João Câmara tem sua segunda língua e é Indígena

O Vereador Professor Silvano Carlos – União Brasil, comemora a sanção pelo prefeito municipal da Lei n• 901 de 2024 que é de autoria do seu Mandato que dispõe sobre o reconhecimento da língua nativa cooficial do município de João Câmara.

Status
Uma língua cooficial possui o mesmo status jurídico do português, idioma oficial do País segundo a Constituição. No Brasil, as cooficiais são adotadas apenas em nível municipal.

Assim, a prestação de serviços e a disponibilização de documentos públicos pelas instituições públicas deve acontecer tanto em português, língua oficial, como nas línguas cooficiais.

De acordo com Diego Akanguasu (professor de Tupi Potiguara no território Mendonça desde 2011) “a cooficialização da língua ancestral do povo Potiguara na capital do Mato Grande, João Câmara, contribui com a valorização da identidade étnica que foi por séculos inferiorizada, violentada, invisibilizada além de proibida. É uma forma de fazer uma reparação histórica, de potencializar a luta indígena pelo fortalecimento de suas culturas, por direitos e por justiça social. Depois de mais de uma década de articulações e atividades em prol da revitalização da língua tupi a cooficialização deste idioma em plena década internacional das línguas originárias – promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) – nos anima e oxigena nossa resistência na construção da ybymarane’ỹma (terra-sem-males), um mundo melhor, onde os direitos humanos e os direitos da natureza sejam efetivados e contribuam à sustentabilidade e à construção de uma democracia plena, com as vozes autóctones – em todas as línguas – reverberando e sendo respeitadas. Nunca mais um “Brasil” sem, nunca mais uma “América” sem nós”!

Para o vereador professor Silvano Carlos “ a cooficialização das línguas nativas contribui para a valorização e fortalecimento étnico uma vez que atribui valor positivo ao patrimônio linguístico dos povos originários, em especial o povo do território Mendonça que é o maior do Estado do Rio Grande do Norte, destacou ”.

Compartilhe:

Comunicador José Patrício Neto e a Empresária Gi Soares participaram do Supere Experience 2024 em São Paulo

Evento promete aumentar o faturamento em até cinco vezes nos próximos seis meses.

Quer ser bom? Junte-se aos melhores! Teve potiguar em São Paulo vivendo as experiências e adquirindo conhecimento no renomado evento Supere Experience 2024, que reuniu algumas das mentes mais influentes do empreendedorismo brasileiro. O empresário e comunicador José Patrício, que vem se destacando no mercado local na assessoria de eventos e empresas com atuação nacional, e a empresária Gisele Soares, da Doceria Bocaditos, referência no segmento de doces, bolos e salgados, além da Pirokaria, a primeira Doceria erótica do estado do RN, participaram desse evento transformador.

Nos dias 6 e 7 de agosto, o Wyndham Garden São Paulo sediou o Supere Experience 2024, um evento destinado a empresários e profissionais que buscam elevar seus negócios a um novo patamar. Com a participação de renomados especialistas como Marcos Rossi, Pablo Marçal, Paulo Vieira, Jean Valério, Camila Vieira, Eric Loureiro e outros, o evento abordou temas como expansão de metas, alta performance nos negócios, marketing estratégico, vendas eficazes, inteligência para negócios e inovação.

A imersão ofereceu aos participantes a oportunidade de aplicar ferramentas práticas, expandir resultados de forma estratégica, otimizar processos de gestão, vendas e marketing, networking, entretenimento e painéis temáticos, proporcionando uma experiência completa de aprendizado e desenvolvimento.

O comunicador potiguar José Patrício Neto, que participou do evento pela primeira vez, expressou seu entusiasmo: “Estou muito feliz em ter participado do Supere Experience. Este evento foi uma oportunidade incrível de aprender com os melhores especialistas e aplicar esses conhecimentos no meu trabalho. Aproveitei cada momento e cresci profissionalmente.”

Gisele Soares, empresária e proprietária da Confeitaria Bocaditos e da Doceria Erótica Pirokaria, também destacou a importância do evento: “Estou animada por ter aprendido com os melhores do mercado e por poder aplicar essas estratégias nas minhas empresas. Este evento agregou muito para o meu crescimento profissional e pessoal.”

A presença da dupla potiguar no evento reforça seu compromisso com a inovação e o aprendizado contínuo, prometendo futuras novidades.

Com uma metodologia focada em entregar ferramentas e habilidades responsáveis pelos resultados de grandes especialistas, o Supere Experience 2024 se consolidou como a maior imersão de inteligência para negócios da América Latina, preparando os participantes para superar obstáculos e alcançar o sucesso.

Acompanhe mais: @josepatriciosn | @oficialgisoares

Compartilhe:

Candidata a vereadora é encontrada morta embaixo de carro no interior do RN; polícia prende suspeito

Uma candidata a vereadora de Venha-Ver, no Alto Oeste potiguar, foi encontrada morta na madrugada desta sexta-feira (9) embaixo de um carro e dentro de um barreiro de água, na zona rural do município.

Um homem que estava com ela no momento da morte foi preso pela Polícia Civil por volta das 11h em Icó, no Ceará. O caso é investigado pela delegacia de Venha-Ver.

Segundo a Polícia Civil, a morte de Edivania Bezerra de Freitas, de 44 anos, aconteceu entre a meia-noite e às 2h em um barreiro de água no acesso à comunidades rurais Sítio Taboca 01 e 02.

O delegado Janaildo Cândido, Edivania afirmou que ela teria um relacionamento com o suspeito. Após a morte dela, o homem deixou o local e entrou em contato com familiares, dizendo que Edivania teria morrido em um acidente.

No relato, o homem afirmou que tinha parado o carro no local para urinar, enquanto a mulher tinha ido lavar o rosto no barreiro. Porém, o carro estaria sem freio de mão e desceu, passando por cima da vítima, que ficou submersa na lagoa. Ele ainda disse que teria tentado tirar o carro de cima da vítima sem sucesso.

Segundo o delegado, o carro pertence ao homem. O relato inicial do suspeito, no entanto, não convenceu os investigadores. A perícia realizada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) teria encontrado inclusive vestígios de sangue no interior do veículo.

Os policiais realizaram diligências e prenderam em flagrante o homem ainda durante a manhã em Icó, no Ceará.

Edivania teve o registro de candidatura ao cargo de vereadora em Venha-Ver solicitado pelo partido MDB nesta quinta-feira (8), na Justiça Eleitoral. Ela disputaria o cargo pela primeira vez nas eleições do próximo dia 6 de outubro. À Justiça Eleitoral, ela informou que era agricultora e solteira.

Segundo o delegado, as investigações seguiam em andamento até a última atualização desta reportagem.

g1-RN

Compartilhe:

Pedra Grande/RN: Regata dos Navegadores em Enxu Queimado acontece nesse domingo (11)

Confirmada a Tradicional Regata dos Navegadores de Enxu Queimado em Pedra Grande. A maior competição do litoral norte, acontecerá neste domingo (11/08) dia dos pais, com 8 mil reais em premiação, a partir das 10h00 na orla da praia.

Atrações confirmadas: Priscila Senna, Rey Vaqueiro, Zé Filho Sanfoneiro e Claudiano Souza, farão o Show da Regata no Terminal Turístico da Praia de Enxu Queimado, a partir das 15h00.

Compartilhe:

Ausente de debate, Carlos Eduardo vira alvo de críticas dos adversários

O primeiro debate com os candidatos à Prefeitura de Natal foi marcado pelas críticas à ausência do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), que alegou “compromissos pelo PSD” para não comparecer ao encontro realizado na Band na noite desta quinta-feira (8).

Participaram do debate os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional: Paulinho Freire (União), Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (Avante).

Antes do início do debate, foi informado que Carlos Eduardo foi convidado e a assessoria compareceu à reunião em que foram expostas as regras do debate. Inclusive, o candidato Paulinho Freire sugeriu que a BAND realize um novo debate “com a presença” de Carlos Eduardo.

Natália e Rafael também reforçaram as críticas pelo não comparecimento do candidato Carlos Eduardo Alves ao debate.

TN

Compartilhe: