Sistema Adutor do Agreste Potiguar: Um Marco para a Segurança Hídrica da Região

O Sistema Adutor do Agreste Potiguar, um projeto essencial para o abastecimento de água da região Agreste do Rio Grande do Norte, está em fase de licitação com um valor total de R$ 515.238.499,68. O objetivo é ampliar e reforçar o abastecimento de água de três Sistemas Adutores Intermunicipais, beneficiando 38 cidades, impactando aproximadamente 510 mil pessoas até 2050.

A adutora, que terá uma extensão de 170,9 km divididos em oito trechos, é um passo significativo na consolidação da segurança hídrica da região. A cidade de Nova Cruz, que há anos enfrenta problemas de abastecimento, será uma das principais beneficiadas, especialmente em áreas onde a adutora Monsenhor Expedito não alcançou. Serão beneficiados municípios como: Boa Saúde, Lagoa D’Anta, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Santo Antônio, São José do Campestre, Serra de São Bento e Serrinha) e três no Litoral Sul (Canguaretama, Montanhas e Pedro Velho).

“Este é um sonho imenso, desde a época em que fui deputada federal. Acompanhei de perto o sofrimento das pessoas dessa região com a falta de abastecimento. E hoje essa realidade vai mudar. Quarta da semana passada, o Ministro Chefe da Casa Civil me ligou e atendendo ao meu pedido, o Sistema adutora do agreste foi incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e o edital de licitação foi publicado. É um marco, palavra dada é palavra cumprida”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Uma das vantagens ambientais do projeto é a redução do bombeamento na Lagoa do Bonfim, promovendo um uso mais sustentável dos recursos hídricos da região. A captação da água será realizada no Rio Guajú, e a previsão é que as obras iniciem em janeiro.
O Governo do Rio Grande do Norte, por intermédio da SEMARH, realizará o acompanhamento técnico da execução das obras do Sistema Adutor Agreste Potiguar através de Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) representado pela CODEVASF.

Sobre o projeto

O projeto do Sistema Adutor Agreste Potiguar foi elaborado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) a partir de Acordo de Cooperação Técnica com a CAERN.

“Contamos com o empenho da Codevasf, sob a orientação do ministro Waldez Góes [Integração e do Desenvolvimento Regional] e do presidente Lula. A obra da adutora vai garantir segurança hídrica para os municípios da região do Agreste”, comemorou a governadora.

A execução do projeto conta com um acordo de cooperação com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). Assim como no Projeto Seridó, um termo de cooperação será formalizado com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH). Após a conclusão da obra, a operação ficará a cargo da CAERN.

Etapas

O Sistema Adutor Agreste Potiguar compreende duas etapas. A primeira etapa (já inclusa no Novo Programa de Aceleração do Crescimento – Novo PAC do Governo Federal) terá extensão de 59Km e atenderá os municípios de Canguaretama, Pedro Velho, Montanhas e Nova Cruz.

“Este projeto representa um grande marco para a infraestrutura hídrica do Agreste Potiguar, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida da população local”, ressaltou Paulo Varella, secretário Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH.

Compartilhe:

Conta de luz aumenta a partir desta terça com bandeira vermelha 2

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (1º), a conta de luz ficará mais cara com o acionamento da bandeira vermelha nível 2. Consumidores, comércios e indústrias terão acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 kWh consumidos com a nova bandeira, que não era acionada desde agosto de 2021.

O acionamento da bandeira mais cara de todas é uma das medidas anunciadas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para enfrentar a grave seca do país, que exige o acionamento de usinas termelétricas devido ao baixo nível dos reservatórios. Segundo Victor Iocca, diretor de energia elétrica da Abrace (Associação Brasileira dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres), o sistema de bandeiras é uma forma de mostrar aos consumidores que a energia gerada está mais cara.

“Se o sistema elétrico está precisando que mais termelétricas sejam ligadas, você começa ligando as termelétricas mais baratas. Só que se o país tem a necessidade de ligar quase todas as termelétricas, essas últimas geralmente têm um custo muito alto. Quem paga pelo custo do acionamento dessas termelétricas são todos os consumidores”, diz.

Folha de S. Paulo

Compartilhe:

Poço Branco: Pesquisa Perfil/rádio 101FM/BlogdoMoisés: Edinho 60% e Valdemar 20,75% na estimulada

A pesquisa Perfil pesquisa técnica, divulgada nesta segunda-feira (30/09) pela rádio 101 FM de João câmara, apontou a liderança de EDINHO na corrida pela prefeitura de Poço branco-RN.

No cenário estimulado, em que são apresentados os nomes dos candidatos, ele aparece com 60% das intenções de voto, enquanto Waldemar de gois registra 20,75%

Dentre os entrevistados, 9,75% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 9,50% Branco/Nulo.

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes, EDINHO também lidera as intenções de voto, com 59%, já Waldemar recebeu 19,50%. Além disso, 11,50% dos eleitores afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos disponíveis, enquanto 10% Branco/Nulo.

Pesquisa Realizada pela PERFIL PESQUISAS TÉCNICAS e contratada pela FLB/Rádio 101FM/BLOGDOMOISÉS, com registro sob número –RN-09008/2024,

Compartilhe: