O prefeito Manoel Bernardo e o escritor e advogado Aldo Torquato, participaram neste final de semana de evento social promovido pelo Grupo ‘BAIXAVERDENSES’ ,formado por ex-moradores e também algumas pessoas que ainda residem em João Câmara.
Encontro este que acontece uma vez por ano, carregado de emoção, momento em que antigos conterrâneos podem se rever e se confraternizar.
Na ocasião, relato o prefeito Manoel Bernardo, surgiu a ideia de colocar na programação do Aniversário da cidade, evento com caráter de reunir todos os que já fizeram parte da história de Baixa Verde, as personalidades do grupo “BAIXAVERDENSES”, e outros Camarenses de coração que queiram rever sua terrinha, reencontrar os amigos e confraternizar.
Em busca da primeira estrela, a Seleção Feminina inicia, nesta segunda-feira (24), às 8h (horário de Brasília), diante do Panamá, a jornada na Copa do Mundo Feminina FIFA, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (AUS). A partida contará com a transmissão ao vivo da TV Globo, Sportv e Cazé TV.
Esta será a primeira vez que a Canarinho enfrentará as panamenhas, que são uma das oito seleções estreantes nesta edição do Mundial. Na coletiva de imprensa realizada neste domingo (23), a técnica Pia Sundhage comentou sobre o adversário do Brasil na rodada inicial.
“Tenho assistido aos jogos, os treinadores também estão acompanhando, e há tantas partidas que temos analisado nos últimos seis ou oito jogos para entender qual é a abordagem, a estratégia e o estilo de jogo que iremos adotar. Elas têm alguns bons, observem as últimas partidas que elas jogaram. Nós estamos preparados, com certeza. Não importa o que eles vão jogar ou qual formação vão utilizar, nós estamos preparadas”, enfatizou a treinadora, bicampeã olímpica com os EUA e finalista de Copa do Mundo.
A taxa de abertura de novos negócios na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte desacelerou no primeiro semestre de 2023 e registrou um decréscimo de 61,1% em comparação com os seis primeiros meses do ano passado.
Foram criadas 3.962 novas empresas entre janeiro e junho deste ano. Enquanto, no mesmo período de 2022, esse quantitativo foi superior a 10 mil novos negócios formalizados no estado, de acordos com dados da Receita Federal.
A curva de registros desse perfil de empresa, em função da facilidade e benefícios proporcionados aos empreendedores optantes, tende historicamente a ser ascendente, tanto que, nos últimos cinco anos, a quantidade de empreendimentos formalizados no RN como MEI praticamente duplicou, apresentando um aumento de 97,2% em função da criação de 90,7 mil negócios. No entanto, em 2023, a tendência não se confirmou, ao menos não no primeiro semestre.
Em junho, o Rio Grande do Norte contabilizou um total de 906 microempreendedores registrados. No mesmo mês de 2022, mais de 1,6 mil potiguares tornaram-se donos do próprio negócio via essa figura jurídica, o que representa uma redução 44,3%. Mas isso não significa que menos potiguares desejam ser o próprio patrão, e sim é um reflexo do cenário de anos anteriores.
De acordo com o gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros, os dados dos anos de 2021 e 2022 foram muito impactados pelos desafios impostos pela pandemia nas curvas de formalização e baixa de MEI, respectivamente. Segundo o gerente, a queda já vinha sendo notada desde o ano passado, depois do boom de formalizações que ocorreu em 2020 e 2021 como um movimento de reação ao desemprego e outros benefícios propostos pelo Governo.
O MEI paga apenas um valor fixo mensal, que equivale a cerca de 5% do salário-mínimo vigente, e ainda o empreendedor recebe seguridade social e benefícios, como aposentadoria, auxílio maternidade e auxílio-doença. O registro já garante um número no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e com isso a possibilidade de emitir nota fiscal, participar de licitações públicas e contratar até um empregado com carteira assinada.
A formalização, entretanto, exige obrigações e uma delas é a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que na verdade é uma espécie de comprovação para a Receita Federal de quanto o negócio faturou no ano anterior e se não extrapolou o teto definido para essa categoria.
As seis dezenas do concurso 2.613 da Mega-Sena foram sorteadas na noite desse sábado (22), no Espaço da Sorte, na cidade de São Paulo.
Não houve ganhadores na faixa principal, e o prêmio acumulado para terça-feira (25), primeiro sorteio da Mega-Semana da Sorte, está estimado em R$ 70 milhões. Os demais concursos ocorrerão na quinta (27) e no sábado (29).
Os números sorteados foram os seguintes: 14 – 26 – 40 – 42 – 46 – 52.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD) se mantém na liderança da corrida pelo Palácio Felipe Camarão, segundo nova pesquisa realizada pelo Instituto Exatus a pedido do AGORA RN.
Assim como nos últimos levantamentos, neste mais recente, o ex-prefeito é o 1º colocado na preferência do natalense tanto na pesquisa espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, quanto na pesquisa estimulada, modalidade na qual é apresentada ao eleitor uma lista com possíveis candidatos.
Na estimulada com nove opções, Carlos Eduardo lidera com 26,1%. Ele é seguido pela deputada federal Natália Bonavides (PT), com 18,54%. Um candidato apoiado pelo atual prefeito, Álvaro Dias (Republicanos), seria o 3º colocado, com 9,06% das preferências.
Na sequência, aparece o ex-deputado federal Rafael Motta (PSB), com 6,07%. Depois dele, está o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 3,24%, e o secretário de Serviços Urbanos de Natal, Irapoã Nóbrega (MDB), com 3,16%.
Fechando a lista estão a deputada estadual Eudiane Macedo (PV), com 2,16%; o comunicador Bruno Giovanni (sem partido), com 1,66%; e o vereador de Natal Robério Paulino (PSOL), com 1,58%.
Além disso, 19,53% responderam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8,9% não sabem ou não responderam.
Espontânea
Na espontânea, quando o entrevistado pode citar qualquer nome, Carlos Eduardo foi citado por 7,4% e lidera. Depois dele, aparece Natália Bonavides, com 4,57%. O candidato de Álvaro Dias, que ainda não é conhecido, tem 2,33%. Os demais nomes testados na estimulada, além do policial reformado Wendel Lagartixa, também foram citados, mas tiveram menos de 1% cada.
O número de indecisos é elevado: 74,65% não sabem ainda em quem votar, ou não quiseram responder a esse item da pesquisa. Outros 9,64% indicaram que, se a eleição fosse hoje, votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.
Rejeição
A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos possíveis candidatos. O mais rejeitado seria um nome apoiado por Álvaro Dias – 13,97% disseram que não votariam de jeito nenhum em um candidato aliado do atual prefeito. Em segundo lugar, Carlos Eduardo foi citado por 8,15%. Natália Bonavides é a terceira mais rejeitada, com 5,57%.
Na sequência, aparecem Paulinho Freire (4,66%), Rafael Motta (3,99%), Bruno Giovanni BG (3,41%), Robério Paulino (3,24%), Irapoã Nóbrega (2,58%) e Eudiane Macedo (2%).
Nessa pergunta, 25,35% responderam que pretendem votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 27,1% não sabem ou não quiseram responder.
Dados
A pesquisa EXATUS/AGORA RN foi realizada entre os dias 18 e 21 de julho em Natal, com 1.203 entrevistas. A margem de erro é de 2,82 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
A sósia da eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça, viralizou nas redes sociais por conta de sua forte semelhança com a cantora. Mas, desta vez, o motivo da repercussão foi outro.
Viralizou um vídeo em que mostra Dona Ruth com o neto, Léo, ao lado de uma sósia da artista, morta em um acidente de avião em 2021.
O menino ficou visivelmente confuso e o momento foi comentado nas redes sociais.
“Pobre garoto, já deve ter ficado confuso o suficiente com a perda da mãe, agora tem que lidar com um sósia? Espero que a avó tenha explicado direitinho, se não ele vai precisar de um psicólogo antes dos 5 anos”, escreveu um perfil.
Um programa, lançado na quinta-feira (20) e liderado pelo Ministério da Igualdade Racial, vai oferecer bolsas de doutorado e pós-doutorado no exterior para mulheres negras, quilombolas, indígenas e ciganas: é o Programa Atlânticas.
O valor investido pelo governo será de R$ 8 milhões. Para concorrer ao benefício, elas precisam estar matriculadas em algum curso de doutorado reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes).
No caso do doutorado, ele será na modalidade sanduíche; ou seja, parte aqui no Brasil e parte no exterior.
Segundo dados da pasta, menos de 5% das bolsas desse tipo são recebidas por mulheres negras, enquanto as mulheres brancas têm 30%.
Já no caso do pós-doutorado no exterior, 12% de bolsistas negras contra 38por cento brancas. Em nenhum dos dois casos há mulheres indígenas.
A ex-prefeita Suely Fonseca ao lado de Maurício Caetano, une toda a oposição de Jardim de Angicos. Em um grande Arraiá, presente os vereadores Alexis, Sandra e Sandro, suplentes ex vereadora Margarida Soraya, Fabinho, Luiza e várias lideranças da oposição de Jardim de Angicos. Com Ausência justificada de João Maria Lucas.