Modelo de votação online na OAB/RN é exemplo de eficiência e participação

A eleição para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte, realizada nesta semana, foi marcada por alta participação e pelo sucesso do modelo de votação online. O advogado Carlos Kelsen foi eleito presidente para o triênio 2025-2027, alcançando 3.558 votos, uma vantagem expressiva de 660 votos sobre a segunda colocada, Rossana Fonseca, que obteve 2.894 votos. O terceiro candidato, Fernandes Braga, recebeu 577 votos.

A inovação no processo eleitoral foi fator determinante para o sucesso do pleito. Com o sistema online, 87% dos 8.379 advogados habilitados participaram da votação, totalizando 7.295 votos. Apenas 88 pessoas optaram pelo modelo presencial, um número significativamente reduzido em comparação com anos anteriores.

“A eleição da OAB foi um espetáculo. Quem é advogado sabe disso. Antigamente, votar era uma verdadeira tortura, com corredores poloneses de candidatos e amigos em todas as chapas. O modelo online trouxe comodidade, eliminou filas e facilitou o processo”, comentou o ex-deputado estadual e advogado Kelps Lima.

Segundo ele, embora o novo sistema tenha sido elogiado, a facilidade do voto online também pode ter incentivado um maior índice de traições eleitorais, considerando a possibilidade de uma maior independência no ato de votar.

Carlos Kelsen assume a presidência da OAB/RN. Ao lado dele, compõem a nova diretoria Bárbara Paloma, de Mossoró, como vice-presidente; Ricardo Lucena, como secretário-geral; Marcos Aurélio Braga, como secretário-geral adjunto; e Marília.

Agora RN

Compartilhe:

Deixe um comentário