O vereador Fernando Guilherme (PP), conseguiu aprovação de requerimento de sua autoria que solicita em caráter de urgência que seja feita uma força tarefa de oferta de água potável por carro pipa para as comunidades da zona rural de João Câmara RN.
O vereador enfatizou a crescente demanda e necessidades dos cidadãos da zona rural, também em razão da alta estiagem e clima seco.
O requerimento foi aprovado e encaminhado para o setor competente para as devidas providências.
Apenas dois deputados federais do Rio Grande do Norte já declararam apoio, até agora, à proposta de emenda à Constituição (PEC) que pede o fim da escala de trabalho 6×1. São eles: Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT. Os outros seis parlamentares da bancada potiguar ainda não se manifestaram sobre o tema.
Além de Mineiro e Natália, formam a bancada do RN os deputados: Benes Leocádio (União Brasil), João Maia (PP), General Girão (PL), Robinson Faria (PL), Sargento Gonçalves (PL) e Paulinho Freire (União Brasil) – que foi eleito prefeito de Natal e dará lugar na Câmara a Carla Dickson (União Brasil).
Apresentada pela deputada Érika Hilton (Psol-SP) em maio, a PEC ganhou adesões nos últimos dias. Ela prevê expediente máximo de quatro dias por semana, oito horas diárias e 36 horas semanais. Atualmente, a lei prevê que a duração do trabalho não pode ser superior a oito horas diárias e 44 horas semanais. Ou seja, a atual legislação não proíbe seis dias de trabalho por semana.
A proposta do fim da escala 6×1 já ganhou cerca de 1,4 milhão de assinaturas por meio de uma petição do Movimento VAT (Vila Além do Trabalho).
Para avançar no Congresso, a iniciativa precisa do apoio de 171 parlamentares. Até domingo, ao menos cem tinham endossado a ideia, de acordo com a equipe da deputada do Psol.
Érika Hilton afirma que a proposta reflete um “movimento global” de modelos de trabalho mais flexíveis para os trabalhadores. A deputada argumenta que a jornada atual tira do trabalhador o tempo de contato com a família, de cuidados com sua saúde e bem-estar e de se capacitar profissionalmente. A deputada também defende que a carga menor poderia aumentar a produtividade e deixaria o Brasil “na vanguarda das discussões sobre o futuro do trabalho”.
“Os empregados sempre buscaram reduzir o tempo de trabalho, sem ter seus salários diminuídos. Por isso, cumpre ao Congresso Nacional avançar na redução da jornada de trabalho e propor medidas para impedir que empregadores subvertam os direitos ao tempo livre remunerado conquistado pelos trabalhadores”, diz ela, na justificativa.
O apresentador Salatiel de Souza está de volta à TV Ponta Negra. A estreia aconteceu nesta segunda-feira (11) no comando do Patrulha da Cidade. Essa é a 2ª vez que o comunicador estará a frente de um programa da emissora e a expectativa é de que o seu talento e popularidade possam consolidar ainda mais a audiência.
O Patrulha da Cidade vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h45 às 13h15, e é um dos programas de maior audiência da TV Potiguar. Com a chegada de Salatiel, fala-se também em uma transformação do perfil, hoje prioritariamente policial, para um formato mais próximo da comunidade e das demandas do cotidiano da população.