Queda de girocóptero no RN: piloto e aeronave estavam regulares

As informações preliminares divulgadas pela Polícia Civil, no dia da queda do girocóptero na praia de Areias Alvas, em Grossos, indicavam sobre uma possível irregularidade na documentação da aeronave e do piloto Flávius Veras. No entanto, ambos estavam em situação regular, de acordo com o que foi apurado pela reportagem da TV Tropical.

“Sobre informações que estão sendo passadas de formas erradas. Não era uma aeronave caseira. Era uma aeronave experimental. Ela apenas não tinha homologação para voos noturnos. Mas era totalmente regularizada. É tanto que ela tem prefixo. Só sai da fábrica depois que tem o prefixo”, explicou Cláudio Silveira, amigo de Flavius.

De acordo com ele, a motorização da aeronave não era adaptada e era apropriada para esse tipo de voo. “Outra coisa que temos que esclarecer é sobre a motorização. Não era um motor de fusca, não era adaptado. Era um motor injetado, aeronático. Preparado para esse tipo de voo”, acrescentou.

Cláudio também falou sobre a documentação de Flavius. “Flávius era uma pessoa fantástica, totalmente preparado, com cerca de mil horas de voo somente de girocóptero. Hoje a gente só tem a dizer que Deus o tenha. Foi uma fatalidade o que aconteceu. Com relação à documentação, é piloto aerodeportista, que é para voos em aeronaves experimentais, é necessário essa documentação ou de piloto privado. Flavius tinha ambas. Ele estava com tudo em dias”, completou.

Portal da Tropical

Compartilhe:

Secretário Éder Porfírio destaca apoio da prefeita Aize Bezerra aos empreendedores em encontro “Pizza com Negócios” 

Nesta quarta-feira (23/04), o secretário de Desenvolvimento Econômico de João Câmara/RN, Éder Porfírio, participou de mais uma edição do “Pizza com Negócios”, evento que reuniu empreendedores e empreendedoras da cidade para discutir estratégias de crescimento e competitividade do comércio local.  

A iniciativa, que fortalece a parceria entre o poder público e a iniciativa privada, foi destacada pelo secretário como essencial para o desenvolvimento socioeconômico do município.

“A prefeita Aize Bezerra reconhece o papel estratégico do setor comercial e, por meio da SEDEC, estamos próximos e apoiando as demandas da classe empresarial”, afirmou Éder Porfírio durante o encontro.  

O “Pizza com Negócios” tem se consolidado como um espaço de diálogo e inspiração, promovendo networking e soluções inovadoras para os desafios do empreendedorismo na região. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento reforça o compromisso de impulsionar os negócios locais e fomentar uma economia mais forte e sustentável.  

Blog do Moisés Araújo

Compartilhe:

Comissões da Câmara discutem unificação das normas das Zonas de Proteção Ambiental de Natal

As comissões de Finanças, Orçamento, Controle e Fiscalização e de Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Natal se reuniram, extraordinariamente, nesta quarta-feira (23), para discutir o Projeto de Lei Complementar 18/2024, que trata da unificação das prescrições urbanísticas e ambientais das Zonas de Proteção Ambiental (ZPA) da capital potiguar.

De acordo com a proposta, enviada ao Legislativo pela Mensagem nº 195/2024, o município de Natal conta atualmente com oito leis específicas que regulam as ZPAs, sendo quatro delas recentes, publicadas em dezembro de 2022, e outras quatro com datações entre a década de 1990 e o início dos anos 2000. A diferença de períodos gerou divergências entre as normas, o que, segundo o projeto, torna necessária a compatibilização entre os dispositivos e sua adequação ao Plano Diretor em vigor.

A proposição busca padronizar o tratamento das subzonas (de Uso Restrito, de Conservação e de Preservação), cuja definição foi estabelecida no Plano Diretor, mas que têm sido abordadas de forma distinta nas legislações vigentes.

Durante a reunião, o presidente da Comissão de Planejamento Urbano, vereador Irapoã Nóbrega (Republicanos), ressaltou que a proposta trará mais segurança jurídica. “Vai facilitar o processo e dará mais segurança jurídica aos próximos investidores de Natal, assim como deu a revisão do Plano Diretor. O número de investimentos internos e externos na cidade vem aumentando, e esse projeto de lei é totalmente favorável à população natalense”, declarou.

Já o vice-presidente da Comissão de Finanças, vereador Preto Aquino (Podemos), destacou a importância da matéria para o desenvolvimento da cidade. “Estamos agora unificando e aperfeiçoando a legislação. Podem ter certeza: Natal só tende a crescer cada vez mais com a aprovação de um projeto tão importante como esse. Essa é uma luta constante da Câmara Municipal”, afirmou.

Também participaram da reunião os vereadores Anne Lagartixa (Solidariedade), Eribaldo Medeiros (Rede) e Subtenente Eliabe (PL).

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Compartilhe:

Pedra Grande: Prefeito e vereadores da base aliada se reúnem com senador Rogério Marinho em Brasília  

O prefeito de Pedra Grande, Pedro Henrique que permanece em Brasília, esteve reunido nesta quarta-feira (23/04) com o senador Rogério Marinho junto com os vereadores da base aliada. 

O encontro teve como objetivo estreitar a parceria política com o senador potiguar reafirmando o compromisso de ambos em favor de melhorias para o município de Pedra Grande. 

Tivemos a honra de nos reunir com o Senador @rogerio.smarinho acompanhado pelos vereadores da base aliada. Fomos calorosamente recebidos e aproveitamos a oportunidade para reafirmar nossa parceria com o senador, reconhecendo seu empenho e dedicação ao desenvolvimento de Pedra Grande”, disse Pedro Henrique. 

Do Blog de Assis

Compartilhe:

Projeto da ALRN leva noções de direito e finanças aos alunos do IFRN Currais

Crédito da(s) Foto(s): Eduardo Maia

Os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Currais Novos, vivenciaram uma tarde de aprendizado nesta terça-feira (22), ao participarem do projeto piloto “Aprendendo Direito”, promovido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, por meio da Escola da Assembleia e da Diretoria de Políticas Complementares.

Realizado de forma inédita em Currais Novos, o projeto integra a programação da ação “Assembleia e Você” e será posteriormente ampliado para escolas da capital.

Durante a ação, os estudantes assistiram a três palestras com temáticas voltadas ao direito e à educação financeira. O advogado Paulo Marcelo de Medeiros Jordão abordou os Direitos Constitucionais; o advogado Rafael Lucena Pires falou sobre o Direito do Consumidor; e Maria Alcilene Fernandes conduziu a palestra “Meu dinheiro, meu futuro”, com foco em planejamento financeiro pessoal, dentro do tema “Cadê o meu dinheiro?”.

O objetivo do projeto é introduzir os jovens ao universo jurídico e às noções básicas de finanças, conectando esses conhecimentos à realidade prática dos estudantes. Ao final do evento, os alunos receberam um cofrinho e uma planilha de organização financeira, como incentivo à administração consciente de seus recursos.

“Foi um momento de muito aprendizado para nossos alunos. Uma parceria que traz conhecimento e informação para nossos estudantes”, destacou o diretor do campus Currais Novos, Elionardo Rochelly Melo de Almeida.

Compartilhe: