Presidente Luiz Inácio Lula da Silva / Foto: José Aldenir – Agora RN
“Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento da bispa Keila Ferreira, uma das principais lideranças da Assembleia de Deus do Brás. Esposa do bispo Samuel Ferreira, sua partida precoce é sentida não apenas pela família, mas por toda a comunidade, a que tanto se dedicou”, escreveu o presidente.
Lula destacou a trajetória da bispa como importante liderança das mulheres no meio evangélico. “A bispa Keila era uma referência de fé inabalável e amor genuíno ao próximo. Sua vida foi marcada pelo compromisso incansável em servir, inspirando muitos com seu exemplo e ensinamentos”, acrescentou.
Em partida realizada na noite deste sábado (1), o América venceu o Potiguar pelo placar de 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Ricardo Luz na etapa final de jogo.
Com este resultado, o América soma três pontos importantes na tabela do Campeonato Potiguar e ocupa a segunda posição com 13 pontos ganhos.
O resultado positivo carimba a classificação do time rubro para a fase semifinal de forma direta. O América agora vira a chave, o próximo compromisso será pela Copa do Nordeste, na terça-feira (4), às 19h, contra o Sampaio Corrêa/MA, no estádio Castelão em São Luís/MA.
Neste sábado (1°), o deputado Federal Hugo Mota (Republicanos-PB) foi eleito para ser o novo presidente da Câmara Federal pelos próximos 2 anos. Ele obteve 444 votos e o resultado foi comemorado pela deputada Carla Dickson (União Brasil-RN).
“Nós somos próximos desde a legislatura anterior. Tenho linha aberta com o deputado Hugo Mota e considero essa eleição dele como importante pra o Rio Grande do Norte. Aumentando ainda mais minha confiança em conseguir recursos que serão fundamentais pra o desenvolvimento do nosso Estado. “, comemora Carla Dickson.
O novo presidente foi apoiado por um bloco composto de 17 partidos. São eles: PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD. Ao todo, 494 parlamentares integram o bloco.
Demais cargos da mesa diretora
1ª Vice – Presidência – Altineu Côrtes (PL/RJ) 2º Vice – Presidência – Elmar Nascimento (UNIÃO/BA)
1ª Secretaria – Carlos Veras (PT/PE) 2ª Secretaria – Lula da Fonte (PP/PE) 3ª Secretaria – Delegada Katarina (PSD/SE) 4ª Secretaria – Sergio Souza (MDB/PR)
Assumiu na última quarta (25) a direção da Escola Judiciária Eleitoral Celina Guimarães Viana (EJE), o juiz federal Fábio Bezerra, tendo como vice-diretor o juiz Eduardo Pinheiro. Os dois foram designados para as funções através da Portaria nº 3/2025/ PRES.
A posse dos novos gestores ocorreu no gabinete da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) com a presença da presidente do Regional, desembargadora Lourdes Azevêdo; da assessora jurídica da presidência, Juliana Sampaio; da diretora-geral Ana Esmera Pimentel; do chefe de gabinete da presidência, Hercley Medeiros; e do chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida.
O novo diretor da Escola, que acumula a função de juiz com a docência, como professor do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), disse que chega em um momento de planejamento para o ano de 2025 e que a relação que já tem com a Universidade deve facilitar um maior diálogo para parcerias. “Temos duas frentes para atuar, que é tanto continuar a capacitar o nosso corpo de servidores, como continuar com as ações cidadãs que a Escola já executa dentro da missão do TRE”, declarou o magistrado.
A Escola Judiciária Eleitoral tem 21 anos de existência e nos últimos quatro anos teve à frente, a juíza Ticiana Nobre, que encerrou seu último biênio no dia 26 de janeiro de 2025. “A Escola está em constante renovação, em constante transformação. Nós saímos de uma gestão e agora nós temos outros desafios em outra gestão, que com certeza vai dar uma cara à Escola na parte de modernização, de novas tecnologias, de Inteligência Artificial, de novos temas que estão tocando o Poder Judiciário Brasileiro”, enfatizou o chefe de gabinete da EJE, Solon Almeida.
A desembargadora Lourdes ressaltou o importante papel que a Escola tem para o Tribunal. “Hoje a Escola tem números surpreendentes de alcance nas ações de cidadania, como os projetos ‘Parlamento Jovem’ e o ‘Eleitor do Futuro’ e queremos continuar a alcançar jovens com noções de democracia e cidadania. Para além disso, precisamos estar conectados com as discussões sobre Inteligência Artificial e Inovação, e capacitar nossos servidores para trabalharem com novas tecnologias de forma segura. Mas sei que a Escola está em boas mãos”, declarou a presidente.
A Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe em que criminosos utilizam o nome do órgão para enviar e-mails fraudulentos às vítimas com supostas pendências no CPF.
Em um tom “alarmante”, os golpistas afirmam que, caso a situação não seja regularizada de imediato, o contribuinte terá o CPF suspenso, as contas vinculadas serão bloqueadas, além de outras complicações como dificuldades na emissão de documentos oficiais e na realização de transações bancárias.
O Fisco ainda alerta que são utilizados elementos visuais semelhantes ao da Receita Federal para chamar atenção da vítima e que os criminosos destacam em vermelho termos como “irregular” e “suspenso”, induzindo a vítima ao pânico e à tomada de decisão imediata.
Para reverter esse cenário, os golpistas exigem o pagamento de uma falsa multa no valor de R$ 124,60, geralmente com quitação em um prazo inferior a 48 horas.
“Essas ameaças são falsas e apenas visam pressionar a vítima a agir rapidamente”, esclareceu a Receita.
Como se proteger
Embora os elementos sejam bem parecidos com o de órgãos oficiais, a Receita pontua que os criminosos costumam usar URLs de portais com domínios suspeitos, como “.mom” e outros diferentes de “.gov.br”.
“Esse detalhe é um dos principais indícios de golpe e deve ser observado atentamente antes de qualquer ação”, destacou.
Além disso, para evitar cair nesse tipo de golpe, o Fisco também orienta os cidadãos a adotarem algumas medidas de prevenção, como:
Desconfie de mensagens suspeitas: a Receita Federal não solicita informações pessoais por e-mail ou mensagens de texto. Caso receba comunicações desse tipo, não forneça seus dados;
Evite clicar em links desconhecidos: golpistas utilizam links maliciosos que podem direcionar para sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no dispositivo da vítima;
Não abra arquivos anexos: e-mails fraudulentos frequentemente contêm anexos que podem instalar vírus ou coletar informações pessoais;
Verifique a autenticidade da comunicação: a Receita Federal utiliza exclusivamente os canais oficiais de atendimento como o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o seu próprio site para comunicar-se com os cidadãos;
Confira a URL antes de agir: antes de acessar qualquer link enviado por e-mail, verifique se o endereço contém “gov.br”. URLs suspeitas, especialmente aquelas terminadas em “.mom”, indicam fraude.
Faleceu neste sábado (01) de fevereiro, a Bispa Keila Ferreira, esposa do Bispo Samuel Ferreira, líder da Assembleia de Deus no Brás (AD Brás). De acordo com o comunicado, ela sofreu um infarto por volta das 12h00 e, apesar dos esforços médicos, veio a falecer no final da tarde.
Respeitada e querida em todo o Brasil, ela presidia a Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional (CIBEN), o Congresso Feminino de Oração e Ação do Estado de São Paulo (CORAFESP) e o Instituto de Desenvolvimento Educacional e Assistência Social (IDEAS).
Por meio das redes sociais, o pastor Josué Gouveia, Presidente da Assembleia de Deus Ministério Vila Nova e 5º secretário da CONAMAD lamentou o falecimento da Bispa Keila: “
“Hoje nos despedimos com profunda tristeza da nossa querida Bispa Keila Ferreira. Sua vida foi um exemplo de fé, amor e dedicação ao Reino de Deus, tocando tantas vidas com sua sabedoria e generosidade. Neste momento de dor, nos unimos em oração para que o Senhor conforte o coração de seus familiares, amigos e de todos aqueles que foram abençoados por sua caminhada”
Biografia
Nascida em 3 de abril, em Campinas, Keila Campos Costa Ferreira era bacharel em Direito pela Universidade Paulista e em Teologia. É casada com o Bispo Samuel Ferreira, líder da AD Brás, Keila deixa dois filhos: Manoel Ferreira Neto, presidente da AD em Campinas, e Marinna Ferreira, evangelista e líder da Frente Jovem do CORAFESP. Seu legado de amor, bondade e compaixão continuará a inspirar muitos a viver uma vida de serviço e fé.
O senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) foi eleito neste sábado (1º) presidente do Senado pelos próximos dois anos, com 73 dos 81 votos. A reunião preparatória começou pouco depois das 10h e, durante as falas dos candidatos, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) e a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas. Concorreram ao cargo, junto com Alcolumbre, os senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE).
Em sua fala, Davi Alcolumbre se declarou um “defensor intransigente” do diálogo, da construção coletiva e de soluções compartilhadas. “Vocês me conhecem, sabem do meu compromisso verdadeiro com essa instituição e com o Brasil. Acima de tudo, com a população que confia em cada um de nós para representar os seus sonhos e as suas esperanças”, disse. “Para mim, governar é ouvir e liderar é servir. É disso que o nosso país precisa agora. Uma liderança que una e não que divida”.
Marcos Pontes, por sua vez, avaliou que o país “clama por mudanças”. “O povo está aflito. Nossos eleitores nos pedem: ‘Façam alguma coisa’”, disse. “Estamos diante de um momento crucial. Precisamos escolher entre a estagnação e a mudança, entre o conforto e a luta. Precisamos restaurar a força e a credibilidade dessa casa. Precisamos garantir que as vozes da população sejam ouvidas e que os valores democráticos sejam sempre respeitados.”
Já Eduardo Girão propôs restaurar a imagem do Senado que, segundo ele, é “péssima”. “Nosso grande problema foi não ter enfrentado o reequilíbrio entre os poderes, que foi perdido. A censura voltou ao Brasil depois da redemocratização, e o Senado ficou assistindo à censura. A Constituição é rasgada dia sim, dia não aqui, do nosso lado. E este Senado se acovarda. Todos nós somos responsáveis pela derrocada desta Casa”.
Entenda
O presidente do Senado é também o chefe do Poder Legislativo e, portanto, é ele quem preside o Congresso Nacional. Entre as funções do cargo estão empossar o presidente da República e convocar extraordinariamente o Congresso Nacional em caso de decretação de estado de defesa nacional ou de intervenção federal. É ele também quem recebe os pedidos de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Cabe ainda ao presidente do Senado definir a pauta das sessões da própria Casa e do Congresso como um todo. A eleição, secreta e realizada em cédulas de papel, exige a maioria absoluta dos votos dos senadores (mínimo de 41). Se nenhum candidato alcançar o número, é realizado segundo turno com os dois mais votados. Ainda assim, são necessários, no mínimo, 41 votos para eleger o presidente da Casa.
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.
Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.
Em seu primeiro discurso após ser eleito para o cargo, Motta fez uma defesa da democracia. Ele repetiu o gesto de Ulysses Guimarães na promulgação da Constituição de levantar o texto sob aplausos do Plenário, e reafirmou “ter nojo da ditadura”.
Segundo Motta, o povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego; não quer luta pelo poder, mas que os poderes lutem por ele. O novo presidente afirmou que não há ninguém acima da democracia. “Tenho certeza que o passado é um caminho sem volta, termina na destruição da política, no colapso da democracia, e não podemos correr o risco de experimentar”, afirmou.
“Estaremos sempre com a democracia, pela democracia, com a democracia. E seus inimigos encontraram no Legislativo uma barreira como sempre encontraram na história”, discursou Motta.