Neste dia 05 de junho, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Comemorado desde 1972, a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a Câmara de Vereadores traz algumas sugestões para promover a conscientização da população e a preservação do ar: Plante uma árvore em sua casa; Recolha um papel, lata ou plástico jogado na sua rua; Invente coisas com material reciclado.
Uma equipe Técnica da Subcoordenadoria de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte, esteve realizando visita a Escola Estadual Capitão José da Penha em Joçao Câmara.
A visita teve como ojetivo formalizar uma parceria com a 16ª Diretoriaria Regional de Ecuação e Cultura – DIREC e a referida escola.
Na pauta o assessoramento pedagógico da oferta de Educação Profissional e Tecnológica do Ensino Médio Integrado a EPT diurno e a EJATEC noturno. Todas as ofertas do curso de Administração.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) ajuizou uma Ação Civil Pública contra o Município de Guamaré, solicitando a regularização do concurso público municipal. A ação, movida nesta segunda-feira 3, requer uma tutela de urgência para suspender uma etapa da seleção que não estava prevista no edital e reincluir os candidatos aprovados que foram indevidamente excluídos.
O MPRN destacou que o concurso sofreu cinco retificações de edital e apresentou atrasos injustificados no calendário de convocações e nomeações. Além disso, foi constatada a exigência irregular de um psicoteste para os aprovados, etapa não prevista em nenhum dos editais e sem critérios objetivos, contrariando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação esclarece que o edital exigia apenas exames médicos ocupacionais, diferindo do psicoteste solicitado após a homologação do resultado final. A exigência, prevista em uma antiga lei municipal, foi introduzida no concurso apenas após a divulgação do resultado final, sem ampla comunicação aos candidatos.
O MPRN sugere, em caso de deferimento, uma multa diária de R$ 10.000,00, limitada a 10 dias, para o caso de descumprimento. A investigação dos fatos foi conduzida por meio de um Inquérito Civil, culminando em uma recomendação enviada à Prefeitura em maio para suspender a exigência do psicoteste. A recomendação não foi acatada, levando ao ajuizamento da ação.
A Prefeitura Municipal de João Câmara, através da Secretaria Municipal de Cultura realizou um grandioso evento de fundação da Academia Camarense de Letras. O evento teve grande participação popular e ocorreu na Câmara Municipal na noite deste último domingo, dia 2 de junho, dia municipal da cultura.
Estiveram presentes ao evento o Prefeito Manoel Bernardo, além de outras autoridades que prestigiaram a nomeação e posse dos primeiros 10 membros da Academia Camarense de Letras, que em novas oportunidades agraciará novos integrantes ao seu corpo de imortais.
A Academia Camarense de Letras é uma ação oriunda da Lei Municipal nº 473/2021, de autoria do Vereador Silvano Carlos e sancionada pelo Prefeito Manoel Bernardo. “Tal iniciativa é uma demonstração que o nosso governo está preocupado e buscando a valorização da cultura em nosso município. É mais uma das várias ações que a gestão municipal vem desenvolvendo para fortalecer e levar a cultura para todo o nosso povo”, frisou o Prefeito Manoel.
Prefeitura Municipal de João Câmara Compromisso com o Desenvolvimento
A manhã da quarta-feira (5) deve ser chuvas na capital potiguar e em outras cidades do Rio Grande do Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu dois alertas para chuvas intensas. O alerta laranja, que indica perigo de acumulado de chuva, e o alerta amarelo, que aponta perigo potencial.
O alerta laranja aponta chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco. O alerta é válido até às 10h da manhã da quarta-feira.
Veja quais cidades estão com alerta laranja
Arês Baía Formosa Canguaretama Ceará-Mirim Espírito Santo Extremoz Goianinha Macaíba Maxaranguape Montanhas Monte Alegre Natal Nísia Floresta Parnamirim Pedro Velho Pureza Rio do Fogo São Gonçalo do Amarante São José de Mipibu Senador Georgino Avelino Tibau do Sul Touros Vila Flor
No alerta amarelo, há possibilidade de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. O aviso, que iniciou na segunda-feira (3), é válido até às 10h da manhã da sexta-feira (7).
Veja as cidades do RN que estão no alerta
Afonso Bezerra Alto do Rodrigues Areia Branca Arês Baía Formosa Bento Fernandes Bom Jesus Brejinho Caiçara do Norte Canguaretama Carnaubais Ceará-Mirim Espírito Santo Extremoz Galinhos Goianinha Grossos Guamaré Ielmo Marinho Jandaíra Januário Cicco Jardim de Angicos João Câmara Jundiá Lagoa d’Anta Lagoa de Pedras Lagoa Salgada Lajes Macaíba Macau Maxaranguape Montanhas Monte Alegre Mossoró Natal Nísia Floresta Nova Cruz Parazinho Parnamirim Passa e Fica Passagem Pedra Grande Pedra Preta Pedro Avelino Pedro Velho Pendências Poço Branco Porto do Mangue Pureza Rio do Fogo Santa Maria Santo Antônio São Bento do Norte São Gonçalo do Amarante São José de Mipibu São Miguel do Gostoso São Pedro Senador Georgino Avelino Serra do Mel Serrinha Taipu Tibau Tibau do Sul Touros Várzea Vera Cruz Vila Flor
Os professores da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) aprovaram greve geral, em assembleia no fim da tarde desta terça-feira (4). A informação foi divulgada pela Associação dos Docentes da Ufersa (Adufersa).
A decisão pela greve da categoria foi aprovada por maioria de 195 favoráveis, além de 94 contrários e sete abstenções. A Adufersa informou que os detalhes para o início da paralisação estão sendo debatidos e serão divulgados em breve.
A assembleia envolveu os quatro campi da Ufersa e decidiu sobre entrada na greve das universidades federais, que já conta com a UFRN e o IFRN no Rio Grande do Norte.