Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (8), a Câmara Municipal de Natal derrubou o veto ao Projeto de Lei nº 770/2021, de autoria do vereador Tércio Tinoco (União), que altera a Lei nº 6.015/2009 sobre a regulamentação das feiras livres da capital. A proposta prevê medidas de acessibilidade nas feiras, como pavimentação com asfalto das vias onde são realizadas e a instalação de banheiros químicos adaptados.
“Conseguimos hoje a derrubada do veto. Agradeço a todos os meus pares por colocarem acessibilidade em todas as feiras livres de Natal. Hoje temos muitas feiras realizadas em locais sem estrutura, muitas vezes no barro ou no calçamento. O nosso projeto visa garantir que essas feiras aconteçam em locais 100% acessíveis ou que as ruas sejam asfaltadas, além da oferta de banheiros químicos adaptados. Pessoas com deficiência têm o direito de ir à feira e fazer suas compras como qualquer cidadão”, destacou Tércio Tinoco.
Ainda durante a sessão, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 465/2023, de autoria do vereador Luciano Nascimento (PSD), que estabelece diretrizes para ações do Programa de Incentivo à Qualificação e Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho.
“Estou muito feliz com a aprovação de mais um projeto de nossa autoria, que agora vai contribuir para inserir o jovem natalense no mercado de trabalho. Através da Secretaria Municipal de Educação, a proposta visa oferecer programas de qualificação, como cursos de Libras, informática e parcerias com entidades privadas. A gente precisa garantir que esses jovens saiam do ensino médio preparados, com mão de obra qualificada e oportunidades reais”, afirmou o vereador Luciano.
Outros dois vetos a projetos de lei foram mantidos durante a sessão.
Na noite deste sábado (10), a cidade de João Câmara, foi marcada por uma tragédia que comoveu a comunidade local.
Renilson Silva, um jovem perdeu a vida em um acidente fatal envolvendo um choque elétrico enquanto operava um compressor em uma oficina mecânica.
De acordo com testemunhas, Renilson estava usando o compressor quando, por motivos ainda a serem investigados, sofreu a descarga elétrica. Os amigos e vizinhos fizeram o socorro do jovem ao hospital rapidamente, mas, infelizmente, o jovem já havia entrado em parada cardíaca.
A tragédia gerou grande comoção entre familiares e amigos, que lembram Renilson como um jovem trabalhador, sempre disposto a ajudar e com um sorriso no rosto.
A perda de Renilson é um lembrete doloroso da necessidade de cuidados e prevenção em ambientes de trabalho.
Renilson deixa sua família e amigos devastados pela dor da perda precoce, e sua memória será eternamente lembrada por aqueles que tiveram a sorte de conhecê-lo.
O blog, lamenta a morre precisar do amigo Renilson, e se solidariza na dor da família e amigos.
Na manhã deste sábado (10), a prefeita de João Câmara, Aize Bezerra , realizou a entrega de dois veículos novos à população do município. A entrega foi destacada nas redes sociais da prefeita, que expressou sua felicidade em proporcionar essa melhoria para a cidade.
A ação faz parte dos esforços da gestão municipal para renovar a frota de veículos e melhorar os serviços públicos oferecidos à cidade. A prefeita Aize Bezerra tem demonstrado compromisso com o desenvolvimento de João Câmara, buscando constantemente recursos e parcerias para beneficiar os munícipes.
A entrega dos veículos representa mais um passo na modernização da infraestrutura municipal, visando atender melhor às necessidades da população. A gestão continua empenhada em promover melhorias que impactem positivamente a vida dos cidadãos de João Câmara.
A prefeitura de Cruzeta confirmou há pouco um acidente envolvendo um microônibus do município na BR-226, sentido Florânia-RN. Um grupo de adolescentes estava a bordo do veículo, que tombou.
Dre acordo com informações da equipe da gestão de Medeirinho, pelo menos 20 jogadores do sub-17 estavam no veículo quando houve o tombamento na BR-226. A causa do acidente não foi informada.
Ainda de acordo com a equipe da prefeitura, todos os envolvidos no sinistro estão recebendo assistência do município. Ao menos três jovens foram socorridos para o hospital de Florânia, mas nada muito grave.
“Possivelmente o veículo desligou na curva devido às chuvas”, disse uma testemunha após passar pelo local do sinistro, contudo nada de oficial foi divulgado até o momento. A PRF isola a área do acidente.
O presidente da Câmara Municipal de João Câmara, vereador Fernando Guilherme, manifestou publicamente seu pesar pelo falecimento da senhora Maria Adelaide de Oliveira Cirino, ocorrido neste sábado, 10 de maio de 2025.
Em nota, Fernando Guilherme expressou solidariedade aos familiares e amigos da falecida, destacando sua tristeza diante da perda.
“RECEBI COM TRISTEZA A NOTÍCIA DO FALECIMENTO DA SENHORA MARIA ADELAIDE DE OLIVEIRA CIRINO. NESTE MOMENTO DE DOR, ME SOLIDARIZO COM TODOS OS FAMILIARES E AMIGOS. QUE DEUS, EM SUA INFINITA MISERICÓRDIA, CONCEDA O DESCANSO ETERNO À DONA MARIA ADELAIDE E CONFORTE O CORAÇÃO DOS QUE SENTEM SUA PARTIDA.” O velório acontece neste sábado, a partir das 15h, no Centro de Velório da Uniplan, localizado na Rua 29 de Outubro, em João Câmara. O sepultamento será neste domingo (11), às 8h, no cemitério público da cidade.
A Câmara Municipal de João Câmara, por meio de seu presidente, se une em oração à família enlutada.
Vereador professor Silvano Carlos – Foto: Moisés Araújo
Em mais uma demonstração de compromisso com o desenvolvimento social e comunitário de João Câmara, o vereador Professor Silvano Carlos apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Indicação nº 097/2025, propondo a aquisição ou locação de um ônibus exclusivo para o transporte de fazedores de cultura e praticantes de atividades esportivas do município.
A proposta, encaminhada à Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Cultura, Turismo, Juventude e Esportes, visa atender uma demanda histórica de artistas, grupos culturais e atletas locais, que frequentemente enfrentam dificuldades de locomoção para participar de eventos, ensaios, competições e atividades formativas dentro e fora da cidade.
“A cultura e o esporte são pilares essenciais para a formação cidadã e o fortalecimento da identidade do nosso povo. É papel do poder público garantir as condições mínimas para que esses setores floresçam com dignidade e alcance”, afirma o vereador Professor Silvano Carlos.
Segundo o projeto, o ônibus seria utilizado de forma exclusiva para apoiar iniciativas culturais e esportivas, promovendo acesso, segurança e valorização desses segmentos que movimentam a economia criativa e fomentam a inclusão social. O parlamentar destaca ainda que a medida representa uma ação de eficiência e economicidade, ao centralizar e organizar a logística de transporte desses grupos.
A proposta vai além do transporte: é um instrumento simbólico e prático de reconhecimento do valor dos artistas e atletas locais. “Valorizar quem faz cultura e quem se dedica ao esporte é também investir no futuro da nossa cidade. Estamos falando de juventude, de autoestima e de oportunidade”, pontua o vereador.
Com essa iniciativa, Professor Silvano Carlos reforça sua trajetória na defesa de políticas públicas voltadas à cultura e ao esporte, reafirmando seu compromisso com uma João Câmara mais inclusiva, participativa e cheia de talentos sendo reconhecidos.
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na manhã desta quinta-feira (8), uma sessão solene em homenagem aos 80 anos da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. A cerimônia, proposta conjuntamente pelos deputados estaduais José Dias (PL) e Coronel Azevedo (PL), destacou o heroísmo dos pracinhas brasileiros que participaram do conflito ao lado das forças aliadas no teatro de operações da Itália.
Durante a solenidade, parlamentares, autoridades militares e civis, representantes de entidades de veteranos e familiares dos combatentes rememoraram a trajetória da FEB, composta por mais de 25 mil homens e mulheres que deixaram o Brasil entre 1944 e 1945 para enfrentar os horrores da guerra na Europa.
A sessão destacou a importância histórica do envolvimento brasileiro na Segunda Guerra Mundial, iniciado após uma série de ataques de submarinos alemães à costa brasileira entre fevereiro e agosto de 1942, que culminaram na morte de centenas de civis. Diante das agressões, o então presidente Getúlio Vargas rompeu a neutralidade do Brasil e declarou guerra aos países do Eixo, instituindo oficialmente a participação do país no conflito.
Sob o comando do general João Batista Mascarenhas de Moraes, a FEB foi enviada à Itália, integrando o V Exército norte-americano e participando de batalhas decisivas, como as de Monte Prano, Massarosa, Camaiore e, sobretudo, Monte Castello — símbolo da resistência e coragem brasileira frente às adversidades do inverno europeu e à força bélica alemã.
Durante os discursos, reconheceu-se também as mulheres que integraram o Batalhão de Saúde da FEB, cuja atuação como enfermeiras em zona de combate representou um marco para a valorização da mulher brasileira em tempos de guerra.
Para o deputado Coronel Azevedo, homenagear os heróis da FEB é resgatar a memória de uma geração que sacrificou sua juventude e até a própria vida pela liberdade de um mundo ameaçado pelo totalitarismo. “Muitos daqueles foram à guerra eram homens simples, agricultores, trabalhadores, mas todos unidos pelo sentimento de amor à Pátria. Oitenta anos depois, não nos cabe apenas celebrar, nos cabe honrar a memória dos que lutaram, preservar a história dos que venceram e transmitir às novas gerações o exemplo de patriotismo e sacrifício da FEB. Que esta data nos lembre que a paz tem um preço e que a liberdade, soberania e dignidade devem sempre ser defendidas com firmzeza. Aos nossos heróis, nossa eterna gratidão”, disse Coronel Azevedo.
Na solenidade, que contou ainda com a presença de representantes das Forças Armadas, estudantes, historiadores, familiares e membros de associações de ex-combatentes, a Assembleia Legislativa prestou homenagens aos veteranos presentes ou representados por seus familiares.
Em nome dos homenageados, o General de Brigada Klauber Rogerio Candian, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, discursou e agradeceu pela homenagem concedida pela Assembleia aos heróis a FEB. Para ele, preservar a história é um deve da sociedade.
“Os sacrifícios nos ensinam que a liberdade e paz de que hoje desfrutamos foram conquistadas com suor, sangue e esperança. É nosso dever preservar essa história, para que continue viva nas escolas, lares e corações brasileiros como exemplos de patriotismo, altruísmo e determinação. Que essa solidariedade ultrapasse o cerimonial e seja um marco de compromisso com nossa história. Que Deus abençoe nossos veteranos e inspire cada um de nós a sermos dignos do legado que cada um dele nos deixou. FEB: heróis sempre lembrados”, disse o general.
Exposição
No Salão Nobre da Assembleia também está aberta uma exposição com dioramas, modelos, itens reais e documentos sobre a participação da Força Expedicionária Brasileira no contexto da 2ª Guerra Mundial. A exposição faz parte do projeto cultural Gallopin Ghost, que tem como curador o coronel Marcelo Antônio Borges Alvares.
O parlamentar falou, ainda, sobre a necessidade de rever o repasse de duodécimos para os Poderes Legislativo e Judiciário, e para órgãos como Ministério Público, Defensoria e Tribunal de Contas. “Os Poderes têm um pedaço cativo do orçamento. Tem que sentar com os presidentes dos Poderes e pedir para que cada um deles dar sua cota de contribuição”, argumentou o senador.
Segundo Rogério, essas medidas são necessárias para que o Estado recupere sua capacidade de investimento. “O Estado não tem recurso para fazer investimento. Os municípios não fazem convenio com o Governo do Estado. Não temos plano para emprego e renda para gerar perspectiva para os nossos jovens. Vamos apresentar um projeto para o Estado”, destacou.
Rogério Marinho citou as medidas para dizer que é preciso ter “coragem” para enfrentar os problemas do Estado, e não apenas ser “estilingue” para criticar a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT). “Qual a proposta de resolução do problema? É principalmente você ter a coragem de tomar algumas decisões que não são tão populares e fáceis de se implementar”, acrescentou.
“Nosso candidato é Bolsonaro”, diz senador sobre direita em 2026
O senador negou que haja uma articulação em curso dentro do PL para que ele seja a opção da direita para a disputa da Presidência em 2026, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A notícia surgiu nesta semana, em publicação no blog de Bela Megale, no jornal O Globo.
Ele disse acreditar que Jair Bolsonaro vai recuperar os direitos políticos e ser candidato no próximo ano. Caso isso não seja possível, afirma Rogério Marinho, será o próprio Bolsonaro quem vai indicar seu herdeiro político.
“Não há essa especulação interna. Sei de onde surgiu essa notícia. Há um jornalismo especulativo, que é natural no processo político. Eu sou secretário-geral do partido. Mas o nosso candidato é Bolsonaro. Caso alguma coisa aconteça que impossibilite sua candidatura, nós vamos ouvi-lo, ele como líder da direita, alguém que tem condições de apontar o caminho que nós vamos trilhar”, afirmou Rogério, à 98 FM.
“Mas eu acredito ainda que há boa possibilidade de o presidente Bolsonaro reverter essa situação (de inelegibilidade) e ser o candidato. Através da anistia, por exemplo. Vamos aguardar o processo”, afirmou Rogério.
Líder da oposição acusa governo Lula de omissão no caso do INSS
Durante a entrevista, Rogério Marinho acusou o Governo Lula de omissão deliberada e aparelhamento institucional no escândalo dos descontos indevidos aplicados em aposentadorias e pensões pagas pelo INSS.
Ele ressaltou que houve uma explosão geométrica de filiações e cobranças ilegais a partir de 2023, já sob o comando da atual gestão, e que o governo federal ignorou alertas da Controladoria-Geral da União (CGU), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do próprio Conselho de Previdência sobre o crescimento anormal dessas práticas. “Varreu-se um elefante para debaixo do tapete”, declarou.
Segundo Marinho, os descontos compulsórios ocorrem há décadas, mas se agravaram de maneira inédita nos últimos dois anos. Ele apontou que, enquanto em 2019 e 2020 houve uma queda de 20% no volume de contribuições associativas, entre 2023 e 2024 houve um salto de 2 milhões para 7,6 milhões de filiados, números que, segundo ele, indicam conivência do governo. O senador criticou ainda a retirada do mecanismo de bloqueio prévio de autorizações implantado em 2020, que obrigava os beneficiários a optarem pelo desconto. “A partir da revogação, abriram-se as portas do inferno”, disse.
Durante a entrevista, Marinho afirmou que, em 2019, quando era secretário especial da Previdência no governo Bolsonaro, adotou medidas concretas para combater as fraudes no INSS. Ele citou a Medida Provisória 871, que incluía, entre outros pontos, a exigência de revalidação anual das contribuições e o fim da exclusividade dos sindicatos rurais na emissão de certidões para aposentadoria.
A regulação, no entanto, foi derrubada no Congresso. Ele acusou parlamentares do PT, PDT e outros partidos de esquerda de atuarem contra as tentativas de controle.
Questionado sobre a suposta responsabilidade de sua gestão, o senador argumentou que os dados desmentem a narrativa de que o escândalo começou no governo anterior. “Se fosse um esquema do governo Bolsonaro, por que o irmão do presidente Lula era vice de uma das entidades mais beneficiadas?” Ele também rebateu as críticas feitas pelos deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro, do PT, que se recusaram a assinar o pedido de CPI do INSS sob a alegação de que teria caráter político.
Para Marinho, essa postura revela tentativa de blindagem. “A CPI é um instrumento da oposição previsto na Constituição. Quando se excluem do inquérito entidades diretamente ligadas ao governo, como a do irmão do presidente, isso sim é uso político.”
O senador ainda levantou suspeitas de aparelhamento da Polícia Federal e do Ministério da Justiça. Disse que houve interferência ao limitar o escopo da investigação aos anos anteriores a 2023, enquanto as denúncias mais graves, segundo ele, ocorreram já na atual gestão. Citou como exemplo o fato de o atual diretor-geral da PF ter atuado em Curitiba durante o período em que Lula esteve preso.
“É estranho que o delegado afirme de antemão que o irmão de Lula não está sendo investigado. Isso revela julgamento prévio”, afirmou. Marinho também criticou o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, por negar conflito de interesse ao permanecer no cargo mesmo com o filho advogando para duas das entidades envolvidas nas denúncias.
A Câmara Municipal de Natal recebeu, nesta quarta-feira (7), a visita institucional do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, e do presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Os dois estiveram na Casa Legislativa para divulgar importantes eventos que serão realizados nos próximos dias e convidar os parlamentares a participarem das programações.
O prefeito Allyson Bezerra fez o convite oficial para o Mossoró Cidade Junina, um dos maiores festejos de São João do Brasil. “É uma felicidade estar aqui nesta Casa Legislativa, sendo recebido pelo presidente Eriko Jácome. Viemos convidar todos os vereadores de Natal para participarem do Mossoró Cidade Junina, que é um grande evento cultural do nosso estado e uma vitrine da nossa identidade. A parceria entre os poderes legislativos e executivos, bem como entre as instituições das maiores cidades do RN, é fundamental para fortalecer o nosso estado”, destacou o gestor mossoroense.
Já o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, apresentou a programação da Semana S, promovida pelo Sesc, Senac e Fecomércio RN. Com mais de 100 atividades distribuídas entre os dias 12 e 17 de maio, a iniciativa abrange áreas como inovação, tecnologia, empregabilidade, gastronomia, cultura, saúde, bem-estar, entre outras.
No dia 16, ocorre o Innovation Day, no Teatro Riachuelo, com palestras de Ricardo Amorim, Carla Sarni e Tiago Mattos, além de participação de startups locais incubadas no Metrópole Parque. Já no dia 17, será realizado o Dia S, no Arena das Dunas, com diversos atendimentos ao público, shows do Mundo Bita, Circuito Musical e Dudu Nobre. “A Semana S acontece em todos os estados do Brasil e, no Rio Grande do Norte, terá ações concentradas no Teatro Riachuelo e na Arena das Dunas. Teremos palestras com nomes de destaque nacional e atividades para toda a família, incluindo o Circuito Sesc de Corridas, apresentações musicais e ações de cidadania”, explicou Queiroz.
O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), reforçou a importância da parceria institucional entre os municípios e do apoio ao calendário de eventos do estado. “A Câmara de Natal tem se consolidado como espaço de diálogo e integração com os 167 municípios potiguares. É uma honra receber o prefeito de Mossoró e o presidente da Fecomércio. Convidamos todos os natalenses a prestigiarem esses eventos que valorizam a cultura, a tradição e o desenvolvimento do nosso Rio Grande do Norte”, finalizou.
A cidade de Mossoró será palco, no próximo dia 30 de maio, da segunda edição do Workshop “É Preciso Ousar Para Crescer”, um evento que promete reunir especialistas, empreendedores e profissionais de diversas áreas para debater soluções e estratégias para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do turismo na região.
A programação será realizada no Salão Seridó do Hotel Villa Oeste, com palestras e painéis sobre turismo sustentável, desenvolvimento econômico, empreendedorismo e negócios.
Em Painéis Turísticos, o Gestor de Turismo do SEBRAE RN, Yves Guerra, fará a apresentação do case de sucesso do Polo SEBRAE de Ecoturismo (MS) — iniciativa reconhecida nacionalmente por impulsionar pequenos negócios do setor em Mato Grosso do Sul e que pode inspirar ações no Rio Grande do Norte.
Além dele, o evento contará com a presença de palestrantes renomados e cases de sucesso, promovendo o intercâmbio de experiências e o fortalecimento de conexões estratégicas entre empresários, gestores públicos e profissionais do turismo.
Já na grade de programação da segunda edição do Workshop É Preciso Ousar Para Crescer traz como palestrantes, a CEO do Grupo TCM Telecom,Stella Maris, Presidente do Sistema OCERN/SESCOOP-RN, Eduardo Gatto, Analista Ambiental do ICMBio – Chefe da Base Avançada do Cecav no RN, Biólogo, Dr. em Sistemática e Evolução UFRN, Diego de Medeiros Bento, Reitora da Uern e Presidente da Associação Brasileira das Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil (Abruem), Dra. Cicilia Raquel Maia Leite, Gerente Geral da Agência BNB em Mossoró-RN. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela IFPB. Bacharel em Ciências Econômicas pela FIP. Pós- graduado em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Pessoas pela Faculdade Leão Sampaio, Alexandre Ramari Vilas e a Presidente da Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF), Alessandra Pinheiro.
Em sua segunda edição, o Workshop É Preciso Ousar Para Crescer tem como patrocinadores os grupos Ster Bom e TCM Telecom, contando com os apoios da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN),Grupo AGORA RN, SEBRAE-RN, Sistema OCERN/SESCOOP-RN, Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal (ADEGRAF), ProTurismoRN e Visite Rio Grande do Norte (EMPROTUR).
O workshop é uma iniciativa do Projeto Lajedo do Rosário, sediado no município de Felipe Guerra, e tem como propósito consolidar Mossoró como porta de entrada para as regiões Oeste, Costa Branca, Alto Oeste, Vale do Açu e Serrana do Rio Grande do Norte, destacando seu potencial como hub de desenvolvimento e turismo regional.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Projeto Lajedo do Rosário: 👉 https://lajedodorosario.com.br/workshop/ Serviço: 📅 Data: 30 de maio de 2025 🕜 Horário: 10h as 17h 📍 Local: Salão Seridó – Hotel Villa Oeste, Mossoró/RN 💻 Inscrições Grátis: https://lajedodorosario.com.br/workshop/ Foto: Divulgação