Pedra Grande/RN: Pedro Henrique realiza a maior convenção da Região

O prefeito e pré-candidato a reeleição Pedro Henrique, mostrou mais uma vez a força do seu grupo político, lotando o ginásio municipal dentro e fora. Com altos índices de avaliação na sua gestão e líder absoluto em todas as pesquisas, Pedro vai para disputa eleitoral sendo o pré-candidato favorito.

A homologação da candidatura de Pedro Henrique também confirmou as candidaturas do seu vice-prefeito Agrício Melo e de vinte pré-candidatos a vereadoras e vereadores, tendo 7 vereadores de mandato. É uma demonstração de força política de destaque.

A multidão que se formou para participar do evento, só confirma o favoritismo de Pedro Henrique. Sem duvidas, Pedra Grande foi palco da maior convenção da região do Mato Grande.

Compartilhe:

Grupo armado ataca indígenas Guarani Kaiowá em Mato Grosso do Sul

Um grupo armado atacou indígenas Guarani Kaiowá em retomadas na Terra Indígena Panambi-Lagoa Rica, em Douradina (MS), no sábado (3). Pelo menos dez pessoas foram feridas, duas em estado grave. Segundo o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o ataque ocorreu pouco depois da Força Nacional deixar o território. O relato do Cimi é de que jagunços armados atiraram com munição letal e balas de borracha a partir de caminhonetes.

Um indígena levou um tiro na cabeça e um outro no pescoço. Os dois estão em estado grave. Os feridos foram encaminhados para o Hospital da Vida, em Dourados. Segundo o Cimi, relatos de indígenas acusam a Força Nacional de ser conivente com o crime. Um disse ter ouvido de um agente a frase: “Pega teu povo e sai daqui ou vocês vão morrer”, pouco antes do ataque. Outro indígena foi mais incisivo: “Queremos saber a razão da Força Nacional ter saído daqui. Os agentes saíram e o ataque aconteceu. Parece que foi combinado. Queremos entender”, disse ao Cimi.

O Ministério dos Povos Indígenas disse ter recebido as denúncias e enviado uma equipe da pasta e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para o território. O grupo foi acompanhado do Ministério Público Federal para prestar atendimento aos Guarani Kaiowá. A Secretaria de Saúde Indígena foi acionada para lidar com os feridos com menos gravidade. Um dos feridos segue em estado grave.

O secretário executivo do MPI, Eloy Terena, acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública e pediu explicações sobre a retirada da Força Nacional do local. Também pediu que fosse garantida a permanência do efetivo no território, para evitar outros casos de violência. O MPI informou ainda que emitiu ofício para o diretor-geral da Polícia Federal solicitando investigação imediata sobre o ocorrido. O Comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar também foi acionado e disse ter reforçado o policiamento.

Segundo o Cimi, o ataque de sábado ocorreu mais precisamente na retomada Pikyxyin, uma das sete na Terra Indígena Lagoa Panambi, identificada e delimitada desde 2011. Um ataque já havia ocorrido no local na sexta-feira (2), sem ferir os indígenas.

Na quinta-feira (1), um ruralista armado foi detido pela Força Nacional no local. O Cimi disse ter sido informado pela Defensoria Pública da União (DPU) que  entrará com representação para destituir o comando da Força Nacional em Mato Grosso do Sul.

EBC

Compartilhe:

Salatiel e Homero realizam a maior convenção de Parnamirim

Foi pelos braços do povo que Salatiel e Homero chegaram à convenção, realizada no Parque Aristófanes Fernandes. O local do evento estava lotado, com recorde de público. De repente, as luzes apagaram e com celulares nas mãos as pessoas acenderam as lanternas dos aparelhos. No exato momento, a música aumentou de volume e um canhão de luz revelou que os candidatos estavam no meio dos convencionais. Uma festa político-partidária jamais vista em Parnamirim.

Visivelmente emocionado, Salatiel agradeceu ao povo parnamirinense o carinho e o apoio e garantiu que vai trabalhar para Parnamirim não caia nas mãos da esquerda. Ao lado do senador Rogério Marinho, presidente do PL, aproveitou o momento histórico para reafirmar que é o candidato de Bolsonaro, que representa a Direita e os valores cristãos e reforçou que está preparado para administrar a cidade, que é a “capital da Direita no RN, junto com Homero, para que Parnamirim continue avançando, para garantir mais qualidade de vida para a população.

A convenção “Bora pra frente” Parnamirim, com Salatiel e Homero, além de impressionar pelo público recorde, chamou a atenção pelo aspecto da inclusão. A organização pensou em cada detalhe e colocou espaço especial, reservado, de frente ao palco para pessoas com deficiência – PCD ou necessidades especiais e também colocou intérprete de libras para que os deficientes auditivos pudessem acompanhar todos os discursos.

Também marcaram presença em total apoio a Salatiel e Homero: o prefeito Rosano Taveira com a primeira-dama Alda Lêda; o deputado federal General Girão; o deputado estadual Taveira Jr.; o Presidente da Câmara Wolney França; a vereadora de Natal e esposa do deputado Paulinho Freire, Nina Souza; o presidente do PL Natal Cel Hélio; o secretário do Podemos, Brenno Queiroga; entre outros.
A organização estima que mais de 10 mil pessoas estiveram presentes na convenção.

Compartilhe:

No RN, Novos ônibus escolares públicos vão substituir antigos que foram incendiados

Foto: Sandro Menezes

Novos ônibus escolares públicos vão substituir frota antiga que foi incendiada durante ataques criminosos no Rio Grande do Norte. Ao todo, serão 21 novos transportes entregues nesta segunda-feira (5) e que vão beneficiar os municípios de Bodó (1), São Miguel do Gostoso (2), Campo Redondo (2), Coronel Ezequiel (3), Lagoa D’Anta (3), Florânia (1), Pedra Preta (1), Tibau do Sul (1), São Pedro (1), Pureza (1), Jaçanã (1), Parnamirim (1), Macaíba (1) e Macau (2).

Os ônibus fortalecem as linhas e rotas administradas pelas prefeituras, dentro do regime de colaboração entre Estado e municípios, estabelecido pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN). Atenderão áreas rurais e são adaptados para alunos com locomoção reduzida.

A compra foi realizada através de transferência voluntária da União para o Estado, via FNDE, em uma parceria da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) com o Ministério da Educação. A ação vai beneficiar aproximadamente 61 mil estudantes.

Compartilhe:

Caçulinha, músico do Domingão do Faustão, morre aos 86 anos

O músico e compositor Rubens Antônio da Silva, mais conhecido como Caçulinha, morreu aos 86 anos na madrugada desta segunda-feira (5), segundo familiares. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, onde se recuperava de um infarto, havia cerca de dez dias.

Caçulinha se tornou nacionalmente conhecido por suas participações no Domingão do Faustão, ao produzir a trilha sonora do programa ao vivo por mais de 20 anos.

De acordo com os familiares, o velório será na Capela do Cemitério São Paulo, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital paulista, das 11 às 15h. O sepultamento será às 16h no mesmo local.

g1

Compartilhe: