Secretaria da Cultura emite nota após pichação do Forte dos Reis Magos e diz que adotará ‘ações necessárias’

A Secretária Extraordinária da Cultura e a Fundação José Augusto se posicionaram sobre a pichação do Forte dos Reis Magos, nesta quinta-feira, feriado de 7 de Setembro. Em nota, foi informado que serão adotadas todas as ações necessárias para a proteção e manutenção do patrimônio histórico e cultural sob sua guarda.

O texto da pasta também diz que que a Superintendência do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os órgãos de segurança do Governo do Estado foram imediatamente notificados sobre o episódio para a aplicação das medidas cabíveis.

O Forte dos Reis Magos, importante patrimônio histórico e turístico de Natal, foi alvo de pichação na madrugada desta quinta-feira. Ficou gravado na estrutura externa do equipamento as frases “Não ao PL/2903” e “aqui é terra indígena”. O PL 2903 trata do marco temporal das terras indígenas no Brasil.

A ocorrência foi registrada pela Polícia Militar. No entanto, nenhum suspeito foi preso, e a autoria da pichação não foi divulgada.

O diretor-geral da FJA, Gilson Matias, o coordenador de obras do órgão, Sérgio Paiva, o coordenador do Forte, Pedro Abech, e o representante do Ministério da Cultura (Minc) no RN, Fábio Lima averiguaram o equipamento na manhã desta quinta-feira.

TN

Compartilhe:

Sobe para 39 o número de mortos pelas chuvas no Rio Grande do Sul

Foto: marcelocaumors/Instagram

Subiu para 39 o número de mortos por causa das chuvas intensas e enchentes que atingiram várias cidades do Rio Grande do Sul. Duas pessoas morreram nos municípios de Cruzeiro do Sul e Imigrantes.

Do total de óbitos, 14 ocorreram em Muçum, nove em Roca Sales, quatro em Cruzeiro do Sul, três em Lajeado, dois em Estrela e Ibiraiaras tem duas mortes cada; e Mato Castelhano, Passo Fundo, Encantado, Santa Tereza e, agora, Imigrantes tem um óbito cada.

A Defesa Civil do estado divulgou um boletim atualizado na manhã desta quinta-feira. Nove pessoas continuam desaparecidas.

As chuvas causadas pelo ciclone extratropical inundou cidades, derrubou pontes, destruiu lojas e deixou vários estragos na infraestrutura do estado.

Nas redes sociais, um vídeo mostra quando dois homens, em um barco, passam ao lado de um grupo de porcos que se abrigou no telhado de uma casa. Em outro, aparece uma ovelha pendurada em um fio de luz.

Até o momento, 79 municípios foram afetados, deixando 2,500 pessoas desabrigadas e 3.500 desalojadas. No total, foram resgatadas 2.745 pessoas.

EBC

Compartilhe: