“O senhor é um irresponsável”, diz Tomba Farias ao reafirmar que o presidente da Caern influenciou resultado da eleição em Santa Cruz

“Eu reitero tudo que eu disse para todo o Rio Grande do Norte saber. Eu não sou leviano, nem sou criminoso. Leviano e criminoso pode ser o senhor, um irresponsável”. A declaração é do líder do PL na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Tomba Farias, ao responder ao presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Roberto Linhares, que, através da imprensa, ameaçou lhe processar, após o parlamentar ter revelado, em entrevista à 98 FM, que ele havia se utilizado do cargo que ocupa para influenciar o resultado da eleição para prefeito da cidade de Santa Cruz.

Em pronunciamento no plenário do poder Legislativo, Tomba Farias reafirmou as denúncias anteriormente feitas sobre a atuação de Linhares. “O senhor deu uma entrevista faltando 13 dias para a eleição, dizendo que a água que a Caern mandava para Santa Cruz era suficiente para resolver o problema de abastecimento da cidade, e que a responsabilidade era do SAAE que não sabia fazer a distribuição da água. O entanto, hoje Santa Cruz vive o maior caos de falta de água da história”, disse o parlamentar.

O líder do PL lembrou que recentemente, após o período eleitoral, Roberto Linhares deu uma segunda entrevista, à Rádio Cidade, contrariando tudo o que disse anteriormente, em véspera de eleição. “Ele reconheceu que o problema de água em Santa Cruz vem de décadas e que o SAEE nem o município têm condições de resolver. Roberto Linhares disse que uma adutora seria a solução, ou a entrega do sistema de abastecimento à Caern”, ressaltou.

Tomba Farias revelou ainda que a água que Santa Cruz atualmente recebe é a mesma que era fornecida há 15 anos. “Eu tenho outros dados do SAAE. Em outubro de 2023, o SAEE mandou 185 mil metros cúbicos de água. Já em outubro do ano de 2024, em período eleitoral, enviou apenas 154 mil metros cúbicos. A mentira tem pernas curtas”, enfatizou.

Destacando que a falta de água atinge várias cidades do Rio Grande do Norte, Tomba assinalou que a Caern não presta um serviço de qualidade para a população do estado. “A Caern precisa ser renovada, precisa ser ajustada e privatizada, pois não fornece o que o povo precisa, que é água nas torneiras”, disse, lembrando que Santa Cruz é hoje uma cidade que tem 820 leitos, trinta estabelecimentos hoteleiros, sete universidades, hospitais, mas a água que recebe é a mesma de 15 anos atrás”.

O deputado municipalista deixou claro que não teme as ameaças do presidente da Caern. “Eu estou pronto para que o senhor me processe, que que eu quero me defender contando a verdade, e não as suas mentiras”, finalizou.

FONTE: Assessoria de imprensa do deputado Tomba Farias

Compartilhe:

Venda de tadalafila no Brasil cresce 20 vezes em 10 anos e bate recorde, aponta site; entenda o ‘hype’ do remédio

A venda de tadalafila é quase 20 vezes maior agora do que há dez anos no Brasil, segundo um levantamento exclusivo obtido pelo g1. Para ter uma ideia, de cada 1 comprimido que era vendido antes, hoje são 20. Só em 2024 foram vendidas 64 milhões de unidades do medicamento – um recorde(Veja os dados abaixo)

Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda da Metbala, uma gominha à base do medicamento que vinha sendo divulgada por um influenciador. O produto ajuda a explicar a alta no interesse pela “tadala” no país, puxada justamente pelo hype nas redes sociais, onde ganhou fama de recurso para “turbinar” o sexo e até promessas de que poderia aumentar o tamanho do pênis – o que não é verdade.

A tadalafila é um medicamento usado para tratar a disfunção erétil e está no mercado desde os anos 2000. Ela veio para substituir a sildenafila, o popular viagra, com ação prolongada e menos efeitos colaterais.

O medicamento saiu de um tabu para o destaque das prateleiras nos últimos anos, com vendas recordes. Segundo o levantamento da Anvisa a pedido do g1, o número saltou de 3 milhões de unidades vendidas em 2015 para 64 milhões em 2024. (Veja abaixo)

Os números mostram apenas os remédios à base de tadalafila produzidos por farmacêuticas e não incluem o mercado de medicamentos manipulados. Ou seja, o volume pode ser ainda maior.

As redes sociais ajudam a explicar esse aumento. São milhares de vídeos de jovens e adolescentes contando que usam a “tadala”, como foi apelidada, antes de dates, de qualquer sexo e às vezes todos os dias. O medicamento virou até música, com o refrão: sabe qual é o segredo para aguentar a noite todinha? Tadalafila.

  • A “tadala” é vendida sem retenção de receita. Com o fácil acesso, as farmácias relatam vender dezenas de caixas por dia. Segundo especialistas, estima-se que o país tenha cerca de 16 milhões de homens com disfunção erétil, e a fama do remédio ajudou quem tinha a doença, mas sentia vergonha de se medicar ou buscar ajuda.

No entanto, o número de diagnósticos não cresceu a ponto de acompanhar a alta nas vendas. Com isso, o que médicos e psiquiatras explicam é que os dados revelam a insegurança de homens e a pressão pela performance no sexo.

As pessoas não estão levando em conta a dependência psicológica que é achar que só vai conseguir ou que só vai ter um sexo bom se tomar o remédio. Estão mascarando a insegurança no sexo desde o começo da vida sexual. Isso pode favorecer uma disfunção no futuro, porque sexo também é emocional.

— Eduardo Miranda, urologista e coordenador da Disciplina de Medicina Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Como a tadalafila age no corpo?

A tadalafila é uma substância vasodilatadora usada para o tratamento da disfunção erétil. Na doença, o corpo dá respostas que suspendem o fluxo de sangue no pênis e ele não fica ereto o suficiente.

É aqui que entra a ação da tadalafila: ela aumenta o fluxo sanguíneo e, com isso, permite que o pênis consiga ficar ereto.

Por que homens estão usando tadalafila?

No Brasil, 16 milhões de homens podem sofrer com a disfunção erétil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. A doença nada mais é do que a dificuldade de ter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração.

Isso pode acontecer por problemas físicos, como mudanças hormonais e doenças como o câncer de próstata, entre outras. Ou por questões emocionais. O que diferencia a doença de um caso corriqueiro — em que a pessoa não consegue ter uma ereção — é a frequência.

O urologista Eduardo Miranda cita que houve um aumento no número de diagnósticos de disfunção, justamente porque se fala mais sobre a doença. No entanto, os números não acompanham o crescimento nas vendas de tadalafila no país. Ou seja, não é um aumento proporcional à demanda por pacientes.

g1

Compartilhe:

Carla Dickson propõe penalização para pais ou mães que abandonem suas famílias após diagnóstico de Autismo

A deputada federal Carla Dickson (União Brasil-RN) apresentou, nesta quarta-feira (14), um projeto de lei que prevê a responsabilização civil e penal para os genitores ou pais adotivos que abandonem os filhos ou cônjuges em razão de diagnóstico de autismo. A iniciativa inclui ainda os diagnósticos de câncer ou outras deficiências. O texto altera o artigo 244-A do código penal e passa a prever pena de 1 a 4 anos de prisão e multa para os pais que incorrerem nesse crime.

“Decidi empunhar essa bandeira a qualquer custo e só esse ano, é o oitavo projeto que apresento na pauta do autismo. Essa matéria pra mim é extremamente relevante porque ataca um grave problema social que envolve milhares de famílias atípicas brasileiras. As estatísticas são preocupantes e eu precisava agir. O poder público precisar por uma lupa nessa questão”, ressalta a parlamentar.

Em matéria divulgada pelo Estadão, existem mais de 5 milhões de crianças sem o nome do pai na certidão de nascimento. E no caso de crianças com deficiência, esse abandono é ainda maior. Segundo a matéria, o Instituto Baresi realizou uma pesquisa que demonstra que 78% dos pais abandonam a família quando nasce uma criança com alguma condição grave de saúde, especialmente no caso de crianças com autismo, doenças raras, outras deficiências ou câncer

A presente proposta visa proteger essas famílias que enfrentam o impacto desses diagnósticos graves e que, muitas vezes, se veem desamparadas. Há um hiato na legislação quando o abandono é feito por um dos genitores, recaindo toda a responsabilidade sob o outro genitor, quase sempre a mãe. Na maioria dos casos, sequer a assistência financeira é prestada por quem abandona, ficando o responsável e o incapaz em situação de extrema vulnerabilidade.

Compartilhe:

Construtora deve indenizar moradora após vícios em imóvel no Município de João Câmara

O Poder Judiciário estadual determinou que uma construtora indenize uma moradora por vícios em um imóvel localizado em João Câmara, no Agreste potiguar. Na decisão do juiz Rainel Batista, a empresa deve pagar indenização por danos morais no valor de R$ 8 mil, além de danos materiais, cujo valor deverá ser apurado por ocasião da liquidação da sentença. 

Conforme narrado nos autos, a moradora relata que, em março de 2015, firmou com a empresa um contrato de compra e venda de imóvel residencial novo, localizado no Bairro Villa Verde, em João Câmara, por meio do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, pelo valor de R$ 85 mil. Contudo, afirma que o imóvel apresentou vícios de construção, gerando risco à integridade física da autora. 

Já a empresa alega que a construção atendeu a todos os padrões técnicos, com projeto registrado perante órgão municipal, o qual expediu o “habite-se”, tendo a Caixa Econômica Federal, ainda, aprovado o financiamento. Aponta que algumas das ocorrências relatadas decorrem do decurso natural do tempo. Além disso, sustenta que o imóvel passou por modificações nas características originais. 

Má prestação de serviço 

Analisando o caso, o magistrado embasou-se no art. 18 do 

Código

 de Defesa do Consumidor, o qual estabelece que os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, devendo responder também por eventuais perdas e danos. 

“Com base nessas observações, conclui-se que os serviços relacionados à construção do imóvel foram mal executados.” Diante disso, o juiz considerou ser justo exigir do réu o pagamento da indenização pelos danos materiais suportados pela moradora, os quais estão relacionados no laudo pericial anexado aos autos. 

“Mesmo tendo adquirido uma moradia nova – realizando o sonho da compra da casa própria –, a parte autora foi vítima de diversos transtornos ao longo dos anos, ocasionados pelos vícios decorrentes da má prestação do serviço realizado na construção do imóvel, defeitos esses que não apenas diminuíram o valor do bem, mas comprometeram a própria estrutura do imóvel, como fazem prova as fotos anexadas pelo perito”, ressalta.

TJ/RN

Compartilhe:

Equipe da ALRN marca presença no 7º Encontro Brasileiro de Cerimonialistas

O setor de Cerimonial da Assembleia Legislativa do RN (ALRN) participa nesta quinta (15) e sexta-feira (16) do 7º Encontro Brasileiro de Cerimonialistas, cujo tema é “Cerimonial, inovação, tecnologia e criatividade”. O evento, que é promovido pela Associação Brasileira de Profissionais de Cerimonial (ABPC) e coincide com os 10 anos de fundação da associação, acontece no auditório do Hotel Praiamar, em Ponta Negra. O encontro reúne, anualmente, profissionais de todo o País para o compartilhamento de experiências, ampliação de networking e realização de debates sobre os desafios e as inovações correlatas à profissão.

Neste primeiro dia de evento, foram realizadas palestras acerca dos bastidores da atividade; Inteligência Artificial como aliada à inovação do setor; a arte da Oratória; postura e domínio profissional no Cerimonial; e o protocolo e os desafios na recepção de autoridades.

Segundo a diretora de Comunicação da ABPC, Cristina Mesquita, o principal objetivo do encontro é disseminar o conhecimento, o respeito e a valorização ao cerimonialista.

“Este evento é o maior da nossa associação. Durante a pandemia, chegamos a congregar 432 pessoas, de forma online. Hoje em dia, atingimos uma média de 150 a 200 profissionais, o que também é um grande número. E nós sempre buscamos conscientizar os cerimonialistas sobre a importância do que fazem, além do fato de que para exercerem bem suas funções eles devem estar sempre se qualificando e entendendo a valorização da sua atividade. Também os incentivamos a passar isso para todas as pessoas, inclusive seus clientes e assessorados”, destacou a jornalista.

Rosângela Guedes, chefe do Cerimonial da ALRN, enfatizou a importância do apoio da Presidência do Parlamento Estadual para a realização do evento. 

“Primeiramente, eu quero dizer que a gente não teria conseguido organizar este evento se não fosse a sensibilidade do nosso presidente Ezequiel Ferreira e de todos os diretores da Casa. Aqui estão cerimonialistas de todo o Brasil, e é uma grande honra recebê-los, ainda mais numa data tão importante, em que a ABPC está completando 10 anos. Inclusive, uma das fundadoras da associação, Zuleide Gonçalves, também foi chefe do Cerimonial da nossa ALRN. Portanto, há todo um simbolismo por este evento acontecer aqui, em Natal”, explicou.

A chefe do Cerimonial do Legislativo Potiguar frisou ainda a elevada capacitação dos palestrantes e profissionais presentes no encontro.
“Nós trouxemos o que há de melhor na área. Os melhores palestrantes do Brasil estão aqui nesses dois dias. As pessoas são altamente qualificadas, e isso é muito bom, porque é uma forma da gente valorizar também os nossos profissionais, que estão sempre por trás das cortinas e discretamente cuidando de tudo. Por tudo isso, eu repito: é uma grande honra para nós estarmos sediando este evento aqui, numa data tão significativa, que são os 10 anos da ABPC”, concluiu Rosângela.

Em seguida, João Batista de Santana, chefe do Cerimonial do Governo do Estado e membro da comissão organizadora do encontro, avaliou a importância do evento para os cerimonialistas do RN e do Brasil.

“Este encontro está sendo um divisor de águas para todos nós, cerimonialistas potiguares, porque estamos reunindo quase 200 pessoas aqui em Natal, dentre elas grandes nomes do Cerimonial brasileiro – e potiguar. E cabe a nós a responsabilidade de promover a qualificação dos nossos colegas”, enfatizou.

João Batista ressaltou também a importância de buscar qualificação e compreender o que está sendo praticado nos outros estados e até em outros países. 

“E aqui a gente está tendo essa oportunidade, de trazer temas importantes e atuais, como a Inteligência Artificial, a qual pode ser inserida nas tarefas desenvolvidas pelo cerimonialista. Então, nós estamos muito felizes por esta empreitada bem-sucedida e que está sendo tão bem avaliada pelos colegas”, finalizou. 

Já o vice-presidente do Nordeste da ABPC, José Pádua Martins, analisou a relevância do evento para o Estado do RN, a região Nordeste e para o País como um todo. 

“Como representante da região Nordeste e presidente da comissão organizadora deste grande evento, sinto-me honrado e satisfeito por fazer parte deste setor tão importante – e carente – que é o Cerimonial Público. Hoje nós temos poucas pessoas atuando nessa área, e esse laço entre a ALRN e ABPC, que é a única associação de profissionais, é muito importante, já que dá visibilidade à profissão”, afirmou.

Sobre o encontro em si, Pádua Martins disse que o evento “é de grande relevância para a troca de ideias e o compartilhamento de experiências, pois conta com uma programação riquíssima e que contribui para a evolução dos profissionais de todos os estados”. 

Por fim, o presidente da associação que foi substituído no fim do dia, Francisco Etelvino Biondo, fez um balanço do seu mandato e agradeceu a ajuda de toda sua equipe.

“Eu acredito que o meu mandato foi bastante positivo. Eu ingressei no cargo inicialmente para completar o mandato de Zuleide, num momento de pesar para todos, e foi uma honra para mim substituí-la. Em seguida, eu fui escolhido para continuar liderando a associação, que segue cada vez mais firme e consolidada no cenário nacional, sendo uma referência para todos os profissionais de Cerimonial do Brasil. E a gente atesta isso pelo sucesso deste evento, com o grande fluxo de pessoas e a qualidade das palestras. Então, eu acho que esse encontro é um somatório desses últimos três anos de atuação da presidência, que não foi um trabalho isolado, e sim, realizado em conjunto”, disse Francisco Biondo.  

Solenidades na Assembleia Legislativa

Na tarde de amanhã (16), às 15h30, haverá uma sessão solene na ALRN, para celebrar os 10 anos da APBC. O evento foi proposto pelo deputado Ezequiel Ferreira, presidente do Parlamento Potiguar.

Em seguida, o parlamentar será homenageado, juntamente com a governadora do RN, Fátima Bezerra (PT), com a medalha Zuleide Vieira, concedida pela ABPC como forma de agradecimento ao apoio prestado à profissão e ao fortalecimento institucional da associação.

Compartilhe:

Fernando Guilherme solicita pavimentação de rua no Planalto e tem requerimento aprovado por unanimidade

Vereador Fernando Guilherme – Foto: Moisés Araújo

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Câmara realizada na última segunda-feira, 12 de maio, o vereador Fernando Guilherme (PP) teve mais um importante requerimento aprovado por unanimidade pelos colegas parlamentares.

O Requerimento n° 269/2025, de autoria do vereador, solicita à Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, Transporte e Urbanismo, a pavimentação em paralelepípedo da rua Geraldo Araújo (Dudu), localizada no bairro do Planalto.

A proposição tem como objetivo garantir melhoria na infraestrutura urbana e mais qualidade de vida para os moradores da região, que sofrem com os transtornos provocados pela falta de calçamento.

Fernando Guilherme reforçou que continuará trabalhando com compromisso e responsabilidade para atender às demandas da população de João Câmara:

Com mais essa ação, Fernando reafirma sua atuação firme e presente nos bairros, ouvindo as demandas da comunidade e apresentando soluções concretas na Câmara.

Do BM

Compartilhe:

Senador do PT assina pedido para criar CPI do INSS

Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) anunciou nesta 5ª feira (15.mai.2025) que assinou o pedido de criação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) com senadores e deputados para investigar as fraudes no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

A decisão vai na contramão da posição dos governistas, que tentam barrar o avanço do colegiado. Contarato foi o único congressista do PT que endossou o pedido.

Em postagem no X (antigo Twitter), o capixaba disse ser “necessário chegar às entranhas do esquema que houve durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)”.

Fabiano Contarato declarou que o caso foi “desarticulado graças à atuação” do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Reprodução/X

DERROTA IMINENTE

O Poder360 apurou que os deputados da base de apoio de Lula encaram como uma derrota iminente a tentativa de barrar a instalação da CPI mista.

O pedido foi protocolado na 2ª feira (12.mai) com o apoio de 39 senadores e 230 deputados, número superior ao mínimo exigido para a abertura da comissão, que é de 27 senadores e 171 deputados.

Os governistas, então, resolveram mudar a estratégia: querem articular para emplacar aliados na comissão e indicar a deputada Tabata Amaral (PSB-SP) como relatora, segundo apurou o Poder360.

Ela é filiada ao mesmo partido do vice-presidente Geraldo Alckmin. Foi uma das signatárias do requerimento de criação da CPI.

Poder 360

Compartilhe: