendo lojas em todo país.

Diante do desejo e necessidade de retornar a Natal e não ter o campo favorável ao mercado têxtil, decidiu mudar de curso. Entretanto, não quis abrir a mão do universo criativo, iniciou o curso de Design de Interiores, ainda em Fortaleza, através da Unifor. Durante seus estudos despertou para o Lighting Design e procurou cada vez mais se especializar na área.

Em Natal, desenvolveu projetos conceituados junto a diversas empresas, com propostas inovadoras na área de iluminação e decidiu ingressar em mais uma faculdade cursando arquitetura para se especializar ainda mais e abraçar as oportunidades que o mercado oferece.

Atualmente, Priscilla concilia suas duas paixões – a arquitetura e a moda -, de forma estratégica, desenvolvendo e posicionando marcas pensando não só no produto ou serviço mas atingindo o cliente que a empresa deseja.

Conheça mais, acesse:
@priscillaqueirozbr | https://instagram.com/priscillaqueirozbr

Compartilhe:

Brasil segue no top-3 do ranking da Fifa; Argentina aumenta liderança

A Fifa divulgou, nesta quinta-feira (21), uma atualização no seu ranking de seleções masculinas após os jogos disputados durante o início deste mês de setembro.

O Brasil segue no terceiro lugar do ranking. A seleção brasileira agora tem 1837.61 pontos, 9.34 a mais em relação à última atualização, em julho.

Durante a última Data Fifa, a seleção comandada por Fernando Diniz fez os seus dois primeiros jogos nas Eliminatórias para a Copa do Mundo e venceu Bolívia e Peru.

A Argentina segue como líder do ranking e, de quebra, aumentou sua distância para a França, atual segunda colocada. A seleção de Messi tem 1851.41 pontos, enquanto os franceses contam com 1840.76.

A distância entre os dois primeiros colocados era de 0.19 pontos e agora passa a ser de 10.65. A Argentina vem de vitórias sobre Equador e Bolívia, pelas Eliminatórias para a Copa. A França, por sua vez, bateu a Irlanda, pelas Eliminatórias para a Eurocopa, mas perdeu para a Alemanha, em amistoso.

Dentro do top-10, apenas uma mudança aconteceu em relação à atualização anterior. Portugal, que antes ocupava o nono lugar, subiu para o oitavo, deixando a Itália para trás.

A próxima atualização do ranking será publicada pela Fifa no dia 26 de outubro.

Veja o top-10 do ranking da Fifa

  • Argentina – 1851.41 pontos
  • França – 1840.76 pontos
  • Brasil – 1837.61 pontos
  • Inglaterra – 1794.34 pontos
  • Bélgica – 1792.64 pontos
  • Croácia – 1747.83 pontos
  • Holanda – 1743.15 pontos
  • Portugal – 1728.58 pontos
  • Itália – 1727.37 pontos
  • Espanha – 1710.72 pontos

Folhapress

Compartilhe:

Crianças indígenas são amarradas em troncos por garimpeiros em reserva

As imagens de três indígenas amarrados em troncos de árvore de uma reserva na Terra Yanomami na região de Surucucu, em Roraima, foram entregues ao Ministério Público Federal (MPF), à Polícia Federal (PF), à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), pela Hutukara Associação Yanomami (HAY).

Os vídeos teriam sido gravados na tarde da terça-feira (19/9) pelos próprios garimpeiros, acusados de cometer a violência, que afirmam que os yanomami teriam furtado celulares.

As imagens mostram duas crianças e um adolescente amarrados em troncos de árvore, e sendo ameaçados. “Tira o cartucho, tira o cartucho, traz o celular, traz o celular. Cadê o celular? Pode amarrar. Vá buscar os cartuchos da espingarda”, teria dito um dos homens envolvidos.

Em gravação posterior, as mesmas pessoas continuam amarradas, dessa vez em postes de madeira. As crianças pertenceriam a região de Hakoma, onde há altos níveis de contaminação por mercúrio e presença elevada de garimpeiros.

“As crianças estão correndo risco nessa região onde os garimpeiros as amarraram. Estamos muito preocupados. Autoridades como a Polícia Federal, MPI, Funai, Exército e Ministério Público, queremos apuração urgentemente. A violência grave está acontecendo na Terra Yanomami”, afirmou o vice-presidente da HAY, Dário Kopenawa, à Rede Amazônica, da Globo.

Os garimpeiros ocupam 215 hectares do território indígena em questão, de acordo com dados do Ministério da

G1

Compartilhe:

Pedra Grande: Prefeitura entrega materiais esportivos para escolas, projetos sociais, associações esportivas e comunidades

O Governo de Pedra Grande realizou a entrega de materiais esportivos para escolas, projetos sociais, associações esportivas e para as comunidades.

A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude concluiu a primeira entrega de demandas solicitadas pelos grupos. São bolas para diversas modalidades, redes, uniformes, material de arbitragem e de suporte técnico, dentre outros.

Outras modalidades esportivas também serão beneficiadas seguindo o cronograma de planejamento. É o Governo de Pedra Grande incentivando o desenvolvimento do nosso esporte.

Compartilhe:

Pacheco encaminha minirreforma eleitoral à CCJ do Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), encaminhou a minirreforma eleitoral à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, nesta quarta-feira (20). A movimentação foi vista como um gesto de que o texto deve tramitar separado do Novo Código Eleitoral.

Na semana passada, Pacheco disse que pretendia apensar (juntar) as duas propostas, o que não daria tempo hábil para as alterações serem feitas com validade para 2024. Para isso ocorrer, as mudanças precisam ser aprovadas até um ano antes do pleito. O prazo termina em 6 de outubro.

Aliados do presidente do Senado dizem que ele segue contra a tramitação separada das propostas, mas tem sido pressionado por parlamentares a mudar de posição. Alguns senadores pedem que os trechos de consenso que vieram da Câmara sejam validados ainda este mês.

Na segunda-feira (18), o relator da reforma eleitoral no Senado, Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou ao Valor que iria procurar Pacheco para defender tramitações distintas para as matérias. Ele disse que a minirreforma “melhora, esclarece, simplifica e dirime dúvidas”.

Já o Novo Código Eleitoral, na visão de Castro, é mais complexo e precisa de mais tempo para análise. Pacheco, na última semana, afirmou que não se pode produzir uma nova legislação “na pressa” ou com açodamento.

Por Julia Lindner e Marcelo Ribeiro, Valor.

Compartilhe:

Parlamento Jovem Jandairense abre a II Semana Municipal da Juventude

Aconteceu ontem (20) a quinta sessão ordinária do Parlamento Jovem Jandairense. Contando com a participação de diversos estudantes, professores da Rede Estadual de Ensino, vereadores e demais autoridades da nossa cidade.

Os Parlamentares Jovens apresentaram 05 (cinco) propostas para o executivo municipal, dentre as quais o Presidente e Vereador Luiz Fernando, destacou a necessidade da implantação de um Conselho Municipal de Bem-Estar Animal e Proteção no município de Jandaíra. Segundo o Parlamentar “Isso garantiria o cuidado adequado e a proteção dos animais na região, promovendo políticas que reduzam o abandono e o sofrimento animal, além de incentivar práticas responsáveis e a conscientização da comunidade sobre a importância do bem-estar animal. Sua criação seria um passo importante para uma cidade mais compassiva e comprometida com os direitos dos animais”

Aqui tem compromisso com a juventude Jandairense!

Compartilhe: