
O vereador e presidente da Câmara, Fernando Guilherme, apresentou a Indicação n° 10, sugerindo à Prefeitura a construção de uma usina solar para cobrir os custos de energia dos prédios públicos, como escolas, secretarias e unidades de saúde. A proposta também prevê, dentro da legalidade, a possibilidade de beneficiar famílias de baixa renda.
Com dívidas acumuladas de gestões passadas, a Prefeitura enfrenta dificuldades com a Cosern, o que tem prejudicado serviços essenciais. Em alguns casos, como no ESF de Valentim, a energia está ligada no CPF de um morador. Para Fernando Guilherme, a usina solar pode ser a solução para garantir autonomia energética e economia aos cofres públicos.
O vereador destacou que já existe um modelo em funcionamento, como o sistema instalado na garagem da Câmara, que gera energia suficiente para cobrir os custos da própria Câmara, da Escola de Contas e da garagem. “A Prefeitura tem condições de viabilizar essa iniciativa. Basta um estudo técnico, jurídico e financeiro para sua implementação, bem como o resultado do custo-benefício do projeto”, afirmou.
A proposta representa um avanço para João Câmara, trazendo sustentabilidade, inovação e alívio financeiro.
Agora, cabe à gestão municipal avaliar a viabilidade do projeto e dar os próximos passos.
JÁ O REQUERIMENTO Nº 10
Que realizem uma força-tarefa para buscarem na CAERN a agilização da ativação da caixa d’água do bairro Vila Verde, haja vista que a mesma se encontra com estrutura pronta há anos e com plano de execução parado na CAERN. A união da Câmara Municipal e Poder Executivo serão de suma importância para alcançarem o objetivo principal de interesse coletivo do bairro Vila Verde, que sofre muito com a deficiência da oferta d’água.

Compartilhe: