Projeto de lei que institui o Dia do Rei Pelé é encaminhado para sanção presidencial

A Comissão de Esporte (CEsp) do Senado Federal aprovou, nesta semana, o projeto de lei (PL) 5.867/2023, da Câmara dos Deputados, que institui o Dia do Rei Pelé. Segundo informações da Agência Senado, a data será celebrada anualmente em 19 de novembro, marcando o momento histórico em que Pelé marcou seu milésimo gol, em 1969, em jogo entre Santos e Vasco.

O relator do projeto, senador Jorge Kajuru(PSB-GO), ressaltou a importância de reconhecer a contribuição de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, para o esporte mundial. O jogador, único a conquistar três títulos mundiais (1958, 1962 e 1970), é celebrado não apenas pelas habilidades nos campos, mas também pelo engajamento fora deles. O craque morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos.

Kajuru destacou o envolvimento de Pelé em questões sociais e atuação como Ministro do Esporte, entre janeiro de 1995 e maio de 1998, no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

“Fora das quatro linhas, a contribuição de Pelé ao mundo foi igualmente significativa. Seu envolvimento em causas sociais, seu trabalho junto a organismos internacionais como a ONU, a Unesco e a Unicef, e sua luta por um sistema esportivo mais justo no Brasil, exemplificam seu compromisso com a sociedade e com o bem-estar das pessoas”, justificou Kajuru.

O senador eleito pelo estado de Goiás lembrou que Pelé usou imagem e influência para chamar a atenção de questões como a proteção dos mais vulneráveis, especialmente as crianças.

Agora, o projeto aguarda a sanção presidencial para que a data seja oficialmenteincorporada ao calendário brasileiro.

Compartilhe:

Deixe um comentário