MP vai à Justiça para o Estado esvaziar os corredores do Walfredo Gurgel

Foto: SindSaúde/RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ingressou nesta quarta-feira (26) com um requerimento de cumprimento de sentença para que a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) adote imediatamente as providências administrativas necessárias ao esvaziamento de pacientes internados nos corredores do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. No pedido entregue à 2ª vara da Fazenda Pública de Natal, o MPRN destaca que o objetivo é restaurar o respeito à dignidade humana dos pacientes atualmente internados em macas nos corredores do hospital.

O MPRN pediu que a Sesap informe se efetivou a plena regulação da porta do pronto-socorro Clóvis Sarinho. Além disso, a Secretaria deve comprovar se estruturou a Central de Acesso às Portas Hospitalares (CAPH) com 11 médicos clínicos com carga horária de 20h ou 6 médicos com carga horária de 40h com vistas a completar 44h de jornada de trabalho, totalizando 62 plantões. Para esse dado, deve ser considerado o plantão de 24h, durante 7 dias na semana e um mês de 31 dias. Essa Central tem como finalidade direcionar os usuários do SUS, notadamente, os usuários transportados pelas ambulâncias tipo A (“brancas”) junto às portas de entrada das unidades hospitalares de referência, respeitando o perfil hospitalar estabelecido pela própria Sesap.

A Sesap, ainda no pedido do MPRN feito à Justiça, deve informar se atualizou os fluxos assistenciais das urgências clínicas e cirúrgicas (adulto e pediátrica) para nortear as ações dos profissionais que atuarão na regulação do acesso às portas de urgência, uma vez que as normas técnicas que norteavam os referidos fluxos datavam do ano de 2014 e careciam de atualização.

A Secretaria Estadual de Saúde Pública deve comprovar também se publicou portaria regulamentando o fluxo das urgências traumáticas, bem como se o apresentou à Comissão Intergestores Bipartite do Estado do Rio Grande do Norte (CIB/RN) para fins de deliberação, sem condicionar a aprovação nesta instância colegiada de gestão o efetivo início da regulação da porta do Clóvis Sarinho/Walfredo Gurgel, uma vez que essa medida visa atender uma determinação judicial.

Por fim, o MPRN questiona se a Sesap deu ampla publicidade aos gestores municipais e sociedade em geral acerca das mudanças de fluxo assistenciais decorrentes da regulação da porta do PS Clóvis Sarinho.

O MPRN pede no requerimento de cumprimento de sentença que a Justiça adote as providências judiciais necessárias à efetivação da sentença já antes proferida para o esvaziamento dos corredores do hospital.

Corredores cheios

A direção do hospital Walfredo Gurgel apresentou o número de transferências para outras unidades hospitalares dos meses de dezembro/2022 a fevereiro/2023, como também enviou o plano para conter a superlotação, que já estava em processo de implantação. Após isso, o MPRN foi ao hospital em 21 de março passado, quando constatou uma melhora em relação à internação de pacientes nos corredores do pronto-socorro Clóvis Sarinho.

Mas, desde meados de junho deste ano, o MPRN verificou uma alteração da realidade averiguada anteriormente nos corredores da unidade hospitalar, dessa vez em razão de uma suspensão parcial das atividades por parte dos prestadores ortopédicos, a qual decorreu de determinação da SMS/Natal no sentido de que os prestadores deveriam restringir as suas produções ao limite previsto no contrato.

Diante desta situação, o MPRN promoveu reuniões nos dias 20, 21 e 27 de junho para debater a situação do orçamento da saúde, notadamente, a insuficiência de recursos para o adimplemento das ações e serviços de saúde, que era a principal causa da ameaça de paralisação dos serviços ortopédicos que são realizados em unidades hospitalares privadas contratadas. Na reunião do dia 21 de junho, se chegou a um ajuste em que os gestores da Sesap/RN e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) iriam autorizar o atendimento acima do teto físico e financeiro contratual dos prestadores privados da ortopedia, no caso, o Hospital Memorial e a Policlínica Paulo Gurgel.

No dia 22 de junho, com anuência da Sesap, a SMS/Natal cumpriu o compromisso ao expedir ofícios dirigidos aos prestadores, suspendendo a determinação anterior de restrição da produção dos tetos físico e financeiros estabelecidos nos contratos que mantém com esses prestadores. Ainda assim, o MPRN continuou a monitorar a situação dos corredores do hospital Monsenhor Walfredo Gurgel mediante a realização de contato diário com a direção-geral da unidade. Desde 19 de junho passado, o Walfredo Gurgel vem passando por um tensionamento na sua capacidade assistencial, tendo realizado 585 atendimentos somente na assistência ortopédica, o que tem provocado o acúmulo de pacientes em seus corredores.

No dia 11 de julho, o MPRN promoveu uma audiência extrajudicial onde foi concedido prazo para a Sesap até o dia 14 deste mês para que providenciasse a documentação sobre a retirada de todos os pacientes internados dos corredores do hospital. Mesmo assim, no dia 21 passado, foi comprovado que ainda existem pacientes nos corredores do Walfredo Gurgel.

Compartilhe:

Presidenta da Caixa: Bolsa Família poderá ser pago com real digital

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Benefícios sociais e trabalhistas poderão ser pagos no futuro por meio do real digital, disse nesta quarta-feira (26) a presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano. O real digital é a criptomoeda oficial desenvolvida por empresas autorizadas pelo Banco Central (BC). O banco lançou um consórcio para elaborar produtos e soluções que poderão ser usadas no sistema digital.

“Dá para pensar em pagar benefícios sociais e trabalhistas com moeda tokenizada [moeda convertida em ativos digitais] no futuro”, afirmou Serrano. Segundo ela, o banco pretende aproveitar o real digital para mesclar digitalização financeira e inclusão social. “A Caixa está em 99% dos municípios brasileiros e tem 155 milhões de clientes. É um grande celeiro para testar soluções”, acrescentou a presidenta.

Nesta quarta, a Caixa lançou um consórcio com a bandeira de cartões de crédito Elo e a Microsoft para o projeto-piloto do real digital. “Embora a Caixa pudesse desenvolver o projeto sozinha, isso levaria mais tempo”, disse o vice-presidente de Finanças do banco, Marcos Brasiliano Rosa. Segundo ele, a Elo permitirá o desenvolvimento de opções de criptoativos com pagamento em parcelas, como ocorre com a fatura do cartão de crédito, e a Microsoft entrará com a experiência tecnológica, ajudando a acelerar a implementação da criptomoeda oficial.

A tokenização pode ser definida como a representação digital de um bem ou de um produto financeiro, que facilita as negociações em ambientes virtuais. Por meio de uma série de códigos com requisitos, regras e processos de identificação, os ativos (ou frações deles) podem ser comprados e vendidos em ambientes virtuais. Em testes desde março, o real digital deve estar disponível para a população só no fim de 2024.

Compartilhe:

Proposta aprovada: Vereador Fernando Guilherme cobra calçamento do bairro Nova Assunção, na Comunidade de Assunção

Na sessão da câmara desta segunda-feira (24), o vereador Fernando Guilherme apresentou requerimento solicitando a prefeitura que observasse com maior prioridade a sua repetida solicitação para a pavimentação a paralelepípedo do conjunto Nova Assunção, na Comunidade Rural de Assunção.

O vereador Fernando Guilherme já faz essa solicitação pela quarta vez ao poder executivo, segundo ele, vem sempre recebendo essa cobrança por parte dos moradores.

A proposta foi aprovada e será encaminhada para o gabinete do prefeito para as devidas providências.

Compartilhe:

Indicado por Lula, Cristiano Zanin toma posse no STF na próxima semana em cerimônia com 350 convidados


Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

Indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o advogado Cristiano Zanin toma posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima quinta-feira, dia 3, em uma cerimônia que terá a presença das principais autoridades da República e cerca de 350 convidados. Após o rito protocolar, uma celebração será oferecida ao novo ministro pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

Esta será a primeira vez que o Supremo realiza uma cerimônia de posse com o “rito completo” desde a pandemia. Na última ocasião em que um ministro foi empossado no cargo, André Mendonça, em 2021, o país ainda atravessava a grave crise sanitária, e não só o número de convidados foi restrito como o uso de máscaras de proteção foi obrigatório.

Marcada para começar às 16h, a sessão solene tem duração prevista de 15 minutos e acontece, como é praxe, sem discursos. O ritual será iniciado pela presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, que abre a solenidade. Em seguida, haverá execução do Hino Nacional brasileiro.

De acordo com informações do STF ao GLOBO, na lista de convidados figuram, além dos ministros da Corte em exercício e aposentados, autoridades como presidentes da República, Câmara, Senado, e tribunais superiores, além de integrantes da lista pessoal do novo ministro.

Seguindo o rito solene, o ministro mais antigo da Corte, Gilmar Mendes, e o mais novo, Mendonça, conduzem o ministro ao plenário. Depois, Zanin fará o juramento de cumprir a Constituição. Em seguida, haverá leitura do Termo de Posse pelo diretor-geral do Supremo, Estevão Waterloo.

Depois que a presidente do STF e Zanin assinarem o termo de posse é que ele será efetivamente declarado ministro por Rosa, que também poderá dar as boas-vindas ao colega.

Aos 47 anos, Zanin teve o seu nome aprovado pelo Senado em junho por 58 votos a 18. Ele foi indicado pelo presidente Lula para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski.

O Globo

Compartilhe:

Bento Fernandes/RN: Prefeito Júnior Marques visita Escola Municipal

Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega) são recepcionados pelos alunos da Escola Municipal Maria do Carmo (Fotos: cedidas via rede social)

Visando acompanhar de perto as escolas municipais e o funcionamento. O Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega), visitaram na manhã da última segunda-feira (24), a Escola Municipal Maria do Carmo, objetivando trabalhar continuamente o melhor para a educação Municipal. As visitas devem continuar acontecendo em todas as escolas municipais.

“É uma honra recebermos a visita do Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega), assim acompanhando de perto todas as melhorias que estão sendo realizadas através da equipe de manutenção escolar, para melhorar a acessibilidade de nossas crianças e garantir mais segurança, conforto e comodidade aos nossos profissionais da educação”, disse Rose a vice-diretora de Escola Municipal Maria do Carmo.

O Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega), ficaram muito felizes com a receptividade que teve na escola Municipal Maria do Carmo, tanto por parte dos profissionais quanto dos alunos, que os receberam com muito carinho. “É maravilhoso poder acompanhar de perto toda essa estrutura que a educação municipal proporciona à nossa população. São recursos vultosos sendo investidos na educação, visando um futuro de qualidade para nossas crianças. Eu, como gestor público, estarei sempre próximo de nossos colaboradores da educação, para que possamos melhorar em todos os aspectos, tanto pedagógico quanto estrutural, pois esse é o nosso jeito de governar”, finalizou o Prefeito de Bento Fernandes, RN, Júnior Marques.

Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega) são recepcionados pelos alunos da Escola Municipal Maria do Carmo (Foto: cedidas via rede social)

Bento Fernandes: Prefeito Júnior Marques e a Assessora de Articulação Política da Prefeitura, Illany Karilyne (A Galega) são recepcionados pelos alunos da Escola Municipal Maria do Carmo (Reprodução/Yuotube)

Blog do Montoril

Compartilhe:

Juliana Celli lança a sua mais nova empreitada na comunicação: o Podcast “Deixe Ela”

A jornalista Juliana Celli, a partir desta terça-feira (25), lança mais uma empreitada, o Podcast “Deixe Ela”. Em cada um dos episódios, ela vai entrevistar importantes personalidades do Rio Grande do Norte. O primeiro entrevistado é o jornalista e advogado Gustavo Negreiros, que tem um dos blogs mais acessados.

Negreiros tem uma carreira cheia de polêmicas e não tem papas na língua para falar o que pensa. Para conferir a entrevista é só acessar o canal do www.youtube.com/@JulianaCelli.

“Será um bate-papo descontraído e queremos mostrar um outro lado das personalidades potiguares”, disse a jornalista, que tem mais de 20 anos de jornalismo, com experiência em assessoria de imprensa, rádio e as principais emissoras de televisão.

Recentemente, ela lançou o seu blog e, em poucos meses, já está tendo uma ampla repercussão no estado. “Este ano, graças a Deus, é um momento de muitas conquistas e projetos dando certo. Tenho certeza que o podcast será mais um deles”, contou.

E ainda tem espaço na agenda para administrar a empresa “Na Malinha”, uma loja de artigos infantis. Ela também concilia as atividades profissionais com a de ser mãe, no qual considera a sua profissão mais importante”.

Com o podcast, ela mostra, portanto, a força da mulher e que pode ser o que quiser. Inclusive, uma comunicadora empreendedora.

Acesse o Instagram: @julianacelli (https://instagram.com/julianacelli) e fique por dentro de tudo que vai acontecer.

Compartilhe: