Professor Silvano Carlos é empossado Vereador de João Câmara

Vereador professor Silvano Carlos

A cidade de João Câmara oficialmente passa a ter como Vereador reeleito e pelo segundo mandato, o Vereador Professor Silvano Carlos (União Brasil).

A posse do Professor Silvano Carlos aconteceu no plenário da Câmara Municipal ás 16h na última quarta-feira (01) junto com os demais colegas de parlamento e população presente.

“Cada um parlamentar aqui tem uma tarefa muito importante para desenvolver a nossa terra, porque somos nós políticos que temos a responsabilidade de fazer a ponte entre as políticas públicas e o homem mais simples ou aquele mais graduado que tem aqui na nossa cidade. E quem me conhece sabe, eu sou um político que penso a política para as pessoas, a política é para o povo. E o meu segundo mandato pode esperar que será sempre pautada no povo de João Câmara, porque o povo é mais importante do que qualquer projeto político que tenha meu ou da prefeita, ou de líder, ou de seja lá quem for. Vamos aqui continuar com o nosso gabinete trabalhando aqui na casa e itinerantemente na cidade, nas casas do povo, nos bairros e nas comunidades. Porque eu entendo e tenho certeza que nós temos uma missão aqui na Terra. E eu tenho uma missão com a minha terra, minha querida João Câmara, que é trabalhar, mostrar serviço e está de braço erguido e de punho erguido, para que a gente possa fazer com que a nossa querida cidade de João Câmara cresça. Eu sempre disse, nós merecemos um João Câmara maior e cada vez melhor”, destacou o Vereador Professor Silvano Carlos em seu discurso de posse.

Compartilhe:

Mudanças climáticas: 2024 é o ano mais quente já registrado no Brasil

Foto: Marcelo Camargo – Ag.Brasil

O ano de 2024 foi o mais quente já registrado no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia ( Inmet ) . A média de 25,02°C é a maior desde 1961, ano em que o órgão oficial iniciou a medição da série histórica  meteorologia brasileira.

O desvio médio de temperatura foi de 0,79°C, considerando a série de 1991 a 2020. Os dados completos confirmam a tendência apontada anteriormente a partir dos dados até novembro, de que 2024 ultrapassaria 2023 como o  ano mais quente no país.

De acordo com comunicado do Ministério da Agricultura e Pecuária, ao qual o Inmet é vinculado, foi verificada uma tendência de aumento estatisticamente significativo das temperaturas ao longo dos anos nos desvios de temperaturas médias, “que pode estar associada à mudança no clima em decorrência da elevação da temperatura global e mudanças ambientais locais.”

Desvio médio de temperatura

O nível de mudança da temperatura em comparação com a média se relaciona com a linha de base, feita com ao menos 30 anos de dados, que é usada para fazer as observações de desvios. Antes, o mais alto desvio havia sido em 2023, com 0,69ºC.

“É importantíssima, é a anomalia que define o quanto ficou acima ou abaixo da média, seja em temperatura ou em chuva e umidade. A partir de uma estação meteorológica convencional, que tem mais de 30 anos de dados, podemos gerar essa climatologia, com valores de referência”, explica a meteorologista Andrea Ramos.

Aquecimento global e El Niño

Já era esperado que 2024 estivesse entre os anos de calor recorde, situação que pode ser explicada pela combinação de oceanos e continentes mais quentes, em razão das mudanças climáticas e pelos efeitos do El Niño, por exemplo, além das queimadas.

Um possível refresco com o La Niña, caracterizado pelo resfriamento da superfície do oceano nas porções central e oriental do Pacífico Equatorial, fica cada vez mais fraco e distante, segundo previsões da OMM (Organização Meteorológica Mundial), agência ligada à ONU.

No Brasil, geralmente o La Niña muda a distribuição de chuvas, com precipitação maior nas regiões Norte e Nordeste e menor no Sul e Centro-Oeste. As temperaturas costumam ficar mais baixas no país.

Ano mais quente da história

No cenário mundial, já é dado por certo que 2024 será o ano mais quente da história da humanidade , segundo o observatório Copernicus, da União Europeia.

Fonte: iG Ultimo segundo

Compartilhe:

JARDIM DE ANGICOS: Prefeito Carlinhos, mais uma vez, sai vitorioso na articulação da nova mesa diretora da câmara

Pelo resultado visto na cidade de Jardim de Angicos, o prefeito Carlos André segue bem alinhado com o poder legislativo, tenho um resultado de 7×2 na última quarta-feira(01), deixando a oposição sem chance para apresentar chapa.

Carlinhos conseguiu emplacar seus aliados na mesa diretora da câmara, com bastante tranquilidade, mostrando assim habilidade e liderança política.

Segue a composição da nova Mesa Diretora:

Francisco Nobre Neto – Presidente.

Sebastião Soares – Vice-Presidente.

Antônio João de Souza Neto – 1° Secretário.

Leandro Rocha de Melo – 2° Secretário.

O vereador Francisco Nobre Neto, mais conhecido por Chico Mago, fez questão de falar da responsabilidade que assume, e fará de seu mandato de vereador, um braço forte em defesa dos interesses popular, e na qualidade de presidente, presar pela harmonia entre os poderes, será sua prioridade para que juntos, os poderes executivo e legislativo, possam sempre trabalhar em favor do povo.

Por @101fmrn

Compartilhe:

Touros: Vereadores confirmam Tiago de Zezinho como Presidente do biênio 2025 e 2026

Na tarde desta terça-feira, dia 31 de Dezembro de 2024, durante uma reunião com os vereadores eleitos e reeleitos para a nova legislatura do município de Touros, foi acordado em consenso e por unanimidade, a futura composição da chapa para a nova mesa diretora do primeiro Biênio 2025 a 2026.

Cenário esse que já vinha sendo articulado com muito diálogo e que resultou no lançamento da chapa única, com o atual presidente Tiago de Zezinho encabeçando a Presidência, Diassis de Santa Luzia como Vice-presidente, Paulinho Professor como Primeiro Secretário e Ediene de Santa Luiza como segunda secretaria.

O jovem vereador Tiago de Zezinho vem desempenhando uma ótima gestão nesses últimos anos, reconhecida como histórica, e a prova disso foi a sua reeleição para vereador, com 1.858 votos, sendo a maior votação para vereador nas eleições municipais de Touros e na região do Mato Grande.

Sua recondução à presidência reflete a confiança dos pares e renova as expectativas de uma legislatura produtiva e comprometida com o progresso de Touros.

Compartilhe: