Senado americano absolve Trump em processo de impeachment

O Senado dos Estados Unidos absolveu Donald Trump neste sábado (13) em seu segundo julgamento de impeachment em um ano. Colegas republicanos impediram a condenação pelo papel do ex-presidente no ataque de seus apoiadores ao Capitólio dos EUA.

A votação do Senado de 57 a favor e 43 contra o impeachment ficou aquém da maioria de dois terços necessária para condenar Trump, que era acusado de incitamento à insurreição. O julgamento durou cinco dias e foi feito no mesmo prédio saqueado por seus seguidores em 6 de janeiro. Para os democratas, ataque foi estimulado por Trump em um comício.

Na votação, sete dos 50 republicanos do Senado juntaram-se aos democratas unificados da Câmara em favor da condenação.

Trump deixou o cargo em 20 de janeiro, então o impeachment não poderia ser usado para removê-lo do poder. Mas os democratas esperavam obter uma condenação para responsabilizá-lo por um cerco que deixou cinco pessoas mortas, incluindo um policial, e preparar o terreno para uma votação que o impedisse de voltar a ocupar cargos públicos. Dada a chance de ocupar um cargo no futuro, eles argumentaram, Trump não hesitaria em encorajar a violência política novamente.

Os advogados de Trump argumentaram que suas palavras no comício estavam protegidas por seu direito constitucional à liberdade de expressão e disseram que ele não teve direito ao devido processo.

Os republicanos salvaram Trump no voto de 5 de fevereiro de 2020 em seu primeiro julgamento de impeachment, quando apenas um senador de suas fileiras – Mitt Romney – votou para condená-lo e destituí-lo do cargo.

Neste sábado, Romney votou pelo impeachment junto com seus colegas republicanos Richard Burr, Bill Cassidy, Susan Collins, Ben Sasse, Pat Toomey e Lisa Murkowski.

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, fez comentários mordazes sobre o ex-presidente após o veredicto. “Não há dúvida de que o presidente Trump é prática e moralmente responsável por provocar os acontecimentos do dia”, disse ele. “As pessoas que invadiram este prédio acreditaram que estavam agindo de acordo com os desejos e instruções de seu presidente.”

O presidente democrata Joe Biden assumiu o cargo em 20 de janeiro após derrotar Trump na eleição de novembro.

Agência Reuters

César Filho tem piora em caso de Covid-19 e é internado

O apresentador César Filho, diagnosticado com Covid-19, foi internado devido uma piora no seu quadro na última quinta (11). Ele está no hospital Vila Nova Star, no bairro da Vila Nova Conceição, Zona Sul de São Paulo.

A esposa dele, Elaine Mickely, explicou em seu perfil no Instagram a situação: “Queridos, passando só para compartilhar com vocês. Viemos para o hospital ontem a noite, às 23h. O César Filho sentiu um desconforto respiratório! Aqui no hospital ele está tendo o melhor atendimento, mais conforto físico/psicológico, inclusive para mim também.”

“Médicos estão bem positivos. Não será nada. Tenho certeza de que ele já está curado. Eu estou super bem. Sem sintomas no momento”, completou ela.

Veja São Paulo

Governadora Fátima homenageia militares e destaca investimentos em segurança

Ao participar da cerimônia em homenagem a servidores da segurança pública que se destacaram no cumprimento de suas funções, a governadora Fátima Bezerra elogiou, nesta sexta-feira (12), o trabalho incansável que vem sendo feito para reduzir a violência e a criminalidade no Rio Grande do Norte. Disse que a mudança de rumo começou com a escolha de uma equipe competente e tecnicamente preparada para o serviço, do secretário geral à gestão penitenciária, passando pelos demais quadros de pessoal. “A gente lembra o quanto era doloroso ver o Rio Grande do Norte nas manchetes nacionais, citado como o Estado mais violento do Brasil. Chegamos ao governo com o compromisso e a missão de enfrentarmos toda essa situação e dar uma resposta à população e é o que estamos fazendo”, destacou.

Ao lado do ministro da Justiça, André Mendonça, a governadora lembrou que nesses dois primeiros anos de administração, o Governo do Rio Grande do Norte aplicou R$ 2,3 bilhões, de recursos próprios, em segurança pública, valor 15,7% acima do mínimo constitucional. “Nossas prioridades não ficam tão somente no discurso, e sim na prática, nas ações cotidianas, com medidas corajosas e comprometidas com o efetivo e com a população.”

Segundo ela, um outro fator que contribuiu para esse novo cenário foi o espírito de integração entre as forças de segurança – Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Forças Armadas -, trabalhando todos em sintonia. “Com esse espírito de união, estamos aqui, hoje, para mais uma parceria extremamente importante”, disse ao ministro, sobre o acordo de cooperação para fortalecimento do Sistema Único da Segurança Pública, celebrado com o Ministério da Justiça.

Durante a solenidade foi assinado um acordo de cooperação para implantar o V.I.G.I.A (Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas), de combate ao crime organizado, fechando o cerco das fronteiras estaduais. “O Governo Federal pagará as diárias dos policiais do Estado que vão trabalhar no programa Vigia e fornecerá equipamentos e materiais”, disse o ministro, adiantando também a liberação de recursos federais para a construção do Instituto Técnico de Perícia.

Fátima lembrou as ações do Governo na área de recursos humanos da segurança. Citou as quase seis mil promoções concedidas e a incorporação de 1.022 praças que já estão nas ruas, a convocação de 332 bombeiros militares, além da realização de concursos para a polícia civil, oficiais da PM e para o Itep, em fase de elaboração. “Não medimos esforços, ao longo desses dois anos, para investir na valorização dos agentes da segurança pública. Começamos com a restrutura das carreiras de todas as forças da segurança. Isso foi importante por que, como melhorar a segurança quando, fazia 15 anos, não se nomeava um policial militar? Como fortalecer a segurança, se há mais de 10 anos não se renovam os quadros da Polícia Civil? Como, se o Corpo de Bombeiros tem o menor efetivo do Brasil?”, indagou a governadora. Ela elogiou o papel da bancada federal do Rio Grande do Norte, pelos esforços para destinar recursos à área da segurança pública do Rio Grande do Norte.

HOMENAGEADOS

O sargento F. Silva, morto a tiros no dia 18 de dezembro do ano passado no bairro Potengi, na Zona Norte de Natal, foi um dos homenageados. A família recebeu o Diploma de Honra ao Mérito de Segurança Pública e Defesa Social entregue pelo ministro André Mendonça e pela governadora Fátima Bezerra. “Toda a nossa gratidão ao sargento Francisco Edmilson, que deixou um legado para sua mulher Carmem, para sua filha, para toda a família. Esse legado ficará para sempre a inspirar as gerações presentes e às futuras”, disse Fátima.

Sem Neymar, PSG vence Nice e chega à liderança do Campeonato Francês

O Paris Saint-Germain (PSG) preparou-se para sua viagem a Barcelona com uma vitória por 2 a 1, em casa, contra o Nice, que elevou o time provisoriamente à liderança do Campeonato Francês neste sábado (13).

O atacante italiano Moise Kean anotou o gol da vitória, após Rony Lopes, aos cinco minutos do segundo tempo, ter empatado a partida. Julian Draxler havia aberto o placar ao PSG na etapa inicial.

O atual campeão francês tem 54 pontos em 25 jogos e supera o Lille – que recebe o Brest neste domingo (14) – no saldo de gols. O Lyon está em terceiro lugar, com 52 pontos.

O resultado deixou o Nice em 13ª lugar, com 29 pontos em 24 partidas.

O PSG, que enfrentará o Barcelona no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões na próxima terça-feira (16), estava sem três jogadores importantes, com Neymar e Ángel Di María machucados, e Marco Veratti recuperando-se de uma pancada que recebeu na vitória por 1 a 0 sobre o Caen, pela Copa da França, na última quarta-feira (10).

Por Toby Davis

Pureza/RN: Polícia Militar prende homem conduzindo moto adulterada

Na tarde do dia 11 de fevereiro de 2021, Policiais Militares de Pureza estavam realizando barreira policial, referente à Operação 167 no centro de Pureza quando casal, numa moto, se evadiu da barreira policial.

Na ocasião a equipe de serviço fez o acompanhamento tático à moto, quando o casal começou a empreender fuga, abandonando tal veículo e adentrando região de mata. De imediato a moto foi recolhida, e com buscas e patrulhamento incessante o condutor do veículo foi localizado.

O Casal foi conduzido à Delegacia de Plantão Zona norte, juntamente com a moto adulterada, e testemunhas, sendo apresentado à autoridade policial, para os procedimentos decorrentes.

Terremoto de magnitude 7,1 deixa Japão em alerta neste sábado

Neste sábado, 13, um terremoto de magnitude 7,1 na escala Ritcher sacudiu a costa de Fukushima, no leste do Japão, e foi fortemente sentido na capital Tóquio. Por enquanto, as autoridades japonesas não ativaram o alerta de tsunami. De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ), o terremoto ocorreu às 23h08 (horário local, 11h08 de Brasília), com epicentro a cerca de 60 quilômetros de profundidade na costa da província de Fukushima. Tanto em Fukushima, como na vizinha Miyagi, na costa nordeste do país, o terremoto atingiu o nível seis na escala japonesa, com um máximo de sete e mais concentrado nas áreas afetadas do que na intensidade do tremor. Outras províncias da costa leste e centro do Japão também foram fortemente abaladas pelo terremoto, incluindo a capital, onde atingiu o nível 4 na escala japonesa.

A AMJ disse que o terremoto pode causar uma ligeira elevação no nível do mar. Segundo o porta-voz do governo, Katsunobu Kato, “uma equipe de emergência” foi formada para recolher informações e coordenar com as autoridades locais “dando prioridade de salvar possíveis vítimas”. “Estamos revisando a situação para ver se houve algum dano pessoal ou material”, disse Kato. A empresa de energia Tokyo Electric Power (TEPCO) disse não ter registro de nenhuma “anormalidade significativa” nos níveis de radiação nas usinas Fukushima Daiichi e Daini, que estão inativas e em processo de desmontagem devido ao terremoto e tsunami de março de 2011. Também não foi detectado nenhum dano em outras usinas nucleares localizadas em outras áreas afetadas, de acordo com a emissora estatal “NHK”.

Cerca de 950 mil casas ficaram sem energia elétrica em decorrência do terremoto em várias áreas do país, segundo dados das operadoras. Além disso, várias linhas de trem de alta velocidade (shinkansen) que operam no nordeste do Japão suspenderam suas operações devido a apagões. Em Fukushima e Miyagi, foram registrados vários incêndios, um deles em uma fábrica, além de uma avalanche de terra em uma rodovia que pode ter soterrado automóveis, segundo a mídia japonesa, que também registra um saldo temporário de uma dúzia de feridos em incidentes relacionados ao terremoto. No Twitter, usuários publicaram registros do tremor que deixou várias partes do país em alerta.

Jovem Pan

Prefeito de Janduís demite motorista que teria abusado sexualmente de mulher dentro de ambulância

Após a repercussão de um vídeo flagrante mostrando cena de sexo oral praticado dentro de uma ambulância da Prefeitura de Janduís (RN), entre motorista e uma suposta paciente com distúrbios mentais, o gestor Salomão Gurgel (PSOL) emitiu Nota determinando a rescisão contratual do empregado terceirizado.

O prefeito municipal de Janduis, Dr. Salomão Gurgel Pinheiro, vem a público repudiar e condenar o comportamento imoral e antissocial do motorista contratado Francisco Marcelo Fernandes, que, estando em serviço, transportando um paciente idoso de Janduis pra tratamento em Mossoró, abusou sexualmente da acompanhante deste no interior da ambulância municipal, praticando ato libidinoso e criminoso com individuo com distúrbios de conduta e comportamento, que não tem condição de responder, plenamente, pelos seus atos, segundo seus familiares.             

O prefeito municipal de Janduis determinou a imediata rescisão do contrato de trabalho de Francisco Marcelo Fernandes, ordenando a realização de Inquérito Administrativo para apurar responsabilidades, cujos resultados serão levados ao Ministério Público e à Justiça, a quem caberá aplicar ou não as medidas corretivas.            

O prefeito Salomão Gurgel Pinheiro manifesta a sua solidariedade à família Lima, hoje alvo de chacotas e afirmações desumanas, deixando claro para todos que atos dessa natureza não passarão impunes, devendo ser denunciados, apurados e os culpados punidos.

Salomão Gurgel, prefeito de Janduís/RN

FM

Poço Branco/RN: Decreto proíbe a realização de eventos na cidade no período de carnaval

Decreto nº 006/2021 publicado nesta quinta-feira (11), pela Prefeitura de Poço Branco, proíbe a realização de eventos na cidade no período de Carnaval. A medida segue as orientações das autoridades de saúde já adotadas em todo o país para evitar aglomerações e, consequentemente, o crescimento do número de casos de Covid-19. De acordo com o decreto, fica proibida a realização de shows, festas e similares, eventos públicos e privados  que impliquem em aglomerações de pessoas em ambientes abertos ou fechados com mais de 50 pessoas. 

Bares e similares com limitação de público de até 50 pessoas e deverão encerrar suas atividades até no máximo 2 horas da madrugada,  após esse horário fica proibido a venda de bebidas alcoólicas.

Fica  vedado o emprego de recursos públicos  para custear qualquer evento  relacionados aos festejos carnavalesco no ano de 2021. 

É obrigatório o uso de máscaras em todo o território do município, como também o uso de álcool em gel em todos os estabelecimentos públicos e privados.

As restrições impostas por este decreto terão vigência até o dia 17 de fevereiro de 2021.

Carnaval tem todos os anos, a sua vida só é uma, vale a pena esperar , essa doença vai passar e próximo ano quem sabe vamos brincar e ser feliz todos juntos.

ASSECOM/PMPB