Governo Lula suspende Operação Carro-Pipa e deixa 1,2 milhão sem água no Nordeste

A Operação Carro-Pipa está sendo paralisada por falta de recursos federais em seis estados do Nordeste a partir desta segunda-feira (25). A ação atende este mês 344 municípios do semiárido da região em emergência por seca ou estiagem, e sem ela, 1,25 milhão de moradores vão ficar sem o liquido precioso para matar sua sede e fazer outras necessidades.

A informação foi confirmada pelo MDR (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), financiador oficial do programa, e pelo Exército Brasileiro, responsável pela execução das ações por meio da contratação dos proprietários de carros pipa.

A paralisação da Operação Carro-Pipa envolve os estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia.

Numero de pessoas que eram atendidas pela operação em novembro:

Alagoas – 134.599 (31 municípios)

Bahia – 339.529 (55 municípios)

Paraíba – 139.399 (90 municípios)

Pernambuco – 508.443 (93 municípios)

Piauí – 52.372 (18 municípios)

Rio Grande do Norte – 72.094 (57 municípios)

Parlamentares do estado da Paraíba já manifestaram indignação por conta dessa decisão do governo do presidente Lula, inclusive com ameaça de promover obstrução de votações no senado federal. Espera-se, que os parlamentares de outros estados, inclusive de Pernambuco, possam manifestar inquietação com essa medida da equipe econômica do presidente Lula, colocando-se ao lado de quem tanto depende dessa ação.

UOL

Compartilhe:

Poço Branco/RN: Jovem se envolve em acidente ao praticar direção perigosa na avenida principal

Foto: Guarda Municipal de Poço Branco

Uma jovem se envolveu em um acidente na tarde do último domingo (24) cometendo direção perigosa na Manoel Rodrigues no centro de Poço Branco. A jovem perdeu o controle do veículo e caiu. 

A Guarda Municipal foi informada e constatou o sinistro de trânsito. A jovem de 17 anos, 
segundo testemunhas, praticava direção perigosa empinando a motocicleta, quando perdeu o controle da mesma, indo ao solo. 

A Guarnição solicitou a presença da ambulância que chegou em tempo hábil e fez a locomoção da condutora/vítima para o hospital municipal Manoel Targino Sobrinho, para atendimento, sendo encaminhada posteriormente para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, para uma análise mais detalhada da vítima. 

A motocicleta foi encaminhada para a sede da GM e, em seguida, foi entregue a DPC (Delegacia de polícia Cívil) de Poço Branco, para os procedimentos cabíveis. 

Ainda na tarde do domingo, um jovem foi visto conduzindo uma motocicleta em alta velocidade na altura do Parque das Águas. A Guarda Municipal deu voz de parada, sendo ignorado pelo motociclista. 
 
A Guarnição fez o acompanhamento de forma segura, a fim de garantir a segurança dos transeuntes e condutores de veículos, alheios a OC. 

Na rua José Roque da Silva, na altura da JS BEBIDAS (distribuidora de bebidas do Josean), a guarnição conseguiu lograr êxito. Após feita a abordagem ao condutor, a motocicleta de marca: Honda, tipo: Fan, cor: vermelha, foi encaminhada para a sede da GMPB, e em seguida entregue na DPC (Delegacia de polícia Cívil) de Poço Branco para os procedimentos cabíveis. 
 
As informações são da Guarda Municipal de Poço Branco

Compartilhe: