Vereador Daniel Enfermeiro propõe reforma geral no Centro de Saúde Municipal, e indicação é aprovada por unanimidade Reforma geral no Centro de Saúde Municipal é proposta por vereador Daniel Enfermeiro
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (28), o vereador Daniel Enfermeiro apresentou uma INDICAÇÃO à prefeita municipal, Aíze Bezerra (PSDB), solicitando, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, realize uma reforma geral no prédio do Centro de Saúde Municipal de João Câmara. O projeto inclui melhorias tanto na área externa quanto interna do local, visando oferecer um atendimento mais digno e adequado à população.
A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes, demonstrando o consenso sobre a necessidade de revitalizar um dos principais equipamentos de saúde do município. O vereador Daniel Enfermeiro destacou que a reforma é essencial para garantir melhores condições de trabalho aos profissionais e mais conforto e segurança aos pacientes.
Próximos passos:
A prefeita Aíze Bezerra agora analisará a indicação e deverá articular com a Secretaria de Saúde a viabilidade do projeto, incluindo cronograma e recursos necessários. A expectativa é que, uma vez executada, a reforma melhore a estrutura física do Centro de Saúde, contribuindo para um serviço público de qualidade.
O presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (FECAM-RN), Eriko Jácome, participou nesta terça-feira (29) da solenidade de assinatura do convênio entre o Governo do Estado, por intermedio do ITEP/RN com FECEMRN, que vai garantir a emissão gratuita de carteiras de identidade para a população em todos os municípios do RN.
Ao lado da diretora executiva da Fecam, Erineide Sá, Eriko Jácome comemorou a iniciativa e destacou o papel fundamental das Câmaras na realização do programa. “Essa é uma vitória para todos os potiguares. Como presidente da Fecam, tenho o compromisso de levar essa política pública a cada município. Em Natal, por exemplo, já cedemos parte do anexo da Câmara Municipal para funcionar como central de confecção de RGs, atendendo toda a capital”, afirmou.
A cerimônia contou com a presença da governadora Fátima Bezerra; do secretário da Segurança Pública, coronel Francisco Canindé de Araújo; e do diretor-geral do ITEP, Marcos Brandão. A parceria fortalece o “Programa Identidade para Todos”, promovendo cidadania e acesso à documentação básica de forma descentralizada.
Com o convênio, as Câmaras Municipais passam a ser parceiras diretas do ITEP na emissão de documentos, o que deve facilitar o acesso da população, especialmente em cidades do interior e em áreas de difícil deslocamento. A expectativa é que milhares de identidades sejam emitidas nos próximos meses, de forma gratuita e eficiente.
O União Brasil e o PP lançaram, nesta terça-feira (29), a União Progressista, com a maior bancada do país. A “superfederação” reúne 109 deputados federais, 14 senadores e 1400 prefeitos. Juntos, terão fundo eleitoral de cerca de R$ 1 bilhão. Também já nasce envolta em divergências: a federação começa com a ameaça de parlamentares que falam nos bastidores em sair do União Brasil, a exemplo dos deputados Kim Kataguiri, Mendonça Filho, Danilo Forte e Pauderney Avelino, mais alinhados à oposição. Em reunião da bancada nesta segunda, o presidente Antônio Rueda pediu paciência e afirmou que valerá a pena permanecer no partido.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, reforçou que é pré-candidato à presidência da República, e disse que uma federação do tamanho da União Progressista precisa ter protagonismo.
“Como que você é o maior partido e você não tem candidato? Qual é a finalidade do partido? Então, quer dizer, me desculpe a pergunta, mas quando você constrói um partido desse tamanho, você, lógico, você quer eleger governador, senador, deputado federal, presidente da República. É o objetivo. Se não, você não teria esse objetivo. Você vai construir o maior partido para ser o quê?”
À reportagem, o ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que parte da federação está e vai permanecer com o governo Lula. Ele defendeu a manutenção da aliança.
“O exercício do diálogo é uma característica das lideranças dessa federação. Eu não tenho dúvida que vão convergir até o momento oportuno, o momento mais conveniente, convergir a fim de tomar a melhor decisão. Eu faço parte de uma corrente que eu julgo majoritária dentro dessa federação, que vai defender no momento oportuno, no momento apropriado, que essa maior força política que surge hoje no Brasil caminhe junto da reeleição do presidente Lula.”
Além de Sabino, o União tem os ministros Waldez Góes na Integração Nacional e Frederico Siqueira, na Pasta das Comunicações, ambos apadrinhados pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Já o PP está representado na Esplanada com o ministro do Esporte, André Fufuca.
A direção da federação será compartilhada, inicialmente, por Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas), que presidirão juntos até dezembro deste ano, quando haverá eleição para a nova composição. Inicialmente, a previsão era da federação ser liderada pelo ex-presidente Arthur Lira, o que gerou controvérsia interna.
De olho na sobrevivência como um partido, a executiva nacional do PSDB aprovou por unanimidade o início do processo formal para se fundir ao Podemos. O martelo deverá ser batido em convenção nacional em junho.
A fusão terá de ser aprovada pela Justiça Eleitoral, dando origem a um novo partido. Provisoriamente, o nome é PSDB+Podemos. Juntos, os partidos somam 28 deputados e 7 senadores.
O PSDB tem vivido uma debandada, e recentemente a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, deixou a sigla e se filiou ao PSD. O governador gaúcho Eduardo Leite, que ameaça deixar a legenda, participou do encontro de forma virtual e também votou a favor da fusão.
Na sessão desta segunda-feira (28), o vereador Flávio Sami apresentou o Projeto de Lei n° 28/2025, que proíbe músicas, danças, apresentações ou qualquer tipo de conteúdo erótico ou sensual nas escolas da rede municipal de João Câmara.
O objetivo da proposta é preservar a infância e adolescência, promovendo um ambiente escolar que valorize a ética e a formação moral dos estudantes. O texto do projeto também veda conteúdos que façam apologia ao crime, uso de drogas, prostituição e qualquer tipo de sexualização de crianças e adolescentes.
Segundo o vereador, músicas e apresentações com teor erótico têm impacto negativo no desenvolvimento das crianças. A proposta responsabiliza diretores, professores ou qualquer pessoa que divulgar esse tipo de conteúdo nas unidades escolares.
O projeto prevê ainda que qualquer cidadão poderá denunciar casos de descumprimento à Prefeitura ou ao Ministério Público.
Se aprovado, o projeto será regulamentado pelo Poder Executivo, que definirá as penalidades em caso de violação.
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (29), a “Operação Inimigo Oculto”, com o objetivo de cumprimento de mandado de busca e apreensão contra uma policial civil investigada por integrar uma organização criminosa. A ação foi realizada pelo Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Deccor-LD), com apoio da Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo as investigações, a servidora, lotada em uma unidade plantonista, acessava de forma indevida procedimentos investigativos da DHPP que envolviam policiais militares, geralmente vinculados ao 4º Batalhão de Polícia Militar, e repassava as informações a eles ou a pessoas próximas.
Além disso, as investigações constataram que a policial civil também consultava e compartilhava dados relativos a investigações envolvendo integrantes de facções criminosas com os mesmos policiais militares.
As investigações apontam que parte desses policiais militares foi presa e é investigada pela própria DHPP por envolvimento com grupos de extermínio e milícias. As informações vazadas pela policial civil chegaram a ser divulgadas em redes sociais e utilizadas para autopromoção por parte dos milicianos.
A gravidade da conduta foi acentuada pela constatação de que os acessos indevidos ao sistema interno da Polícia Civil ocorriam de forma simultânea a ligações realizadas para os investigados. Diante dos elementos reunidos, a Justiça determinou, além do mandado de busca e apreensão, o afastamento cautelar da investigada do cargo, pelo prazo de 90 (noventa) dias.
O nome da operação faz referência à atuação silenciosa e infiltrada da investigada, que, a partir de dentro da própria instituição, comprometia investigações sensíveis e favorecia grupos criminosos — o que caracteriza o perfil de um “inimigo oculto”.
A Polícia Civil reforça seu compromisso com a legalidade e a transparência na atuação de seus servidores, destacando que eventuais condutas incompatíveis com a função policial serão devidamente apuradas e responsabilizadas.
João Câmara volta a brilhar no cenário nacional! O Parlamento Jovem de João Câmara conquistou, pela segunda vez um reconhecimento Nacional, agora, através do Troféu Destaque Nacional concedido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB). A premiação foi entregue durante a XXIV Marcha dos Legislativos Municipais, realizada em Brasília.
Quem recebeu a honraria em nome do programa e do Presidente Fernando Guilherme, foi o Coordenador Marcos Júnior, que representou com orgulho todo o trabalho desenvolvido no âmbito da Câmara Municipal de João Câmara.
Competindo com iniciativas de todos os estados brasileiros, o Parlamento Jovem de João Câmara se destacou pelo impacto positivo na comunidade e pelo fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, integrando juventude, cidadania e inovação.
O Troféu Destaque Nacional UVB é resultado de um concurso que avalia iniciativas de excelência de todo o país, premiando aquelas que efetivamente fortalecem a relação entre o Legislativo e a sociedade, promovendo uma gestão mais justa, participativa e inovadora.
“Essa conquista é de todos que acreditam e constroem diariamente o Parlamento Jovem. João Câmara, mais uma vez, é referência nacional!”, celebrou Marcos Júnior.
O reconhecimento confirma que João Câmara segue na liderança nacional quando o assunto é envolver a juventude na construção de uma sociedade melhor, através de ações públicas de impacto e transformação social.
Parabéns a todos que fazem parte dessa história! João Câmara é, com orgulho, referência Nacional.