Vereadores aprovam leis sobre trânsito, meio ambiente e educação em Natal

Na sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (23), a Câmara Municipal de Natal aprovou projetos de leis voltados para inclusão social, acessibilidade, meio ambiente e estímulo à economia local.

Entre os destaques estão a criação do Programa Municipal “Produzindo Empregos” (PL nº 279/2022), da vereadora licenciada Nina Souza (União); e o PL nº 555/2021, do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), que obriga a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (URBANA) a doar até 30% dos resíduos sólidos recolhidos, especificamente pneus usados, para projetos de cunho social e ambiental. “Simples, mas com um alcance social imenso pra ajudar os artesãos e artistas da nossa cidade”, afirmou o parlamentar.

A acessibilidade também ganhou espaço na pauta com a aprovação do PL nº 664/2023, do vereador Tércio Tinoco (União), que determina a obrigatoriedade de sinalização horizontal zebrada em frente às rampas de acessibilidade e a instalação de placas indicativas. “Hoje os veículos que estacionam em rampa de acesso não levam multa, mas se tiver zebrado leva multa. A gente pede para sinalizar e dizer que naquele local tem a rampa de acessibilidade. E a prefeitura pode fazer convênio com a iniciativa privada”, justificou Tinoco.

Outro projeto votado foi o PL n° 547/2023, de autoria do vereador Aldo Clemente (PSDB), que estabelece a possibilidade de apresentação de defesas e recursos de infrações de trânsito por meio da internet.

Ainda foram aprovados o PL nº 685/2023, do vereador Preto Aquino (Podemos), que obriga a elaboração e revisão periódica do planejamento da iluminação pública da cidade; o PL nº 786/2023, de autoria do ex-vereador Dickson Júnior e subscrito por Daniel Santiago (PP), que trata da frequência facultativa de alunos com autismo, transtornos ou deficiências em escolas de tempo integral; e o PL nº 175/2023, do vereador licenciado Hermes Câmara (Cidadania) que institui a “Semana de Conscientização e Prevenção dos Males causados pelo uso precoce e de longa duração de Dispositivos Eletrônicos por Bebês e Crianças.

Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis

Compartilhe:

Deputados lamentam a morte e ressaltam as qualidades do Papa Francisco

Crédito da(s) Foto(s): João Gilberto

Apelidado na política com o nome de Papa, o deputado Vivaldo Costa (PV) se pronunciou, na sessão desta terça-feira (22), no horário destinado aos deputados, sobre a morte do Papa Francisco, ocorrida na segunda-feira (21). Segundo o parlamentar, um Papa diferenciado e que merece todas as homenagens que está recebendo em todo o mundo.

“Sobretudo pela dedicação aos mais pobres”, pontuou Vivaldo, lembrando a atuação do Papa Francisco, que morreu aos 88 anos após Pontificado que durou 12 anos. O “Papa Vivaldo” também chamou atenção, em seu discurso, para o inverno irregular que desponta no Rio Grande do Norte, quando os governos federal, estadual e municipais têm de se voltar para a proteção do homem do campo e da agricultura familiar. “Um ano desmantelado, como dizem os agricultores, e um ano irregular, como dizem os cientistas”, finalizou Vivaldo, ressaltando a necessidade de atenção do poder público.

A deputada Divaneide Basílio (PT) se somou ao pesar do colega Vivaldo em relação à morte do Papa Francisco, e disse que o fato comoveu todo o mundo. “Até meu filho de 9 anos sentiu a perda”, afirmou a parlamentar, ressaltando que o mundo está de luto. Ela também se pronunciou em seu discurso sobre solicitações que seu mandato recebe de demandas de cidades do interior do Rio Grande do Norte.

Encerrando o horário, o deputado Adjuto Dias (MDB) também lamentou a morte do Papa Francisco, e lembrou a última reflexão do líder católico sobre a economia. “Um mundo cada vez mais difícil, com os jovens ligados às telas”, disse o deputado, justificando que uma parcela da humanidade, ainda não conectada a algoritmos e à inteligência artificial, tem encontrado dificuldades para empreender. “O Papa sempre preocupado com as questões sociais e a justiça social”, concluiu Adjuto.

Compartilhe:

11ª edição da Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN acontece nos dias 25 e 26 de abril

A 11ª edição da Femptur – Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN acontece nos dias 25 e 26 de abril , no Centro de Convenções de Natal, das 14h às 22h, com entrada e estacionamento gratuitos. A feira, organizada por Antônio Roberto Rocha e Gustavo Porpino, da Argus Eventos, é uma grande vitrine para o turismo do Rio Grande do Norte – RN.

Com estimativa de público em cerca de 14 mil pessoas para os dois dias, representando um crescimento de 25%, a Femptur contará com mais de 80 estandes já reservados, reunindo ampla variedade de produtos e experiências: passeios, viagens, artesanato, cultura, fotografias, gastronomia, agricultura familiar e oportunidades de negócios, tudo evidenciando as riquezas dos municípios potiguares em um ambiente voltado para regionalização e sustentabilidade.

Entre as novidades para esta edição, está o lançamento da campanha “Priorize o RN” , que busca incentivar a valorização do turismo local. A ação envolve iniciativas do setor e tem como pilares o artesanato, a cultura, a agricultura familiar e as viagens pelo estado.

O evento tem apoio do Governo do RN, Emprotur, Prefeitura do Natal, Sebrae, Sistema Fecomércio, Banco do Nordeste, Data Show, Serhs Natal Grand Hotel & Resort e Natal Convention Bureau.

Turismo em Foco

Compartilhe: