Quem pensava que a lista de benefíciarios do Auxílio Emergencial do governo Federal não ia sair, estavam enganados, o portal da transparência está aberto pra quem quiser consultar.
O Blog dando aquela velha espiada, a cidade de João Câmara/RN na região do Mato Grande não ficou de fora, é de ficar de “queicho caido”. Essas pessoas estão no relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) indica que 620 mil pessoas receberam Auxílio mesmo sem ter direito.
Esperamos alguém ser sensível e devolver. Devolvam, à muitos necessitados que não recebem esse auxílio!.
Políticos com patrimônio milionário fazem parte da lista de beneficiários do auxílio emergencial, pago pela Caixa Econômica Federal. Levantamento feito pelo GLOBO com base em dados do Ministério da Cidadania e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou que candidatos a cargos públicos nas eleições de 2016 e 2018, cujas declarações de bens ultrapassam R$ 1 milhão, estão recebendo ajuda do governo.
O cruzamento de dados encontrou 136 casos de candidatos com mais de R$ 1 milhão em bens que constam da lista de beneficiários. São pessoas que, mesmo declarando patrimônio elevado ao TSE, tiveram cadastro aprovado e começaram a receber a segunda parcela.
Na lista, estão postulantes a cargos de prefeito, vice-prefeito, vereador e deputado estadual e federal.
Problemas no cruzamento de dados para o pagamento do auxílio e nos critérios definidos têm feito com que pessoas das classes A e B, que não seriam o público-alvo da política, figurem entre os beneficiados.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, já havia admitido que milhões de filhos da classe média estavam recebendo o benefício indevidamente. Criminosos também receberam o benefício.
Há casos em que o nome da pessoa foi incluída no cadastro por outra pessoa, sem seu conhecimento, mas há também muitos indícios de fraudes, que estão em investigação por órgãos de controle.
Segundo a Dataprev, responsável pelo cruzamento de dados do auxílio emergencial, nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidadania, não houve “previsão legal para verificação do patrimônio dos requerentes”, o que poderia ter identificado inconsistências cadastrais e omissões na renda domiciliar na inscrição e no Imposto de Renda.
Os dados do TSE só foram usados para identificação de mandato eletivo, segundo a estatal.
A falha, segundo Gil Castello Branco, fundador e diretor-executivo da ONG Contas Abertas, ocorre devido aos sistemas de informação do governo federal, classificados por ele como “colcha de retalhos”. Os dados são disponibilizados em sistemas independentes, que não cruzam a informação entre si.
— Como o governo federal estava pressionado para agir de maneira rápida e não existe um cadastro único, você pega as fraudes depois do pagamento. Isso deveria ter acontecido antes. Muitas pessoas não conseguem receber enquanto outras estão fraudando o sistema — expica.
Uma Carta aberta, assinada por prefeitos da região do Mato Grande e vereadores de João Câmara cobrando da governadora data para instalação dos leitos de UTI’s no Hospital Josefa Alves Godeiro foi entregue a governadora Fatima Bezerra.
Na carta os gestores municipais alegam que seus municípios passam por severas dificuldades prestação dos chamados serviços essenciais as suas respectivas populações em consequência da pandemia do novo coronavírus. Alegam que estão diante de um colapso na saúde mas também de natureza econômica. Enceram solicitando uma informação sobre a previsão da instalação das UTIs.
Assinaram a Carta Aberta os prefeitos: Manoel Bernardo (João Câmara), Carlinhos de Veri (Parazinho), Waldemar de Góis (Poço Branco), Valdemir Belchior (Pedra Grande) e a prefeita Suely Fonseca (Jardim de Angicos). Além dos prefeitos assinaram a carta 10 vereadores da cidade de João Câmara, apenas o vereador Pastor Frank Fabian (PT) não assinou o documento.
O craque Diego Maradona , hoje com 59 anos, voltou a estar no centro de uma grande polêmica quando foram divulgadas, no início da semana, imagens suas visivelmente alterado em uma festa. Na ocasião, ele chega a mostrar a bunda para a câmera.
A aparente brincadeira foi levada a sério pelas suas filhas Giannina e Dalma Maradona, que, segundo o jornal Daily Mail, pretendem, de forma discreta, abrir um processo judicial contra o pai, com o objetivo de conseguir a sua internação em uma clínica de reabilitação, para que o ex-jogador deixe o vício das bebidas alcoólicas.
Vae lembrar que Maradona tem há muitos anos uma relação muito conturbada com as duas filhas, tendo recentemente dito, inclusive, que iria deserdar ambas e dar todo o seu dinheiro à caridade, após as acusar de um ter roubado seu dinheiro.
As irmãs, que são fruto do casamento de 14 anos com Claudia Villafañe, se dizem, por outro lado, preocupadas com a saúde do pai.
“Estou cansada de pessoas tentarem entender algo que não pode ser entendido. Quando parei de tentar entender o que estava acontecendo com meu pai, aproximei-me dele como filha. O dinheiro é o que menos me interessa. Quero que meu pai continue vivo”, disse Giannina, no programa argentino Intrusiones.
A filha ainda falou da festa dos 59 anos. “Ele estava dormindo em cima da mesa. Corri para agarrá-lo, ele estava se sufocando, depois engasgou e todos os presentes queriam que ele apagasse as velas. Havia muita gente. Falo para não beber, mas ele não gosta de ouvir, apenas quero o seu bem-estar”, disse Giannina.
No que diz respeito ao vídeo polêmico que pode ter originado esta decisão, a ex-namorada de Maradona, Veronica Ojeda, veio a público garantir que as imagens são antigas e que foram divulgadas agora de forma maldosa.
O radialista Edmilson Silva, hoje filiado ao partido PSDB, se despediu na manhã dessa segunda-feira (29) dos seus ouvintes e amigos de trabalho se desligando do seu programa de rádio ” Bom dia Sertão” para concorrer a cargo eletivo nas eleições de outubro deste ano.
Edmilson, tem se destacado na política Santacruzense, por sempre mostrar lealdade aos seus amigos, que desde o início tem acompanhado o trabalho desenvolvido junto aos seus munícipes.
“Baseado na lei 9.504/97, que proibe, a partir desta terça-feira 30/6, transmissão de programas televisivos ou de rádio apresentados ou comentados por pré-candidatos nas próximas eleições me afastei hoje do Programa Bom Dia Sertão. Se Deus quiser dia 05 de outubro estarei de volta aos microfones da Rádio Santa Cruz AM. Um abraço a todos!”,escreveu Edmilson Silva na página do seu Facebook.
O crime aconteceu durante a madrugada dessa segunda-feira (29, mas a família só tomou conhecimento por volta das 06h da manhã.
Francisco Denis Oliveira de 27 anos de idade que residia na Rua José Toscano de Lima, foi encontrado morto com tiros de pistola 380 e escopeta calibre 12, na Rua Januário Pereira Pimenta, no Ouro Negro, bairro Aeroporto em Mossoró RN.
Segundo informações, de seu Francisco de Assis, pai da vítima, ontem a noite Denis comunicou que iria para uma festa e de lá passaria na casa da namorada, no bairro Doze Anos. Hoje por volta das 06h, seu Francisco foi acordado por outro filho, comunicando a morte de Denis.
Quando chegou ao local e viu o filho morto, seu Francisco pediu permissão a polícia, se ajoelhou e fez uma oração ao lado do corpo do filho. O Câmera registrou o momento da oração que o pai agradeceu a Deus, o tempo que passou ao lado do filho e que perdoaria os assassinos.
A polícia recebeu informações que a vítima não tinha inimigos. Ele consertava celulares e fazia bicos como segurança num estabelecimento comercial do bairro.
Ouro Negro é uma antiga favela dentro do bairro Aeroporto e em quase todas as esquinas existe, por escrito, determinação de uma facção criminosa para que os condutores de veículos retirem os capacetes e apaguem os faróis dos veículos. Denis, que chegava em casa de madrugada, pode não ter obedecido a ordem e ter sido confundido com inimigos.
Pela dinâmica da perícia criminal, realizada pela equipe de plantão no Itep, ele começou a ser perseguido na frente da casa da família quando estava chegando numa motocicleta. Mesmo de capacete o jovem correu cerca de 80 metros e caiu morto numa rua por trás da casa da família.
Pelo estado de rigidez do corpo, o perito Denis Orozco acredita que o crime tenha acontecido entre duas e três horas da madrugada. A pericia localizou capsulas e projeteis de pistola 380, na frente da casa, ao longo do trajeto feito pela vitima e, ao lado do corpo um cartucho deflagrado de escopeta calibre 12. Segundo a perícia, Denis foi atingido na região abdominal, com tiros de escopeta e pistola e marcas de dois tiros de escopeta no rosto.
O Botafogo e o Vasco venceram e o Fluminense perdeu na quarta rodada da Taça Rio. Estádios vazios, protestos, medidas de prevenção e muitos gols marcaram esse domigo (28). Pelas redes sociais, as equipes também pregaram respeito no Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis e intersexuais).
O primeiro a pisar em campo foi o Botafogo, precisamente, às 11h, para enfrentar a Cabofriense. O alvinegro entrou para jogar, uniformizado com a mensagem “vidas negras importam” estampada na frente da camisa. Mas o que chamou a atenção era a faixa exibida pelos jogadores, “Protocolo bom é o que respeita as vidas”. A frase é uma crítica à Federação de Futebol do Estado Rio de Janeiro (Ferj), que liderou a retomada do Campeonato Carioca em meio à pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Dentro das quatro linhas, os botafoguenses golearam, por 6 a 2, o time da Região dos Lagos. Pedro Raul marcou duas vezes, além de Cícero, Bruno Nazário Luis Henrique e Caio Alexandre. Aos dois minutos da partida, os alvinegros pararam a bola e se ajoelharam, repetindo o gesto antirracista que percorre o mundo, desde a morte do norte-americano George Floyd, em 25 de maio, asfixiado pelo joelho de um policial.
A vitória da equipe da estrela solitária coloca o Botafogo na briga pela segunda vaga do Grupo A, já que a primeira foi assegurada pelo Flamengo.
Quem também renasceu na competição foi o Vasco. Na estreia do técnico Ramon Menezes, o Cruz-maltino venceu o Macaé por 3 a 1, em São Januário. Todos os gols vascaínos foram marcados por Germán Cano. “Sempre sonhava poder marcar minha primeira tripleta (três gols), por sorte pude conseguir”, disse o argentino no canal do clube no youtube, já que entrevistas e coletivas, por enquanto, seguem proibidas. O resultado, somado à derrota de Madureira para o Resende (2 a 0), mantém a esperança do Vasco (5 pontos) de chegar às semifinais pelo grupo B. Mas quem está mais perto da vaga é o Volta Redonda (7 pontos), que surpreendeu o líder dessa chave, o Fluminense (9 pontos), com vitória de 3 a 0.
O tricolor não quis jogar no Maracanã, alegando desrespeito aos pacientes de covid-19 sob cuidados médicos no hospital de campanha, montado dentro do complexo esportivo do estádio. O jogo então aconteceu, às 19h, no Estádio Nilton Santos, com direito a faixa de agradecimentos aos profissionais da saúde na entrada do time. No retorno de Fred, o artilheiro não marcou e acabou substituído por Odair Hellmann no intervalo da partida. Quem balançou as redes foi o Voltaço, com Pedrinho e Saulo Mineiro, por duas vezes.
Todas as equipes voltam a jogar na próxima quarta-feira (1º) pela última rodada da Taça Rio.
Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira (29) os primeiros pagamentos emergenciais de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), para os nascidos em janeiro.
Os pagamentos serão feitos até setembro, em um calendário escalonado que segue o mês de aniversário dos beneficiários, com um intervalo de uma semana para os meses seguintes de nascimento. Ou seja, quem nasceu em fevereiro terá o recurso liberado na próxima segunda-feira, dia 6 de julho, e assim por diante.
Nas primeiras semanas após o depósito, o valor creditado não fica disponível para saque. O saldo permanece na conta digital e pode ser usado para pagamento de contas e boletos e compras online e por maquininhas, por meio do aplicativo Caixa Tem.
Para os nascidos em janeiro, o resgate do dinheiro poderá ser feito a partir de 25 de julho. Os trabalhadores podem fazer uma transferência eletrônica do valor para qualquer banco, sem custo, ou sacar em espécie nas agências da Caixa.