Vereador professor Silvano solicita audiência com o novo reitor da UFERSA

Na tarde de ontem (21), o vereador professor Silvano Carlos, presidente da comissão de educação da Câmara Municipal aprovou mais um requerimento direcionado ao novo Reitor da Universidade Federal do Semi-árido para discutir a possibilidade da implantação desta renomada universidade no município de João Câmara e Região do Mato Grande.

O Vereador destaca que a oferta de cursos superiores no município de João Câmara/RN e Região do Mato Grande, representa o anseio da população e a volta da esperança para sonhar, principalmente para aqueles(as) que não têm condições de cursar uma faculdade.

Ressalta o Parlamentar que em Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de João Câmara-RN, no dia 14 de junho de 2024, foi estabelecido um compromisso para elaboração de um relatório de avaliação técnica que pudesse iniciar as tratativas de implantação de um polo presencial e/ou a distância que possibilite a incorporação de áreas de licenciaturas, agropecuária e humanas para o benefício do Município. 

E que foi estabelecida Portaria GABINETE, n° 795, de 18 de junho de 2024 e Portaria GABINETE, n° 1.110, de 8 de agosto de 2024, composta pelos servidores: Liz Carolina da Silva Lagos Cortes Assis (Presidente); Tamms Maria da Conceição Morais Campos; Hermes Luiz Goes de Medeiros e Rodrigo Sérgio Ferreira de Moura, para elaborar o Projeto de viabilidade técnica da proposta de um novo campus da Ufersa na cidade de João Câmara. 

E desta feita, já foi concluído o estudo, que a comissão, após analisar a documentação para a elaboração do Projeto de viabilidade técnica para implantação de um novo campus da Ufersa na cidade de João Câmara, concluiu que é viável a instalação de um polo, seja na modalidade presencial ou na modalidade a distância.

Compartilhe:

Pureza: Secretária de Educação da gestão do prefeito Ricardo Brito eleita por profissionais da área conforme promessa de campanha 

A gestão do prefeito eleito Ricardo Brito em Pureza já tem um nome certo para a assumir a pasta da Educação. Trata-se da professora Marilda cuja escolha se deu através de indicação dos profissionais da área. 

A escolha feita por eleição dos profissionais da educação do município foi uma promessa de campanha do então candidato Ricardo Brito que convocou os professores e eles escolheram quem será a nova Secretária de Educação do Município.  

Do Pureza Notícias

Compartilhe:

MPRN cobra cumprimento de sentença para abastecimento de água em João Câmara

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) solicitou à Justiça o cumprimento de uma sentença que condena a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) e a Prefeitura Municipal a fornecerem água de forma contínua aos moradores da cidade.

A decisão judicial inicial, proferida após a instrução da Ação Civil Pública ajuizada pelo MPRN, determina que, caso o desabastecimento persista por mais de cinco dias, as entidades devem providenciar a distribuição de 150 litros de água por habitante diariamente, utilizando, se necessário, carros-pipa. A sentença em tela transitou em julgado após apreciação do Supremo Tribunal Federal (STF), depois que os demandados, Prefeitura e Caern, terem recorrido.

O fornecimento regular de água à população não está sendo realizado conforme estipulado na sentença. A decisão é clara e enfatiza que o abastecimento deve ser feito por qualquer meio necessário para garantir o acesso à água tratada.

Além disso, o MPRN requer que a Caern e a Prefeitura apresentem, em um prazo legal, a comprovação do abastecimento regular e as medidas adotadas para garantir a continuidade do serviço, sob pena de multas diárias que podem atingir até R$ 30 mil para cada uma das instituições.

O MPRN visa assegurar que os direitos dos munícipes sejam respeitados. A falta de água compromete a qualidade de vida da população e representa um sério risco à saúde pública, o que torna a necessidade imediata do cumprimento da sentença.

Compartilhe: