Lula sanciona novo ensino médio com veto a mudança no Enem

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que reforma o novo ensino médio, mas vetou os trechos que tratavam de mudanças na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Lei nº 14.945/2024 foi publicado no Diário Oficial da Uniãodesta quinta-feira.

O texto aprovado no Congresso Nacional previa que, a partir de 2027, fossem cobrados no Enem os conteúdos dos itinerários formativos (parte flexível do currículo à escolha do estudante), além daqueles da formação geral básica que já são cobrados. Aprovada durante a tramitação na Câmara dos Deputados, essa ideia havia sido retirada no Senado, mas acabou reinserida no texto final pelo relator, deputado Mendonça Filho (União-PE).

Ao vetar o trecho, o governo argumentou que a cobrança do conteúdo flexível “poderia comprometer a equivalência das provas, afetar as condições de isonomia na participação dos processos seletivos e aprofundar as desigualdades de acesso ao ensino superior”. O veto voltará para análise dos parlamentares, que poderão mantê-lo ou derrubá-lo.

A proposta já havia sido criticada publicamente por integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza o Enem.

Pelos itinerários, o estudante pode escolher se aprofundar em determinada área do conhecimento, como matemática ou ciências. Atualmente, as escolas não são obrigadas a oferecer todos os itinerários, podendo definir quais ofertarão.

Compartilhe:

Lentes de contato dental revolucionam estética odontológica

Novidade traz sorriso perfeito com técnica minimamente invasiva e resultados rápidos

As lentes de contato dental, uma inovação estética que tem transformado sorrisos ao redor do mundo, estão conquistando cada vez mais adeptos no Brasil. Conhecidas por proporcionar um sorriso perfeito com procedimentos minimamente invasivos, essas finas lâminas de porcelana ou resina são aplicadas sobre os dentes para corrigir imperfeições estéticas de forma rápida e eficiente.

Drº Lucas Liberato, dentista especialista da Odontologia Integrada Natal, conta que as lentes de contato dental são lâminas ultrafinas, geralmente de porcelana ou resina composta, que são coladas na superfície dos dentes. “Este procedimento é indicado para corrigir problemas como manchas, desalinhamentos leves, espaçamentos irregulares, fraturas e alterações no formato ou tamanho dos dentes”, explica o dentista.

O dentista destaca que “uma das principais vantagens das lentes de contato dental é a preservação da estrutura natural dos dentes, uma vez que o procedimento é pouco invasivo”. Segundo drº Lucas, “além disso, elas oferecem um resultado estético de alta qualidade, proporcionando um sorriso harmonioso e natural. A durabilidade das lentes também é um ponto forte, podendo durar entre 10 a 20 anos com os cuidados adequados.”

Uma das principais dúvidas de quem busca o tratamento é sobre o processo de aplicação das lentes. “Tudo começa com uma avaliação detalhada do sorriso do paciente e um planejamento personalizado. Em seguida, são feitas moldagens e testes para garantir o ajuste perfeito das lâminas. Após a aprovação do paciente, no caso das de porcelanas, as lentes são confeccionadas em laboratório e, por fim, coladas nos dentes com um adesivo especial. Já as de resina composta são feitas no mesmo dia no próprio consultório”, acrescenta o especialista da Odontologia Integrada Natal.

Sobre os investimentos, drº Lucas Liberato esclarece que “embora o custo das lentes de contato dental ainda seja considerado elevado, o investimento tem se mostrado compensador pela transformação estética e pela durabilidade do material. As lentes de contato dental representam uma verdadeira revolução na odontologia estética, combinando tecnologia avançada com técnicas minimamente invasivas para proporcionar sorrisos perfeitos”, conclui o especialista.

Compartilhe:

Pedra Grande: Pedro Henrique Recebe Mais uma Adesão ao Seu Projeto de Reeleição

Mais uma liderança deixa o grupo de oposição para integrar o time da situação e Pedro Henrique não para de conquistar novas adesões ao seu projeto político. Ricardo Martins é presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Opcional do RN – SINTROER, exerce forte liderança na família Martins e realiza trabalhos sociais nas comunidades rurais e em Enxu Queimado a projetos sociais ligados ao esporte.

Ricardo Martins participou ativamente da campanha de 2020, onde esteve em lado oposto, declarou que hoje reconhece o grande trabalho desenvolvido em Pedra Grande através da gestão do Prefeito Pedro Henrique e chega ao grupo de situação com a articulação do enfermeiro Leomar.

Compartilhe: