O Projeto Povos, que se dedicará a fazer levantamento da situação de 64 comunidades tradicionais da Serra da Bocaina, foi lançado nesse sábado (13) na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no sul fluminense. Localizada na divisa dos estados Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Bocaina abriga populações indígenas, quilombolas e caiçaras.
A iniciativa será desenvolvida pelo Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), uma parceria do Fórum de Comunidades Tradicionais (FCT) com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Saúde.
O Projeto Povos será financiado pela Petrobras, como uma medida de mitigação imposta pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no processo de licenciamento ambiental da atividade de produção de petróleo e gás no polo do pré-sal.
“Vamos fazer uma cartografia social do território com uma proposta diferente de outras iniciativas semelhantes que são conduzidas por entidades privadas como empresas e organizações não governamentais, sem participação dos movimentos sociais, das lideranças comunitárias, das populações tradicionais”, disse Edmundo Gallo, pesquisador da Fiocruz e coordenador geral do OTSS..
Segundo ele, a ideia é dar protagonismo a essas comunidades com pouca visibilidade na sociedade
Após mais de seis meses de ter sua obra concluída, a Central do Cidadão de Pau dos Ferros finalmente foi entregue à população, com todos os serviços à disposição da comunidade, graças ao empenho da governadora Fátima Bezerra e de toda a equipe do Governo do RN. Neste sábado (13), foi celebrada a abertura do órgão em sede própria e com toda estrutura para atender a população do município, estimada em 30 mil moradores, além de beneficiar também às cidades do entorno.
O investimento na obra, na ordem de R$ 3,8 milhões para a estrutura física e R$ 690 mil para os equipamentos, foi viabilizado por meio do Governo Cidadão, via empréstimo do Banco Mundial.
Em nome da Prefeitura Municipal de João Câmara me solidarizo com minha amiga e Vice-Prefeita Aninha de Berré, bem como com toda Família Berré e amigos pelo falecimento do nosso grande amigo e ex-vereador Luiz de Berré, ocorrido na madrugada de hoje.
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do meu amigo Luiz Araújo da Costa o nosso querido, Luiz de Berré. Homem íntegro e batalhador , amigo fiel e homem de fibra, a ele toda a minha gratidão por sua honestidade e retidão.
À família enlutada os meus votos de solidariedade e que a palavra de Deus conforte os vossos corações.
Ao nosso povo, que Deus o console pela perda de um político simples e humilde que prestou serviços de grande relevância para nossa população.
Luiz deixa um legado de muito trabalho em João Câmara e as marcas de um homem aguerrido, com muita vontade de trabalhar em prol do povo.
Neste momento tão difícil e de dor, a Prefeitura de João Câmara presta sua solidariedade aos familiares, amigos e ao povo de João Câmara, rogando a Deus para que conforte seus corações, dando força e sabedoria para atravessar esse momento de tristeza e dor.
Na segunda quinzena deste mês de julho, os motoristas do Acre, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e São Paulo poderão encontrar gasolina mais barata nas bombas.
Já os condutores do Distrito Federal, Alagoas e Pará, possivelmente, vão pagar mais pelo litro do combustível. Isso poderá ocorrer, porque começa a valer, no dia 16 de julho, uma nova tabela de referência dos preços dos combustíveis estipulada pelo Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária.
Essa tabela serve pra calcular o ICMS que será cobrado em cima do litro do combustível, em cada um dos 26 Estados brasileiros e DF.
A nova lista estipula preço menor para cobrança do ICMS nesses 11 estados e maior nos outros 3.
O presidente do Sindicombustiveis-DF, Paulo Tavares, explica como essa tabela do Confaz é elaborada.
O valor pago pelos consumidores pela gasolina não é estipulado na tabela do Confaz.
O preço nos postos é composto pelo valor pago pelo combustível nas distribuidoras, mais impostos e custos.
Recebo com imenso pesar a ida de alguém que para além de um líder político era um excepcional pai, tio, irmão, amigo, cidadão, empresário, cristão, com quem eu tiver o imenso prazer de conviver por anos, amizade herdada do meu avô Vavá.
Nos resta o legado e exemplo de onde irei extrair inspiração e força de vontade para lutar por dias melhores por nossa João Câmara.
Aos amigos e familiares do nosso Original, presto meus mais profundos votos de pesar em nome de toda família Targino. Infelizmente, não poderei dar meu último Adeus a meu amigo Luiz em razão de estar em Brasília, mas estarei orando para que lá encima, Deus possa receber com misericórdia essa alma tão valorosa!
Faleceu, na madrugada deste domingo (14) Luiz de Berré. Ele foi vereador por 9 mandatos. Deixa um legado e a sua filha Ana Catarina, atual vice-prefeita de João Câmara.
“É com muita tristeza que informamos o falecimento do nosso guerreiro Luiz de Berré. Nós lutamos com todas as armas contra uma doença avassaladora que não nos deu chance de vitória. Para nós, fica a lembrança de um guerreiro, que tinha muita vontade de viver, e que foi feliz enquanto esteve entre nós.
A Família Berré convida todos os amigos para dar o último adeus ao nosso ORIGINAL“, Família Berre.
Velório: 11:00h(Ginásio Zezão)
Sepultamento: 17:00h(Cemitério Público de João Câmara)