

A vereadora Camila Araújo está mobilizando uma força-tarefa para acabar com o despejo irregular de esgoto no Riacho das Lavadeiras, localizado entre os bairros das Quintas e o Bairro Nordeste, em Natal. Uma operação conjunta foi realizada na manhã desta quinta-feira (13) e contou com participação da Caern, Semurb e Arsban.
“Esse rio há 30 anos possibilitava mulheres lavarem roupas, por isso o nome Riacho das Lavadeiras. Elas lavavam os seus utensílios domésticos, pescavam, tiravam daqui a subsistência. E é uma tristeza a quantidade da contribuição de águas servidas, de esgoto clandestino. Aqui transformou-se num esgoto a céu aberto”, assinalou.
Para resolver a situação, a Caern vai executar na região o projeto “Se Liga na Rede”. A ação oferece ligação gratuita à rede de esgotamento sanitário de imóveis pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade ou baixa renda.
Além disso, ficou acertado que haverá a intensificação da fiscalização no curso inteiro do rio. “O rio vem lá de Nova Descoberta. De lá para cá, ele vem recebendo contribuições de esgoto. Essa aqui é só uma ação pontual. Mas existe outra ação lá em Nova Descoberta e em outras áreas, como na comunidade Novo Horizonte. A ideia é, de lá até aqui, a gente fazer a eliminação desses esgotos para o rio, para que o rio um dia, quem sabe, volte a ser limpo novamente”, afirmou o analista de regulação Pedro Júnior, da Arsban.

Compartilhe: