Carla Dickson defende anistia e critica governo em manifestação em Natal

Durante o ato deste domingo (6), realizado em frente ao shopping Midway Mall, em Natal, a deputada federal Carla Dickson (União Brasil) fez um discurso contundente em defesa da anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro e teceu duras críticas ao governo federal e ao atual cenário político do país.

Segurando um batom — em referência ao caso de Débora Rodrigues, presa após escrever “Perdeu, mané” com batom em frente ao STF — a deputada ironizou: “Cuidado que eu vim armada. Estou com um batom e deixei minha outra arma, a Bíblia, no carro. 

A parlamentar potiguar questionou a inversão de valores que, segundo ela, domina o Congresso e o país. “Antigamente se pedia anistia para Dilma Rousseff, que participou do planejamento de um assalto a banco e foi anistiada. Depois virou presidente da República e hoje preside o Banco dos Brics”, disse Carla, destacando que muitos dos beneficiados por anistias passadas hoje compõem a base de apoio de partidos de esquerda.

Ela reforçou que não defende a impunidade para quem cometeu atos de vandalismo, mas criticou a desproporcionalidade das penas. “Não estamos pedindo que quem depredou órgãos públicos seja inocentado. Mas que pague de forma justa. A pena é de até 3 anos, pode ser convertida em serviços à comunidade. O que estamos vendo é gente condenada a 14, 17 anos e multas de R$ 30 milhões. Isso tem cheiro de vingança”, afirmou. Segundo ela, o presidente Lula estaria mais interessado em perseguir Bolsonaro do que governar. “Esqueceu o Brasil e só sabe viajar”, disparou.

A deputada também criticou os gastos do governo e defendeu a priorização de políticas para crianças autistas. Ela contou que propôs a inclusão de um auxiliar por sala para alunos atípicos, o que teria impacto de R$ 27 bilhões no orçamento. Segundo ela, um colega teria dito que o projeto era inviável. “Eu respondi: era só parar a janta das viagens, que o orçamento aparecia”, ironizou. “Pra que mais de 30 ministérios que não servem para nada?”, questionou.

Ao final do discurso, Carla mencionou ter assinado a proposta de anistia total — tanto para os envolvidos no 8 de janeiro quanto para o presidente Jair Messias Bolsonaro. “Ele é o meu presidente. Eu não reconheço esse que está aí. O povo precisa se unir. Essa é a hora”, declarou, conclamando os manifestantes a continuarem mobilizados nas ruas.

Compartilhe:

“Irmã Teresita deixou o seu legado em João Câmara, uma mulher de fé e de uma sabedoria que era inspiradora”, diz vereadora Jeska Fernandes

Na foto: Professor Bosco (pai da vereadora Jeska), Irmã Teresita, Aparecida (mãe da vereadora Jeska), a criança é a vereadora Jeska Fernandes (8 anos).

A vereadora de João Câmara/RN, Jeska Fernandes PT, falou sobre a importância da Irmã Teresita

Irmã Teresita Calortti me viu nascer, eu sou uma das camarenses que nasceu na Antiga Maternidade Noêmia Lucena em João Câmara, onde Irmã Teresita era administradora, e no dia em que minha mãe foi me ter ela acompanhou o parto, porque na época minha mãe trabalhava na maternidade juntamente com minha tia Julieta que era parteira. Irmã Teresita também acompanhou minha infância, e nunca me esqueço que nos anos que se comemorava o aniversário da maternidade tinha a missa e meu pai tocava para celebrar o aniversário. Essa foto é uma recordação desses dias.

Irmã Teresita deixou o seu legado no município de João Câmara, uma mulher de fé e de uma sabedoria que era inspiradora. Sempre disposta a servir a todos com amor, e serviu a muitos camarenses. Agora descansando juntamente com o pai celestial.

Aos Familiares meus sentimentos.

Vereadora Jeska Fernandes PT.

Compartilhe:

Câmara de Natal participa do lançamento do projeto Parlamento Empreendedor

A Câmara Municipal de Natal participou, na manhã da última sexta-feira (4), do lançamento do projeto Parlamento Empreendedor, realizado no auditório da CDL Natal. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o diálogo entre o setor empresarial e o Poder Legislativo, promovendo o desenvolvimento econômico da capital potiguar.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Câmara e a CDL, e busca reconhecer as iniciativas legislativas que contribuem para o desenvolvimento local e sustentável, incentivam políticas públicas inovadoras, promovem o empreendedorismo e a qualificação profissional, além de fortalecer a democracia e os mecanismos de transparência e prestação de contas.

Durante o evento, o presidente da CDL Natal, José Lucena, destacou a importância da iniciativa. “Às vezes, as leis criadas não são executáveis ou são feitas apenas para cumprir formalidades. Queremos aproximar o ponto de vista do empresário com o do legislador, para que possamos construir leis boas para a cidade e para as empresas que investem e geram empregos”, afirmou.

Os vereadores que apresentarem projetos voltados para o fortalecimento do empreendedorismo e da economia local serão reconhecidos com premiação ao fim do ano. As categorias avaliadas serão: Ambiente Regulatório, Educação, Mercado, Fiscalização e Parlamento Empreendedor. Os critérios da premiação estão estabelecidos em edital, entregue a todos os parlamentares.

O presidente da Câmara, vereador Eriko Jácome (PP), também esteve presente e reforçou a relevância da parceria. “É sempre um prazer estar na CDL, que é uma grande parceira da Câmara. O Parlamento Empreendedor valoriza os vereadores que desenvolvem projetos em benefício do comércio e dos lojistas da cidade”, declarou.

Para o vereador Fúlvio Saulo (SDD), presidente da Comissão de Turismo, Empreendedorismo, Indústria e Comércio, a iniciativa contribui para uma atuação parlamentar mais focada. “Nossa missão é entregar melhores serviços à população e buscar legislações que fortaleçam nossa economia. Parabenizo a CDL por estimular esse movimento entre os vereadores”, afirmou.

Também participaram do evento os vereadores Daniel Santiago (PP), Daniell Rendall (Republicanos), Irapoã Nóbrega (Republicanos), Leo Souza (Republicanos), Subtenente Eliabe (PL), Kleber Fernandes (Republicanos), Matheus Faustino (União Brasil), Cleiton da Policlínica (PSDB), Samanda Alves (PT), Hebert Sena (PV), Pedro Henrique (PP) e Thabatta Pimenta (PSOL).

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Compartilhe:

Suspeito de feminicídio é preso em flagrante no interior do RN


Foto: Polícia Civil/Cleto Filho

Policiais civis da 4ª Delegacia Regional (DR) de Pau dos Ferros, com apoio da Polícia Militar de Riacho de Santana, prenderam em flagrante na tarde deste sábado (5), um homem de 42 anos, suspeito da prática dos crimes de feminicídio e descumprimento de medida protetiva de urgência.

A prisão foi realizada na Zona Rural do município de Riacho de Santana. As diligências foram iniciadas após o recebimento de uma denúncia anônima informando o suposto cometimento da ação criminosa pelo suspeito, conta à companheira, uma mulher de 36 anos.

Ao chegar no local indicado, os policiais civis e militares constataram a veracidade dos fatos e, na sequência, realizaram a prisão em flagrante do homem. De acordo com as investigações, o suspeito já possuía histórico de agressão contra a vítima e foi preso em julho de 2024, entretanto respondia ao processo em liberdade, mediante restrições impostas pela medida protetiva.

A ação contou ainda com o apoio da equipe de perícia do Itep. O homem foi conduzido à delegacia para a realização dos procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Portal 98 FM

Compartilhe:

Prefeitura de Jandaíra realiza Ação em alusão a campanha de conscientização que trata do Transtorno e Espectro Autista

Neste mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Prefeitura de Jandaíra, RN, realizou uma ação especial para informar, sensibilizar e promover inclusão, com atividades educativas, reforçando a importância do respeito, do acolhimento e da garantia de direitos para as pessoas autistas e suas famílias. 
 
“A informação é a chave para uma sociedade mais justa e acessível para todos! Vamos juntos construir um mundo com mais compreensão, empatia e oportunidades”.   

“O Abril Azul é uma campanha de conscientização que trata do Transtorno do Espectro Autista, uma condição no desenvolvimento neurológico. Essa campanha busca conscientizar as pessoas sobre o autismo, alertando-as sobre a importância das terapias e incentivando ações de apoio e de inclusão. 

O Abril Azul se estabeleceu por iniciativa da Organização das Nações Unidas, que criou, em 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril. A data busca também incentivar ações de inclusão das pessoas com autismo na sociedadde.

Do Blog de Assis

Compartilhe:

Taveira Júnior cita projetos de proteção ao autista tornados leis no RN

Foto: João Gilberto

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, instituído em 2 de abril, o deputado Taveira Júnior (União) citou dois projetos de sua autoria, recentemente sancionados pelo governo, voltados para o tema. O deputado citou os projetos nesta quarta-feira (2), na sessão plenária da Assembleia Legislativa. 

“Este é um tema que exige sensibilidade, empatia e ação efetiva e gostaria de relembrar os projetos de minha autoria. Um deles é o Selo Escola Amiga do Autista”, disse Taveira.

Este projeto reconhece as instituições de ensino público e privado que adotam práticas efetivas de inclusão. Para receber este selo, a instituição precisa oferecer suporte pedagógico adequado, capacitar seus professores e acolher as famílias.

Precisam também criar um espaço sensorial para os alunos, como por exemplo, as salas do silêncio. “Mais do que um certificado, este selo é um símbolo do respeito e empatia às diferenças”, disse o parlamentar.

Outro de sua autoria, tornado lei, é o que cria a Política Estadual de Estímulo ao Turismo Acessível e Inclusivo, para pessoas com transtorno do autismo. “Ele visa garantir que o turismo também seja um espaço de inclusão, propõe adaptação de atrações turísticas, capacitação de profissionais e campanhas de conscientização voltadas para oferecer campanhas seguras, respeitosas e positivas para as pessoas com autismo e família.

“Lazer também é um direito e deve ser acessível a todos. Essas leis são mais do que uma proposta legislativa, são expressões do nosso compromisso com uma sociedade mais justa e sobretudo mais humana”, encerrou.

Compartilhe:

Em João Câmara, Vereador Daniel Enfermeiro parabeniza seu amigo Zé Lucindo pelos 80 anos de vida

Aniversariante Zé Lucindo e o vereador Daniel Enfermeiro

Neste domingo, o vereador Daniel Enfermeiro prestou uma homenagem especial ao seu grande amigo e conterrâneo Zé Lucindo, morador da Rua Alexandre Câmara, que celebra hoje seus 80 anos de vida.

Em sua mensagem, o vereador destacou a importância de Zé Lucindo para a comunidade e sua trajetória de vida marcada pela simplicidade, dedicação à familia e amizade sincera com todos ao seu redor. “Parabenizo com muito carinho o senhor Zé Lucindo pelos seus 80 anos. Uma vida inteira de histórias, lutas e conquistas. Que Deus continue abençoando sua vida com saúde, paz e muitos anos mais”, afirmou Daniel.

Ao longo do dia, Zé Lucindo tem recebido inúmeras felicitações de amigos, familiares e vizinhos, que não deixaram passar em branco esta data tão significativa. O carinho demonstrado por todos reforça o respeito e admiração que ele conquistou ao longo de sua jornada.

A comemoração, embora simples, foi marcada por muita emoção e gratidão pela vida de um homem que é referência de humildade e sabedoria na comunidade.

Blog do Jadson Nascimento

Compartilhe:

Vereadora Irani Antunes prestigia Festa de Emancipação Política de Pureza/RN

A vereadora Irani Antunes (PP) da cidade de João Câmara esteve presente na noite deste sábado (05) na celebração da emancipação política de Pureza/RN.

Acompanhada de amigos e correligionários, Irani prestigiou seu amigo, o prefeito Ricardo Brito, e teve a oportunidade de conversar de forma descontraída com o deputado federal Robinson Faria e o deputado estadual Kleber Rodrigues.

A festa, que contou com uma organização impecável, foi marcada por um ambiente de confraternização e celebração.

“A festa estava linda e organizada. Parabéns para a cidade de Pureza e ao prefeito Ricardo Brito”,

“, destacou Irani Antunes, demonstrando seu apoio e reconhecimento ao evento.

Blog do Jadson

Compartilhe:

Projeto aprovado na Comissão da ALRN permite que empresas paguem dívidas em atraso

Foto: João Gilberto

A Comissão de Administração, Serviços Públicos, Trabalho e Segurança Pública da Assembleia Legislativa aprovou, nesta quarta-feira (02), o projeto de lei do Governo do Estado, da Lei de Transações Tributárias. A lei já existe em 21 estados brasileiros, e cria um canal permanente entre o Estado do RN e empresas inadimplentes que terão condições personalizadas para quitar débitos, de forma a’ limpar’ os nomes na lista de devedores e a aumentar a arrecadação tributária do executivo.
 
“O projeto está sendo bem entendido e compreendido pelos deputados”, disse o procurador-geral adjunto do Estado, José Duarte Santana, reforçando que a matéria já foi aprovada à unanimidade, nas Comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças. “Sinal de que o assunto foi bem debatido, e com a aprovação e sanção do Governo do Estado, ganham os contribuintes que poderão regularizar a situação fiscal de suas empresas”, afirmou Duarte, depois da aprovação por 5 deputados na Comissão de Administração.
 
De acordo com o procurador adjunto, a nova lei, que deverá ir a plenário na próxima semana, disponibilizará descontos que chegarão a 80% em casos de empresas fechadas, substituindo o Refis, que só permite descontos lineares. Com a nova lei, o Estado pretende arrecadar, em débitos atrasados, cerca de R$ 800 milhões, a partir de editais que serão divulgados.
 
A Comissão de Administração também aprovou outros 5 projetos, entre eles o que institui a política estadual de segurança de barragens no Estado do Rio Grande do Norte. Participaram da reunião o presidente da Comissão, Luiz Eduardo (SDD) e os deputados membros Taveira Júnior (União), Francisco do PT, Gustavo Carvalho (PL) e Ubaldo Fernandes (PSDB).

Compartilhe:

Boulos rebate Nikolas e diz que anistia “é para salvar Bolsonaro”

O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) publicou, na tarde deste sábado (5.abr.2025), um vídeo em resposta à gravação em que seu colega de Câmara, Nikolas Ferreira (PL-MG), defende a anistia aos condenados por crimes de 8 de janeiro de 2023. Em sua postagem, Boulos começa dizendo: “O que o Nikolas Ferreira não te contou”.

O deputado do Psol afirma que a proposta de anistia busca inocentar o ex-presidente Jair Bolsonaro, e não apenas manifestantes presos. “O objetivo não é salvar a mulher do batom, é salvar o Bolsonaro da cadeia. Não tem nada de humanidade, é só jogo político”, declarou.

O congressista cita que o projeto de lei prevê o perdão de crimes políticos cometidos desde 30 de outubro de 2022, data da eleição presidencial. Segundo ele, o texto foi construído para beneficiar Bolsonaro, militares e congressistas envolvidos nas tentativas de golpe.

“O que eles não querem que você saiba é que o projeto de lei que eles fizeram prevê a anistia, ou seja, o perdão de todos os crimes políticos a partir de 30 de outubro. A defesa dos condenados do 8 de Janeiro é só um bode expiatório para perdoar o Bolsonaro, os generais e os próprios deputados bolsonaristas”, disse.

Boulos também afirmou que o movimento pró-anistia tenta minimizar os impactos dos ataques em Brasília. “Eles dizem que o 8 de janeiro não teve consequências sérias. Sabe o que eles escondem? O sargento Júnior foi agredido quando tentava proteger o prédio do Congresso. Recebeu diversos golpes com barra de ferro”, citou.

O deputado do Psol comparou o episódio aos eventos que se deram durante a ditadura militar e citou nomes como Vladimir Herzog, Zuzu Angel e Brilhante Ustra. “O que eles querem não é Justiça, mas impunidade. Isso já aconteceu aqui no Brasil uma vez. Durante a ditadura militar, vários crimes foram cometidos e ninguém nunca foi punido”.

“Anistiar quem planejou e executou um golpe de Estado é dizer que vale tudo, desde que você tenha força política. É ensinar que a lei só pega o pobre, o fraco e o sem influência”, finalizou o deputado.

Boulos fez como sua correligionária, deputada Erika Hilton, ao responder a um vídeo de Nikolas com críticas ao aumento de controle em transações financeiras, incluindo o Pix. Ele adotou estratégias de edição semelhantes: fundo monocromático, música de suspense, capturas de tela de fatos que reforçam suas falas e legendas sincronizadas.

Poder 360

Compartilhe:

Vereadora Jeska Fernandes, apresenta Indicação ao Executivo solicitando Plano de Prevenção a Eventos Naturais no Município

Vereadora Jeska Fernandes PT – Foto: Moisés Araújo

JUSTIFICATIVA DA VEREADORA DE Nº 66/2025

A criação de um Plano Municipal de Contingência e Informações para eventos naturais é essencial para fortalecer a resiliência da comunidade diante de desastres ambientais e garantir uma resposta mais eficiente e organizada em situações de emergência. Esse tipo de planejamento desempenha papéis cruciais, como:

Proteção da população e infraestrutura: Com um plano bem elaborado, é possível minimizar os impactos de eventos naturais, como enchentes, secas ou deslizamentos, preservando vidas e reduzindo danos materiais.

Coordenação e comunicação: Um plano de contingência estabelece protocolos claros de comunicação entre as autoridades, serviços de emergência e a população, garantindo que todos saibam como agir e a quem recorrer em situações críticas.

Prevenção e preparação: Além de responder a emergências, o plano também incentiva

ações preventivas, como mapeamento de áreas de risco, campanhas de conscientização e investimentos em infraestrutura resiliente.

Uso eficiente de recursos: Com um plano prévio, os recursos financeiros, humanos e materiais são alocados de forma estratégica e racional, evitando desperdícios e ampliando a eficácia das ações.

Engajamento comunitário: A elaboração e implementação do plano fortalecem a relação entre o poder público e a comunidade, promovendo a participação ativa dos cidadãos na construção de soluções que atendam às necessidades locais.

Quando as chuvas causam desastres como enchentes, inundações, deslizamentos e outros, a população não pode ficar sem saber qual tipo de atendimento e apoio receberá por parte do Poder Público, nem quais são as obras previstas ou em andamento, muito menos o planejamento de ações futuras de médio e de longo prazo.

Considerando que o municipio de João Câmara é situado em falha sismológica que atingiu o município, onde até hoje se registra atividade sismológica relevantes é de fundamental importancia que o Executivo possa garantir ao cidadão informações sobre ações para prevenir e reparar desastres causado por eventos naturais, além de estabelecer medidas que minimizem os impactos negativos provocados.

REQUERIMENTO Nº 158

Que seja instalada faixa de pedestre em frente à Escola Municipal de Tempo Integral Professora Ivanise Lacerda Pimenta (End. Avenida Arthur Ferreira) na Via que dar acesso a RN 120.

JUSTIFICATIVA

A faixa de pedestre em frente à escola é essencial para garantir a segurança dos alunos, professores, pais e demais pessoas que circulam nas vias de acesso à escola e outros locais ao entorno, garantindo segurança para os estudantes, organização do trân-sito, educação no trânsito, tanto para pedestres quanto para motoristas, como medida de prevenção de acidentes.

Compartilhe: